Início / Destinos / São Vicente e Praia Grande, no litoral sul de SP
As praias da Baixada Santista, em SP | Diego Torres

São Vicente e Praia Grande, no litoral sul de SP

A Praia de São Vicente, na Baixada Santista, fica a aproximadamente 76 km de distância de São Paulo.

É um dos destinos no litoral sul de SP mais procurados por famílias paulistas nos finais de semana ensolarados. A cidade praiana conta com praias, bons restaurantes e diversas atrações turísticas.

Entretanto, o forte mesmo do turismo na cidade de São Vicente são as praias. Entre elas, destacamos a tranquila Praia dos Milionários, próxima à Ilha Porchat, e a Praia do Gonzaguinha. Esta última ideal para quem curte esportes náuticos como caiaque e windsurf.

Confira algumas atrações que não podem ficar de fora em uma visita a São Vicente:

Praias perto de São Paulo:

Praias de São Vicente – SP

praia de são vicente

São Vicente, no litoral sul de São Paulo | Diego Torres

Praia do Gonzaguinha

Em 800 metros de extensão, a Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, fica entre o Marco Padrão e a Praia dos Milionários.

É uma praia de São Vicente bastante procurada pelos praticantes de esportes náuticos, como iatismo, windsurf, esqui aquático e jet ski.

Para aqueles que querem relaxar a beira do mar, há quiosques instalados ao longo do calçadão, onde há também árvores, bancos e deque de madeira para acesso à areia, além de uma ciclovia.

Ali também há um píer, onde no verão saem passeios diários de escuna pela baía de São Vicente, ilhas e imediações.

À direta da praia, junto à Biquinha de Anchieta, é onde, todos os anos, artistas fazem a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. A data do aniversário da cidade é 22 de janeiro de 1532.

Encenação de São Vicente

Portanto, todos os anos, no dia 22 de janeiro – aniversário de fundação de São Vicente – SP, acontece o grande espetáculo nas areias da praia com a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente.

Um dos grandes atrativos é a réplica da caravela do Descobrimento do Brasil, a “Espírito Santo”, uma das seis em atividade no mundo. Em tempos de pandemia, é possível que só possamos celebrar como antes em 2022.

Praia dos Milionários

A pequena Praia dos Milionários fica próxima às pedras da Ilha Porchat. É a mais pacatas das praias de São Vicente – SP.

Com rochedos do lado esquerdo, a bela Praia dos Milionários, em São Vicente, é um dos lugares legais para pesca litoral paulista. Além disso, também é possível alugar barcos para passeios turísticos.

Praia do Itararé

Com mais de 2 km de extensão, a Praia do Itararé é a mais popular da cidade. Há muita concentração dos jovens durante o verão, talvez pela grande quantidade de quiosques no calçadão.

Durante o dia as famílias com crianças pequenas também desfrutam do complexo de lazer, com calçadão, iluminação, playground e jardim de praia com árvores de Mata Atlântica.

E para completar o roteiro, faça o passeio de teleférico até o alto do Morro da Asa Delta.

Morro da Asa Delta

teleférico são vicente

Teleférico em São Vicente – SP | Diego Torres

Para quem gosta de aventuras aéreas, o voo livre pode ser praticado no Morro da Asa Delta, a 180 metros do nível do mar. Também indicado para tirar belas fotos der uma das melhores vistas da Baixada Santista.

Do mirante é possível avistar ao mesmo tempo as praias de São Vicente, Santos, Guarujá, Praia Grande e Cubatão.

O acesso é feito pela divisa entre a cidade e Santos, a partir da subida do Morro do José Menino. Também é possível chegar ao topo via teleférico, cuja base e venda de ingressos fica na Praia do Itararé.

Biquinha de Anchieta

Fora das praias, mas não distante delas, o turista não pode deixar conhecer a Biquinha de Anchieta, local onde o jesuíta bebia água e catequizava índios. Os azulejos azuis trabalhados a mão são relíquias históricas.

Além da bica, a praça conta com uma escultura do padre em tamanho natural e boxes onde são vendidos os mais tradicionais doces da cidade de São Vicente – SP.

Ponte Pênsil

Para quem gosta de arquitetura e turismo cultural, o cartão postal de São Vicente é a Ponte Pênsil.

A estrutura é a primeira do gênero construída no Brasil. Inaugurada em 1914, a construção é tombada como patrimônio histórico e foi fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil no início do século XX.

Como chegar na Praia de São Vicente

Saindo de São Paulo, o acesso a São Vicente é feito pela Rodovia dos Imigrantes. E a distância é de 72 Km.

Já para Praia Grande, distante 79 Km, é preciso pegar o Sistema Anchieta Imigrantes (SP-150 e SP-160) e a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55).

Dá para chegar em São Vicente em viagem de ônibus saindo do Terminal Jabaquara – SP. A viação Cometa faz o trajeto diariamente.

Onde ficar em São Vicente

Algumas sugestões de hotéis em São Vicente são o Ilha Porchat, à beira mar. Ou ainda o Flat Itararé Tower, a 150 metros da Praia de Itararé.

As diárias nesses hotéis para dezembro de 2021 estavam respectivamente por a partir de R$ 368,00 e R$ 159,00, quando pesquisamos o preço em 28 de setembro de 2021.

Praia Grande – SP

Vizinha à São Vicente, a Praia Grande faz parte do meu imaginário infantil.

Costumava ir sempre para a Praia Grande nas férias de verão. Ficávamos na kitnet da família, na Praia do Boqueirão, e costumávamos caminhar pela orla até as praias do Forte e Guilhermina.

O mais legal, que existe até hoje, são as feiras de artesanato na Praia Grande.

São 4 locais com feira de artesanatos e alimentação – Praça Portugal, Cidade Ocian, na Praça Dr. Roberto Andraus, Vila Caiçara, na Praça Nossa Senhora de Fátima e Solemar, na Praça Carlos Gomes.

Post atualizado em 28 de setembro de 2021.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.