Início / Brasil / Bahia / Salvador, na Bahia – praias, passeios e pousadas
Vista aérea de Salvador | Manu Dias

Salvador, na Bahia – praias, passeios e pousadas

Falar de Salvador é falar sobre a história e o povo brasileiro.

A primeira capital do país, fundada em 1549, é conhecida por suas praias, paisagens, construções históricas e também pela cultura, pelos artistas que lá viveram e pela gastronomia.

O clima de Salvador é quente e úmido, e a temperatura na cidade varia pouco ao longo do ano, girando em torno de 27 graus de temperatura. As chuvas na capital baiana são mais comuns entre junho e agosto.

Entre os principais pontos turísticos de Salvador estão o famoso Elevador Lacerda, que separa a Cidade Alta da Cidade Baixa, o Pelourinho, com suas ruas históricas e casinhas coloridas, o Farol da Barra, além de muitas igrejas.

As igrejas de Salvador são atrações à parte. As igrejas mais visitadas são a Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nosso Senhor do Bonfim, onde ocorre outra das principais festas populares do Nordeste: a Lavagem da Escadaria do Bonfim.

Entre os 50 km de praias soteropolitanas – como é chamado quem nasce em Salvador – mais visitadas por turistas estão a Praia da Barra, a Praia de Itapuã, Humaitá, Ribeira e Ondina.

Melhores Praias de Salvador, na Bahia

Praia da Barra

praia-da-barra-salvador

Lindo pôr do sol, na Praia da Barra, em Salvador – Bahia | Foto: Nagari

Esta é uma das mais famosas praias de Salvador. As areias brancas e mar sem muitas ondas são boas para levar crianças. O “porreta” da praia da Barra é que há uma excelente infra-estrutura no entorno, como hotéis, lugares para comer bem e supermercados e bancos.

Praia de Itapuã

praia-itapua-bahia

Uma tarde de sol em Itapuã | Foto: Mário Carvajal

Não tem como caminhar pela Praia de Itapuã e não lembrar dos versos de Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi. O cenário da tarde anima para boas rodadas de cerveja que, muitas vezes, se podem se estender até o alvorecer.

O local também conta com infra de shopping, bares, lojas e restaurantes. Lá pertinho é possível conhecer o Projeto Tamar Salvador, ações de proteção às tartarugas marinhas.

Ponta de Humaitá

Um dos meus lugares preferidos da Cidade Baixa de Salvador. Mesmo com críticas ao turismo na Bahia, os cenários naturais e históricos da região é um convite às muitas e muitas viagens durante cada praia de Salvador.

Ponta de Humaitá é uma das praias mais bonitas de lá! A igrejinha, o convento e o farol são o cenário de uma reflexão.

Para quem gosta de pôr do sol, lá tem-se visão singular da Baía de Todos os Santos.

Praia da Ribeira

Banhada pela Baía de Todos os Santos, a Praia da Ribeira é o local preferido dos velejadores. É lugar da boêmia de Salvador. Como atrações estão a Igreja da Penha e o antigo Palácio de Verão do Arcebispo.

Orla de Ondina

praia-ondina-salvador-bahia

As pedras dão charme especial à orla Ondina, uma das mais bonitas de Salvador. | Foto: Mario Carvajal

É uma praia bem legal, mas durante os dias de carnaval saiam da frente!!! As ruas ficam abarrotadas, enfestada de foliões e trios elétricos. Não vale a pena mesmo. Mas fora desta época, é um luxo.

Na orla de Ondina estão alguns dos melhores hotéis da cidade, bons restaurantes e lugares para comer, o jardim zoológico, além, claro, do Palácio de Ondina, residência oficial do governador.

Pousadas charmosas em Salvador, Bahia

Elencamos dicas de pousadas, hotéis e albergues para quem pretende visitar o Brasil. São hotéis e pousadas que oferecem conforto, preço acessível e são perto de praias paradisíacas e paisagens deslumbrantes.

Confira a lista e faça já a sua reserva em acomodações baratas em Salvador!

A programação de Réveillon 2020 em Salvador tem festas populares e grandes shows

Procissão marítima de Bom Jesus, uma das atrações de Salvador no Réveillon

Pousada Estrela do Mar , Salvador

A Pousada Estrela do Mar, em Salvador, tem nove quartos, bom atendimento e ótimo café-da-manhã, servido até ao meio-dia. Além da excelente localização, perto de duas das melhores praias da cidade – a Praia do Porto e a Praia do Farol da Barra.

A Praia do Porto da Barra fica na entrada da magnífica Baía de Todos os Santos, uma das maiores baías do mundo, cercada de 50 ilhotas. Esta é uma das praias mais bonitas de Salvador. O mar é calmo, tem águas claras e é perfeito para natação e mergulho.

Albergue do Porto, Salvador

Escondido na esquina, a uma quadra da praia de Porto da Barra, o Albergue do Porto tem quartos de diferentes configurações – dormitórios separados para homens e mulheres, além de quartos para casais e famílias.

O albergue em Salvador possui uma agenda com atividades diárias, boa área social e pequena piscina para se refrescar depois do banho de bar.

A localização também é ótima. No coração de Porto da Barra, bem pertinho da praia com opções de bares, restaurantes e supermercados.

Post atualizado em 28 de setembro de 2021.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem. Gosta de praias, baladas e comidas diferentes. A Amazônia é o destino que o emociona. Antes de embarcar no Muita Viagem, trabalhou no jornal Folha de São Paulo e no Estado de São Paulo na cobertura de tecnologia, cultura e cidades. Mas lia o caderno de turismo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.