Início / Brasil / Bahia / Praia do Forte, no litoral norte da Bahia
A praia do Forte, no litoral norte da Bahia, é uma coleção de lindas paisagens

Praia do Forte, no litoral norte da Bahia

A praia do Forte, na Bahia, mistura paisagens únicas, com piscinas naturais, coqueiros e uma linda igrejinha a beira-mar. Ou ainda, uma lagoa cercada por uma área de preservação -e pista de corrida e para andar de bicicleta.

E ainda, com a oportunidade de ver tartarugas marinhas no projeto Tamar e, durante a temporada de baleias, as incríveis jubartes que buscam as águas quentinhas do litoral norte da Bahia para acasalar.

Além das atrações naturais, a praia do Forte, parte do município de Mata de São João, é um ótimo ponto de partida para um roteiro de carro no litoral norte da Bahia.

O destino fica bem perto, a menos de 30 km, de praias como Imbassaí, Arembepe, Santo Antônio e Costa do Sauípe. E é bastante descolada e badalada, com muitos restaurantes, lojinhas e pousadas charmosas.

A principal via da praia do Forte é a Alameda do Sol, um passeio onde não entram carros. A Alameda do Sol, na prática, é um charmoso shopping a céu aberto, com lojinhas descoladas, restaurantes e algumas pousadas.

A praia do Forte fica a 55 km do aeroporto de Salvador, na Costa dos Coqueiros

A praia fica a 55 km do aeroporto de Salvador, na Costa dos Coqueiros

O que fazer na praia do Forte

Passeios de barco

Fazer um passeio de barco de observação de baleias jubartes

Entre julho e outubro, acontece a temporada das baleias, quando os bichões buscam as águas baianas para acasalar.

Os sortudos conseguem ver os incríveis animais em incríveis manobras fora da água. A chance de ver as baleias, na temporada, é alta, e o passeio pode ser remarcado de graça quando os animais não comparecem.

Visitar o Projeto Tamar

A praia conta com um ponto de visitação do projeto Tamar, que busca proteger as tartarugas marinhas que buscam as praias brasileiras para se repdroduzir.

Nadar nas piscinas naturais

Algumas piscinas naturais atraem crianças e famílias na praia do Forte, na Bahia

Algumas piscinas naturais atraem crianças e famílias na praia do Forte, na Bahia

A extensa praia do Forte tem áreas com recifes que formam piscinas naturais. São muito bonitas, porém não encontrei nenhuma ótima para banho, como são as piscinas naturais da Costa dos Corais, entre Alagoas e Recife.

Conhecer a Reserva de Sapiranga

Bela reserva para conhecer a flora e a fauna local, tem trilhas, entre elas uma que leva ao rio Pojuca, onde é possível tomar banho de rio. Oferece atividades como tirolesa e passeio de caiaque.

Passear à noite na Alameda do Sol

A rua principal da praia do Forte conta com restaurantes charmosos e alguns bares. No final da rua, já quase na beira da praia, fica a bonita Igreja São Francisco De Assis, com uma bonitinha iluminação à noite.

Passar o final de tarde na Lagoa Timeantube

A lagoa da praia do Forte é um lugar romântico para ver o pôr do sol na Bahia

A lagoa da praia do Forte é um lugar romântico para ver o pôr do sol na Bahia

A lagoa na entrada da praia do Forte é um ótimo lugar para passar o final da tarde -o pôr do sol é lindo- e caminhar, pois possui um passeio bem cuidado no entorno.

Segundo as plaquinhas na lagoa da praia do Forte, é possível tomar banho em suas águas, mas não vi ninguém fazer isso (fiquei tentado).

Conhecer o litoral norte da Bahia

A praia do Forte fica na Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia, com diversas praias lindas em um raio de menos de 50 km.

A Linha Verde – Estrada do Coco é bem sinalizada e conservada e também com belas paisagens nas suas margens.

Entre as praias próximas da praia do Forte estão paisagens lindas do litoral nordestino como Arembepe, famosa pela vila hippie, Imbassaí, onde um rio se encontra com o mar formando um cenário único, Costa do Sauípe, famosa pelos resorts (alguns dos melhores resorts da Bahia ficam na região da praia do Forte) e Massarandupió, uma das mais bonitas praias de naturismo do Brasil.

Vale a pena colocar Imbassaí no roteiro de viagem pelo litoral norte baiano

Vale a pena colocar Imbassaí no roteiro de viagem pelo litoral norte baiano

Passagens aéreas para a praia do Forte

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Salvador. Portanto, é para Salvador que você deve comprar passagens aéreas para chegar lá.

E dá para dizer que é fácil chegar. O Aeroporto de Salvador fica a apenas 55 km da praia do Forte e o caminho é praticamente só pela Linha Verde – Estrada do Coco, uma boa estrada, que dá acesso rápido para quem viaja de avião para Salvador.

Além disso, ao lado do aeroporto de Salvador ficam diversas locadoras de carros -e vale muito a pena alugar um carro para explorar a região da Costa dos Coqueiros baiana.

Quem compra uma passagem aérea para Salvador e aluga um carro chega rapidinho. No caminho, vale a pena parar em Arembepe, que está mais ou menos no meio da distância entre a praia do Forte e Salvador.

Onde ficar na praia do Forte

Elencamos alguns dos melhores hotéis e resorts na Praia do Forte, na Bahia. Encontre também pousadas românticas e lugares baratos para se hospedar neste destino pertinho de Salvador.

Com muitas opções de pousadas e hotéis, a região conta com excelente estrutura de lugares para ficar.

Algumas entre as pousadas mais baratas da praia do Forte, como a Mares do Forte, onde ficamos, estão localizadas nessa rua principal. O pacote de 2 diárias para dezembro de 2021 na pousada estavam por a partir de R$ 598,00 quando pesquisamos o preço, em 22 de setembro de 2021.

Nas ruas paralelas à Alameda do Sol, ficam algumas pousadas e hotéis e outra opção de lugar barato para ficar, o Hostel Praia do Forte, em uma casa bem arrumadinha. Duas diárias por R$ 561,00 na mesma pesquisa acima.

POUSADAS EM OFERTA NA PRAIA DO FORTE



Booking.com

A praia do Forte também conta com um hostel charmoso, o Hostel Praia do Forte, que tem quartos coletivos e privativos. Imbassaí também tem hostel, para quem busca uma hospedagem mais barata na região.

Se a ideia é economizar na hospedagem e explorar o litoral norte da Bahia de carro, a Estrada do Côco, que corta a Costa dos Coqueiros, é bem sinalizada e estava em ótimo estado de conservação quando visitamos.

Ou seja, dá para ficar em várias opções de lugares em um raio de 30 km da praia do Forte. Chegar de uma praia a outra vai ser bem fácil, geralmente dirigindo no máximo meia hora por uma rodovia em bom estado e muito bonita.

A praia do Forte é um dos melhores lugares para ficar no litoral norte da Bahia

A praia do Forte é um dos melhores lugares para ficar no litoral norte da Bahia

Porém se a ideia é ficar em um lugar agitado, com vida noturna e muitas opções de coisas para fazer, uma boa escolha é ficar na praia do Forte mesmo.

Apesar da praia do Forte oferecer muita coisa para fazer, tanto de dia, como de noite, vale a pena considerar alugar um carro para explorar as praias do litoral norte da Bahia.

Em um roteiro de carro, é possível conhecer lugares como Arembepe, refúgio selvagem onde fica uma bacana vila hippie há décadas, e Imbassaí, onde o rio de mesmo nome se encontra com o mar formando uma das mais belas paisagens de praia do Brasil.

Para quem alugar um carro, na alta temporada, em épocas como Réveilllon e Carnaval, ou no verão, em dezembro e janeiro, vale a pena verificar se a pousada ou hotel na praia do Forte conta com estacionamento, pois na rua principal da vila, a Alameda do Sol, na cidade de Mata de São João não entram carros.

Apesar de existirem lugares públicos para parar o carro próximo a rua principal, são poucas as vagas e é possível que as melhores estejam ocupadas em épocas como o final de ano e no verão, ou mesmo nos finais de semana, quando muitas pessoas de Salvador aproveitam para visitar a bela região.

Resorts na Praia do Forte – Bahia

resorts na praia do Forte e a Costa do Sauípe

A praia do Forte fica a 55 km do aeroporto de Salvador, na Costa dos Coqueiros

A praia do Forte, a praia mais badalada do litoral norte da Bahia, ótima base para um roteiro de carro pela Linha Verde – Estrada do Coco, que cruza de Salvador ao Sergipe, também tem ótimas opções de resorts para ficar.

Entre as opções de 5 estrelas na praia do Forte, estão hotéis conceituados como o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, localizado em um lugar de paisagens incríveis e com diversos serviços e atividades relaxantes, como um spa e aulas de ioga, além de quadras e boas piscinas.

Outra boa opção também na praia do Forte é o Iberostar Bahia, um resort 5 estrelas all inclusive com complexo esportivo e 6 restaurantes, não por acaso uma das grifes de resorts mais conhecidas do Brasil.

Resorts no sul da Bahia

Se a ideia é fazer uma viagem mais sofisticada, vale a pena explorar os ótimos resorts da região na Bahia, como os resorts em Imbassaí, Costa do Sauípe e outros lugares próximos.

Resorts na praia do Forte, litoral norte da Bahia

A Praia do Forte e a região, a apenas 55 km do Aeroporto de Salvador, é um dos principais destinos turísticos no litoral norte da Bahia, com muitas opções de lugares para ficar, de pousadas charmosas a resorts de luxo.

A região, na bela Costa dos Coqueiros da Bahia, é conhecida pelos resorts 5 estrelas como o Tivoli Ecoresort Praia do Forte e o Iberostar Bahia – All Inclusive.

Mas existem opções mais baratas de lugares para se hospedar, como campings e casas de família da vila hippie de Arembepe (30 km da praia do Forte), pousadas econômicas como a Mares do Forte.

Na passarela principal da praia do Forte, uma rua cheia de lojas e restaurantes onde não entram carros, e opções em vilas e lugares próximos, como Imbassaí e praia de Santo Antônio, que também conta com um camping.

Pousadas na Praia do Forte

A praia do Forte, no litoral norte da Bahia, tem muitas coisas para ver, como o projeto Tamar

A praia do Forte, no litoral norte da Bahia, tem muitas coisas para ver, como o projeto Tamar

Mares do Forte

A pousada Mares do Forte, onde ficamos hospedados da praia do Forte, em julho, é uma das pousadas mais baratas para ficar.

Localizada na Alameda do Sol, a pousada é simples, mas limpa e bem cuidada. Tem ar-condicionado, TV, um ótimo banheiro…

A pousada fica a cerca de 500 metros da praia, do projeto Tamar, do Instituto Baleia Jubarte e de outras referências de coisas para fazer na praia do Forte.

Só tivemos duas questões chatas (mas que já estávamos preparados para lidar): a pousada, econômica, não conta com estacionamento (a gente estava com carro alugado e fazendo um roteiro de carro pelo litoral norte da Bahia) e também não serve café da manhã.

Apesar de ficar bem localizada, quase em frente a um supermercado (um dos poucos lugares com comida barata na Alameda do Sol), optamos por tomar café da manhã em outra pousada da praia do Forte, por 30 reais por dia.

Tatuapara

Apesar de vasta gama de excelentes hotéis na Praia do Forte, os preços desses são altos, colocando a Pousada Tatuapara com boa opção de pousada boa e barata em Salvador.

A Pousada Tatuapara é bem familiar e fica numa zona calma da cidade, a apenas 50 metros da praia e ao lado da movimentada rua principal, repleta de restaurantes, bares e cafés.

A pousada dispõe de 24 quartos standard e seis estúdios, estes últimos melhor para famílias. O pátio central tem uma pequena piscina e banheira de hidromassagem ao ar livre. É uma pousada de bom custo x benefício e excelente localização em um destino cada vez mais caro.

Praia do Forte Hostel

O popular albergue fica logo na entrada da rua principal, sendo a melhor opção de pousada boa e barata na Praia do Forte.

Os quartos do pavimento inferior possuem ventiladores de teto e têm banheiro compartilhado. Já os dormitórios do piso superior, são adequados com ar condicionado, a melhor opção para casais e famílias com crianças.

A praia do Forte conta com muitas pousadas charmosas e românticas, perfeitas para uma viagem de casal.

Resorts na praia do Forte, Costa do Sauípe, Imbassaí e litoral norte da Bahia

Quem prefere o luxo de um resort, tem várias opções na região.

Em uma faixa de 30 km, ficam resorts como o Vila Galé Marés, um reconhecido resort all inclusive na Bahia, em Guarajuba, ou o Sauípe Resorts, outro lugar 5 estrelas no sistema all inclusive, na Costa do Sauípe, onde ficam alguns dos melhores resorts não só da Bahia como do Brasil.

Se você quer conhecer outras opções de resorts no nordeste, não deixe de ver nosso artigo com alguns dos melhores resorts do Brasil nas praias do Nordeste.

Campings no litoral norte e Arembepe

Vale a pena conhecer o paraíso rústico de Arembepe, reduto hippie perto de Salvador

Vale a pena conhecer o paraíso rústico de Arembepe, reduto hippie perto de Salvador

Para os mochileiros e quem gosta de contato próximo com a natureza e a cultura local, o lugar ideal para ficar é na vila hippie de Arembepe.

As paisagens deslumbrantes são palco de um modo de vida único, que congrega cerca de 30 famílias no local. Arembepe, cercada por rio e mar, com certeza tem uma das paisagens de praia mais bonitas do Brasil.

Já quem procura um lugar barato para ficar perto da praia do Forte, vale a pena verificar pousadas em Arembepe ou na vila de Diogo.

É fácil encontrar bons hostels na região, que são opções mais econômicas de hospedagem. Em Santo Antônio e Arembepe, por exemplo, existem campings para os mochileiros e quem gosta de acampar pertinho da praia.

A vila hippie de Arembepe conta com camping (10 reais por pessoa) e pessoas que alugam quartos por 30 reais por dia -negociáveis.

O rústico restaurante do Roque, ao lado do centro de artesanato, tem quartos baratinhos para alugar.

Para encontrar um lugar para ficar em Arembepe, procure pelo centro de artesanato da vila, sempre movimentado, onde é possível se informar da disponibilidade de lugares para dormir.

Vale a pena ir preparado para ficar no camping de Arembepe ou ir com antecedência para garantir a hospedagem, mas acreditamos que dificilmente se saia de lá sem lugar para ficar.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem Gosta de praias, baladas e comidas diferentes. A Amazônia é o destino que o emociona. Antes de embarcar no Muita Viagem, trabalhou no jornal Folha de São Paulo e no Estado de São Paulo na cobertura de tecnologia, cultura e cidades. Mas lia o caderno de turismo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.