Início / Destinos / Praia dos Carneiros, uma joia do litoral sul de Pernambuco
A igreja a beira-mar é um cenário único na praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros, uma joia do litoral sul de Pernambuco

A Praia dos Carneiros é paradisíaca. Uma imensa piscina natural de água azul e quentinha com coqueiros na borda.

Para completar a paisagem, uma simpática igrejinha do início do século 20 a beira-mar, o grande símbolo do litoral de Tamandaré, uma joia entre as belas praias do litoral sul de Pernambuco, a 103 km de Recife, em direção a Alagoas.

Apesar de cada vez mais popular no verão, essa parte do litoral ainda é pouco explorada na baixa e média temporada, entre os meses de julho a novembro.

É o tipo de praia que vale a pena visitar em um bate e volta de carros desse lugar.

Acesso rápido ao conteúdo:

Como chegar na Praia dos Carneiros

Carneiros, localizada no município de Tamandaré, não fica longe de Recife, e menos ainda de lugares como Porto de Galinhas (Pernambuco) e Maragogi, em Alagoas (50 km).

Nunca foi? Saiba como chegar à Praia dos Carneiros!

praia dos carneiros

Praia dos Carneiros – Tamandaré/PE

Localizada no município de Tamandaré, cercada e praticamente isolada pelos rios Ariquindá e Formoso, a Praia dos Carneiros é um lugar paradisíaco, perfeito para uma viagem romântica, em uma das praias mais bonitas do mundo.

Mapa para chegar na Praia dos Carneiros

Desde meados do de 2016 ficou mais fácil chegar na Praia dos Carneiros.

Para quem estava acostumado ir à Praia de Carneiros, logo após passar pelo município de Rio Formoso, pegue a estrada de Amaraji (rodovia PE-72). Daí até chegar à Praia dos Carneiros (PE-09) são oito quilômetros de lindas paisagens.

Vindo de Recife pela BR-101, o motorista deve seguir até o Cabo de Santo Agostinho, seguindo depois pela PE-60.

Com a inauguração da nova ponte o Rio Arikindá, que liga a Praia de Guadalupe à Praia dos Carneiros, a dica é, após cerca de 1km do perímetro urbano do município de Rio Formoso.

Contorne à direita no trevo para cruzar a rodovia para o lado contrário.

Pegue a PE-72 (Amaraji) e siga até a Praia dos Carneiros. O blog “Tempere Sua Viagem” tem ótimas fotos da pista e da nova ponte.

A primeira dica que fica desta viagem é preferir ir em novembro e dezembro ao invés de janeiro e fevereiro, época de maior movimento.

Acreditamos que a melhor época para ir é a partir de setembro até a primeira quinzena de dezembro. O local está mesmo ficando muito popular, especialmente na época do verão.

A Praia dos Carneiros, em Tamandaré tem extensão de areia fofa e branquinha que quando a maré baixa dá para caminhar de mãos dadas em um passeio maravilhoso.

As águas cristalinas e calmas são ótimas para se refrescar. Apenas cuidado com os corais.

A localização geográfica da Praia dos Carneiros facilita entender como este lugar é um paraíso quase particular. Com seus extensos coqueirais, faz fronteira com o Rio Ariquindá e Rio Formoso, além de ser banhada pelo mar do Atlântico.

Praia dos Carneiros: qual a melhor época?

Em geral, a Praia dos Carneiros tem o clima e a temperatura variando de 22 °C a 32 °C ao longo de todos os meses do ano.

Para acertar a melhor época para viajar para Ipojuca e região vale consultar a tendência de chuvas em cada época do ano nas cidades do litoral, bem como a previsão da tábua das marés no Porto de Maceió.

Em relação aos meses do ano, para aproveitar melhor a viagem, a dica é programar a viagem para a primavera ou o verão – entre setembro  e fevereiro.

O verão é quente e céu praticamente limpo, sem nuvens. Já a primavera é bacana para dias de sol sem temperaturas tão altas.

Evite a viagem entre início de março e o final de agosto. São os meses com mais chuva no litoral de Pernambuco. O inverno não é frio, mas costuma chover bastante. É bom evitar férias durante esses meses.

Praia dos Carneiros – o que fazer por lá

Apesar de ser uma das praias mais famosas do litoral de Pernambuco, a praia dos Carneiros é bem rústica e vazia em comparação com as vizinhas.

Para chegar, é preciso cruzar áreas particulares, muitas pertencentes a bares, restaurantes ou pousadas que cobram -às vezes um preço caro- pelo estacionamento.

Praia dos Carneiros

Os recifes formam uma imensa piscina natural de águas azuis em Carneiros

O lado bom disso é que a praia é mais tranquila e selvagem.

Tais características, aliadas aos cenários paradisíacos, e com belas pousadas e chalés pé na areia, fazem a praia dos Carneiros ser muito procurada por casais em lua de mel.

Quando eu fui, fiquei bem instalado no Restaurante Jobar, localizado na mesma área da pousada Bangalôs do Gameleiro.

A estrutura do restaurante é linda, com barraquinhas e guarda-sóis de palha, espreguiçadeiras e um cardápio com preços razoáveis e pratos elaborados de ingredientes locais.

Praias Tamandaré - Ipojuca PE

Os bangalôs do Gameleiro têm restaurante e quiosques pé na areia

Não foi desta vez que fiquei hospedado em uma pousada na praia dos Carneiros, mas coloquei na minha listinha os Bangalôs do Gameleiro, com chalés pé na areia.

Quem for ficar hospedado na região deve pensar em alugar um carro e conhecer várias praias próximas em um roteiro pelo litoral sul de Pernambuco e norte de Alagoas.

Além de lagartear ao sol nos quiosques a beira mar e aproveitar as águas quentinhas da grandiosa piscina natural, claro que dei uma passadinha na igreja de São Benedito – PE.

Foi um dia muito bom fazendo muita coisa sem fazer nada.

Igrejinha de São Benedito

A igrejinha de Carneiros é um símbolo dessa bonita praia de Pernambuco

A igrejinha de Carneiros é um símbolo dessa bonita praia de Pernambuco

Chalés românticos na Praia dos Carneiros

A dica que deixamos para quem tem ideia de ficar 3 semanas entre os 3 destinos – Maragogi, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas, é gastar mais com hospedagem nos Carneiros.

Afinal, os outros destinos possuem mais passeios e, a praia dos Carneiros é a melhor praia para namorar e dormir num bangalô confortável e romântico.

A ideia foi pegar também uma pousada boa, mas tivemos uma grande decepção. Fechamos pacote de 3 diárias em bangalô duplo com café-da-manhã na Pousada do Farol.

Pousada do Farol

A pousada tem piscina e os chalés são aconchegantes, mas o atendimento e café-da-manhã deixaram a desejar. Além disso, a falta de serviço de restaurante ou lanchonete nos obrigaram a pegar um táxi até o mercado para comprar água, por exemplo.

O plano inicial de ter escolhido Maragogi como primeiro destino da viagem e uma pousada melhor. Pensamos em investir na pousada em Maragogi para descansar da viagem de avião até Recife e o trecho de carro até Maragogi.

Por fim, foi o que fizemos. Tudo para ter na Praia dos Carneiros uma estadia tranquila…

Pesquise onde ficar pelo Booking.com

Onde ficar na Praia dos Carneiros?

chales-gameleiros-onde-ficar

Quem já esteve lá, sabe que a Praia dos Carneiros é uma das melhores praias do mundo!

Outra dica que fica da viagem de 3 semanas para três destinos – Maragogi, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas, é escolher muito bem onde ficar. Tivemos uma experiência ruim na pousada da Praia dos Carneiros.

Apesar de ter uma infra regular, o vilarejo peca muito em opções de restaurantes e mercadinhos.

Nossa pousada não tinha restaurante, e como estávamos sem carro, tudo tinha que ser feito com táxi. O que agravou a situação foi o fato de termos feito a viagem no mês de julho, época onde muitos comércios fecham mais cedo.

De qualquer forma, como não era época de alta estação — entre dezembro e meados de fevereiro, havia sempre um táxi rápido e estava resolvido nosso desejo de comer bem na Praia dos Carneiros.

Chalés na Praia dos Carneiros

Para quem está planejando a viagem de férias e for escolher uma pousada ou hotel na Praia dos Carneiros, a dica é optar por uma hospedagem em lugar que sirva jantar, como algumas das pousadas abaixo:

Bangalôs do Gameleiro

Uma hospedagem que vale a pena conhecer são os Bangalôs do Gameleiro.

A viagem à praia dos Carneiros fica ainda mais romântica nestes bangalôs “pé na praia”.

As acomodações da pousada oferecem rede para deitar e casinhas de tapera ao redor para você curtir uma viagem de casal, viagem de lua de mel no melhor estilo praiano.

A estrutura da pousada conta também com bar e restaurante Jobar.

bangalos-gameleiro

Bangalôs na Praia dos Carneiros – opção de lugar romântico e tranquilo

Hotel Pontal dos Carneiros

Também em localização privilegiada na praia dos Carneiros, o Hotel Pontal dos Carneiros Beach Bungalows, oferece imensa área verde para seus hóspedes.

Além de ser em frente a uma das melhores partes da praia, com formações de arrecifes e piscinas naturais. Um ponto a observar é a frequência muito grande de turistas que passeiam pela praia e frequentam o restaurante da pousada.

Onde comer na praia dos Carneiros

Um destino com diversos restaurantes aconchegantes em praias quase desertas. Assim é a praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco, uma das regiões do nordeste mais bonitas do Brasil!

Fizemos a viagem em roteiro viajamos para 3 destinos — Maragogi, Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros em 3 semanas no litoral de Alagoas e Pernambuco, e de fato, a Praia dos Carneiros foi um dos nossos lugares preferidos!

O destino reserva ao turista um ar de praia paradisíaca, ótima para fazer passeios de barco e passeios de buggy, mas o bom mesmo neste lugar lindo é comer bem!

Acesso rápido ao conteúdo:

Restaurantes na Praia dos Carneiros

A gastronomia local é ótima e com muitas opções de peixes, mariscos e outros frutos do mar. Além de comer bem, você ainda tem algumas opções de passeios a reservas naturais, praias desertas e locais históricos.

Saiba onde comer na Praia dos Carneiros

Jantar em restaurantes entre o pôr do sol e o anoitecer é um ótimo programa romântico para quem está viajando a dois. Como escolhemos uma pousada que não oferecia jantar, tínhamos que sair todas as noites para jantar.

Os jantares são ótimos, pois é possível comer bem sem gastar muito. Porém, se você não tiver alugado um carro e for depender de táxi, é preciso acertar com um motorista antes para evitar aborrecimentos, especialmente em dias de chuva e na alta temporada.

restaurantes na praia dos carneiros

O restaurante Tapera do Sabor fica na praia de Tamandaré, 7 km de distância dos Carneiros

Tapera do Sabor

Um cantinho rústico e aconchegante em Tamandaré, a 7 km de distância da praia dos Carneiros, assim pode ser definido este restaurante de frente para a praia.

Paredes de bambu e teto de tapera, o restaurante possui área interna para os mais intimistas e, uma área externa, para casais jovens, que preferem jantar com o pé na areia.

A comida típica do litoral pernambucano, como o peixe da tapera (filé de pescada amarelo grelhado, com baião de dois de camarão, é um exemplo do que aguarda um jantar romântico ouvindo o som das ondas do mar.

Endereço: R. São Jose, 450, Tamandaré, Pernambuco | Reservas: +55 81 3676-1509

Beijopirá – Praia dos Carneiros

O restaurante Beijopirá fica 3 km ao lado da praia dos Carneiros.

O local é cercado por inúmeros coqueiros de frente para uma praia paradisíaca. Está ao lado da hospedagem “Pontal dos Carneiros Beach Bungalows“, um complexo de bangalôs.

Não chegamos a ir no restaurante na praia dos Carneiros, deixamos para ir em Porto de Galinhas, que achamos muito bom e contaremos no próximo relato da viagem de 3 semanas por 3 destinos do litoral de AL e PE.

Reservas: +55 81 3676-1461

Restaurante Arikinda

Aberto diariamente das 10h às 22h, o restaurante fica na beira-mar da pousada Praia dos Carneiros. Oferece carta de vinhos, almoço e jantar. Também tem pousada e passeios de catamarã.

Telefone: +55 81 3676-1342 / +55 81 9245-9606

Bangalôs do Gameleiro

O restaurante tem diversas opções de frutos do mar, incluindo lagostas, polvo, camarão, siri e aratu, além das tradicionais peixada e moqueca pernambucana.

As opções são mais variadas durante o dia, à noite pratos mais simples com opções de massas, pizzas e jantar regional.

Reservas: +55 81 3676-1421 / +55 81 9244-9231

Bora Bora

Está sempre cheio de turistas, famílias e excursões, que passam o dia na praia aproveitando a estrutura do restaurante.

Telefones: +55 81 9164-0673 / +55 81 9229-9035 / +55 9228-9823 / +55 81 3676-1482

Transportes na Praia dos Carneiros

A praia dos Carneiros é paradisíaca e afastada, com pouca infraestrutura local.

As opções de restaurantes são em locais distantes da praia. Portanto, sempre que for sair para jantar é preciso locomover-se de carro. Há uma associação de taxistas de Tamandaré que faz o trajeto pousada-restaurante-pousada.

Na época, em julho, qualquer lugar que fôssemos era um preço fixo. Fomos ao mercado fazer compras, no centro de Tamandaré e nos restaurantes acima. Sempre o mesmo valor fixo. É preciso consultar o valor cobrado nos dias atuais.

Serviço de Táxi na Praia dos Carneiros

  • Cicero Taxi – Tamandaré

Telefones: +55 81 8741-1661 / +55 81 9148-6478 / +55 81 9815-2335

  • Junior Tour – passeios, translados e city tour

Telefones: +55 81 8642-2162 / +55 81 9117-1798

  • Bruno Taxi

Telefones: +55 81 8670-7714 / +55 81 96540199

Praias próximas de Carneiros

A Praia de Porto de Galinhas é um agitado balneário pertinho de Recife.

Quem quer um lugar mais tranquilo e praias com ondas deve conhecer Maracaípe, uma das praias mais bonitas do Brasil.

Maragogi é um dos principais destinos turísticos da região, com muita coisa para fazer, como mergulho, visita a fazendas históricas e mergulho em piscinas naturais.

Mais tranquila, a vizinha Japaratinga é uma praia perfeita para passar um dia tranquilo rodeado de coqueiros e mar azul.

O arquipélago de Fernando de Noronha é destino perfeito para viajar e conhecer algumas das praias mais bonitas do mundo!

Post publicado em 18 de março de 2016. Atualizado em 13 de setembro de 2021 por Muita Viagem.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem Gosta de praias, baladas e comidas diferentes. A Amazônia é o destino que o emociona. Antes de embarcar no Muita Viagem, trabalhou no jornal Folha de São Paulo e no Estado de São Paulo na cobertura de tecnologia, cultura e cidades. Mas lia o caderno de turismo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.