Início / Destinos / São Paulo, SP / Festas típicas e populares de rua em São Paulo

Festas típicas e populares de rua em São Paulo

Elencamos 10 festas de rua em São Paulo para o ano inteiro. Desde as grandes festas italianas que transformam alguns bairros da cidade em verdadeiros pólos gastronômicos, festas que agitam a noite paulistana até grandes eventos do calendário festivo da capital.

A cidade de São Paulo sempre teve tradição em festas de rua, especialmente as grandiosas festas italianas onde o pecado da comilança é a melhor parte.

Entre elas, a Festa de Nossa Senhora de Achiropita (Festa da Querupita), Festa de São Vito Mártir e Festa de São Genaro.

Festival de inverno e outras festas no interior de SP

Festa de Nossa Senhora de Achiropita

Achiropita é a maior festa italiana de rua em SP

tradicional festa do Bixiga é um bom motivo para passear nas ruas de SP.

fogazza-achiropita

massas e salgados aos montes | foto: eduardo

A “festa da Querupita”, como é muitas vezes escrito o nome da Santa e da “festa”, acontece durante os finais de semana de Agosto, por vezes até Setembro, nas ruas de bairros do reduto italiano em SP.

Dezenas de barracas que vendem diversos pratos italianos são instaladas nas ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto, ruas do Bixiga no entorno da paróquia de Achiropita.

A tradicional Festa Nossa Senhora de Achiropita acontece todos os anos no mês de Agosto e agita as ruas do Bixiga, no centro de São Paulo.

O Dia de N. Sra. de Achiropita é celebrado em 15 de Agosto, mas todos os fins de semana do mês tem festa na paróquia, localizada na Rua 13 de Maio, 478.

Festa italiana de rua em SP

Apesar de São Paulo ter também outras festas italianas, como a festa de São Vito (em Junho no Brás) e a festa de São Gennaro (em Setembro e Outubro na Mooca), a Achiropita (em Agosto no Bixiga) é a maior delas. É muita gente!

Uma festa italiana como esta, assim, no meio das ruas de SP, é algo muito legal e nos faz voltar no tempo, lembrando das aulas de histórias da época da imigração italiana em São Paulo. Sem contar que muitos de nós, brasileiros, temos ascendentes italianos.

A importância dos imigrantes italianos foi fundamental para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. A herança deixada é vista na cultura, tradições, costumes e culinária dos paulistanos.

Não à tôa, a festa é celebrada nas ruas do bairro mais italiano de São Paulo (SP). Dezenas de barracas vendem pratos italianos, especialmente macarrão, polenta e fogaça, nos arredores das Ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto, perto da Igreja de Achiropita.

O mais bacana de tudo é que além de divertir os milhares de turistas, a festa ainda é o principal recurso que mantém as obras e projetos sociais da paróquia.

Mapa com roteiro de ruas no Bixiga

Dicas para ir na festa de Achiropita

Se você realmente quer sentir como é a festa, deve comprar o ingresso e entrar na paróquia. Lá dentro é possível assistir shows com música e dança em trajes típicos, jantar tranquilamente e ter segurança.

A grande maioria das pessoas ficam do lado de fora, nas ruas ao redor da igreja, mas é muita muvuca, você mal consegue andar e há filas imensas em todas as barraquinhas de comida.

Se você pretende ficar só do lado de fora para comer comida típica, a dica é chegar bem cedo, por volta das 17h, e ir embora antes das 19h.

Evite chegar muito tarde e tome cuidado com seus pertences. Como dissemos, a dica é comprar o ingresso (R$ 80 no sábado e R$ 40 no domingo) antes para entrar na paróquia, especialmente se você tiver filhos ou for com crianças.

A festa atrai milhares de turistas paulistanos que se divertem. Além de comer bem e barato ainda ajudam as obras da paróquia. O movimento é maior aos sábados, entre 18:00 e meia noite. Domingo o movimento cai um pouco, mas também atrai muitos visitantes. O horário no domingo é das 17:30 até 22:30.

Para saber mais acesse o site: www.achiropita.org.br 

Festa de São Vito Mártir

O festa agita o bairro italiano do Brás, importante centro de compras de São Paulo, entre a Avenida Rangel Pestana, Rua Oriente, Rua Maria Marcolino, Rua do Gazometro, Rua Bresser, Rua Vinte e Um de Abril e Avenida Celso Garcia.

A Festa de São Vito Mártir acontece na Paróquia São Vito, na Rua Polignano A Mare todos os sábados entre junho e julho de 2020. É uma festa bem legal para sair à noite em São Paulo e comer bem, dançar e se divertir com a família.

Festa de São Genaro

Outra festa de rua bem legal em São Paulo. A Festa San Genaro acontece entre Setembro e Outubro no bairro da Moóca e é muito parecida com a festa da Achiropita. Comidas típicas italianas e muita bebida garantem a diversão dos visitantes.

A festa acontece na Paróquia de San Gennaro ou São Januário, abrasileirando o santo. A igreja fica lá na Rua da Móoca, 950 no bairro de mesmo nome. A Rua Lins também recebe barracas com comes e bebes durante as festas.

Confira mais informações no site www.sangennaro.org.br

Festa de Nossa Senhora de Casaluce

Para completar o conjunto de festas italianas de ruas em São Paulo, mais uma festa religiosa no Brás. As ruas do Brás, tão movimentadas durante os dias da semana com pessoas em busca de roupas baratas e lojas para comprar roupas no Brás dão espaço para que aconteça todos os sábados e domingos a festa na Rua Caetano Pinto, no Brás – Centro de SP.

Para saber mais informações acesse o site www.casaluce.com.br

Festas Juninas e quermesses em São Paulo

Além de muitas festas juninas de escolas e clubes, a grande maioria das igrejas e paróquias de São Paulo realizam quermesses e festas juninas celebrando as datas de São João, Santo Antônio e São Pedro.

A Festa Junina da Portuguesa, no bairro do Tietê, em São Paulo, atrai muita gente mesmo. Na mesma região de São Paulo, o Clube Espéria também é legal.

E também as tradicionais quermesses de escolas católicas como o Colégio Salesiano Santa Terezinha e o Colégio Sant´Anna.

A Paróquia São Paulo da Cruz também realiza uma quermesse bastante tradicional na cidade. A igreja fica localizada na Rua Cardeal Arcoverde, 950, em Pinheiros.

Festas juninas e quermesses em São Paulo

Festival das Estrelas – Tanabata Matsuri

Tanabata-Matsuri-liberdade

Festival das Estrelas, na Liberdade – São Paulo | Foto: Makoto Suzuki

O festival de tradições japonesas acontece no bairro da Liberdade, em São Paulo.

As comemorações acontecem sempre em um final de semana de Julho nas ruas da Liberdade. As charmosas ruas já inspiradas na arquitetura do Japão ganham o colorido de papéis irogamis e poesia oriental pendurados em bambus que são queimados em ritual.

O bairro da Liberdade também ganha muita animação com música e dança nas comemorações do Ano Novo Chinês, que obedecem ao calendário lunar, que acontecem sempre entre Janeiro e Fevereiro.

Pousadas baratas no interior de SP

Festas Alternativas em São Paulo

A região do Baixo Augusta, Praça Ramos e República encontram-se boa parte da noite underground em São Paulo. A filosofia da Voodoo é ocupar espaços no centro velho de São Paulo e agrupar diferentes tribos madrugada à dentro no centro de SP.

As festas são itinerantes, explorando ambientes pitorescos da cidade, como edifícios antigos e abandonados, casas, sítios e clubes noturnos. Cada festa é realmente uma surpresa!

Para saber mais acesse o site www.voodoohop.com

Festa do orgulho LGBT – Parada Gay

A festa já faz parte do calendário de eventos paulistanos. Geralmente acontece no mês de Junho. Cada ano a Parada do Orgulho LGBT defende direito dos gêneros gays.

Para saber mais informações acesse o site www.paradasp.org.br

Virada Cultural – Programação no Centro de São Paulo

A Virada Cultural é uma das festas de rua mais famosas de Sampa. O evento é organizado pela Prefeitura e realiza apresentações artísticas e shows de teatro e música em pontos turísticos, bairros no centro e também na periferia de São Paulo.

Para saber mais acesse o site www.viradacultural.sp.gov.br

Réveillon na Paulista

reveillon-paulista

As decorações natalinas deixam a festa de réveillon mais bonita | Foto: Rafael Arcosi

A Avenida mais famosa de São Paulo recebe todos os anos milhares e milhares de pessoas, turistas do mundo inteiro que curtem a virada de ano novo ao som de shows e apresentações de artistas brasileiros.

Réveillon: passagens aéreas baratas para o Ano Novo

A programação sempre inclui artistas do momento e renomados para garantir a festa de fim de ano e réveillon animado.

Para quem gosta de esporte e atletismo, pode aproveitar para participar da Corrida de São Silvestre, que acontece sempre no dia 31 de Dezembro.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

7 comentários

  1. A festa costuma ser super animada.

  2. Fernanda Costa Pìau

    Já estive na Festa de São Vito, no Brás.
    Inclusive, um tio, que é irmão do meu pai, é da comunidade de São Vito Mártir e trabalha como voluntário na festa.

  3. Oi Rosana!

    Busque pelas paróquias da região. As congregações costumam organizar as festas juninas e quermesses em comemoração ao São João, Antônio e São Pedro nos finais de semana de junho e julho.

  4. Preciso de endereço de festas juninas 2019 na zona Sul de São Paulo.

  5. Agradecemos a participação!

  6. FRANCESCA RAFFAELE

    Olá,
    gostaria de enviar informações sobre a Festa de São Vito com as datas certas. Este ano, trabalhamos em parceria com a Arquidiocese para divulgar as duas festividades feitas para comemorar São Vito. A 18a. FESTA DE RUA DE SÃO VITO MÁRTIR,organizada pela Paróquia, teve seu início dia 24/05/2014 e terminará dia 29 de junho. Já a 96a. FESTA DE SÃO VITO, organizada pela Associação Beneficente São Vito Mártir,começará dia 31/05 e terminará em julho, no domingo dia 06. Todos que trabalham na festa da Associação são voluntários e a renda obtida é integralmente destinada à manutenção da Creche grátis para 100 crianças de 1 a 4 anos. Ja parte dos recursos da Quermesse colabora com as obras assistenciais da Paróquia.
    Informações
    18a. FESTA DE RUA DE SÃO VITO MÁRTIR http://festadesaovito.com.br
    96a. FESTA DE SÃO VITO: http://www.associacaosaovito.com.br

    Tantissime grazie!!

    Francesca Raffaele

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*