Início / Brasil / Amazonas e Região Norte / Palmas – Roteiro de um dia na capital do Tocantins

Palmas – Roteiro de um dia na capital do Tocantins

A capital mais jovem do Brasil é fruto de um projeto de levar desenvolvimento do centro para o Norte do país. O projeto urbanistico da cidade valoriza a natureza, com amplos parques e áreas verdes.

Para chegar há voos regulares das principais linhas aéreas. Palmas fica

A cidade de Palmas — 805 km de Brasília, é bem planejada, plana e ótima para roteiros a pé. Em um único dia você pode conhecer praticamente o melhor de Palmas.

Entretanto, para onde quer que você vá, sempre é recomendável levar protetor solar, uma sombrinha e, dentro da mochila, uma garrafinha de água e frutas para ficar hidratado.

Comecei o dia caminhando ali pertinho do hotel e fui até a Praça dos Girassóis, um lindo parque muito bom de caminhar, especialmente por entre as sombras das árvores.

O que fazer em Palmas?

Você pode começar o roteiro nas imediações do Parque dos Girassóis, conhecendo o Centro Geodésio, instigante ponto turístico de Palmas-TO.

Fazer o roteiro de bicicleta também é uma opção boa e barata. Pergunte no hotel um local onde alugar caso o próprio hotel não forneça as bicicletas.

o que fazer em palmas

O marco do centro geodésico do Brasil está situado na ala norte do Palácio Araguaia, simbolizado no centro da rosa dos ventos.arvore pau brasil

A rosa dos ventos da Praça dos Girassóis faz referências também às etnias indígenas do Tocantins.

O termo geodésio foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles (384-322 a.C.) e significa “divisões geográficas da terra”.

Na Praça dos Girassóis há muitas espécies de árvores sinalizadas. Muitas possuem plaquinhas, como o Pau Brasil. O parque é legal para quem gosta de caminhar.

Ainda no parque é possível conhecer o Memorial Coluna Prestes, projetado por Oscar Niemeyer e o monumento dos 18 do Forte.

A Praça dos Girassóis e o Memorial Coluna Prestes

girassois palmas tocantins

Obra de Oscar Niemeyer faz passeio na Praça dos Girassóis obrigatório em Palmas.

oscar niemeyer palmas

Memorial Coluna Prestes.

Monumento 18 do Forte

palmas to

Monumento 18 do Forte. | Fotos: MV

Pôr-do-sol na Praia da Graciosa

Certamente o pôr-do-sol na Praia da Graciosa, em Palmas-TO.

Ao lado de Fernando de Noronha e Jericoacoara, é um dos mais bonitos que já vimos no Brasil. Ao pé do Lago de Palmas e a Praia da Graciosa tem-se um dos melhores lugares para apreciar este espetáculo da natureza.

praia tocantins

O sol vai se pondo e a temperatura ameniza na Praia da Graciosa em Palmas-TO.

palmas to

O espetáculo do pôr-do-sol em Palmas escancara a beleza de mais um dia vivido. | Fotos: MV

Ilha da Canela

Não consegui fazer o passeio de barco até a Ilha da Canela, mas é fácil e rápido. O ideal é ligar logo cedo e já agendar. Solicite indicação na recepção do hotel ou negocie no local.

Onde comer em Palmas?

palmas tocantins

Tucunaré Trinchado (Cortado)

Deixei para almoçar mais tarde no Cabana do Lado, ali na beira da Praia da Graciosa, no Lago de Palmas, mas dependendo do horário você poderá encontrar outras opções de restaurantes perto do hotel.

Um lugar para comer barato em Palmas pareceu ser o Capim Dourado. Ainda há 2 dicas de restaurantes bem agradáveis perto do hotel como a Confraria da Panelinha e o Gostinho Brasileiro.

Eu já havia comido um tucunaré na Cabana do Lago e quis repetir. O tucunaré frito ou assado, cortado ou inteiro, com acompanhamentos é uma delícia!

Uma outra opção de peixe é o fillet de pirarucu com camarão, serve fácil o casal ou grupo de amigos.

Post publicado em 7 de julho de 2017. Atualizado em 21 de setembro de 2021 por Muita Viagem.

Sobre Danilo Hadek

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

3 comentários

  1. muito bom…gostei!

  2. pois é quero conhecer o nordeste mas não sei para onde vou, alguém pode me dar um conselho para onde eu devo ir.

    obrigado

  3. Leandro, dá uma olhada nos relatos que temos sobre destinos no Nordeste brasileiro!

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.