Passeios e o que fazer no Rio de Janeiro – Arpoador, Praia de Copacabana, Posto 9 de Ipanema, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, noite na Lapa, passeio na Lagoa…
Quem já foi ao Rio pelo menos uma vez, deve estar familiarizado com alguns desses lugares ou passeios.
No entanto, aqui vamos falar de alguns lugares menos turísticos – talvez alguns um pouco mais – mas que valem muito a visita e vão te dar um novo olhar sobre o Rio, além de suas incríveis paisagens naturais.
Leia também: Hotel fazenda para o réveillon
O que fazer no Rio de Janeiro (cidade)
Fábrica Bhering
Fábrica Bhering, na Zona Portuária carioca | Fotos: Cristiane Nunes
Poderia ser um lugar super cool de Berlim, mas é no Rio. Uma antiga fábrica alemã de chocolate de 1880 – a primeira do Brasil – teve seu espaço reaproveitado a partir de 2010 para se tornar um polo de cultura e arte, no bairro de Santo Cristo, zona portuária do Rio.
Todo primeiro sábado do mês rola o Circuito Interno, um evento em que ateliês ficam abertos para visitas, lojinhas expõem produtos, inclusive, muitos de novas marcas locais, shows e apresentações. No terraço, no quinto andar, ainda dá para curtir um pôr-do- sol incrível!
Rua Orestes, 28 – Santo Cristo | Site oficial da Fábrica
Void General Store Botafogo
Void, Rio de Janeiro | Fotos: Cristiane Nunes
Numa rua bem agitada do Botafogo, com inúmeros barzinhos, está a Void General Store, sucesso no Rio, entre as várias unidades. Mas destacamos essa loja do “Botasoho”, como é apelidado o bairro por concentrar as novidades da noite carioca e ter aquela vibe mais cool.
Com a comida pela House Of Food, a Void oferece diversas opções de cervejas e drinks. O pessoal costuma se concentrar na fachada da loja, ocupando a calçada, num estilo bem informal
Rua Voluntários da Pátria, 31 – Loja C e D – Botafogo | Site oficial da Avoid
Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro | Fotos: Cristiane Nunes
O Instituto Moreira Salles, no bairro da Gávea, é um dos lugares must-see mais maravilhosos do Rio!
Além da programação de exposições, filmes, shows e o vasto acervo de fotografia, a área externa te convida para passar horas no lugar.
Com um espaço de 13 mil metros quadrados, em meio à mata atlântica, a casa é um marco da arquitetura moderna da década de 1950, projetada por Olavo Redig de Campos e com o paisagismo de Roberto Burle Marx. Entrada gratuita.
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea | Site oficial do IMS – RJ
Museu do Amanhã
Museu do Amanhã, Rio de Janeiro | Fotos: Cristiane Nunes
Já que estamos falando de arquitetura, não podemos esquecer o monumental Museu do Amanhã, com suas formas geométricas assinadas pelo espanhol Santiago Calatrava.
Está certo que o museu de ciência já entrou na lista dos pontos turísticos e isso não é nenhuma novidade, mas é interessante observar um prédio tão moderno inserido no antigo centro do Rio e o impacto que isso representa para a cidade.
O museu está no projeto Porto Maravilha de revitalização da região portuária do Rio, para transformar a Praça Mauá em um ponto cultural e turístico da cidade. Assim, o conceito do museu é despertar uma reflexão do mundo que queremos para o futuro.
Praça Mauá, 1 – Centro – Rio de Janeiro | Site oficial do Museu do Amanhã
Museu de Arte do Rio (MAR)
Museu de Arte do Rio | Foto: Cristiane Nunes
Logo ali, bem pertinho do Museu do Amanhã, está o Museu de Arte do Rio, com uma arquitetura que une o próprio museu com a Escola do Olhar, a partir do antigo palacete de Dom João VI e do ex-prédio da Polícia.
O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório carioca Bernardes + Jacobsen. Assim, o MAR também faz parte do projeto de revitalização da área, e sua proposta como centro cultural é promover uma leitura transversal da história da cidade, unindo exposição e interação com o público.
O acesso para o mirante no terraço, que tem uma bela vista para o Museu do Amanhã e a Praça Mauá, é gratuito.
Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeito | Site oficial do Museu de Arte do Rio
Museu Nacional de Belas Artes
Museu Nacional de Belas Artes | Foto: Divulgação/Site Oficial
Aproveitando a rota do centro histórico, o Museu Nacional de Belas Artes é vizinho do Teatro Municipal, abrigando a produção artística brasileira dos séculos XIX e XX, em um vasto acervo.
No prédio, chama a atenção a fachada principal, inspirada no modelo de uma das alas do museu do Louvre.
Avenida Rio Branco, 199 – Centro – Rio de Janeiro
Parque Lage
Parque Lage, um lugar bonito no Rio de Janeiro | Fotos: Cristiane Nunes
Com o morro do Corcovado ao fundo e vizinho do Jardim Botânico, o cenário do Parque Lage é conhecido pelas novelas e filmes. Assim, com um belo jardim e um café concorridíssimo, com longa fila de espera – e que não compensa no custo benefício – o casarão do parque abriga a Escola de Artes Visuais, com cursos, exposições e palestras.
Além do local que rende belas fotos, vale ficar de olho na programação cultural do parque!
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico | Site Visit Rio – Parque Lage
Praia de Joatinga
Praia de Joatinga, na Barra da Tijuca – RJ | Fotos: Cristiane Nunes
Pensou que não falaríamos de praia?! A da Joatinga é daquelas de tirar o fôlego. Localizada dentro de um condomínio, em Joá, próximo à Barra da Tijuca, a praia tem apenas 300 metros de extensão, com areia branca e fina, água cristalina, e em volta de morros.
Para acessar a praia, tem que fazer um caminho pelas pedras. É recomendável chegar cedo, porque a maré sobe à tarde, quase desaparecendo a extensão de areia. A praia também não tem infraestrutura, é só você e a natureza!
Referência: Clube Costa Brava | Localização: Estrada do Joá, condomínio na Rua Pascoal Segreto
Junta Local
Junta Local, a feira itinerante no Rio de Janeiro | Foto: Samuel Antonini/Divulgação
Para valorizar a produção artesanal e local de comida, a Junta Local é uma comunidade de pequenos produtores, que promove feiras em prol da alimentação consciente e a preço justo.
A localização da feira pode variar, para se informar, basta acompanhar os eventos publicados no Facebook. Alguns eventos da Junta Local costumam ser bem animados com música e shows.
Delírio Tropical
Delírio Tropical, restaurante no Rio para comer saudável | Foto: Instagram
Se você gosta de comer bem e de forma saudável, além de pagar um preço justo, o Delírio Tropical é um self service perfeito, com opções vegetarianas, sem lactose e sem glúten.
As hortaliças da rede são produzidas de forma orgânica e o restaurante ainda tem uma linha de sucos artesanais.
O restaurante conta com várias unidade na cidade do Rio de Janeiro, e em algumas serve café da manhã.
Rua Garcia d’Avila, 48 – Ipanema – Rio de Janeiro | Site oficial do Delirio
Polis Sucos
Polis Sucos, casa de sucos e lanches naturais em Ipanema – RJ | Foto: Cristiane Nunes
Uma coisa bacana do Rio é observar quase em cada esquina – pelo menos na zona sul – uma casa de sucos e lanches naturais. No mesmo estilo do Bibi Sucos, o Polis é um ponto clássico em Ipanema, aberto desde 1958.
Em um clima bem informal, sendo a rua uma extensão da lanchonete, vale provar o sanduíche de pasta de atum com ovo (fica muito bom!).
Rua Maria Quitéria, 70 – Ipanema – Rio de Janeiro | Site oficial do Poli Sucos
Jobi
Jobi, bar descolado no Leblon | Foto: Cristiane Nunes
Ponto clássico no Leblon, este bar é um daqueles em que os garçons são funcionários de muitos anos.
Com deliciosos petiscos – como o tradicional bolinho de bacalhau – para acompanhar a cerveja, a rua fica lotada à noite até altas horas.
Avenida Ataulfo de Paiva, 1166 – Leblon – Rio de Janeiro.
Cervantes
Cervantes, típico restaurante em Copacabana – RJ | Foto: Cristiane Nunes
Se você quer experimentar o famoso sanduíche carioca feito de filé mignon com uma fatia de abacaxi, o restaurante Cervantes é o lugar.
O estabelecimento é simples, mas funciona até tarde, e isso o que importa, afinal, a larica não tem hora!
Avenida Prado Júnior, 335 – Copacabana
Bar do Adão
Bar do Adão para beber e comer bem na Lapa – Rio de Janeiro | Divulgação
A noite da Lapa é intensa e agitada. Mas se você procura um lugar um pouco mais tranquilo e com petiscos variados, o Bar do Adão é o lugar para dar aquela pausa.
Conhecido pelos vários tipos de pastéis e seus recheios, que vão desde o camarão, passando por nutella e até queijo brie, as opções do bar são inúmeras e para todos os gostos. Algumas unidades servem até rodízio de pastel!
Rua Gomes Freire, 602 – Lapa | Site oficial do Bar do Adão
Leia também: Festas no Rio de Janeiro: eventos na capital e interior
Officina del Gelato
Officina del Gelato, sorveteria em Copacabana | Divulgação
Imagine aquele calor do Rio, mas com o típico gelato italiano em uma lojinha com uma decoração moderninha de azulejos, cores tons pastel e luminárias, dando aquele ar de leveza.
Os sabores podem mudar conforme o dia, mas se você for amante do pistache (ou mesmo se nunca provou), peça sem hesitar, porque é fabuloso!
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 903 – Copacabana
T.T. Burger
TT Burger, o melhor hambúrguer da cidade do Rio de Janeiro | Divulgação
São Paulo é conhecido como a cidade do hambúrguer no Brasil, mas o Rio de Janeiro não fica atrás com o T.T. Burger, do chef Thomas Troisgros, filho do chef francês Claude Troisgros.
O cuidado não está apenas no preparo da carne do hambúrguer, mas também no design da loja, com vários detalhes e recados bem-humorados, dando uma cara moderninha para o local. Importante: também tem opção vegetariana.
Rua Francisco Otaviano, 67 – Arpoador | Site oficial do restaurante
O Rio do alto: Mirante da Paz e o Cantagalo
“No mar estava escrito uma cidade”. A frase de Carlos Drummond de Andrade representa perfeitamente a Cidade Maravilhosa.
Não por acaso, o Rio de Janeiro recebeu o título de patrimônio da humanidade por causa das paisagens entre o mar e as montanhas.
E um dos melhores passeios para ter uma ideia da beleza e imensidão das paisagens cariocas é muito fácil (e barato) de fazer: ver a zona sul do Rio de Janeiro do alto mirante do Cantagalo –também chamado de Mirante da Paz.
Cantagalo, no Rio
O Cantagalo é um morro encravado em Ipanema, pertinho do mar.
O elevador do morro do Cantagalo, que leva ao Mirante da Paz
O mirante do Cantagalo fica a 64 metros de altura e a vista do Rio de Janeiro do alto é sensacional: dá para ver a Lagoa Rodrigues de Freitas, a praia, o Morro dois Irmãos, as Ilhas Cagarras e muito mais. A sinalização para turistas no mirante é satisfatória.
Como chegar ao Mirante da Paz, no Cantagalo
Para chegar ao mirante do Cantagalo, basta pegar o elevador no final da rua Teixeira de Melo –das areias da praia de Ipanema até a entrada no elevador não dá nem 500 metros.
O elevador serve a comunidade que mora no Cantagalo, é de graça e funciona de 5h até meia-noite.
A entrada do elevador que leva ao Mirante da Paz é próxima da Praça General Osório, do Posto 7 e do Arpoador –outro ponto imperdível em um roteiro pelo Rio de Janeiro.
Se a ideia é aproveitar a vista do Rio de Janeiro tomando uma cerveja e comendo uma das mais famosas comidas caseiras da região, caminhe pelo longo corredor do alto do elevador para o lado oposto do mirante, em direção à favela.
Logo na saída do corredor fica a Pensão da Bica, uma birosca que tem uma sacadinha bem legal para tomar cerveja, comer e apreciar a vista do Rio de Janeiro do alto.
O povo joga sinuca, você vê gente perguntando do resultado do Cantagalo e jogo do bicho hoje, é sempre uma aventura!
Todos os dias têm um prato diferente –de sexta e sábado, dá para comer feijoada.
Passei por lá com amigos e fomos gentilmente atendidos, bebemos cerveja bem barata e ganhamos uma porção de torresmo delícia.
É um lugar que entrou no meu roteiro na Cidade Maravilhosa. Sempre que for para o Rio, passarei por lá.
O básico do Rio de Janeiro
Corcovado
O Corcovado é reconhecido mundialmente como uma das atrações mais bonitas do Rio. | Foto: Dani
Para mais informações, acesse o site oficial.
Pão de Açúcar
Praia de Copacabana, Vermelha e Lagoa Rodrigo de Freitas do alto do Bondinho do Pão de Açúcar | Foto: Celsim
Para mais informações, acesse o site oficial.
Parque Nacional da Tijuca
Escada na Mesa do Imperador, no Parque Nacional da Tijuca, Zona Sul do Rio de Janeiro. | Foto: Shinagawa
Para mais informações, acesse o site oficial.
Jardim Botânico
Reconhecido no mundo todo, o Jd. Botânico do Rio abriga milhares de espécies vegetais. | Foto: Cyro A. Silva
Para mais informações, acesse o site oficial.
Feira de São Cristóvão
Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas no Rio de Janeiro. | Foto: Shinagawa
Para mais informações, acesse a página no Facebook.
Passeios no Rio de Janeiro: do Leme ao Pontal e mais…
Uma volta pelo centro histórico do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é famoso por suas praias, pelas paisagens entre o mar e as montanhas (por isso é apontada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco) e pela vida noturna.
Confira a seguir, roteiro com mapa de pontos de interesse em caminhadas de curta distância pelas ruas do centro histórico. É um roteiro simples e fácil, apenas diga nossas dicas antes da viagem!
A cidade do Rio, que, em 1808, se transformou da noite para o dia na capital do império português, foi a primeira capital do Brasil republicano e até hoje é uma das capitais culturais do país também guarda muitas atrações em seu centro histórico.
Existem muitos roteiros a pé para se fazer no centro do Rio de Janeiro. Um passeio barato, fácil de fazer e muito interessante no Rio de Janeiro é percorrer um roteiro a pé de menos de 3 km, entre uma estação e outra de metrô, para ver algumas das principais atrações históricas e culturais do centro da cidade.
Roteiro pelas ruas do Rio de Janeiro
Por todo o percurso, há bons lugares para comer, mas fuja do Amarelinho da Cinelândia e do restaurante vizinho. Hoje, são lugares para pegar turistas. Literalmente: os garçons quase te puxam pelo braço, os preços são altos e a comida não vale a pena.
Além dos pontos marcados no mapa do roteiro a pé no Rio de Janeiro, existem muitas outras atrações: fique de olhos bem abertos para ver casas antigas, construções da época da colônia e prédios modernos na região do mapa acima.
Pontos de interesse no centro do Rio
A – Largo da Carioca – Desça no metrô no coração do centro do Rio, um lugar bastante movimentado. No largo, você já pode ver o Convento do Santo Antônio, que começou a ser erguido no início do século 17. O prédio foi muito modificado, e hoje tem características de construções da segunda metade do século 18.
B – Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro – Tem gente que ama, tem gente que odeia o prédio do arquiteto Edgar Fonceca inaugurado oficialmente em 1979. Mas não há dúvidas: vale a pena ver o que você acha da construção de 106 metros de diâmetro e 75 metros de altura na parte de fora.
C e D – Arcos da Lapa – A melhor visão dos Arcos da Lapa, ou Aqueduto da Carioca, é passando pela Praça Cardeal Câmara. Uma pena que o bondinho não está funcionando, olha só como era legal no vídeo do bondinho de Santa Tereza.
E – Escadaria do Selaron – Um dos nossos lugares preferidos no Rio de Janeiro. A escadaria foi transformado em ponto turístico pelo artista plástico chileno Jorge Selaron.
O artista Selaron cobriu os degraus da escadaria de azulejos coloridos e sempre pedia para os turistas que ali paravam para mandar colaborações. O artista morreu em 2012, de forma trágica, nos degraus da escadaria que criou.
F – Livraria Cultura – Depois de percorrer a rua do Passeio e ver as praças de Monroe e Mahatma Gandhi dobre na rua Senador Dantas e vá até o número 45. Um edifício no estilo art déco da primeira metade do século 20 é a sede da impressionante Livraria Cultura do
Rio de Janeiro. Vale a pena entrar e se perder entre os livros espalhados pela escada em caracol.
G – Cinelândia – Imperdível. A praça, formalmente batizada de Praça Floriano Peixoto, é cercada pelos impressionantes prédios da Biblioteca Nacional e do Theatro Municipal (foto principal). Além da Câmara Municipal (Palácio Pedro Ernesto), do antigo Supremo Tribunal Federal, do Palácio Monroe e do Cine Odeon. E você pode embarcar no metrô nesta praça…
O que visitar em Copacabana, no Rio
O que visitar em Copacabana? Confira a seguir dicas para relaxar no melhor bairro da capital fluminense.
O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras mais legais para encarar uma caminhada à toa, fazendo passeio turístico.
As belezas naturais do Rio podem ser vistas de forma agradável, barata e saudável na orla das praias Copacabana e Leme.
Roteiro simples, maneiro e barato
Era uma segunda-feira, em um dia pouco ensolarado do meio de outono, mas a cidade maravilhosa nos surpreendeu com sua atmosfera turística outdoor, repleta de pessoas jogging, andando de bicicleta, passeando e caminhando e sentindo a brisa do mar.
Foi assim também a nossa manhã antes do almoço. Um roteiro pra lá de simples, porém barato e muito maneiro para conhecer um pouquinho mais das praias cariocas.
Praia de Copacabana – Cristo Redentor
Desta vez, a caminhada turística aconteceu no calçadão que liga duas das praias mais movimentadas do Rio de Janeiro. Comecei meu roteiro saindo do hotel até o mirante da Praia do Leme para, tirar algumas fotos da galera surfando, dos pescadores e da visão que temos do Cristo Redentor e da praia de Copacabana.
praias do Rio e Cristo Redentor vistos do mirante do Leme
Segunda-feira tem feira de rua no final da Praia do Leme, então dá para aproveitar e comprar algumas frutas para o café-da-manhã.
Como já havia tomado café no hotel, comprei apenas uma água de coco. Depois vi que na barraquinha da Kibon do mirante do Leme, o coco verde gelado era um pouco mais caro; tinha também latão de cerveja e latinha. Fiquei na água de coco antes de tirar algumas fotos.
No mirante ficam vários pescadores. É um ponto legal para pescar, mas também para tirar foto da moçada surfando. É um pico no Leme com boas ondas para os surfistas. Após algumas fotos, uma reflexão com a visão para o Cristo Redentor ao longe e também o ponto final do rolê: o Arpoador, já na Praia de Ipanema.
Há banheiros espalhados por toda a orla das praias do Leme e de Copacabana, ao lado das cabanas na praia. O quiosque Skol 360 Copacabana é um dos mais frequentados! Usamos o banheiro ao lado do mirante do Leme. O preço é baratinho.
Aluguel de bicicletas no Rio
Ao longo da orla há diversos aparelhos para exercícios. Para quem gosta de correr na praia e fazer atividades físicas, a dica já começar com uma boa série na Praia do Leme, ao lado do mirante. Já para quem prefere alugar uma bicicleta, poderá alugar em uma das estações do projeto “Bike Rio”.
O aluguel é simples! Com seu smartphone, utilize o app Bike Rio e ligue para número +55 21 4063-3111 ou +55 11 3005-4316 e escolha uma das opções: aluguel diário ou mensalidade. Para alugar a bike, é necessário digitar o número do seu cartão de crédito (Visa, Master ou Diners), o mês e o ano de vencimento e os três dígitos de segurança.
Durante nosso trajeto, localizamos 5 estações de aluguel de bike, uma na Av. Princesa Isabel (próximo ao número 1.020) e outras 4 estações na Avenida Atlântica, desde o número 1.588 até o 4.230.
Veja todos os endereços no site oficial Mobilicidade.
O que visitar em Copacabana
O que fazer na praia
Ainda para quem gosta de esportes, há muitas quadras montadas para jogar vôlei de praia ou futebol de areia perto do Posto 1.
Já para relaxar e curtir uma praia e tomar banho de mar, a dica é alugar uma cadeira de praia e guarda-sol na Praia de Copacabana. Para bronzear-se, as mulheres têm a opção de alugar uma espreguiçadeira válidas pelo dia todo.
Diárias no hotel custam a partir de R$1.250,00… (tire apenas uma foto!)
Tire também uma foto ao lado de esculturas de areia. Os artistas pedem apenas uma contribuição. Além disso, todo turista acaba tirando uma foto em frente ao Hotel Copacabana Palace.
É um dos principais pontos turísticos da Praia de Copacabana. Um bom lugar pra relaxar em Copacabana: vale fazer uma massagem Shiatsu ao lado do Posto 3. O preço que pode não ajudar a relaxar muito, afinal uma sessão de massagem de 1 hora pode custar mais de R$ 150,00.
Onde comer no Rio de Janeiro?
Há diversas opções de bares restaurantes, mas maneiro mesmo é comer nos quiosques do calçadão. Há muitas opções de quiosques e barraquinhas, especialmente entre o Posto 2 e o Posto 3.
Como a maioria é franquia, acabam tendo um certo padrão. São mais vistos quiosques da Kibon, Skol 360º, Quiosque Chopp Brahma, Pizza In Cone, Guarana Viton, além de outros como Mastercard, Band, Nextel, Chez Michoul (crepes), Rota 33, Flor do Caribe.
Minha dica é escolher os quiosques das pontas das praias. São em geral, mais tranquilos e mais baratos! Escolhi o quiosque Estrela de Luz, o terceiro ou quarto quiosque da Praia do Leme.
O prato executivo é bem baratinho, mas acabei pedindo uma moqueca de peixe que foi barata também. Vale experimentar a caipirinha das barraquinhas. O preço mais barato que achei foi em um quiosque Guaraná Viton, em Copacabana.
Compare o Rio de Janeiro antes e depois do Cristo
Vista do Pão de Açúcar a partir do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
… e a vista de Botafogo antes da estátua inaugurada em 1931 | Foto: Andres Bedia
Erguido entre 1926 e 1931, o Cristo abre os braços sobre o Rio de Janeiro e atrai milhões de turistas todos os anos desde então.
Mas, mesmo antes da benção da estátua de 30 metros de altura, o pico do morro do Corcovado já atraía pessoas para ver as paisagens cariocas, apontadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, do ponto privilegiado a 700 m de altura no Parque Nacional da Floresta da Tijuca.
A obra e seus visitantes puderam testemunhar, do alto, as incríveis mudanças urbanas do Rio de Janeiro ao longo das décadas.
Dicas de hotéis e resorts all inclusive no Brasil
- Resorts de luxo em Minas Gerais
- Hotéis e resorts baratos a 100 km de São Paulo
- Resorts all inclusive em destinos do nordeste
Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!
Post publicado em 15 de março de 2020 e atualizado em 2022.
2 comentários
Esse conteúdo sim é útil. Estou planejando uma viagem para
o ano que vem e suas dicas de longe foram as melhores que
vi até agora. Parabéns pelo site. 🙂
Oi Cris, adorei seu post! Posso deixar minha dica do Rio tb?
Pra quem procura praias lindas e tranquilas, certamente encontrará isso e muito mais na região de Grumari.
Fiz um passeio bem legal pra lá. Gostei muito e recomendo pros seus leitores também.
Se chama: Tour das Praias Selvagens do Rio.
Vocês são show! Continuem assim 😉
Parabéns pelo blog. Bjs