Início / Destinos / São Carlos – SP: pólo tecnológico e turismo cultural no interior paulista
Universidade Federal de São Carlos | Tiago Fernandes

São Carlos – SP: pólo tecnológico e turismo cultural no interior paulista

A cidade de São Carlos – SP é pólo intelectual paulista. A região é famosa pelo grande número de faculdades e universidades, e ser berço de formação de profissionais com o título de graduação, mestrado e doutorado no Brasil. Aliás, São Carlos está entre as principais cidades brasileiros quando o assunto é desenvolvimento tecnológico e industrial, tornando São Carlos a capital da tecnologia do estado de SP.

É lá que estão localizados os campi da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Cidade de São Paulo: dicas descoladas na capital

Como chegar em São Carlos – SP

A distância de São Carlos – SP para a capital é de 240 km pela Rodovia dos Bandeirantes, com pedágio. Mas é possível fazer a viagem de ônibus saindo do Terminal Tietê, a viação Pássaro Marrom faz o trajeto. Para quem quiser arriscar dá até para ir de trem até a Rodoviária de Santo André e seguir de ônibus até São Carlos.

O que fazer em São Carlos

A cidade de São Carlos tem ruas populares e muitos pontos de interesse, com patrimônios históricos, esculturas, além de fazendas de café e o parque ecológico para turismo cultural e rural no interior de São Paulo. O município também é bastante procurado para ecoturismo e turismo de aventura.

São Carlos é rota do Turismo religioso, com o Caminho da Fé. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o percurso total é de aproximadamente 500 km. Os romeiros partem da Catedral São Carlos Borromeo – réplica da Basílica de São Pedro do Vaticano, passam pelo Santuário Nossa Senhora da Babilônia e seguem para as cidades de Tambaú, Casa Branca, Andradas e Campos do Jordão, chegando até a Basílica Aparecida do Norte. A viagem pode variar de 17 a 20 dias (caminhando), e de 7 a 10 dias (de bike).

Atrações em São Carlos

O Palacete Conde do Pinhal, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, foi construído no final do século XIX para ser um dos casarões do Conde do Pinhal. O projeto arquitetônico é de Pietro David Cassinelli, que também projetou o Palacete Bento Carlos, o Teatro São José e a sede da Fazenda Santa Maria.

Outras atrações históricas em São Carlos são a escola Álvaro Guião e a escola Paulino Carlos, sede do primeiro grupo escolar público da cidade. A casa foi construída no início do século XX sob a tutela de Euclides da Cunha, que além de escritor também foi engenheiro.

Para completar o passeio em São Carlos, vale conhecer a Estação Cultura, local da antiga estação ferroviária. O Museu São Carlos funciona lá e conta com espaço cultural com boa programação.

Fazendas em São Carlos

São Carlos possui diversas fazendas de cafés para visitação. As propriedades mantêm a arquitetura original, você consegue visitar e ver as rodas d’água usadas para gerar energia para as máquinas de café.

Santa Maria do Monjolinho

Conheça a é a fazenda Santa Maria do Monjolinho. No primeiro piso do grande sobrado existe um museu com todos os objetos, livros, fotografias e louças da época de ouro do café – tudo catalogado. Durante o passeio, o visitante pode ouvir uma música tocada no gramofone e ver um jornal publicado no dia da abolição. É uma verdadeira viagem na história. Ali, ainda é possível conhecer a antiga estação de trem. Atualmente parte dela foi destinada para um restaurante que reúne características rústicas e rurais.

Fazenda do Pinhal

Existem ainda outras opções como a Fazenda do Pinhal, que abriga centenas de espécies de árvores e animais silvestres; a Fazenda São Roberto, onde o visitante pode tomar banho de piscina, cachoeira e fazer passeios a cavalo ou de charrete; a Fazenda Vale do Quilombo, que tem como atração esportes radicais como o boia-ride – descida pelo Rio Quilombo numa boia.

Parque Tecnológico

São Carlos é uma das cidades que integra o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Os parques são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que aproximam universidades, centros de pesquisas, Etecs, Fatecs e setor produtivo (empresas em geral). São ambientes propícios para o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (EBTs) e estimulam a sinergia de empresas locais.

Além de São Carlos, outras 20 cidades no Estado de São Paulo constituem iniciativas de parques tecnológicos, como Barretos, Botucatu, Campinas, Piracicaba, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (Jaguaré) e Sorocaba.

Observatório Astronômico

Observatório Astronômico em São Carlos é opção de ciência e cultura nestas férias. A atração turística tem entrada grátis. Lá o visitante pode ver corpos celestes com o telescópio refrator Grubb, e adquirir conhecimentos de forma lúdica. Criado em abril de 1986, o Observatório da Universidade de São Paulo, em São Carlos, é uma das atrações permanentes da universidade para turistas e moradores.

A visita ao observatório pode ser individual ou em grupo. A instituição também agenda turmas escolares da rede pública e privada, nos horários matutino, vespertino e noturno. O programa dura duas horas, sendo 30 o número recomendado de alunos e 50 o limite. O pedido deve ser feito com antecedência.

Se as condições atmosféricas e do céu estiverem favoráveis e com pouca nebulosidade, é possível observar planetas, estrelas e nebulosas e outros astros. A entrada do observatório fica na Rua Dr. Carlos Botelho, esquina com a Rua Visconde de Inhaúma, região central.

Às quartas-feiras, o funcionamento é das 9 às 11 horas e das 19h30 às 21horas; às quintas-feiras, das 14 às 16 horas e das 19h30 às 21h30; e nas noites de sexta-feira a domingo, das 20 às 22 horas.

Por fim, quem tiver a oportunidade, vale conferir a agenda de eventos da cidade, como a Festa do Clima e Exposição de Orquídeas, em abril.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*