Início / Destinos / Mongaguá – SP e suas praias com larga extensão de areia
Mongaguá, litoral sul de SP

Mongaguá – SP e suas praias com larga extensão de areia

A cidade de Mongaguá, localizada no litoral sul de São Paulo, é conhecida por suas praias com larga extensão de areia.

Além das praias de Mongaguá, a estância turística do litoral paulista conta com diversas atrações que muitos turistas ainda não conhecem. Então, se você ainda não conhece as praias do litoral sul de SP, vale a pena programar um final de semana para fazer uma viagem para a praia neste verão.

Praias de Mongaguá – SP

O que fazer no litoral sul de SP

Uma das maiores atrações turísticas de Mongaguá é a Plataforma de Pesca, estrutura de concreto armado, em forma de “T”, com 400 metros ao mar. Além de pescadores, atrai surfistas não só da cidade, mas também das praias vizinhas, bem como de diversos lugares do Brasil.

Após uma caminhada pela praia, vale pena uma ida até o Mirante Belvedere, com vista panorâmica incrível da cidade, de Mongaguá. Localizado no morro do Jardim Aguapeú, lá também estão instaladas as torres de transmissão de emissoras de televisão. O acesso é pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega, sentido São Paulo-Peruíbe.

Praias de São Paulo

Trilha e mirante em Mongaguá

No Morro da Padroeira, onde fica o Monumento à Nossa Senhora, tem mirantes aonde também é possível ter uma visão privilegiada de Mongaguá para tirar fotos.

O monumento tem mais de 15 metros de altura, é gigantesca! A escultura fica cravada numa linda trilha ecológica na praia de Mongaguá.

Para fazer o trajeto é necessário seguir por passarela de madeira com 150 metros de extensão e 139 degraus no meio da Mata Atlântica. Já no mirante, a 30 metros acima do chão, a sensação é de realização.

Outro roteiro alternativo no litoral sul de SP é conhecer as feiras de artesanato Central, de Vera Cruz e de Agenor de Campos. que possuem quiosques com uma arquitetura arrojada, onde artistas plásticos e artesãos locais expõem e vendem seus trabalhos.

Tenho memórias afetivas com a Praia de Mongaguá. Costumava passar as férias de verão com meu pai e irmãos. Ele costumava alugar casa de temporada, e muitas vezes, na década de 1990, só tinha certeza das condições da casa quando chegávamos lá. Era divertido!

Como chegar em Mongaguá

Mongaguá fica a 93 km de distância da cidade de São Paulo.

Para ter acesso à Mongaguá, a partir da capital paulista, é preciso utilizar o sistema Anchieta-Imigrantes e a rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

Post atualizado em 18 de agosto de 2021.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.