Início / Melhores destinos / Porto Seguro: praias desertas e lugares históricos
praia de porto seguro
Coroa Vermelha é fácil de chegar e ótima para fugir do axé

Porto Seguro: praias desertas e lugares históricos

Para além das praias de Porto Seguro – Bahia, a região, que incluí Arraial d’Ajuda e Coroa Vermelha, está repleta de atrativos e pontos turísticos históricos e culturais.

Antes de começar a falar o que fazer em Porto Seguro (BA), devemos dizer que a praia no sul da Bahia é um dos destinos baratos para viagens no nordeste. Isso por conta da distância mais curta, e voos regulares, translados e excursões de agências de viagem, em relação às grandes capitais, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

Sem mais delongas, a seguir relatamos quando ir, o que fazer e as melhores praias do roteiro da nossa última viagem à Porto Seguro, e acrescentamos ainda dicas para comprar pacotes, passagens aéreas, hotéis, resorts, pousadas, réveillon, carnaval e outras dicas.

Os melhores resorts em oferta pelo Booking.com

QUERO RESERVAR

Onde fica Porto Seguro

A distância a partir de Salvador é de 750 km. O tempo de viagem de ônibus ou de carro é de cerca de 12 horas. Dá para comprar passagem de ônibus ou avião pela Internet. A cidade é um dos destinos do nordeste mais próximos de São Paulo e da região sul do Brasil.

Alguns dos melhores hotéis para se hospedar em Porto Seguro estão localizados no centro, perto da passarela do álcool. Um ponto de interesse é a cidade de Santa Cruz Cabrália, localizada na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia – Brasil.

Praias de Porto Seguro

As praias mais bonitas de Porto Seguro estão localizadas mais ao sul, como Caraíva, Trancoso e Praia do Espelho.

o que fazer em porto seguro

Uma viagem para Porto Seguro é dica para férias na primavera, antes da muvuca do verão

A Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, é um dos principais destinos turísticos da Bahia e conta com o quarto principal aeroporto do nordeste em número de passageiros que chegam por via aérea, o Aeroporto Internacional de Porto Seguro (BPS).

Sendo assim, o turismo na região se desenvolveu bastante, principalmente a partir de 1997, e hoje o aeroporto local recebe voos de aviões de médio e grande porte do Brasil e também voos de outros países. O aeroporto local é o destino certo para chegar em destinos turísticos como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva, Santo André e outros a menos de 100 km de distância da praia de Porto Seguro.

Leia também: O que fazer em Jericoacoara, Ceará

Costa do Dendê e Costa do Cacau

Ainda, um outro importante aeroporto do sul da Bahia fica em Ilhéus, a 300 km de distância da praia de Porto Seguro, que dá fácil acesso para vários paraísos da Costa do Dendê, como Barra Grande e Maraú, na Península de Maraú (cerca de 140 km de Ilhéus) e também na Costa do Cacau, onde se destaca Itacaré e suas falésias, praias onde a Mata Atlântica se encontra com o mar, ondas que atraem surfistas e outras belezas naturais e culturais.

Mas para quem quer conhecer o extremo sul da Bahia, só vale a pena ir para Ilhéus se você tem bastante tempo, disposição para viagens de carro de algumas horas e vai alugar um carro.

Quando ir – temporada em Porto Seguro

destinos nordeste 2022

A menos de 8 km de Porto Seguro, dá para encontrar trechos desertos de praia fora da temporada, como em Coroa Vermelha

Janeiro é alta temporada no nordeste, quando as passagens aéreas estão mais caras, mas, na nossa opinião, não é a melhor época para conhecer o sul da Bahia, pois tudo está lotado, caro e muito muvucado. No entanto, entre março e junho e agosto e novembro, as passagens aéreas para Porto Seguro estão mais baratas.

Durante os meses de inverno, continua calor na região, com bons períodos de sol, mas é a época que mais chove, então não é uma época muito boa para se aventurar em roteiros de carro que precisem pegar estrada de terra –e que levam para as praias mais paradisíacas e desertas.

Porém esses meses de baixa temporada e inverno, com calor e mais chuvas, são uma ótima oportunidade para ficar em um resort all inclusive no nordeste que ofereça atividades para fazer durante a chuva, mas quem ficam em praias paradisíacas para desfrutar o tempo de sol aberto.

Dessa forna, as grandes companhias aéreas nacionais (Latam Airlines, GOL Linhas Aéreas, Azul Linhas Aéreas) possuem voos regulares para o destino. Por isso, para quem está no estado de São Paulo, vale lembrar de pesquisar passagens aéreas de Campinas, aeroporto de Viracopos, para Porto Seguro, já que a Azul oferece transfer dos aeroportos de São Paulo para Campinas, que está a apenas 100 km da capital.

O que fazer em Porto Seguro

Para começar, com a alta do dólar e muita gente escolhendo viajar pelo Brasil na temporada de férias, as praias do nordeste devem ficar bem movimentadas. Por isso, é importante escolher bem qual o melhor momento de fazer a viagem para ter tudo o que fazer em Porto Seguro a seu dispor sem muita aglomeração.

praia porto seguro

Coroa Vermelha é uma das melhores praias de Porto Seguro

Para explorar as belezas da região com tranquilidade, fuja da alta temporada. Evite viagem à Porto Seguro durante o fim de ano, carnaval e na semana do saco cheio, em novembro. Ou ainda, alugue um carro para fazer roteiros em lugares mais distantes, praias desertas e vilarejos próximos e razoavelmente fáceis de chegar de carro.

Dessa vez, decidimos fazer a viagem em dezembro e vimos uma cidade muito além das baladas ensandecidas. Aliás, quem alugar um carro em Porto Seguro consegue aproveitar praias tranquilas e até quase desertas, até mesmo durante o verão.

Leia também: O que fazer em Fernando de Noronha (PE)

Praias desertas próximas de Porto Seguro

Durante a viagem decidimos que uma das coisas que teríamos que fazer em Porto Seguro seria conhecer o maior número de praias da região.

Assim, conhecemos praias desertas em Áreas de Proteção Ambiental (APA), com vegetação nativa, restinga e rios desembocando no mar, como a praia de Santo Antônio, a menos de 30 km de distância do centro histórico.

praia porto seguro

Alugue um carro vá para paraísos como a praia do Espelho, a 60 km de Porto Seguro

Nesse sentido, visitamos vilarejos charmosos como Santo André. O lugar ficou mais conhecido depois de hospedar a seleção alemã durante a Copa do Mundo do Brasil, mas mantém sua atmosfera tranquila e bucólica.

No entanto, há barraquinhas rústicas, cadeiras sob a sombra de árvores e atendimento simpático e divertido. Tudo perfeito nessa praia de Porto Seguro, tanto para os turistas que querem relaxar à beira-mar quanto quem deseja explorar as extensas faixas de areia.

A Passarela do Álcool

A Passarela do Álcool recebeu novo nome — Passarela do Descobrimento. O local foi rebatizado em uma tentativa de mudar o foco do turismo de balada, pois a cidade ganhou fama com as excursões de estudantes nos anos 1990 e 2000.

No centro histórico de Porto Seguro, a passarela possui restaurantes e lojinhas de artesanatos e roupas moda praia, além de muitas barraquinhas de comida e de bebida, como os famosos drinks da cidade turística. Ali, há boas opções de restaurantes e lugares para comer.

Vale a pena passear de dia, quando o sol da Bahia ilumina as casinhas coloridas e bem cuidadas da Passarela do Descobrimento. Como podemos ver, há muito o que fazer em Porto Seguro. Além das baladas, dá para aproveitar essa região de áreas protegidas, praias paradisíacas e o espírito baiano na cultura, na comida e contato humano.

Dessa forma, podemos dizer que vale mais a pena visitar a cidade fora da altíssima temporada, quando as coisas ficam bem mais caóticas.

Agora, se a ideia é justamente curtir as festas de final de ano, uma viagem para Porto Seguro promete ser um dos mais animados do nordeste. Aliás, entre as festas de fim de ano programadas, há o tradicional réveillon 2024 da Axé Moi, uma das principais atrações da praia de Porto Seguro na véspera de ano novo.

Praias de Porto Seguro – Bahia

Para fugir do axé e do agito sem precisar ir muito longe da cidade, vale a pena visitar as bonitas praias de Mutá (10 km do centro) e Coroa Vermelha (14 km do centro, já em Santa Cruz Cabrália).

praia de porto seguro

Coroa Vermelha é fácil de chegar e ótima para fugir do axé

Praia de Coroa Vermelha e Mutá

Essas duas praias de Porto Seguro ficam na orla norte da cidade. Assim, a partir da praia de Mutá partem passeios de barco para Coroa Alta, formação de corais onde, durante a maré baixa, aparecem piscinas naturais de águas quentes e tranquilas.

Sem dúvida, a praia de Coroa Vermelha é bem tranquila, com barraquinhas para beber algo. Em pleno dezembro, ficamos apenas nós na praia, aproveitando o lindo cenário de coqueiros que emolduram a vegetação nativa. Aliás, as águas calmas e mornas dessa praia em Porto Seguro são apontadas como o local onde Pedro Álvares Cabral desembarcou no Brasil em 1500 e palco da primeira missa do Brasil.

Santa Cruz Cabrália

o que fazer em porto seguro

A vista panorâmica do centro histórico de Santa Cruz Cabrália é imperdível

A cidadezinha de Santa Cruz Cabrália, um pouco à frente da praia de Coroa Vermelha (8 km), possui um bonito centro histórico, que oferece vista panorâmica do encontro do rio João de Tiba e o quebra-mar natural que protege a vila. Aliás, é nesse povoado que se cruza, de balsa, para chegar no vilarejo de Santo André, um lugar perfeito para fugir do agito de Porto Seguro e com belas praias.

Como dissemos, com certeza vale a pena alugar um carro e incluir essas praias de Porto Seguro e vilas turísticas no seu roteiro de viagem. Aliás, se você sair cedinho é possível conhecer todos os lugares com alguma tranquilidade. Ou seja, fazer viagens bate volta a partir de Arraial d’Ajuda.

Leia também: O que fazer em Itacaré – Bahia

Feira de Artesanato de Coroa Vermelha

A praia de Coroa Vermelha, que guarda uma comunidade indígena pataxó, tem uma enorme feira de artesanto, com uma boa variedades de coisas para comprar em Porto Seguro. Assim, a feira possui desde lembrancinhas baratas para comprar até artesanato indígena e muitas lojas de roupas moda praia.

lirtoral Bahia

A Feira de Artesanato de Coroa Vermelha é um ótimo lugar para compras em Porto Seguro

Barracas de Axé em Porto Seguro

As barracas mais famosas da praia de Porto Seguro são a Axé Moi, Vira-Sol e Barramares. Durante o dia são animadas por dançarinos e bandas em um palco e, à noite, recebem festas em dias especiais. Assim, as principais barracas ficam na praia de Taperapuã, a 6 km do centro, e são fáceis de chegar de ônibus de linha ou facílimas para quem alugar um carro.

Vale a pena visitar para se divertir e paquerar, porém os preços são mais caros do que das barraquinhas, tocadas por pessoas locais e não agências de turismo.

O que fazer em Arraial d’Ajuda

Cruzando a balsa, que fica no centro histórico de Porto Seguro, chegamos à descolada vila de Arraial d’Ajuda. A praia já foi um reduto hippie e hoje está mais para moderninha.

Praias de Arraial d’Ajuda

Praia Arraial d Ajuda

A praia de Taípe, em Arraial, é selvagem e quase deserta

As praias próximas de Arraial d’Ajuda são obviamente as mais cheias. Ou seja, as praias de Mucugê e Pitinga. No entanto, ambas possuem grande estrutura de barracas, com música, ducha etc. Contudo, para fugir do agito e ver uma paisagem única, vale a pena incluir a praia de Taípe no seu roteiro de viagem.

Nesse sentido, a praia de Taípe é a praia mais selvagem e deserta da região. Assim, emoldurada por falésias, coqueiros e barracas rústicas com ótima estrutura pertinho do centro histórico e das pousadas, hotéis e resorts em Arraial D’Ajuda.

Rua do Mucugê – O que fazer em Porto Seguro

Para muita gente, a Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda, é a rua mais charmosa do Brasil, com lojinhas e restaurantes charmosos e acolhedores. A vida noturna de Arraial se concentra na Rua do Mucugê, o lugar perfeito para quem quer baladas na região –e o melhor, que fujam do esquema axé e coreografias.

O Morocha, um dos lugares mais badalados de Arraial d’Ajuda, tem um restaurante que vira balada. Costuma ter boas atrações à noite, especialmente aos finais de semana.

Em síntese, vale a pena uma visita ao Santuário Nossa Senhora d’Ajuda. O local é um dos mais antigos templos católicos do Brasil, e fica no alto de um morro com vista para a vastidão do Atlântico. De volta para centrinho histórico, aprecie as lojinhas charmosas e prestigie o artesanato da região com bons lugares para compras.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.