Início / Melhores destinos / Ouro Preto, a cidade histórica de MG construída entre montanhas
Ouro Preto - MG
A cidade histórica de Ouro Preto-MG tem muito o que fazer

Ouro Preto, a cidade histórica de MG construída entre montanhas

Descubra tudo o que fazer em Ouro Preto, uma cidade inesperada em Minas Gerais, a apenas 100 km de distância de Belo Horizonte (MG).

Uma das mais conhecida cidades históricas de Minas Gerais, surpreende na cultura, na história e nas paisagens, além de oferecer ao turista muitas coisas para fazer pertinho de BH.

Nesse sentido, a cidade mineira é um exemplo único da arquitetura colonial portuguesa, com prédios para conhecer como o Palácio dos Governadores (hoje Escola de Minas) e a Casa de Câmara e Cadeia, que atualmente guarda o Museu da Inconfidência.

Ouro Preto – Patrimônio da Humanidade

Além dos prédios da administração portuguesa, as igrejas em Ouro Preto, templos barrocos decorados com esculturas de Aleijadinho e pinturas de Manuel da Costa Athaide estão entre os principais pontos de interesse da cidade histórica.

Confira abaixo um guia completo com dicas para turismo na cidade histórica de Ouro Preto, MG. O que fazer, roteiro das igrejas, atrações turísticas, passeios e sugestões e hotéis e pousadas.

Acesso rápido ao conteúdo:

O que fazer em Ouro Preto – MG

A natureza agraciou a região com montanhas e ouro. O minério atraiu as pessoas, que ergueram, nas encostas dos morros, uma das mais surpreendentes paisagens urbanas do mundo, um preservado patrimônio histórico nacional. E nem sempre é preciso gastar dinheiro com coisas para fazer em Ouro Preto, e assim conhecer a história e pontos turísticos na cidade histórica de MG.

igrejas ouro preto

Vale a pena fazer um roteiro a pé em Ouro Preto e ver lugares como a rua dos Bancos, com restaurantes, lojas e casarões coloridos

Uma das coisas mais legais para fazer em Ouro Preto é caminhar sem rumo nas ladeiras e esquinas do centro histórico. Dá para se surpreender com chafarizes, pontes e outras construções centenárias que trazem à tona a rica história do Ciclo do Ouro no Brasil.

A história da cidade mineira foi marcada por uma rápida urbanização a partir do começo do século XVIII, quando minas de ouro foram encontradas na região no interior do Brasil. Rapidamente o lugar tornou-se um dos principais centros coloniais do Império Português e núcleo cultural e artístico da nascente sociedade mineira.

Leia também: O que fazer em Poços de Caldas, MG

o que fazer em ouro preto

As igrejas, os casarões coloniais e o traçado urbano deram a Ouro Preto título de patrimônio da humanidade pela Unesco

A rica história de Ouro Preto, que dialoga com a arquitetura preservada do centro histórico e com as montanhas da região, resultou em um inesperado centro urbano, que elevou a cidade histórica de MG à condição de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Aliás, a vida cultural continua sendo uma das atrações de Ouro Preto. Além das tradições mineiras, a cidade histórica é um importante destino turístico em Minas Gerais, e recebe uma variada programação de eventos durante todo o ano.

Clima e temperatura em Ouro Preto

Em Ouro Preto – MG, o verão é quente, com chuvas e céu encoberto. Já o inverno é quase sem nuvens. A temperatura varia de 10 °C a 26 °C, chegando a 7 °C nas noites mais frias do inverno.

Quem procura dias frios para curtir o inverno nas montanhas de Minas Gerais, a melhor época para programar a viagem fica entre maio e agosto. Para passeios ao ar livre e caminhadas, os melhores meses são a partir de agosto até meados de outubro.

Festival de Inverno

O frio das montanhas, o charme dos restaurantes, as cachaçarias e até hotéis com lareira… tudo faz de Ouro Preto um ótimo destino para viajar no inverno e ficar dois ou três dias. Aliás, é nesse período que acontece uma das principais festas em Ouro Preto, MG. O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana agregam cultura, músicas e outras coisas para fazer à programação da cidade.

Durante a programação da festa, acontecem eventos como concertos de flauta, teatro de rua e outras atividades.

Leia também: Festas em cidades do interior de Minas Gerais

Semana Santa em Ouro Preto

Cidade histórica de Ouro Preto

O feriado da Semana Santa é uma das principais festas populares do interior mineiro e uma atração especial em Ouro Preto-MG – foto: Neno Vianna

A religiosidade que faz parte da história de Minas Gerais aflora durante o feriado da Semana Santa. Acontecem encenações com origem na Idade Média e procissões típicas do feriado religioso, como a procissão da Sexta-feira da Paixão.

Durante toda época de Páscoa em Ouro Preto, tapetes floridos e coloridos cobrem ruas da cidade, em um roteiro entre igrejas bonito de se conhecer. Assim, para deixar o passeio mais interessante, grupos de seresta cantam músicas religiosas ao longo do roteiro dos tapetes de flores.

Carnaval de Ouro Preto

O carnaval de rua de Ouro Preto é uma das melhores festas do Brasil. O clima universitário da cidade ajuda a embalar a folia, além de shows e blocos de rua. Assim, umas das coisas legais da festa na cidade é que, entre as opções de lugares para ficar em Ouro Preto durante o feriado, estão repúblicas estudantis, além de pousadas charmosas e hotéis históricos na cidade turística.

Festival de Jazz de Ouro Preto

A cultura, a história, o turismo e as festas garantem uma cidade cheia de pontos interessantes para conhecer o ano inteiro. Em agosto, por exemplo, é época do Festival Tudo é Jazz de Ouro Preto. Em 2022, o evento ocorre entre os dias 04 e 06 de agosto. Acesse o perfil oficial no Instagram.

Réveillon em Ouro Preto

O réveillon não é tão agitado como o Carnaval (lembre-se que parte dos estudantes, que animam a noite em Ouro Preto, estão fora do destino turístico), mas o final do ano e o verão, em geral, é bem gostoso no destino histórico. Nesse sentido, vale a pena procurar uma pousada com piscina para as férias de janeiro.

Para todos esses eventos especiais e festas populares na cidade no interior de MG, vale a pena pesquisar hotéis e pousadas com antecedência, principalmente quem pretende ficar nas melhores pousadas e hotéis dessa cidade cheia de atrações turísticas.

Leia também: Réveillon em Belo Horizonte

Como chegar em Ouro Preto

Distância de São Paulo: 670 km | Distância de Belo Horizonte: 100 km

A cidade de Ouro Preto (MG) é uma boa dica de viagem curta perto de BH para curtir um destino repleto de história. É bem fácil fazer a viagem até lá de carro, pois são apenas 100 km de distância de Belo Horizonte pela BR-356.

Já saindo de São Paulo, é uma viagem longa e cansativa. A sugestão é fazer uma parada em Três Corações, no sul de Minas. Assim, é possível aproveitar para conhecer a a terra natal do rei Pelé. Respeite os limites de velocidade, viaje tranquilo e seguro. A estrada muitas vezes possui trechos sinuosos e tráfego de caminhões.

Para chegar de ônibus em Ouro Preto é preciso verificar as empresas rodoviária, que saem do Terminal Rodoviário do Tietê (metrô linha 1 – azul). A viagem leva aproximadamente 11 horas de estrada.

O que fazer em Ouro Preto-MG

Fazer em Ouro Preto um passeio a pé pelo centro histórico não é fácil, mas vale a pena. No entanto, ainda assim é o melhor jeito de conhecer a cidade mineira. Isso porque andar de carro nas ruas estreitas, com ladeiras íngremes e cotovelos é complicado.

O traçado urbano que se mescla as montanhas e a rica arquitetura razoavelmente preservada da época do Ciclo do Ouro no Brasil fez com que o Centro Histórico de Ouro Preto-MG fosse o primeiro tesouro brasileiro apontado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1980.

As ladeiras e ruazinhas são pontilhadas e de igrejas, pontes e chafarizes, além de construções históricas que abrem espaço para museus e centros culturais, mas também a pousadas charmosas, lojas, restaurantes e casarões coloniais.

Acesso rápido ao conteúdo:

Centro Histórico de Ouro Preto

Não deixe de conhecer a Praça Tiradentes, cercada pelo Palácio dos Governadores, (Escola de Minas), a Casa de Câmara e Cadeia (atual Museu da Inconfidência) e a Casa dos Contos. Na área ao redor da praça também fica a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

o que fazer em Ouro Preto MG

Tuod o que fazer em Ouro Preto – Casarões coloridos, ladeiras de pedra e cultura típica.

Entre as igrejas mais bonitas e mais visitadas estão a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Igreja de São Francisco de Assis. Aliás, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar foi ricamente ornamentada em ouro, sendo uma das igrejas com maior quantidade do minério do Brasil.

Já a Igreja de São Francisco de Assis é um ícone da arte barroca mineira. Lá estão alguns dos principais trabalhos feitos por Aleijadinho e também a nave pintada por Mestre Athaíde. Nesse sentido, um bom roteiro a pé por Ouro Preto é conhecer as igrejas da cidade.

Por fim, uma das coisas para fazer em Ouro Preto é caminhar e passear pela rua São José, ou a rua dos Bancos. Nela, além das principais agências, ficam lojinhas de artesanato e joias, restaurantes e, não raro, artistas de rua. Além, é claro, de belas construções históricas em bom estado.

Mirante Morro São Sebastião

o que fazer em Ouro Preto

O que fazer em Ouro Preto – Mirante de São Sebastião, com paisagem única do interior de MG.

A cidade histórica mineira é famosa pelas ladeiras, mas se a ideia é fazer esse passeio a pé, é bom estar preparado. Assim, uma dica para curtir o visual aéreo da cidade é ir até o Mirante Morro São Sebastião, que fica em um ponto especialmente alto. Aliás, não é todo mundo que tem disposição para chegar lá caminhando.

A recompensa do mirante em Ouro Preto: uma linda vista da região, especialmente no pôr do sol, quando a luz dourada derrama-se, entre as montanhas, sobre as igrejas históricas da cidade turística.

Bares e vida noturna em Ouro Preto

Também vale a pena conhecer bares e restaurantes que ocupam casarões que são parte da história da cidade. Jantar ou tomar um drink acompanhando de música ao vivo em lugares como o “Escada baixo”, que possui ambiente no porão decorado com pedras e madeiras, estão entre as coisas para fazer à noite em Ouro Preto-MG.

O “Escada baixo” (Rua Conde de Bobadela, 122) é um dos lugares mais agradáveis que encontramos para comer bem e barato. Uma mistura de café, pub e restaurante, a decoração do bar no centro de Ouro Preto dialoga com charme com a arquitetura histórica do casarão.

Leia também: Chalés românticos em Minas Gerais

Cidades perto de Ouro Preto, MG

Mariana, MG

A 25 km de Ouro Preto, Mariana vale a visita se você estiver em um roteiro de carro pelas cidades históricas de MG. Outra boa opção turística para chegar em Mariana é fazendo o passeio de trem entre as duas cidades do interior de Minas Gerais.

Nesse sentido, Ouro Preto formou-se a partir da união de arraiais que surgiam em torno das minas de ouro. Hoje, algumas dessas minas -e suas histórias- podem ser visitadas pelos turistas. A maior parte das minas turísticas da região mostra o caráter artesanal da extração de ouro no Brasil colonial.

Desse modo, para aproveitar tudo o que fazer em Ouro Preto, vale a pena visitar a mina do Chico Rei, que tem uma história lendária, próxima a Matriz Nossa Senhora da Conceição, e a mina du Veloso. Já o centro histórico de Mariana, ainda que mais modesto, também tem belas construções coloniais.

Por fim, na cidade de Mariana é possível conhecer a mina da Passagem, sendo uma das minas de ouro que mais recebe turista no mundo. O passeio turístico perto de Ouro Preto consiste em alcançar o fundo do poço em um carrinho tipo bonde em um roteiro de 315 metros. No local, a 120 metros de profundidade há um centro de treinamento de mergulho em cavernas.

Leia também: Petar, SP – cavernas perto de São Paulo

Como visitar a Mina da Passagem

Entre os séculos XVIII e XX, a região onde hoje encontra-se a cidade histórica de Ouro Preto (MG) foi o grande cenário do garimpo nos tempos da colônia. A dinâmica da economia da mineração fez surgir uma nova classe econômica e uma forte aceleração no processo de urbanização do interior do país.

cidades históricas em Minas Gerais

Um carrinho antigo leva a 120 m de profundidade na Mina da Passagem, entre Mariana e Ouro Preto

À época da exploração colonial formaram-se dezenas de vilas em torno das minas de ouro. Mariana (MG) foi um desses arraiais. Atualmente pode-se visitar algumas dessas jazidas, que mostram o caráter artesanal da extração de ouro no Brasil colonial.

Dentre as mais procuradas por turistas, historiadores e curiosos estão a Mina de Chico Rei, escravo alforriado e lendário dono da propriedade, bem como a Mina de Santa Rita, a Mina Jejeda, a Mina du Veloso e a Mina da Passagem. Foi nesta última que fizemos a exploração, hoje apenas turística.

cidade de mariana mg

Mina da Passagem, em Mariana – MG

Conhecer a Mina da Passagem, em Mariana, é uma oportunidade para vivenciar de perto o período áureo da colonização, quando a descoberta de metais e pedras preciosas levaram paulistas e forasteiros, os “emboabas”, a uma intensa corrida pelo interior do país.

Uma viagem pela História do Brasil

Por ter sido uma mina industrial, o túnel de visitação é alargado, e bem mais confortável para os deslocamentos do que as demais minas abertas à visitação na região.

mina da passagem mg

O túnel é relativamente largo e fácil para caminhar

O passeio começa com uma pequena aventura – descer em um antigo trolley, uma espécie de trenzinho utilizado pelos mineradores para percorrer os túneis subterrâneos, a 120 metros de profundidade. Estabelecidos no interior da mina, recebemos as orientações técnicas e explicações históricas do guia turístico que nos fazem viver uma parte da História do Brasil ao longo do trajeto de 315 metros. A visita leva cerca de 45 minutos.

A Mina da Passagem foi descoberta no início do século XVIII e desativada apenas no final do século XX. É uma das maiores do gênero no mundo que recebem turistas. Estima-se que cerca de 35 toneladas de ouro foram lavrados durante a sua exploração. Ainda há ouro, mas não em quantidade que valha o investimento na extração.

Sem dúvida, as condições de trabalho dentro e fora dos túneis subterrâneos eram árduos. Aliás, muitos escravizados e trabalhadores morriam com fome, asfixiados ou doentes nos ambientes insalubres das minas de ouro, lugares úmidos, frios e com pouca ventilação.

Mergulho em caverna no Brasil

o que fazer em ouro preto

Pirita de Ferro – parece ouro mas não é

Ao longo do percurso é fácil enxergar uma coloração dourada nas rochas das paredes subterrâneas, porém engana-se quem pensa que é ouro. Na verdade, trata-se de pirita de ferro, conhecida como ouro de tolo.

mergulho caverna mg

Mergulhadores credenciados podem explorar os lagos formados na caverna

Assim, fica fácil imaginar como era o trabalho de extração dos metais, entender como funcionava a mina e até fazer mergulho em lago dentro da caverna. Para adeptos do esporte é uma aventura e tanto!

Como chegar em Mariana, MG

Fomos de carro, e como estávamos em Ouro Preto, bastou seguir por 7,5 km sentido à Mariana da Passagem. O local conta com estacionamento gratuito. Para quem estiver sem carro ou preferir, é possível fazer a viagem de trem aos finais de semana, férias e feriados. Os trens partem da estação ferroviária de Ouro Preto com preços que variam e aumentam na alta temporada.

Confira mais informações sobre valores e horários da Maria Fumaça.

Por fim, o preço do ingresso para entrar na Mina da Passagem é de R$ 180,00 (preço de 2021). Achamos caro, especialmente por não aceitarem cartões de crédito ou débito. O local fica aberto todos os dias das 9:00 até às 17:30.

Lavras Novas, MG

Finalmente, um outro destino na região de Ouro Preto e Belo Horizonte é a cidade de Lavras Novas. Um lugar ainda mais bucólico e calmo que o centro urbano de Ouro Preto. Sem dúvida, é um destino para quem quer relaxar e ficar em uma bonita paisagem cercada de verde, com serras, trilhas, montanhas e cachoeiras em MG.

lavras novas mg

Perto de Ouro Preto, a bucólica Lavras Novas é um lugar romântico perto de BH e também oferece ecoturismo e aventuras – foto: Divanildo Marques

Certamente, é uma boa opção de ecoturismo em cidades próximas de Belo Horizonte. Entre os destaques, estão a cachoeira do Campo, uma cachoeira com queda de 30 metros nessa região do interior mineiro. Outras coisas para fazer são passeios a cavalo, rafting e esportes de aventura.

Por fim, em Lavras Novas-MG há trilhas para fazer, boas lojinhas de artesanato e algumas pousadas românticas, chalés e lugares em meio a montanhas com piscinas e outros atrativos. Além das cachoeiras e do ecoturismo, Lavras Novas também é um destino romântico perto de BH que vale a pena para uma viagem de casal de final de semana.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.