Início / Destinos / São Luís, MA / Como são as praias de São Luís, no Maranhão
A praia da Ponta da Areia, em São Luís, não é lá essas coisas

Como são as praias de São Luís, no Maranhão

Por Gustavo Villas Boas – Nordeste 40

O Maranhão não é conhecido pelas suas praias. E, infelizmente, as praias de São Luís que eu conheci ajudaram a entender o porquê.

A mais indicada praia de São Luís é a praia do Calhau. Fica a uns 40 minutos do centro histórico de ônibus.

É uma praia nota 6, com águas amarronzadas, muito, muito vento e quiosques-shopping-center: gigantescos, sem personalidade e com altos preços.

Como fui sozinho, não podia nem comer: sabe aqueles lugares em que os preços dos pratos começam em R$ 30? Pois é.

Calhau é a praia dos turistas, com algumas opções de pousadas e hotéis ao redor. Dizem que a noite tem bares mais sofisticados do que no centro histórico, mas nem cogitei ir.

A praia da Ponta da Areia, em São Luís, não é lá essas coisas

A praia da Ponta da Areia, em São Luís, não é lá essas coisas

Também conheci a Ponta da Areia, perto da Lagoa da Jansen.

É a praia mais popular da capital maranhense. Feiosa. De novo, a água é amarronzada. Para piorar, a praia tem várias áreas cobertas de pedras que não colaboram para a paisagem.

A Lagoa da Jansen é uma das regiões mais sofisticadas de São Luís. Mas tem um odor forte, não gostei muito de andar em volta: tem pista para correr e parquinho infantil.

Segundo me contaram, as praias legais da ilha de São Luís ficam em Raposo. Marquei de não ter ido para Mangue Seco.

Dá para fazer o passeio com agências que você encontra no centro histórico de São Luís, mas acabei conhecendo só por este vídeo do YouTube.

Apesar de não serem as melhores do mundo, há algumas boas opções de praias em São Luís. A água é sempre quentinha, largas faixas de areia e aquela ventania básica..

A imensa ilha de São Luís tem praia boa sim! É um destino bacana para quem busca praias e bons lugares onde comer. Algumas praias, inclusive, adornadas por morros e falésias.

A presença dos ventos fortes, que realmente incomodam quem está apenas tomando sol na areia, é perfeita para quem deseja praticar esportes a vela ou kite surf.

Onde ficar em São Luís

Praia da Ponta de Areia 

Ao Norte da ilha a praia é uma das mais frequentadas. É logo ali no centro histórico de São Luís. É uma praia bastante urbana, com ruas e avenidas asfaltadas.

A extensa faixa de areia batida é escura e sólida, fácil para caminhar, jogar bola. Há opções de bares e restaurantes onde comer e hotéis na beira-mar onde ficar.

Praia de São Marcos

É a praia do surf em São Luís, a Jamaica brasileira. Hehe

No início da Avenida Litorânea, a 7 km do centro de São Luís é a melhor praia para a prática de surf e a que tem a noite mais agitada, preferida pelos jovens da ilha. Com bares em toda a sua extensão, tanto durante o dia quanto à noite.

Praia da Guia

Outra bem bonita, formada com dunas, vegetação rasteira e recifes. Localizada a 13 km do centro, no lado Oeste da ilha, tem-se de lá uma vista da cidade de São Luís.

– Roteiro do Rio Preguiças até os Lençóis Maranhenses

Praia do Calhau

por-do-sol-sao-luis-calhau

Pôr-do-sol na Praia do Calhau, em São Luís – Maranhão. | Foto: Lyssuel Calvet

É uma das melhores praias de São Luís do Maranhão.

O acesso se dá como extensão da Avenida Litorânea. Apresenta muitas dunas recobertas por vegetação rasteira. A areia é amarelada e fina.

Há bons hotéis não muito baratos por lá e casas de veraneio, privando atividades à noite.

Praia do Caolho

Fica entre as praias do Calhau e Olho dá´água. Fica no final da Avenida Litorânea.

Praia do Araçagy

A praia fica a quase 20 km da área urbana de São Luís. É uma praia com grandes extensões de areia e altas dunas. É bem legal para surfistas também, pois as ondas são bem fortes.

Há boas opções de bares e restaurantes onde comer, com um belíssimo farol de orientação à navegação. O acesso é feito por estradas asfaltadas e, infelizmente, carros rodam na areia da praia.

Praia do Meio

É a famosa “praia do meio”. Em todo destino tem uma dessas. A Praia do Meio em São Luís, fica entre as Praias do Olho d´água e da Praia de Araçagy.

É uma praia legal para o turismo, pois é possível fazer passeis de jet-skí. Para beliscar alguma coisa, há bares e quiosques na orla.

– Lençóis Maranhenses – melhores destinos do Brasil

Praia do Olho d´água

Paraíso de dunas, morros e falésias e extensa vegetação rasteira, a praia é boa para o surf e esportes a vela. A melhor época para surfar em São Luís é de Julho a Dezembro.

É um lugar bacana também para a prática do windcar no momento de maré no verão, pois a faixa de areia é larga e o piso duro.

Sobre Gustavo Villas Boas

Vamo? Vamo! (ou não).

2 comentários

  1. Já visitei lugares muito bonitos mas que também não rolou de entrar na água por causa da cor, se não enxergar meus pés no fundo, não rola mesmo. Foi o caso da Ilha do Algodoal, no Pará, é linda, mas por causa dos rios que desaguam ali o mar acaba ficando escuro e barrento. E também já visitei lugares muito famosos que pessoalmente me decepcionaram, por isso te entendo. E admiro sua honestidade, afinal, a gente tem que se informar pra não ser pego de surpresa. Tô amando o blog. Um abraço!

  2. Primeiramente, respeite a cidade de São Luís e o povo que aqui vive, se é que vc sabe o que é respeito.
    E, antes de sair falando da água amarronzada e das praias feiosas, procure conhecer mais sobre as particularidades dos lugares onde visita, pois pra ser mochileiro de verdade é preciso valorizar cada lugar onde passa; tenha conteúdo! E não saia falando um monte de asneiras! Vá estudar!

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*