Início / Destinos / São Paulo, SP / Bovespa: como visitar o prédio da B3 no centro de SP
Bovespa - como visitar o prédio da B3, no centro de SP

Bovespa: como visitar o prédio da B3 no centro de SP

O prédio da Bolsa do Brasil — a Bovespa, fica localizado no centro de São Paulo, ao lado metrô São Bento. Atualmente, a empresa responsável pelo pregão eletrônico é a B3 (B3SA3).

Falaremos neste artigo um pouco da história da B3 e do índice Bovespa e como visitar o prédio da atual Bolsa de Valores do Brasil, onde antigamente aconteciam os pregões – aqueles que temos no imaginário, com as corretoras e todos operadores de ações gritando nas negociações de compra e venda dos papéis e ativos financeiros. Hoje já é bem diferente. Os pregões são, na técnica, eletrônicos, com uso de home broker e até mesmo aplicativos de celular.

Quanto vale o dólar hoje? dicas para economizar na compra do dólar turismo

Bovespa – como visitar a Bolsa de valores

Espaço B3 – Bolsa de valores

Quem gosta de investimentos em renda variável e mercado financeiro pode visitar o prédio da B3 e conhecer de perto os bastidores do mercado de ações.

A Bolsa de valores de São Paulo – BM&F Bovespa mantém um espaço histórico para que os visitantes possam conhecer de perto o funcionamento da compra e venda de ações, além do charmoso Café da Bolsa.

Dentro do prédio da Bovespa é possível conhecer de perto a sala onde aconteciam os pregões e os painéis com os códigos e valores do preço das ações. O passeio para visitar a Bolsa faz parte do circuito histórico no centro de SP.

O que fazer em São Paulo

Localizado no piso térreo do prédio da B3, entre as ruas XV de Novembro e Álvares Penteado, o local é aberto ao público. E, após alguns meses em reforma, o espaço foi modernizado e reinaugurado em 03 de novembro de 2020 seguindo todos os protocolos de segurança e de distanciamento social.

Entretanto, ainda sem agenda para visitações guiadas nem acesso ao Museu da B3. Professores, alunos e visitantes em geral devem aguardar para poder visitar o Espaço B3 em 2021.

No Centro de Memória é possível fazer uma viagem aos primórdios do mercado de capitais do Brasil e da B3. Inaugurado em 1996, o espaço possui um acervo com mais de 100.000 itens entre documentos textuais, vídeos, fotografias e objetos, como os famosos telefones e jalecos dos operadores do pregão antigo em viva voz.

Orçamento de viagem: quanto custa viajar?

É um passeio interessante para fazer em São Paulo, especialmente para quem já investe em ações ou quer aprender a investir na Bolsa. No espaço, é possível fazer simulações de compra e venda de ativos, além de fazer cursos gratuitos para investir na Bovespa. E o mais bacana, a visita é gratuita!

Como chegar na B3

Metrô São Bento – Linha 1 Azul.

Rua XV de Novembro, 275, Centro, São Paulo
Horário: Segunda a sexta, de 9h a 17h.

História da Bolsa de valores

Prédio da Bovespa, no centro de São Paulo | CC

A B3 está entre as principais bolsas mundiais em valor de mercado. Todos os dias investidores de mais de 60 países investem na Bolsa do Brasil. Em outubro de 2020 pesquisa apontou que o número de contas abertas por investidores na B3 ultrapassou a marca de 3,2 milhões de CPFs em busca de investimentos em ações, fundos imobiliários e outros ativos financeiros.

As negociações de ações na Bolsa de valores acontece no Brasil desde 1845, ano em que a Bolsa do Rio de Janeiro foi fundada.

Em 1890 foi iniciado as atividades com a Bolsa livre de São Paulo. Já em 1967, após muitas transformações, foi criada a Bovespa – Bolsa de valores de São Paulo. Duas décadas depois, em 1987, a Bolsa de Mercadorias e Futuro e a Cetip – Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, iniciaram suas atividades.

No início da década de 2000, a BMF compra a Bolsa de valores do Rio de Janeiro, para em 2007 abrir o capital social. No mesmo ano acontece o IPO da Bovespa. No ano seguinte combinam seus negócios como BMF&Bovespa. Por outro lado, a Cetip abre capital em 2009. E, finalmente, em 2017, da fusão da Cetip com a BMF&Bovespa cria-se a B3, a atual Bolsa de valores do Brasil.

O preço do dólar e as passagens aéreas

Cursos online

A B3 possui hub de educação financeira, ou seja, uma plataforma que reúne conteúdos sobre investimentos e finanças pessoais. As vantagens de investir na Bolsa de valores é ter um investimento com maior potencial de retorno.

Sobre Danilo Hadek

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Um comentário

  1. Oi tudo bem, gostaria de visitar a B3, nem que seja para tomar um café meu sonho é fazer trading lá, esse ano esta aberto???? Queria muito fazer isso logo… abraços

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*