Início / Destinos / São Tomé das Letras, a cidade mística de MG
São Tomé é um dos melhores destinos para relaxar e entrar em contato com a natureza

São Tomé das Letras, a cidade mística de MG

São Thomé das Letras é uma das cidades turísticas de MG que compõem roteiro Estrada Real. A cidade mística atrai turistas especialmente de SP e RJ.

Ainda na estrada, ao nos aproximarmos do destino, de longe avistamos a imensa montanha rochosa onde esconde-se a vila de São Tomé das Letras, MG.

A cidade está encravada no alto da serra, sobre sedimento mineral de quartzito, a famosa “pedra de São Tomé”, usada no piso à beira de piscinas e nas casinhas da cidade, além de matéria-prima para muitos artesanatos locais.

É uma viagem para relaxar e deixar a energia boa das rochas fluir.

Acesso rápido ao conteúdo:

São Thomé das Letras – como chegar

A partir do Rio de Janeiro, são 340 km de distância pela BR-354 e BR-116. É praticamente a mesma distância saindo de São Paulo, 350 km pela BR-381. Já a partir de Belo Horizonte são 310 km também pela BR-381.

Quantos dias ficar em São Thomé das Letras? Para conhecer todas as cachoeiras da região são necessários ao menos 4 dias, mas considere ficar até 10 dias para poder apreciar o pôr do sol de diferentes lugares, curtir a noite, as atrações turísticas e toda a atmosfera da vila.

Quando ir para São Tomé das Letras

É fácil ir e não voltar mais. Há relatos de mochileiros e viajantes que aportaram na cidade e de lá nunca mais saíram. Cogumelos azuis.

No verão as temperaturas podem chegar facilmente a 29 °C, com céu quase sem nuvens. Já o inverno, o clima é de garoa esparsa, céu ora encoberto e temperaturas amenas, mínimas entre 12 °C e 9 °C.

Nos dias quentes das férias de verão, as cachoeiras de mais fácil acesso ficam bem cheias.

Mas mesmo no inverno, os viajantes aproveitam e tomam banho nas águas (na temporada de frio, muito geladas) das diversas cachoeiras de São Tomé das Letras.

O Réveillon é o feriado mais cheio em São Tomé, mas além do Ano Novo, outros eventos movimentam a programação em STL –e enchem as cachoeiras.

A cidade no sul de Minas organiza um pré-carnaval, uma semana antes do feriado de Carnaval, recebe a tradicional Festa de Agosto, que já viu artistas como Zé Ramalho e Lenine –além do cantor Ventania, ícone local.

Evento místico é a comemoração do Dia das Bruxas, em 31 de outubro, quando as ruas ficam movimentadas com pessoas fantasiadas.

Além disso, nas férias de verão e de inverno (com baixíssimas temperaturas) e nos finais de semana, São Tomé das Letras vê suas ruas cheias de turistas da região e do Brasil inteiro.

O que fazer em São Thomé das Letras – MG

São Tomé das Letras está a quase 1,5 mil metros de altitude em relevo montanhoso.

Com esta geografia, ruas de pedra e relatos de aparições de ovnis, São Tomé das Letras ganha um ar rústico e místico, a 350 km de São Paulo e 310 km de Belo Horizonte.

fotos são tomé das letras

Montanhas e sedimentos de pedra de São Tomé-MG

Viajar com cogumelos azuis

Uma aura de misticismo ronda a pequena cidade de São Tomé, no interior de MG. Lendas e mistérios permeiam a imaginação local.

Uma das histórias mais intrigantes é a caverna que te leva a Machu Picchu.

A Gruta do Carimbado fica no final da ladeira do Amendoim, outro ponto turístico misterioso, onde é nítida a sensação de que carros “movimentam-se parados”. Veja nosso vídeo no Instagram. É real!

ladeira do amendoim, são tomé

Um dos locais mais misteriosos de São Tomé é a ladeira do amendoim

Por questões ambientais é proibido seguir a trilha até a gruta. Muitos não respeitam. Nós respeitamos e não seguimos em frente. Preserve!

A curiosidade é grande…

Há lendas e relatos de que ao menos um homem conseguiu o feito.

Para intrigar até os mais incrédulos, há uma teoria de que a civilização Inca teria descoberto em mapeamento astral, a cidade de São Tomé das Letras e criaram uma passagem subterrânea para lá.

gruta carimbado

A Gruta do Carimbado indaga uma passagem secreta para Machu Picchu

Histórias e lendas de São Tomé das Letras

Segundo a revista Super Interessante, já na década de 1990, geógrafos, historiadores, pesquisadores e a mídia exploraram a gruta com a missão de chegar ao seu final.

Uma equipe da Rede Globo conseguiu percorrer quase 15 km e não encontrou saída, o ar rarefeito e a alta temperatura do local, tornou o prosseguimento da expedição inviável.

Até hoje, ninguém conseguiu alcançar maiores distâncias ou determinar para onde leva o caminho subterrâneo.

Infelizmente (ou felizmente) não se sabe como poderia ser realizado um estudo determinante sem danos e modificações na natureza.

Continua o mistério…

Gosta de lugares misteriosos? Conheça o jeito mais barato de chegar em Machu Picchu, sem ter que passar por nenhum portal dimensional.

são tomé das letras mg

As pedras caracterizam os cenários da cidade de São Tomé das Letras, MG

Lendas de São Tomé

Viajando fundo, talvez até com cogumelos azuis, imagina-se a existência de uma civilização que vive no centro da terra.

É uma viagem em torno da temática das passagens magnéticas, portais dimensionais e das inter-relações entre humanos, extraterrestres e intraterrestres.

É Muita Viagem! =)

A lenda mais popular que permeia o imaginário místico de São Tomé:

O relato conta a existência de um velho curandeiro com poderes mágicos — o Chico Taquara.

O curandeiro habitava uma caverna e falava com os animais. Certo dia, após realizar um parto difícil, o sujeito sumiu. Dizem que partiu para o centro da terra por um portal em alguma gruta da cidade de pedra.

cidade medieval brasil

As pedras dão um ar medieval à cidade de São Tomé, MG

Ainda é capaz de encontrar em alguma gruta os corpos secos de escravos.

Segundo conta uma outra lenda, eram maltratados por fazendeiros até um dia que se rebelaram e saquearem o ouro da fazenda. Esconderam-se na mata e acabaram morrendo com todo o ouro.

E por aí vai… histórias de ET’s, discos voadores, alienígenas, grutas e pedras energizadas.

São Tomé das Letras, MG

Fotos da cidade de pedra em MG

igreja são tomé mg

A rústica e charmosa São Tomé, a cidade de pedra no Sul de MG

O centrinho de São Tomé das Letras é formado basicamente pela praça da igreja matriz e as ruas do entorno, onde há diversos restaurantes, bares e lojinhas. Tem coisas bem legais para comprar, desde roupas, pedras, duendes, chapéu de bruxa e lembranças e objetos de decoração feitos com a pedra de São Tomé.

É um passeio gostoso, entrar nas lojas, conversar com as pessoas, comprar algo legal. E por ser o local que concentra a maior parte dos restaurantes, já anote as dicas dos melhores lugares para comer em São Tomé.

As ruas do centro tem várias lojinhas e restaurantes

Compras

Não volte da viagem sem comprar uma lembrança da cidade de São Tomé das Letras.

Dentre as diversas lojinhas, indicamos a Luz da Lua e a Meia Lua. Na primeira, vale a pena olhar as pedras preciosas, roupas indianas e incensos Nag Champa.

Nessa segunda loja, destacamos as peças decorativas. Uma dica para pagar mais barato é pechinchar na feirinha que acontece aos sábados na praça central.

onde comer em são tomé

Experimente a vaca atolada no restaurante Dona Sinhá ou no Alquimista

Gruta de São Thomé

Igreja matriz e pessoas no alto da gruta de São Tomé, no centro da cidade

A gruta de São Thomé fica no centro histórico, ao lado da igreja matriz. O acesso é bastante fácil. É possível usar como lugar de descanso ou subir na pedra e ter um belo mirante.

A origem do nome do município explica-se com as inscrições rupestres encontradas em uma das paredes da gruta. A tese mais aceita atribui o fato aos índios cataguases, antigos moradores da região. Os mais religiosos crêem que teria sido obra do próprio Santo.

E se você duvida, deve fazer como São Tomé — “ver para crer”.

O espetáculo do pôr do sol em São Tomé das Letras, MG

São Tomé das Letras – Pirâmide

lendas de são tomé das letras

Um dos principais pontos turísticos de São Tomé das Letras, MG

A Casa da Pirâmide é um dos principais pontos turísticos de São Tomé das Letras e um dos melhores lugares para estar na hora do pôr do sol.

Acredita-se que é um dos momentos mais propícios para ver duendes, gnomos e bruxas. Até mesmo extraterrestres!

Outros pontos turísticos de São Tomé próximos à Casa da Pirâmide são o Mirante Antônio Rosa, a Pedra da Bruxa e o Cruzeiro.

Estão todos localizados na parte sul da cidade, bem próximos à Praça com a estátua do Santo.

Por questões de segurança e índice de assaltos, recomendamos apenas não ficar muito tempo após o pôr do sol ou ir à noite nestes lugares.

Cidade de São Thomé das Letras, MG

Cachoeiras em São Thomé das Letras

Com certeza, você já se banhou na queda de uma cachoeira
Sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira
Com certeza, meu amor, você já se banhou na queda de uma cachoeira
Sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira — “Com Certeza”, Planta e Raiz

O roteiro de cachoeiras em São Tomé inclui uma dezena de quedas d’água

Além dos discos voadores e a tradicional pizza na pedra, outra feliz particularidade desta cidade turística de Minas Gerais são suas cachoeiras, condições para o banho de cachoeira e a facilidade de acesso à elas.

Desta vez, por falta de tempo fomos apenas na cachoeira do Flávio.

Além destas, há ainda uma porção de opções de passeios turísticos por grutas e cachoeiras em São Tomé das Letras. Para mais informações, vale a pena conversar na pousada ou nas agências de turismo, que ficam com carros 4×4 na praça central, em frente à igreja matriz.

Entre Belo Horizonte (a 320 km) e São Paulo (a 350 km) fica um dos mais movimentados destinos turísticos do sul de Minas Gerais: São Tomé das Letras.

As cachoeiras da região, como as cachoeiras da Gruta do Sobradinho, as do Vale das Borboletas e a cachoeira da Lua estão entre as atrações da cidadezinha no alto das montanhas.

Mas além das cachoeiras, grutas, montanhas, lojinhas, restaurantes, bares e, claro, misticismo se misturam nas ruas de pedra e nos arredores de São Tomé das Letras. E, para combinar com o cenário no sul de MG, a cidade tem várias pousadas construídas com a pedra de São Tomé.

Com roteiros de ecoturismo, turismo religioso, aventura e bares com música ao vivo e restaurantes, a pequena cidade de cerca de 7000 habitantes, encravada em uma montanha de pedra a 1440 metros de altura, é frequentada o ano inteiro.

As cachoeiras estão entre as principais atrações da cidade mística.

Abaixo segue a lista das melhores e mais bonitas cachoeiras de São Tomé, MG:

Cachoeira do Flávio

6 km do centro da cidade.

Por conta da facilidade de acesso e condições para o banho, é a cachoeira para ir com as crianças, terceira idade ou casais preguiçosos.

A água é limpinha e as duas quedas d’água formam uma piscina natural rasinha.

São Thomé das Letras

A cachoeira do Flávio é a melhor opção para quem tem pouco tempo na cidade

Cachoeira Vale das Borboletas

São 3 km da cidade.

É a cachoeira mais perto e vale a visita pela beleza do local, com vegetação selvagem, flores silvestres, pássaros e borboletas.

Vale das Borboletas

A cachoeira do Vales das Borboletas tem fácil acesso em São Tomé

As quedas d´água formam uma linda piscina natural, ótima para tomar uma ducha na queda de mais de 5 metros de altura.

Mais próximo do centro de São Tomé fica o Vale das Borboletas, uma das cachoeiras mais bonitas de fácil acesso.

A cachoeira do Vale das Borboletas também é acessível por um lugar bem estruturado, com restaurantes e barraquinhas de artesanato e a trilha para chegar é curta.

região de São Thomé das Letras

Poço dos Gnomos, piscina natural no Vale das Borboletas em STL, sul de Minas

O estacionamento é pago (5 reais), mas dá acesso a cachoeiras e piscinas naturais.

Além das águas cristalinas do tanque, uma queda de água de seis metros forma uma forte ducha gelada para quem quer se refrescar.

Seguindo o curso da água, chega-se ao Poço do Gnomo, uma piscina natural cercada de verde.

Cachoeiras em São Tomé das Letras

A trilha para a cachoeira Garganta do Diabo em STL é de nível médio, dura uns 30 minutos e tem belas paisagens

Também na mesma região, por uma trilha de nível mais difícil, chega-se, depois de 600 metros (e cerca de 40 minutos de caminhada), na Garganta do Diabo, uma cachoeira cercada por paredões de pedra que formam um diferente e bonito cenário.

Siga o Instagram @MuitaViagem

Cachoeira Véu da Noiva

São 9 km da cidade.

O local é lindo e ótimo para o banho, porém o acesso em declive tem grau de dificuldade médio.

É melhor não ir com crianças.

melhores cachoeiras de São Tomé

As cachoeiras de São Tomé das Letras – MG

Cachoeira Shangri-lá

São 20 km de distância de São Tomé.

É uma viagem mais longa. As corredeiras de Shangri-lá ficam a cerca de 20 km do centro de São Tomé das Letras.

O legal desta trilha são as inscrições rupestres que podem ser vistas nas pedras ao longo do trajeto.

Cachoeira da Lua

São 6 km do centro.

O nome do local é por conta do reflexo da lua no lago natural que se forma à beira da queda d’água.

É fácil chegar na cachoeira da Lua, a 6 km do centro, com trecho de terra, no caminho para Sobradinho, é uma das mais movimentadas.

cachoeira da Lua

Em São Tomé das Letras, a cachoeira da Lua tem uma corda para balançar e cair direto na água gelada

Não impressiona pelo tamanho, mas conta com uma corda para quem quer balançar e tomar coragem para mergulhar direto nos dias frios.

E, para quem quer tomar cerveja, fica em frente ao Bar da Lua, um lugar agradável para comer algo e bebericar.

Bar da Lua

Bar em São Tomé das Letras

O Bar da Lua tem cerveja, som e petiscos

Mais para frente, ainda por terra, o bucólico bairro de Sobradinho guarda outras boas cachoeiras em São Tomé, além de grutas e restaurantes.

Com queda de 6 metros e alguns poços com piscinas naturais, a Cachoeira da Gruta do Sobradinho é uma das mais conhecidas de São Tomé das Letras, interior de Minas Gerais.

A cachoeira recebe esse nome porque é ponto final de uma pequena travessia de gruta, cuja entrada fica em uma área particular com estrutura de restaurante, piscina e parquinho infantil –e é paga, claro. Chama-se A Gruta.

Gruta do Sobradinho

Gruta da cachoeira de Sobradinho em São Tomé-MG

Saída da Gruta de Sobradinho em São Tomé das Letras: para passar, tem que pagar

Para atravessar a gruta de Sobradinho, é preciso pagar a entrada no complexo

A Gruta e também a travessia, tranquila e acompanhada de guias.

Mas para aproveitar a cachoeira, há um bar mais simples (e muito bom) que não cobra pelo acesso pela trilha, sem atravessar a gruta.

cachoeira no sul de Minas Gerais

Piscina da cachoeira de Sobradinho em São Tomé das Letras

Cachoeira Eubiose

Sã0 3 km da cidade. É uma cachoeira de fácil acesso e boa para ir com crianças. É bem rasinha!

Cachoeiras em São Tomé das Letras

No caminho para a cachoeira da Lua em São Tomé ficam barraquinhas hippies

A magia do pôr do sol em São Thomé das Letras

O pôr do sol é o momento mágico na vila de São Thomé-MG

Quem tem iPhone pode conferir o horário do pôr do sol e caminhar, momentos antes, até o Cruzeiro, casa da pirâmide ou mirante Antônio Rosa.

É bonito ver as pessoas, moradores, duendes e turistas, seguindo de diferentes pontos da cidade para apreciar o mais lindo espetáculo da natureza.

O crepúsculo solar deixa todos de boca aberta. Turistas tiram selfie, mochileiros acendem o baseado, gnomos realizam desejos, casais se beijam, os loucos aplaudem. A vibração é positiva ao extremo!

Pousadas em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras, a mítica vila do interior de Minas Gerais e famosa por suas lendas envolvendo vida extraterrestre e mistérios do Universo, torna-se por este e um bocado de outros motivos, um excelente destino para relaxar o corpo e descansar a mente em qualquer época do ano.

As pedras dão um ar medieval à cidade de São Tomé, MG

Os hotéis e pousadas em São Tomé ganham um charme especial, não apenas pelo clima de mistério que ronda a cidade turística, mas especialmente pela “pedra de São Tomé”- retirada da grande rocha onde fica encravada a vila, que decora e embeleza casas, hospedagens e estabelecimentos comerciais.

Da estrada, de longe, é possível ver a extração desenfreada do minério no morro onde se encontra a cidade, e assim ganhamos em charme, portanto é preciso preservar todos os cantinhos da cidade — das trilhas às cachoeiras, das esquinas no centro aos mirantes nos morros. Evite arrancar, quebrar ou levar qualquer pedaço ou lasca de pedra, não jogue lixo nos lugares por onde passa e conserve a natureza.

Pousada Casa da Serra

Cidade de São Thomé das Letras, MG

Na segunda vez que estivemos em São Tomé, ficamos hospedados na Pousada Casa da Serra. É boa e barata, recomendamos!

A pousada é bem localizada, pertinho da trilha que leva para a Pirâmide e a Pedra da Bruxa (foto), os quartos são simples, e alguns, como o que ficamos, têm varanda com vista para a cidade.

A dona da pousada nos deixou bem à vontade, e sempre gentil. O café da manhã é super gostoso, com frutas, pães e frios, e as áreas comuns são bastante agradáveis. Há estacionamento.

As diárias na pousada para a primeira semana de novembro estavam por R$160 quando pesquisamos os preços, dia 18 de setembro de 2021.

Confira outras opções de hospedagens em São Tomé das Letras-MG:

Pousada Shangri-lá 

A hospedagem oferece chalés com bela vista para as montanhas, em um ambiente mais afastado do burburinho do centro, antro de paz e silêncio que faz você relaxar.

O hotel conta com recepção 24h por dia, serviço de bar e café da manhã fresquinho todos os dias. É uma boa dica para casais em viagens românticas. Os chalés são charmosos e bem decorados.

As diárias na pousada para a primeira semana de novembro estavam por R$170 quando pesquisamos os preços, dia 18 de setembro de 2021.

Pousada Reino Encantado

A típica pousada barata bem decorada. Um lugar simples com decoração criativa, com quartos aconchegantes e localização próxima ao centro histórico, agradando os turistas que gostam de curtir a noite sem ter que se preocupar com a volta.

As diárias na pousada para a primeira semana de novembro estavam por R$220 quando pesquisamos os preços, dia 18 de setembro de 2021.

Pousada Pôr do Sol

Para quem busca uma pousada com piscina em São Thomé das Letras, a hospedagem tem bom custo-benefício. Os quartos são confortáveis e espaçosos, o café da manhã gostoso, conta com boa infraestrutura e atendimento prestativo.

As diárias na pousada para a primeira semana de novembro estavam por R$170 quando pesquisamos os preços, dia 18 de setembro de 2021.

Pousada dos Anjos

É uma das pousadas mais românticas e charmosas em que me hospedei. Infelizmente são poucos quartos e eles não abrem reservas online.

A charmosa Pousada dos Anjos, em São Tomé das Letras – MG | Arena Lotus

Nos feriados é preciso reservar com bastante antecedência. Para dificultar eles não utilizam o sistema de reservas da Booking.com. Vale insistir um pouco. A pousada é linda demais e a vista do quarto da torre é fantástica.

Restaurantes em São Tomé

Você nem vê a hora passar e já vai querer parar ali por perto para fazer uma refeição com comida mineira caseira no restaurante Dona Sinhá (prove a vaca atolada), comer um hambúrguer artesanal na lanchonete Alquimista. Ou, se preferir uma pizza na pedra, vá no Ser Criativo.

Este último já na rua atrás da igreja matriz de São Tomé-MG.

Para abrir o apetite, a melhor dica é provar a cachaça no bambu, vendida em alguns bares no centro.

Terapias holísticas e Ayahuasca em São Tomé

Por fim, uma dica para incluir no roteiro é fazer a visita guiada à Fundação Harmonia, uma antiga comunidade de São Tomé das Letras.

O local recebe visitantes todos os dias, sendo possível participar de diversas atividades como terapia holística, piscina, almoço saudável.

Os preços são bem acessíveis. É uma experiência subjetiva conhecer este lugar espiritual nesta cidade cheia de energia boa.

O local recebe visitantes todos os dias em dois horários — às 9:00 e às 16:00. O preço do ingresso é simbólico.

Cidades próximas de São Tomé:

Sobre Danilo Hadek

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

41 comentários

  1. Recomendo conhecer a Cidade das Estrelas. Um grande espaço místico, com pousadas, trilhas e cachoeiras.
    Fica na estrada para Sobradinho.

  2. São tome é linda,mistica,quase podemos tocar nas estrelas.
    Recomendo que visitem a cidade fora de feriados porque nessas datas a cidade quase não consegue suportar a quantidade de pessoas sem contar com os bandidos que visitam la nesses momentos.

  3. Como que eu faço tem que falar com alguma pessoas
    Pra mim eu fazer uma excursão pra air ..

  4. Me diz, quando você foi, precisava pagar para entrar nestas cachoeiras? Em Brotas, cada cachoeira que vc vai paga cerca de 80,00, o que é um absurdo de caro.

  5. Faltou falar das pousadas

  6. Verdade, Almir. Iremos escrever um artigo com dicas de pousadas em São Tomé. Por ora, pesquise pelo Booking algumas opções.

  7. Qual a melhor época do ano pra conhecer São tome e aproveitar as cachoeiras?

  8. Sem dúvida o verão, mas a partir de novembro já começa ficar legal.

  9. Fernando Nallin

  10. Bom dia!!
    Gostaria de saber se quem não vai de carro consegue aproveitar a cidade do mesmo jeito?
    Estou querendo passar um final de semana, mas iria sem carro, é indicado?

  11. Olá Márcia!

    Sim, é bem possível. Muitos lugares dá para ir a pé. E sempre há alguma agência que organiza passeios para as cachoeiras e outras excursões.

  12. Não entendi a parte do “se tiver sorte encontrará corpos secos de escravos” as dicas são ótimas, mas essa frase é no mínimo infeliz, desumaniza ainda mais pessoas que foram escravizadas para que a cidade fosse hj desfrutada. Cabe reformular a frase e pensar melhor se isso é sorte mesmo.

  13. Boa colocação, Iza. Alteramos, o importante é ressaltar que estes escravos resistiram contra o latinfundiários.

  14. sidney pureza do nascimento

    estamos querendo ir de moto para lá..ocorre que a minha moto é uma harley modelo custom que não anda bem em estrada de terra e nem em estrada calçada com pedras. Se for preciso andar um pequeno trecho até alguma pousada, tudo bem, pois depois faremos os passeios a pé ou com guia, o problema é se tiver que rodar muito nesse tipo de estrada.

  15. sidney pureza do nascimento

    Geração MIMIMI……

  16. A cidade está encravada numa pedra. A maioria das ruas são de pedra, ora lisas ou irregulares.

    Uma outra dica de viagem é Tiradentes. Lá acontece no final de junho o Bike Fest, já ouviu falar?

  17. Gostaria de saber se tem camping perto das cachoeiras. Desde jáagradeço.

  18. Antonio Pádua de Mello

    Olá Rafael, em final de semana normal é seguro ou deixa a desejar??

  19. Wilmar Rocha Lopes

    Estarei ai nesse final de semana e pelo visto vou gostar muito. As dicas foram muito proveitosas.

  20. Fernanda Barbosa Lima Leite

    Conheço são Thomé, de tempos a trás e pude acompanhar de perto essa questão dos assaltos, uma pena, um lugar incrível, mas é melhor não arriscar, depois do por do sol é melhor procurar lugares movimentados..mas vale a conhecer são Thomé.

  21. Meu deus!!! Eu vim comentar so por causa do comentario “Gosta de lugares misteriosos? Conheça o jeito mais barato de chegar em Machu Picchu, sem ter que passar por nenhum portal dimensional.” kkkkkkkkkkkk
    SOCORROOOO! RINDO LITROS!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkk Mto bom!!!

  22. reza a lenda, Bárbara

    em São Tomé tudo parece possível…

    =)

  23. Quero levar minha cachorra para essa viagem. É permitido o seu acesso às trilha e cachoeiras?

  24. Bom dia,

    Como é o réveillon lá? A cidade fica muito cheia?

  25. Bom dia! Também gostaria de saber se é legal passar o Reveillon lá e se dá pra ir sozinha! Eu iria de ônibus!
    Obrigada!

  26. sidney pureza do nascimento

    Lá é um lugar pra vc contemplar a natureza e ficar de boa, quanto a ir sozinha, desde que vc tome os cuidados necessários, tudo bem, lá não é melhor nem pior do que outros lugares no quesito segurança.

  27. Valeu o comentário, Sidney!

  28. Tranquilo, Alex.

    Talvez você goste deste artigo com dicas de hotéis para viajar com cachorros em SP, MG e RJ!

  29. Vendo Fazenda com 200.000 metros quadrados em São Tomé. Interessados entrar me contato pelo telefone (pub não autorizada) horário comercial.

  30. sao thome nao é pra quem quer é para pessoas de almas bem pequenas que usuflui do poder mistico da cidade aqui é joao mendonca no face

  31. sao thome nao é pra qualquer um tem que nascer gostando de sao tomé tem que ter a alma mistica

  32. Rodrigo Ronchesel Bonomi

    Boa noite! Obrigado pelo trabalho de divulgação e informações do canal “Multi Viagem”! Quantos dias, em média, são necessários para se conhecer um mínimo de São Tomé? Temos duas crianças pequenas (5 anos cada uma), seria uma boa idéia levá-las? Somos de Campinas-SP. Obrigado!

  33. sidney pureza do nascimento

    chegando sexta de manha e indo embora domingo a tarde, vc terá oportunidade de conhecer bem os lugares de São Thomé.

  34. Maria Edla Brito Dos santos

    Gostaria de saber se é fácil.se morar em são Tomé das letras
    O aluguéis mensal fica mais ao menos em que valor uma cada de 1 quarto ou quitinete

  35. Não sabemos dizer, Maria!

    A cidade é bem turística e muito bonita. Vá conhecer e poderá pesquisar com mais facilidade estas informações.

  36. Oi, tudo bem? Você saberia informar se as atrações e o comércio da cidade estão abertos em razão da pandemia?

  37. ROSANA SALVAIA QUIRINO DA SILVA

    Bom dia gostaria de saber se acidade está recebendo visitantes ,gostaria de ir em janeiro

  38. Tem o contato de alguma agência de confiança para já reservar os passeios antes de ir? Ou é realmente fácil chegar lá e localizar as agências?

  39. AMOOOO São Thomé…. lugar magico!!! Especial…. Quando estou chegando na Cidade, passo pelo portal na entrada minha alma agradece… ja fico muito feliz e revigorada .

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.