Início / Destinos / Monte Verde, um refúgio nas montanhas do sul de Minas
Monte Verde, que realiza festival de inverno em julho, é um dos melhores destinos do sul de MG
Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre outras coisas para fazer

Monte Verde, um refúgio nas montanhas do sul de Minas

Um dos melhores destinos de Minas Gerais

Monte Verde – MG é uma pequena vila na cidade de Camanducaia, Minas Gerais. Com natureza e ar puro, é um destino bucólico. Caminhar pelas ruazinhas do centro, ora de pedras, ora de terra batida, sempre rodeadas de natureza e arquitetura alpina é gostoso demais!

Cravada na Serra da Mantiqueira, a bela (quase) cidade mineira de Monte Verde – MG desfruta de belos cenários para viagens no período de retomada do turismo doméstico após a pandemia.

Com um jeitinho bem mineiro você poderá ser abordado pelas ruas para degustar e apreciar os mais variados tipos de queijos, vinhos, doces, geleias, licores e cachaças artesanais, não podendo deixar de levar uma lembrança para casa.

Tudo fica concentrado basicamente em uma rua principal, o centrinho de Monte Verde, com entradas perpendiculares que levam também a bons restaurantes, à cervejaria Fritz e trilhas pelas montanhas.

Ao lado de Campos do Jordão (SP), a pacata vila turística é um dos melhores destinos no Sul de Minas para relaxar no inverno, especialmente durante os dias da semana e na baixa temporada (verão 2021/2022), para evitar aglomerações.

Tudo sobre Monte Verde – MG

Monte Verde, MG – quando ir

Clima e temperatura em Monte Verde

Em Monte Verde – MG, o verão é morno e úmido, com chuvas e céu encoberto. Já o inverno é quase sem nuvens. A temperatura varia de 10 °C a 27 °C, chegando a 6 °C nas noites mais frias do ano.

Para quem procura dias frios e clima de inverno, entre maio e agosto, não raro as temperaturas caem abaixo dos 10 graus em Monte Verde, com média entre 11 °C e 23 °C nesses meses.

Junho, o mês dos namorados, e julho, auge do inverno, são os meses perfeitos para viajar na época do frio, com temperaturas baixas e pouca chuva.

Até no verão o clima de Monte Verde é ameno e friozinho à noite, com temperaturas médias entre 17 °C e 24 °C –vale a pena ver a previsão do tempo se pretende viajar para lá.

O verão também é uma época boa para conhecer a vila no sul de Minas, pois Monte Verde oferece muitas atividades ao ar livre para fazer, como trilhas, passeios à cavalo, passeios de 4×4. Mas lembre-se: o verão é a época mais chuvosa na região (nada exagerado).

Em nossa opinião, a melhor época do ano para visitar a sul de Minas fica entre o fim de março e meados de maio, e também de meados de agosto até o fim de setembro. Já as principais festas em Monte Verde são o festival de inverno, o festival gastronômico, Natal, Réveillon e o Carnaval.

Monte Verde, MG – como chegar

Distância de São Paulo: 170 km

Distância de Belo Horizonte: 480 km

A cidade de Monte Verde (MG) é uma boa dica de viagem curta perto de São Paulo para curtir o friozinho da Serra da Mantiqueira. É bem fácil fazer a viagem até lá de carro. São 170 km de distância de São Paulo pela BR-381.

Saindo de São Paulo, aproveite a paisagem da rodovia entre as cidades de Atibaia e Bragança Paulista, SP; Extrema e Camanducaia, MG.

Apesar da curta distância, ao todo, a viagem leve cerca de 3 horas. Respeite os limites de velocidade, viaje tranquilo e seguro. A estrada muitas vezes possui trechos sinuosos e tráfego de caminhões.

Para chegar de ônibus a partir do Terminal Rodoviário do Tietê (metrô linha 1 – azul) é preciso ir até Camanducaia e de lá, seguir os 30 km restantes em outro ônibus até Monte Verde.

O que fazer em Monte Verde, MG

Um casal de europeus encontrou nas montanhas da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e o sul de Minas Gerais, o refúgio perfeito para erguer uma comunidade que lembrasse sua terra natal, mas com belezas únicas do Brasil.

Monte Verde, uma vila que pertence a Camanducaia-MG, continua com cara de interior, com ruazinhas de terra e muitas áreas verdes, cavalos e comida caipira, mas desenvolveu seu potencial turístico e hoje é um dos melhores lugares para viajar perto de São Paulo, com muita coisa para fazer.

A peque vila fica a cerca de 1.600 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, pertinho de cidades como São Paulo e Campinas (170 km) e São José dos Campos (190 km), todas com bons aeroportos com voos do Brasil inteiro.

A vila nas montanhas está cercada de trechos de Mata Atlântica que se misturam às araucárias típicas de regiões frias. Parte da área verde está protegida pela Área de Proteção Ambiental Fernão Dias, com muitas trilhas para fazer em Monte Verde.

Atrações na vila turística de Monte Verde, MG

A vegetação somada às altas altitudes, com picos de montanhas acima de 2.000 metros, garantem noites geladas no inverno (perfeitas para um vinho e lareira em um dos chalés românticos com hidromassagem em Monte Verde).

Monte Verde MG

Monte Verde tem ruas de terra, árvores centenárias e muitas flores

Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre muitas outras coisas para fazer. Já entre as atrações naturais, além da área verde com árvores centenárias, estão a Pedra Redonda, a 1990 metros de altura, que oferece a melhor vista da região.

Outras trilhas levam até lugares ainda mais altos, como a Pedra Partida (2050 metros) e o Pico do Selado (2080 metros).

As trilhas de Monte Verde não são muito extensas, mas possuem trechos íngremes e a altitude pode causar um desconforto maior que o normal, então é importante levar água e calçados apropriados para fazer as belas caminhadas.

A parte turística de Monte Verde se concentra em torno de uma avenida principal, com muitos restaurantes e lojinhas de delícias mineiras e de fazenda, com queijarias fantásticas, vinhos e chocolates e outros produtos artesanais.

Em torno, ruas de terra guardam lugares mais bucólicos, com restaurantes charmosos e acolhedores e pousadas e chalés isolados nas montanhas de MG, perfeitos para casais que querem mais privacidade para dias e noite romântica na cidade.

Trilhas e passeios em Monte Verde

Para quem gosta de turismo de aventura, Monte Verde oferece diversas opções para caminhadas e trilhas. Entre elas, o Pico do Selado, Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pedra Estreita e Pinheiro Velho.

destinos em Minas Gerais

Quem está disposto a fazer trilhas em Monte Verde vai encontrar cenários únicos

Na rua principal, você encontra uma grande variedade de mercados, lojas de produtos naturais, cerâmicas, ferro batido, artigos de lã e couro, roupas esportivas, bares, restaurantes, casas de chá, artigos de decoração, casa com produtos indianos, locação de carros 4×4, quadriciclos e cavalos para passeios com monitores, patinação no gelo e muito mais.

O bom de fazer este tipo de viagem é que você fica totalmente relaxado, pois os passeios e o contato com a natureza deixam o seu corpo e mente em total equilíbrio. O ar puro que se respira e as lindas paisagens das montanhas garantem momentos de satisfação e plenitude.

Portanto, se você for adepto de caminhadas e montanhismo não deixe de conhecer as trilhas que levam aos picos da Serra da Mantiqueira, onde nos dias mais claros avistamos o Vale do Paraíba, além da própria cidade de Monte Verde.

Dicas para caminhadas em Monte Verde

A dica básica para caminhadas e seguir o simples – vista roupas leves e confortáveis, dando preferência a roupas e calçados específicos ao esporte e lazer escolhidos, não esquecendo que quanto maior a altitude, maior é a necessidade de agasalhos.

Leve sempre uma garrafa de água com você, algo para comer e um saco de lixo para recolher qualquer resíduo. Em relação à alimentação, leve uma barra de chocolate, algumas frutas, barrinha de cereal. Algumas trilhas são longas e exigem bastante esforço do aventureiro.

Já para seguir roteiros de carro, uma boa dica é alugar um veículo 4×4 para enfiar nas estradas e trilhas de pedra e terra batida. Essa dica é boa especialmente se o seu carro é sedan, com chassi baixo (ou alugue um triciclo motorizado).

Trilhas em Monte Verde

Trilha Pinheiro Velho – Aeroporto

A trilha mais simples, boa para fazer com crianças e adolescentes é a Trilha do Pinheiro Velho. Em uma hora é possível fazer o trajeto completo de ida e volta.

O visual da trilha, que começa na avenida principal de Monte Verde e vai até o aeroporto, de onde se têm uma vista panorâmica das montanhas. Na trilha, além de vegetação nativa com araucárias centenárias, o trekking leva ao mais antigo pinheiro da região.

Passeio aéreo por Monte Verde

Quem tiver uma graninha extra poderá fazer um passeio aéreo em monomotor e apreciar a vista aérea de Monte Verde em um fim de tarde romântico com voos que decolam do aeroporto local.

Trilha da Pedra Partida

Siga pela Avenida das Montanhas, passe pelo Portal das Montanhas e entre à direita, sempre na avenida até a caixa d’água.

Trilhas em Monte Verde

Paramos o carro lá embaixo, perto da caixa d´água. Uma subidinha e tanto! (consegue ver?)

Estacione o carro na rua e siga caminhando morro acima até a primeira porteira. Continue a rota até avistar a segunda porteira e pegue a trilha logo à esquerda, que é a mesma para a Pedra Redonda e para a Pedra Partida.

Não deixe de observar a beleza das flores (principalmente as orquídeas), das árvores e dos pássaros. Durante todo o roteiro é possível tirar fotos incríveis da fauna e da flora.

Ao continuar o trajeto chegará numa bifurcação onde há uma pequena loja de sucos verdes. Entre à esquerda para a trilha da Pedra Partida, em Monte Verde (MG). O trekking é de dificuldade média, com trilha de 2.050 metros.

O roteiro ida e volta dura por volta de 3 horas.

Trilha do Chapéu do Bispo

Uma das trilhas mais interessantes e bonitas para fazer em Monte Verde é a trilha do Chapéu do Bispo, com 2.030 metros.

A partir da caixa d’água, siga em direção a Pedra Redonda.

Antes da primeira porteira, vire à direita e siga a trilha conforme indica a placa na foto ao lado.

A trilha tem nível de dificuldade médio, seguindo apenas trinta minutos de caminhada chega-se até o topo da montanha, onde você precisará de fôlego para a vista maravilhosa de todo distrito de Monte Verde, Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba.

A descida é feita pelo caminho inverso da subida e o caminho demora uma hora e meia ida e volta.

Trilha da Pedra Redonda

Caso queria uma trilha mais fácil, opte pela trilha da Pedra Redonda, com 1.990 metros, seguindo o caminho à direita.

O trekking na Pedra Redonda, em Monte Verde (MG) é legal porque em pouco tempo (cerca de 40 minutos) é possível chegar até o topo da rocha e tirar uma linda foto do pôr-do-sol.

Mirantes em Minas Gerais

Mirante Pedra Redonda – De lá, o pôr-do-sol é lindo, exceto quando o mal tempo atrapalha.

De lá é possível tirar as melhores fotos de pôr-do-sol de Monte Verde (MG). Outro lugar legal é no aeroporto.

Esta foi a trilha que fizemos. Infelizmente o tempo estava fechado e com muita névoa e chuvisco. Não tivemos a oportunidade de admirar o visual do mirante do alto da rocha.

Trilha Pico do Selado

O trekking no Pico Selado é uma das trilhas mais difíceis para fazer em Monte Verde. Com 2.080 metros o aventureiro demora cerca de 5 horas para completar o trajeto de ida e volta.

Atenção! A trilha do Pico Selado não é recomendada para seguir sem um guia credenciado.

Para chegar com segurança a um dos picos mais altos do país, tenha alguns cuidados básicos. Além das roupas e calçados adequados ao trekking e mochila com água e comida, capa de chuva, agasalhos e até pequena farmácia e kit de primeiros socorros é prudente.

Prepare-se para o frio!

O frio no topo do Pico do Selado é intenso. Leve sempre um agasalho e se achar necessário um gorro e luvas apropriadas (sugiro luvas de couro).

Diferentemente das duas trilhas já elencadas que ficam próximas, a trilha até o Pico Selado é feita por outro caminho.

Deixe seu carro no fim da Rua da Mantiqueira, (esquina da agência do Bradesco). Siga em direção à caixa d’água. Como disse, a trilha é de nível difícil e você perceberá isso logo no começo da subida que é bastante íngreme.

A vegetação do trajeto compensa o esforço – há muito verde, rochas, plantas, raízes e aves. Após cerca de 40 minutos ou uma hora de caminhada, você cruzará um riozinho, onde mais uns 20 minutos, você poderá admirar do platô, parte do Vale do Paraíba.

Continuando a trilha em direção ao Pico do Selado, você andará por dentro de uma exuberante vegetação, na crista da Serra da Mantiqueira até o cume. A vista é linda e privilegiada. Um espetáculo indescritível, onde só mesmo fazendo a trilha para entender do que estou falando.

Jeep e Quadriciclo

Para quem preferir há opção de contratar uma agência de viagem (há várias ao longo da avenida principal de Monte Verde).

Os preços estão sujeito a alterações, mas pense em gastar cerca de R$ 200 por casal no day tour em Jeep 4×4. O preço aproximado também da hora do aluguel de quadriciclo.

Como o movimento é muito maior de final de semana, durante a semana vi que é possível conseguir um desconto e pagar mais barato os passeios. É uma dica para economizar e evitar aglomerações – viajar durante a semana.

Fazenda Esperança

hotel fazenda em Monte Verde

Contato com a natureza na Fazenda Boa Esperança

Passeio de jipe com motorista, duração de 5 a 6 horas por estradas de terra e trilhas leves. Não fomos, mas dizem que o passeio vale especialmente pelo almoço típico da fazenda com carne de lata, torresmo e suco de banana com limão, além de doce de leite de sobremesa

É boa dica de lugar para levar as crianças pequenas para quem faz viagem em família.

Cachoeira dos Pretos

Passeio de jipe com motorista e duração de 5 a 6 horas, sendo 30 km de estrada de terra com lindas paisagens e a magnífica cachoeira com mais de 150 metros de queda d´água e uma pequena lanchonete no local.

Floresta Negra

Passeio monitorado de jipe com motorista, com duração de 5 a 6 horas, passando por estradas de terra e algumas trilhas leves. Visita ao Hotel Floresta Negra, com restaurante e opções de lazer como tiroleza, rafting e arvorismo.

As diárias nesse hotel em Monte Verde para novembro de 2021 estavam por R$ 2.148 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Onde ficar em Monte Verde, MG

Resorts, hotéis, chalés e pousadas em Monte Verde não faltam. São centenas de hospedagens para todos os gostos e bolsos. O que é bom, pois é fácil encontrar pousadas baratas, chalés charmosos para viagens românticas ou hotéis fazenda com spa para as férias em família.

Chalés, resorts e spas para relaxar

chalés em Monte Verde

A Estalagem Wiesbaden é um hotel design aconchegante em Monte Verde-MG

Um ponto positivo do turismo em Monte Verde é a farta rede hoteleira, que conta com várias opções de hotéis, resorts, pousadas e chalés para todos os gostos e bolsos.

Há hotéis, pousadas e chalés em Monte Verde – MG, de todos os tipos, que remetem ao estilo europeu. O café da manhã colonial é clássico nas pousadas e chalés. É sempre tudo feito na fazenda e servido com um clima romântico peculiar das montanhas.

Camanducaia ou Monte Verde?

Para quem nunca foi para Monte Verde, na hora de procurar hotéis, chalés ou pousadas para ficar hospedado, é importante saber que há muitas hospedagens localizadas na estrada entre Camanducaia e o distrito de Monte Verde.

Portanto, na hora de escolher onde ficar verifique se a pousada fica na Estrada de Camanducaia ou na vila de Monte Verde.

Ambas localizações são boas, apenas diferentes. Caso opte por ficar dentro de Monte Verde, a vantagem é não ter que usar tanto o carro, nem evitar beber no jantar por ter que dirigir em estrada perigoso à noite, voltando para a pousada ou hotel em Camanducaia.

Já para quem opta por ficar em Camanducaia ganha em opções mais baratas de pousadas. Além disso, tem mais tranquilidade, longe do agito (mesmo que pouco) do centrinho turístico.

Chalés em Monte Verde, MG

Elencamos a seguir, dezenas de chalés, hotéis e pousadas em Monte Verde. São as hospedagens mais reservadas por nossos leitores e certamente uma delas tornará a sua viagem ainda melhor!

Em 2022 com a volta dos eventos presenciais, a vila de Monte Verde promete ser destaque no turismo nacional.

chalés romênticos em MG

Chalés em Monte Verde para final de semana romântico no interior

Monte Verde é um de nossos destinos favoritos. A vila conta com ampla rede de hotéis e pousadas. Há hospedagem para todos os bolsos, mas é preciso algumas dicas para saber o melhor custo x benefício na hora de escolher onde ficar.

Dica de chalé bom e barato em Monte Verde

Já ficamos hospedados nesses chalés em Monte Verde,  a 7 km do centro da cidade.

Como disse, muitas pousadas e chalés ficam localizados na estradinha de serra que liga o município de Camanducaia ao distrito de Monte Verde. Esta estrada possui cerca de 21 km. E ao longo do trecho há diversas pousadinhas, hotéis e chalés.

Os chalés da Fazenda da Mata são bem tranquilos, tanto para quem viaja com a família ou casais. Há opção de chalé com hidromassagem – os mais procurados e chalés mais espaçosos com dois quartos e uma sala para casais com filhos.

É sempre legal curtir o friozinho da serra, acender a lareira, ouvir uma música e tomar vinho beliscando queijinhos comprados nas lojinhas da vila.

As diárias nesses chalés em Monte Verde para novembro de 2021 estavam por R$ 200 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

onde ficar em camanducaia mg

Verde e vida por onde você olha, e o silêncio só é interrompido pelo cantar dos pássaros

O apartamento família é opção com bom custo benefício. Não era a ideia, mas porém o único disponível. Como os chalés são bem distantes uns dos outros, é bem sossegado mesmo para casais.

A dona deste chalé romântico em Monte Verde – MG oferece tudo para facilitar o acendimento da lareira. Dá para comprar o saco de lenha lá mesmo, não é caro. Além disso, na cozinha é possível fazer chá, bater suco, etc.

No banheiro tem água quentinha e a cama também é confortável, mas se estiver viajando a dois, escolha o chalé standard ou com hidro massagem.

O café da manhã é super completo. Separado por mesinhas, já aguardando casais, a pousada oferece sempre duas opções de frutas, pão de queijo bem caseiro, queijo minas da fazenda, leite de vaca, café, suco, bolo e doce de leite. Além de ovos mexidos e misto quente se você pedir.

Chalés em Monte Verde – Minas Gerais

Boa opção para quem busca um chalé romântico em MG. O Montanha Serrana capricha em todos os detalhes — belo café da manhã na cama, jardim romântico e banheira de hidromassagem nos chalés.

Para viagem em novembro de 2021, encontramos diárias por a partir de R$ 1.000 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

chalés mg

Piscina, jardim, bar e lounge na Pousada Toca da Coruja, em Monte Verde-MG

Em Já em Camanducaia, ao lado de Monte Verde, os chalés Amabilis são opção para casais em lua de mel.

As diárias nesses chalés para novembro de 2021 estavam por R$ 1.400 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Ideal para viagem de lua de mel, o hotel Sirius dispõe de várias opções de chalés alpinos em Monte Verde.

Para viagem em novembro de 2021, encontramos diárias por a partir de R$ 1.846 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Por fim, os chalés Leopoldo são sugestão bacana. Quartos equipados com banheira de hidromassagem para quem busca um hotel para final de semana romântico com a Serra da Mantiqueira como cenário.

As diárias nesses chalés em Monte Verde para novembro de 2021 estavam por R$ 686 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Pousadas em Monte Verde, MG

Uma das dicas de pousada boa e barata em Monte Verde é a Encantos da Serra. É uma das melhores pousadas da vilinha. A avaliação no Booking.com é excelente e o preço das diárias fica ajustado ao orçamento econômico.

Os chalés da pousada em Monte Verde têm vista para a floresta, aquecimento, TV e frigobar. Além disso, a parte mais legal é que a pousada Encanto da Serra oferece vários pacotes turísticos a parte como rapel, aluguel de motocicletas, buggy ou aluguel de carros, entre outros auxílios.

As diárias nessa pousada em Monte Verde para novembro de 2021 estavam por a partir de R$ 350 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

pousadas em monte verde

Monte Verde-MG possui muitas opções de pousadas, chalés e hotéis

Aconchegante e bem localizado, a Estalagem Wiesbaden oferece spa, centro terapêutico e quartos luxuosos.

Em decoração rústica e lareira, são chalés em Monte Verde-MG ótimos para casais, em especial para viagens de lua de mel. As suítes de luxo possuem banheira de hidromassagem ou ofurô.

Para viagem em novembro de 2021, encontramos diárias por a partir de R$ 864 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Hotel Saint Michel -fica localizado no coração de Monte Verde. Os apartamentos são espaçosos e a decoração charmosa. Cercado de natureza, o hotel está entre uma das melhores opções na cidade.

As diárias no hotel para novembro de 2021 estavam por a partir de R$ 577 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Para quem busca um refúgio e economizar nas próximas viagens, anote esse dica. Distante cerca de 4 km do centro, o pequeno hotel Engenho da Mata é excelente para quem deseja relaxar com conforto e economia.

As diárias nesse hotel em Monte Verde para novembro de 2021 estavam por a partir de R$ 450 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

melhores hotéis MG

A Estalagem Wiesbaden é um hotel design aconchegante em Monte Verde-MG

Pousadas românticas em Monte Verde

As colinas que torneiam a hospedagem refletem a calmaria do hotel Varanda das Colinas. Os quartos da pousada possuem lareira e frigobar, e alguns ainda contam com banheira de hidromassagem.

Para viagem em novembro de 2021, encontramos diárias por a partir de R$ 477 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

A pousada Recanto da Natureza possui bangalôs simples, mas agradam quem gosta de algo mais rústico. A pousada fica a poucos metros da rodoviária e as diárias para novembro de 2021 estavam por a partir de R$ 742 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Em estilo alpino, os chalés no Recanto dos Kerr é super legal! O lugar é bem localizado e super bonito. As diárias para novembro de 2021 estavam por a partir de R$ 548 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Agora esse dica é para quem gosta de conforto. No alto das montanhas, a Pousada das Pedras possui uma piscina ao ar livre que faz um grande sucesso. É um hotel simples, com bom preço.

As diárias para novembro de 2021 estavam por a partir de R$ 495 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Para uma viagem romântica, não deixe de considerar a Pousada Toca Da Coruja. O lugar é mágico, digno da bela vila de Monte Verde.

Rodeada de verde, a pousada possui piscina ao ar livre, banheira de hidromassagem, jardim, bar e lounge para entreter os hóspedes. As diárias para novembro de 2021 estavam por a partir de R$ 525 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Agora aquela sugestão de pousada boa e barata. Cercada de muito verde, a cerca de 2 km do centro, a pousada Alto de Monte Verde é um belo refúgio para quem busca custo-benefício longe do burburinho do centrinho turístico. Os quartos possuem lareira e alguns chalés banheira de hidromassagem.

As diárias para novembro de 2021 estavam por a partir de R$ 300 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

passeios no sul de mg

Em Monte Verde é possível relaxar e ter corpo e mente em total equilíbrio.

 
Uma novidade para essa é a abertura da guest house Villa Coração Monte Verde. No alto de uma colina, na parte mais instigante da Rua Esmeralda.
São oito suítes todas equipadas com móveis coloniais, amplas salas de estar com lareiras, um charmoso solarium de onde se descortina uma belíssima vista das montanhas da Mantiqueira.
E o melhor é o preço! As diárias para novembro de 2021 estavam por a partir de R$ 312 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.
Vai comemorar uma viagem romântica? Localizada na zona turística de Monte Verde, a pousada Valle das Flores Monte Verde tem bom custo-benefício dada as boas avaliações. Ideal para casais, a pousada é cercada por uma grande mata nativa.
As diárias para novembro de 2021 estavam por a partir de R$ 443 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Por fim,  uma curta distância do centrinho, a pousada Jardim torna-se um refúgio bem localizado, especialmente para aproveitar a gastronomia mineira nas lojinhas e restaurantes da região. A propriedade conta com quadra de tênis, piscina, sauna e academia.

Para novembro de 2021 encontramos diárias por a partir de R$ 598 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Resort em Monte Verde – MG

Finalmente, quem busca resort em Monte Verde tem no Magnifico um local gostoso para relaxar com mordomia e requinte. Esse resort em Monte Verde-MG oferece chalés com vista para as montanhas, banheira de hidromassagem e chocolate quente grátis à noite.

As diárias são acessíveis e o resort em Minas Gerais surpreende. Para novembro de 2021 encontramos diárias por a partir de R$ 1.000 quando pesquisamos o preço, em 19 de setembro de 2021.

Restaurantes na vila de Camanducaia

A colonização europeia influenciou não só o estilo das construções como também a culinária, com forte influência alemã. Por isso, os restaurantes de Monte Verde são famosos pela comida mineira e pelos pratos com truta e pinhão, mas o fondue com vinho é a pedida imperdível no inverno.

Você vai encontrar variadas opções, que vão desde o trivial mineiro e caseiro como o tutu, até comidas típicas como o leitão à pururuca. Ou ainda, a sofisticada cozinha europeia como: fondues (ao lado de uma romântica lareira e degustando um bom vinho); raclettes; as maravilhosas trutas, os chás da tarde; sem contar a infinidade de chocolates, compotas, bolos, pães e a famosa torta de maçã, conhecida como Apfelstrudel.

Inverno em Monte Verde

Monte Verde possui clima frio e seco, bem característico das montanhas.

Como já elencamos no início do texto, no inverno as temperaturas podem chegar a -10°C no inverno. Porém, um clima ameno e agradável para quem está disposto a desfilar com roupas quentes e não se incomodar de usar gorros, luvas, meias e botas para enfrentar o frio do inverno nas montanhas de Minas Gerais.

Aliás, a cidade é tipicamente um destino de inverno. Nesta estação é comum a cidade acordar coberta de gelo, criando um espetáculo maravilhoso e imperdível. A vila turística torna-se um roteiro de charme pertinho de São Paulo.

Veja dicas de restaurantes para comer fondue em Monte Verde:

Após um jantar romântico e uma noite de sono tranquilo, esqueça o frio e recarregue suas baterias entrando em contato profundo com a natureza. Levante cedo, por volta das 7 horas, e confira uma das paisagens mais lindas de Monte Verde – a vegetação coberta de granizo.

A flora local é composta de muito verde típico da Mata Atlântica, com araucárias nativas de vários séculos, além de muitos pinheiros e eucaliptos que formam um cenário de muita tranquilidade e contato com a natureza para você relaxar e curtir a viagem.

A fauna também impressiona. É fácil ver esquilos, beija-flores e outros animais. A beleza da natureza fascina turistas nas trilhas. com uma infinidade de cores na Serra da Mantiqueira.

pousadas em monte verde

Vila Europa, centrinho de compras em Monte Verde, MG. | Foto: Ana Paula

Monte Verde é perfeita para uma viagem a dois para curtir um dos lugares românticos em MG.O mês de julho é alta estação na cidade, que fica repleta de turistas, especialmente casais de namorados, que procuram o friozinho do inverno em uma das mais aconchegantes cidades mineiras.

A vila de Monte Verde pede um fondue

O fondue é uma das grandes estrelas da gastronomia em destinos frios e, na cidade de Monte Verde, há uma enormidade de opções para experimentá-lo.

Estivemos na cidade há algum tempo, e o preço do rodízio de fondue em Monte Verde, na maioria dos restaurantes, custa cerca de R$ 200,00.

Opa, um pouco caro, né? Mas há fondue barato em Monte Verde. É possível encontrar restaurantes na vila com preços mais acessíveis, mas perde-se na qualidade. Leia no final do texto algumas recomendações de restaurantes com rodízio completo.

o que fazer em monte verde

Monte Verde tem ruas de terra, árvores centenárias e muitas flores | Muita Viagem

Quer saber onde comer fondue em Monte Verde? Confira nossas recomendações de restaurantes animados e aconchegantes na cidade.

O distrito no sul de Minas Gerais, a menos de 200 quilômetros de distância de São Paulo, é um dos destinos a contar com opções de restaurantes abertos neste momento de pandemia, além dos empreendimentos hoteleiros.

Respeitando todos os protocolos de segurança e aplicando medidas rigorosas de saúde sanitária, a região vem se destacando por oferecer uma opção de viagem segura aqueles que buscam um passeio após o longo período de isolamento.

Fondue na pedra para o casal em Monte Verde

A seguir, listamos quatro boas opções gastronômicas de fondue em Monte Verde para você se deliciar por lá!

Casa do Fondue

Rua Rolinha, 71 Centro, Monte Verde, Minas Gerais Brasil(35) 3438-2083

O fondue na pedra vale a pena, pois todos os patês que acompanha são um charme especial ao jantar e como não acompanha o fondue de queijo fica mais leve também.

Vale arriscar pedir para caprichar mais no filé mignon e filé de truta. Peça para vir menos frango. Para acompanhar, meia garrafa de Malbec e água com gás.

Para quem desejar o básico, há o rodízio de fondue em Monte Verde com filé mignon, filé de frango, filé de truta, queijo e chocolate. É possível pedir também o fondue de queijo para  duas pessoas. O prato é servido com três tipos de queijos e pão italiano, ervas finas e batata dorê.

Já quem gosta de fondue de chocolate, a delícia servida serve duas pessoas com chocolate ao leite e chocolate meio amargo, além de frutas da estação.

Além do fondue, você também pode experimentar sopas servidas no pão italiano com opções de caldos de feijão, verde, canja e queijo. A Casa do Fondue dispõe de cardápio com variados tipos do prato, tanto com acompanhamentos típicos, como pães e batata, quanto algumas releituras de clássicos.

restaurantes em monte verde

@acasadofondueoficial

Sinceramente, para o casal, nem recomendamos muito o rodízio, mas sim o fondue na pedra do Restaurante A Casa do Fondue.

Este é um dos melhores lugares para comer fondue em Monte Verde em minha opinião. Com direito a couvert artístico com músico afinado e bom repertório variando entre rock, pop e MPB.

O restaurante A Casa do Fondue fica localizado na Rua Rolinha, 71, lá no centrinho de Monte Verde (MG).

Da avenida principal siga até ao Empório Monte Verde, que vende cervejas e vinhos, do outro lado da rua verá na esquina o Bradesco. O restaurante fica em na subida da rua do mini shopping em frente à cervejaria Fritz.

Experimentamos o fondue na pedra. Servido em uma pedra pré-aquecida. Este fondue em Monte Verde acompanha filé mignon, filé de frango e filé de truta, pães, legumes e oito tipos de molhos.

Para mais informações acesse o site oficial do restaurante.

Restaurante Pucci – Monte Verde

Av. Monte Verde, 1117, Monte Verde, Minas Gerais – Telefone (35) 3438-1193

Localizado bem na avenida principal de Monte Verde, o restaurante é bem agradável, aconchegante e romântico, mas possui poucos lugares na parte interior. E quando está frio, a melhor mesa fica lá dentro mesmo. Portanto, chegue antes das 20:00.

Um restaurante fino e elegante, para todos os gostos!

monte verde mg

Restaurante bom e barato em Monte Verde – MG

Um restaurante com lareira, gostoso, bom e barato. O romantismo do Pucci é indescritível, luz baixa juntamente com o fogo aceso fazem dessa experiência inesquecível. Uma dica é experimentar os fondues da casa, no melhor e mais tradicional estilo europeu.

Para mais informações acesse o Instagram @puccirestaurante

O rodízio de fondue em Monte Verde – MG é mais caro do que a maioria dos restaurantes, mas recomendo se estiver em viagem a dois, pois o ambiente é bastante romântico com jantar a luz de vela e uma excelente carta de vinhos.

Uma dica para comer um fondue barato em Monte Verde é almoçar no restaurante. Os pratos do dia são baratos e servidos até às 15:00 com preços populares.

No almoço de sábado havia frango grelhado com mandioca frita, arroz e feijão; Costelinha ou costela com tutu, molho vinagrete, couve, farofa e arroz; ou ainda Truta grelhada ao molho de pinhão e arroz.

Quando fomos jantar optamos por pedir pratos a la carte. Pedimos uma massa e um peixe.

Cantina Portale di Napoli

Av. Monte Verde, 215, Monte Verde, Minas Gerais – Telefone (35) 3438-1956

monte verde mg

Restaurante e cantina Portale di Napoli | @cantinaportaledinapoli/

Localizada bem próximo ao portal de entrada da vila, a cantina é conhecida por visitantes por oferecer um grande sucesso: o polpettone.

Bem servido, o Polpettone alla Parmigiana é acompanhado de uma massa de sua preferência. Ali, as referências à Terra da Bota se estendem ainda à decoração e trilha sonora, completando uma experiência de jantar tipicamente italiano.

Neste período de quarentena, o restaurante está aberto para almoço e jantar, das 12h às 15h, e das 19h às 21h30.

Cervejaria Fritz

A história da cervejaria de Monte Verde remota ao mestre cervejeiro Jörg Schwabe que produzia cerveja para a família e amigos na região de Monte Verde, sul de Minas.

Para beber no balcão ou nas mesinhas do lado de fora. Neste bar, a cerveja brew é feita artesanalmente e servida diretamente da torneira.

Há tipos Pilsen Klar, Dunkel (cerveja escura), Natur (não filtrado), Weiss (trigo) e o Köelsh (reserva especial). As opções são todas originais da fábrica e ainda dá para levar para viagem!

cervejaria fritz monte verde

Fritz – Cerveja Artesanal de Monte Verde – MG

E o melhor é degustar a bebida dos monges junto com porções, bem servidas, típicas da culinária dos antigos colonos. A cervejaria fica do outro lado da rua do restaurante Mont Vert.

Os preços das cervejas variam. Há diversas opções — Klar, Weiss ou o Köelsh, todos de 300 ml. Na época que fomos aproveitamos a promoção onde você compra a caneca e depois o refil fica mais barato.

Outra promoção são as visitas à fábrica aos sábados às 15h e às 20h. Você faz a visita monitorada à cervejaria, faz uma degustação e ganha um copo.

É fácil conhecer a fábrica da cerveja – a visita ocorre aos sábados em dois horários, às 15h e às 20h. Basta pagar cerca de R$50,00 e realizar a visita guiada. E de brinde, no final do tour, de aproximadamente 45 minutos, você ganha uma caneca personalizada, além de poder provar uma das mais encorpadas cervejas da Serra da Mantiqueira.

Para mais informações acesse o site oficial da cervejaria.

Rancho da Picanha

Avenida Monte Verde 1040, Monte Verde, Minas Gerais – Telefone (35) 3438-1943

Especializada em carnes, o Rancho da Picanha oferece a tradicional picanha mineira com acompanhamentos como feijão tropeiro, arroz, vinagrete e farofa. Completam o cardápio opções de trutas, fondues e outros cortes de carne.

O restaurante está funcionando das 12h às 22h.

Chalé do Ito

monte verde

Degustação de queijos no Chalé do Ito, em Monte Verde

Legal para comprar queijos artesanais, embutidos, cachaças e outros produtos típicos da roça. Há produtos nacionais e importados.

Para mais informações acesse a página oficial no Facebook.

Pizzaria Nápoles

Avenida Monte Verde 790, Monte Verde, Minas Gerais – Telefone (35) 34382431

Situada na Avenida Monte Verde, a pizzaria oferece sabores especiais como a Nápoles, com lombo canadense, mozarela de búfala, palmito e tomate seco da casa; e a de escondidinho, com carne seca, cebola, alho, tomate, catupiry e mozarela.

O restaurante funciona das 12h às 23h.

Sabor do Chocolate

monte verde mg

Melhor chocolate quente de Monte Verde – MG

O Sabor do Chocolate é uma loja e fábrica de chocolates, que fica logo ali, dentro da Galeria Suíça. Cheio de detalhes, é um cantinho charmoso e agradável para tomar um delicioso chocolate quente, além de deliciar-se com os docinhos típicos da região.

Vale aproveitar a promoção de trufas de diversos sabores. Com mesas ao ar livre é possível sentar para degustar as delícias da casa ou simplesmente comprar e levar para casa! Aceitam cartões de crédito.

Para mais informações acesse o Instagram @saborchocolateoficial

Festivais em Monte Verde

Desde 2013, a cidade mineira recebe o Festival de Inverno de Monte Verde, durante julho, o mês mais gelado do ano na região.

O Festival de Inverno tem uma grande programação de shows e apresentações gratuitas de música erudita a modas de viola, tudo para combinar com a bonita região e sua cultura caipira com toques dos Alpes Europeus.

Festival de Inverno em Monte Verde

O Festival de Inverno de Monte Verde acontece em Julho. O evento tem todas as atividades gratuitas, além de oficinas culturais de dança e de artes plásticas. A programação costuma ser divulgada no final de junho.

Festival Gastronômico de Monte Verde

O festival acontece nos meses de abril trazendo sempre o melhor da comida mineira tradicional e moderna.

Cidades turísticas próximas

Cidades de MG perto de SP como Monte Verde e São Lourenço têm passeios a cavalo, trilhas, festival de inverno, fondue e festival gastronômico, casas de vinhos, queijos, lojinhas de roupas e sapatos.

Temos diversos roteiros em cidades turísticas de Minas Gerais. No mapa, além de Monte Verde, Tiradentes, Capitólio, São Thomé das Letras e Ouro Preto, e claro, a capital Belo Horizonte.

Conheça lugares no interior de Minas Gerais como Extrema, Poços de Caldas e Gonçalves e anote as nossas sugestões de pousadas, hotéis-fazenda e resorts para viajar no interior de SP e Sul de MG!

Post atualizado em 30 de outubro de 2021.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem. Gosta de praias, baladas e comidas diferentes. A Amazônia é o destino que o emociona. Antes de embarcar no Muita Viagem, trabalhou no jornal Folha de São Paulo e no Estado de São Paulo na cobertura de tecnologia, cultura e cidades. Mas lia o caderno de turismo.

8 comentários

  1. Gostaria de saber quanto fica para um casal passar o dia 20 até o 25/11//2019 se passa cartão de crédito se tem café da manhã estacionamento aguardo resposta

  2. Olá Rosemeire,

    Uma dica é ficar nos Chalés Vale da Mata. Para as datas mencionadas o pacote sai por R$940,00 (pode alterar), inclui café da manhã e estacionamento.

  3. Carlos Rocha Dias

    Sou um dos Diretores da (AESL) Associação empresarial aqui em Santa luzia MG, conheci este paraíso e quero voltar, na.minha Lua de mel do novo casamento

  4. A varanda das colinas frequento a 2 anos! Um local incrível e um café da manhã surreal

  5. Adoramos Monte Verde – MG <3

  6. Olá,gostaria saber se ainda consigo um bom lugar bonito e barato para virada de ano e Monte Verde …
    Aguma indicação?

  7. Ana Cláudia Anholeti

    Os preços das diárias são muito altas em Monte Verde, é preferível hospedar-se em cidades próximas com preços mais em conta e tirar um ou dois dias para conhecer o centro e algumas trilhas de lá. Não há tanto a ser visitado assim, o que não justifica locações tão super faturadas.

  8. Ana Cláudia Anholeti, concordo plenamente com você.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.