Início / Destinos / Praia de Pipa / O que fazer na Praia da Pipa, no litoral sul de RN
A praia de Pipa-RN tem muita coisa para fazer e ótimas pousadas

O que fazer na Praia da Pipa, no litoral sul de RN

A praia da Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, a 80 km de Natal, é um dos meus destinos preferidos de viagem.

Pertinho de Natal, a Vila de Pipa e suas redondezas guardam praias bonitas e diferentes, com mata, falésia, piscinas naturais, ondas para surf e golfinhos e tartarugas.

Além disso, Pipa conta com boa estrutura e tem pousadas românticas para casais, hostels baratos para solteiros e hotéis para família.

– Melhores hotéis em Natal-RN

Pousadas como a Toca da Coruja, o Sombra e Água Fresca Resort e o Boutique Hotel Marlin’s estão entre os melhores lugares para ficar em Pipa, entre outros hotéis, resorts e pousadas 5 estrelas nesse belo lugar do litoral sul Potiguar.

– Booking: Pousadas em Pipa

Pipa também oferece bons restaurantes, com cardápios que incluem da comida típica do Rio Grande do Norte a culinária internacional contemporânea. O restaurante Tapas é a grande referência nesse caso. Vale a pena conferir.

A praia de Pipa, no RN, tem belas falésias coloridas e piscinas naturais na maré baixa

Para quem gosta de balada, a noite de Pipa é uma das mais animadas do Brasil, com lugares que tocam desde forró ao vivo até boates de música eletrônica à beira-mar.

Isso para não falar nos luaus na praia do Amor, que costumam acontecer nas noites de lua cheia até o sol nascer.

Por tudo isso, a vida noturna em Pipa é famosa no mundo inteiro.

O que ver em Pipa

A Enseada dos Golfinhos tem barracas rústicas e trechos desertos em Pipa

As praias, falésias, matas e rios são as grandes atrações de Pipa.

A minha praia preferida em Pipa é a Enseada dos Golfinhos, ao lado da praia principal, por onde se chega caminhando a pé.

A Enseada dos Golfinhos é uma praia rústica, com poucas barracas que são montadas e desmontadas diariamente, pois o mar, na maré cheia, avança quase até as falésias.

Se você está em Pipa, não deixe de conhecer a Enseada dos Golfinhos.

Para ver a praia com tranquilidade, é preciso ficar atento a tábua de marés, pois o caminho para a praia só é fácil de fazer na hora da maré baixa.

A partir da praia principal, caminhando na mesma direção, fica a praia de Madeiro, uma das mais bonitas praias da região.

Dá para caminhar da Enseada dos Golfinhos até a praia do Madeiro na maré baixa

Mais badalada e com mais estrutura que a Enseada dos Golfinhos, também dá para chegar por cima na praia do Madeiro, descendo uma escada por entre a Mata Atlântica que protege as falésias naquele ponto.

É uma ótima praia para passar o dia em Pipa.

A partir da praia principal, caminhando para o lado oposto, fica a praia do Amor.

A praia do Amor é a preferida dos surfistas nesse trecho do litoral do Rio Grande do Norte.

Na praia do Amor, fica uma das atrações mais fofas da praia da Pipa, a Biblioteca da Praia. Vale a pena conhecer a iniciativa.

Outra coisa que vale a pena fazer em Pipa é subir no Chapadão, no final da praia do Amor.

O Chapadão é muito procurado nos finais de tarde, no pôr do sol, mas algo que vale a pena fazer na praia da Pipa é acordar antes do nascer do sol para ver o astro surgindo no mar do Chapadão.

Em Pipa-RN, não deixe de conhecer a praia do Amor por cima, do Chapadão, e por baixo

Na praia do Amor ficam bons hotéis com vista, do alto, para a praia e decoração rústica e charmosa.

A praia do Amor é um bom lugar para casais escolherem para se hospedar na Pipa, com opções charmosas e mais tranquilas que no centro do povoado.

– Melhores pousadas em Pipa-RN

Outro atração que vale a pena conhecer na região de Pipa é a Lagoas Guarairas em Tibau do Sul, cidade no litoral do Rio Grande do Norte a qual pertence a Vila de Pipa, a 8 km de distância.

A Lagoa dos Guarairas tem um lindo pôr do sol pertinho de Pipa-RN

O encontro da Lagoa com o mar, com falésias e coqueiros emoldurando o cenário ao fundo, é um ótimo lugar para passar o dia.

Em torno da Lagoa Guarairas, além das barraquinhas de praia, há restaurantes e lugares charmosos para comer e beber um drink.

O pôr do sol na Lagoa dos Guarairas é um dos mais bonitos do Brasil.

Em torno da lagoa fica um dos resorts mais bonitos do Rio Grande do Norte, o Lagoa Eco Village, um hotel com uma bonita piscina e chalés para casais e famílias em Pipa.

Outra coisa que vale a pena fazer em Pipa é um passeio de bugue, jipe ou quadriciclo por praias e outras paisagens da região no litoral norte.

– O que fazer em Natal-RN

PASSEIOS POR PIPA

Os passeios mais legais passam pelo Chapadão, seguem pela praia até Sibaúma, praia com piscinas naturais e chance de ver tartarugas marinhas, e leva para a Barra do Cunhaú, onde o rio Cunhaú se encontra com o mar do Rio Grande do Norte para formar uma bonita paisagem.

Entre as agências de turismo de Pipa que oferecem bons roteiros de coisas para fazer na região está a Pipa Aventura.

Outra praia que vale a pena conhecer no litoral sul do Rio Grande do Norte é Baía Formosa, a 60 km de Pipa, em direção à Paraíba.

– Melhores pousadas em Pipa-RN

O que fazer à noite na Praia de Pipa

Chegou sexta-feira em Pipa. Especialmente naquele final de semana, Pipa ferveu!

Além dos turistas de fora, pessoas de diversas cidades próximas, como Natal e João Pessoa, enchiam ainda mais as ruas, os bares e as calçadas. Uma balada bem multicultural, com uma faixa etária ampla e bastante gente acima dos 30 anos.

Pena que acabou cedo: uma lei recém-implantada acabava com o som na vila às duas horas da manhã (alguém sabe como está hoje?). A noite em Pipa só não terminava porque tinha a boate Calangos.

Baladas e forró

A noite estava cheia e divertida no dia em que cheguei em Pipa, uma quinta-feira. Havia várias opções de barzinhos sofisticados e descolados, com drinks e comidinhas. Mas…

Mas melhor da noite em Pipa acontece é em uma esquina da Avenida dos Golfinhos onde se concentram os bares e baladas mais hippies, roots, modernos, porra-louca e joviais da agitada noite de Pipa.

Lugares como o Mikroponto Bar (é um lugar minúsculo, com atendimento simpático e que,  sim, faz referência ao LSD), Tribus Bar, Ginkas Music Bar ficam a poucos metros uns dos outros e o público se mistura nas ruas e calçadas.

É onde muitos argentinos e pessoas da América do Sul, alguns europeus e brasileiros de todo o país se reúnem bebendo nas mesas dos bares ou na rua e descobrem onde é o melhor da noite.

Quase todo dia tem ao menos uma opção gratuita de bar com (boa) música ao vivo.

A quinta-feira serviu como um belo aquecimento para a noite da vila mais badalada do litoral sul do Rio Grande do Norte.

— Como chegar em Pipa, no Rio Grande do Norte

Calangos, a boate

Só peguei putsputs na Calangos. Música eletrônica, uma galera, na média, mais nova do que na rua e, bem, clima de baladão. E baladão forte: só depois das duas da manhã a casa fica cheia e, piscou, você amanhece na Calangos, que é a balada mais famosa de Pipa.

De domingo, rola forró na Calangos, mas passei. Dizem que é muito bom.

— Vida noturna na praia da Pipa

Passagens aéreas para Pipa

O aeroporto de grande porte mais perto de Pipa fica em  São Gonçalo do Amarante.

O Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves é considerado o aeroporto de Natal, apesar da cidade que recebe os voos de quem visita a capital potiguar ficar a 17 km, em direção ao litoral norte.

Na saída de desembarque dos voos nacionais do aeroporto de Natal, empresas oferecem transfer do aeroporto para Pipa por cerca de 80 reais.

Quando fizemos nossa pesquisa de passagens aéreas para Natal saindo de São Paulo no SkyScanner, em primeiro de março, o mês mais barato para comprar as passagens de avião para Natal era abril, não por acaso, baixa temporada turística.

É fácil alugar um carro no aeroporto de Natal para ir para Pipa assim que desembarcar do voo, mas lembre-se que Pipa, na alta temporada, é ruim para circular de carro por dentro.

Saiba onde é seu hotel ou pousada em Pipa antes de decidir alugar um carro no aeroporto, pois é possível fazer muita coisa a pé em Pipa e também é fácil e barato usar o transporte público, táxi ou Uber para chegar em destinos mais longe.

Na nossa opinião, é tranquilo ficar três ou quatro dias em Pipa sem usar o carro e fazendo coisas diferentes todos os dias e em Pipa existem locadoras de carro para alugar por um ou outro dia para um passeio especial.

Réveillon em Pipa

Os argentinos voltaram com tudo para o Brasil com a liberação de compra de dólares pós-Kirchner. E Pipa, no Rio Grande do Norte, é um dos destinos preferidos dos hermanos.

Logo após a virada do ano para 2017, nós fomos para Pipa e o agitado balneário estava surpreendente. Apesar das principais baladas de Pipa ainda serem as mesmas, havia casas noturnas novas, é claro. Mas o que mais chamou a atenção foram as pistas tocando música latina e a conversa: predominava o castelhano.

Entre os jovens que curtiam a noite de Pipa, haviam mais argentinos do que brasileiro, se a gente pudesse apostar, na alta temporada de verão, entre a última semana do ano, o Réveillon e a primeira semana de janeiro.

Mas ainda assim, foi possível dançar forró em bom português.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem

3 comentários

  1. Oie, vou adicionar o seu site em meus favoritos, assim
    consigo me manter atualizada, irei voltar mais vezes para
    ver o que terá de novo. Obrigada. Até a próxima

  2. Uma viagem perfeita !

  3. Ótimo local para descansar, e dislumbrar a beleza de Pipa.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*