Início / Melhores destinos / Sarajevo e Mostar, na Bósnia e a magia dos Balcãs

Sarajevo e Mostar, na Bósnia e a magia dos Balcãs

Um roteiro pela Bósnia Herzegovina deve incluir Sarajevo e Mostar, duas cidades que sofreram com a guerra nos Balcãs e hoje são destinos acolhedores.

Para começar, sabe aquele destino que nos atrai de um modo singular? Aquela viagem incrível que sempre sonhamos fazer? Nesse sentido, Sarajevo sempre foi este tipo de lugar. Porém, na viagem e roteiro pela Bósnia, ainda descobrimos a cidade de Mostar, outra vila mágica perto do Mar Adriático, transformando a Bósnia-e-Herzegovina num cenário lírico de mais uma grande viagem realizada.

Roteiro Portugal – Espanha

Sarajevo – O que ver na Bósnia Herzegovina

Antes de mais nada, fizemos a viagem no mês de outubro e as expectativas foram mais do que atendidas. Desse modo, a viagem à Bósnia fez parte do roteiro na Europa que fizemos nas férias.

Ficamos um dia em Mostar e três em Sarajevo. Faltou a pirâmide da Bósnia, em Visoko, a 30 km de distância da capital Sarajevo. A atendente de aeroporto da linha aérea Austral que sugeriu a atração na hora que fizemos o check-in do voo de volta. Devomos voltar um dia.

sarajevo bosnia

Na beira do Paljanska Miljacka, em Sarajevo, pode-se ver uma cidade calma e acolhedora

Sendo assim, chegamos em Mostar, na Bósnia, em viagem de ônibus a partir de Dubrovnik, na Croácia.

De Mostar fomos para Sarajevo também de ônibus. A viagem é longa, mas a paisagem é bem legal. Aliás, há paradas na estrada para conferência de passaportes. Brasileiros podem entrar como turistas, sem a necessidade de visto. Detentores de passaporte europeu idem, ainda que a BiH não esteja na UE.

Em seguida, após o deslumbre em Mostar e Sarajevo, nosso roteiro também passou pelas cidades de Praga, Viena e Berlim.

sarajevo

Construções destruídas pela guerra em Sarajevo – Bósnia

Um pouco de história…

No início do século XX, a região da Bósnia-e-Herzegovina foi anexada ao Império Austro-Húngaro. Até que em 1914, o povo local reagiu, armando emboscada para assassinar o arquiduque austríaco Francisco Ferdinando e sua esposa, que estava grávida de gêmeos.

Então, a morte de Franz Ferdinand em Sarajevo foi o estopim para a Primeira Grande Guerra começar. Desse modo, no final da guerra, em 1918, a Bósnia-e-Herzegovina foi anexada à Sérvia, como parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.

Leia também: Zagreb, a capital da Croácia

viagem sarajevo

Esquina em Sarajevo onde Franz Ferdinand foi assassinado, e iniciou a guerra

Durante a Segunda Grande Guerra, Sarajevo e toda a Bósnia-i-Herzegovina foi ocupada por Croatas e palco de grandes batalhas contra nacionalistas Sérvios. Porém, com o colapso do comunismo, todos os países que na época compunham a Iugoslávia – Croácia, Bósnia, Montenegro, Macedônia, Eslovênia foram criando estados independentes.

Houve inúmeras guerras em todos eles, e a Bósnia e Herzegovina sofreu com a grande diversidade étnica e cultural do seu povo. Em 1991, os bósnios croatas e os bósnios muçulmanos aprovaram um referendo a favor da criação de uma república multinacional independente. Mas os sérvios bósnios recusaram separar-se da Iugoslávia, sob o domínio da Sérvia.

dont forget 93 mostar

Em 1992, durante a dissolução da Iugoslávia, a Bósnia e Herzegovina foi devastada em guerra civil desonesta. Foram mais de 3 anos de guerra e mais de 15 mil mortes nas cidades de Tesanj, Mostar, Gorazde, Maglaj e Bihac, em uma nojenta e verdadeira “limpeza étnica” e, acredite, campos de concentração.

A população de Sarajevo e toda a Bósnia, com ajuda do exército croata, lança contra ofensiva em junho de 1995, equilibra a guerra e assinam os Acordos de Paz de Dayton. Assim, a guerra deixou 97.207 mortos no total. [Com informações Wikipédia]

Roteiro em Sarajevo, Bósnia

O hotel Sulejman é todo decorado. Na recepção, comidinhas e bebida à vontade.

O hotel Sulejman é todo decorado. Na recepção, comidinhas e bebidas.

Fizemos o roteiro acima, mas já indicamos ficar pelo menos duas noites em Mostar. Como dissemos, chegamos na Bósnia vindo de Dubrovnik, na Croácia, e então descemos em Mostar.

Sie-Sulejman-muitaviagemFicamos apenas uma noite no Apartments & Rooms Villa Sulejman, um lugar fantástico. Sem dúvida, foi uma das melhores pousadas que já ficamos hospedados.

Fomos recebidos pelo Sr. Sulejman (que só fala alemão) e a funcionária Emira. Logo nos deram uma cerveja para beber. Ficamos conversando, e foi outra e outra. No total três cervejas e muitas risadas antes de irmos para o quarto.

O que fazer em Mostar

Stari Most

Mostar river

A ponte Stari Most é um dos cartões postais da pequena Mostar, na Bósnia.

Apesar de ter chego tarde e beber algumas cervejas no hotel em Mostar, ainda fiz questão de ver a Ponte Stari Most naquela noite, pois no dia seguinte à tarde já iria embora. Por isso, recomendo dormir duas noites em Mostar.

Em conversa com a Emira, ela disse que muitos casais alemães viajam para lá para passar até uma semana, como um retiro, uma viagem para relaxar e descansar. E minha dica vai nesta direção – vale a pena ficar duas e até três noites por lá.

É possível passar uma manhã caminhando nas ruas de pedra, bisbilhotando as lojinhas de souvenir e atravessar, sem se cansar, o rio Neretva pela velha ponte Stari Most, construída em 1566. A velha ponte resistiu 427 anos até ser destruída em 1993 por forças croatas na guerra dos balcãs. Depois reconstruída em 2004.

Stara čaršija – Mostar (old town)

É uma esquina de onde você consegue tirar a foto abaixo. Na esquina há diversas lojas de artesanatos, produtos e utensílios feitos em cobre e lembrancinhas.

sarajevo onde fica

Stara čaršija, registrando esse momento mágico no roteiro pela Bósnia Herzegovina.

o que ver na bósnia

Andar nas ruas de pedras é uma terapia no roteiro pela Bósnia.

Koski Mehmed-Pasina (mesquita)

pontos turísticos sarajevo

Mesquita Koski Mehmed, construída em 1617 em rocha do rio Neretva – Bósnia.

Por fim, outros pontos de interesse no roteiro na Bósnia, já em Mostar são a Kriva Cuprija (Aslant Bridge), uma das mais antigas construções de arquitetura oriental de 1558. Além disso, o Bishop, uma basílica dos séculos V e VI, bem como o velho monastério muçulmano, com construção do século XV e XVI.

Restaurantes em Mostar

Um lugar para almoçar. Não escolha, vá ao Restaurante Sadrvan. Assim, o restaurante é o mais turístico do centrinho. Aliás, duas meninas com roupas típicas na entrada convidam os passantes e turistas. E, realmente é um ótimo lugar para comer bem e barato na Bósnia.

roteiro na bósnia

Prato típico da Bósnia

Pedi o prato típico da Bósnia, que comeria novamente em Sarajevo. O prato custou o total de 11 KM + a cerveja Mostarsko pivo por 3 KM, num total de 14 KM ou 7, 20 Euros. Como dica, peça o Cevapcici (dedinhos de carne grelhados) com pão típico, aivar e batata frita e Kajmak (cream cheese).

Parques Prenj & Velez

Esta dica é excelente para quem curte aventuras de bicicleta. O Parque Prenj possui 360 km de floresta e estradas de terra com trilhas para bike nas montanhas Prenj.

Trilhas para bike nas montanhas

No inverno as montanhas também servem os aventureiros dos esportes de neve e inverno. A trilha de bike na Bósnia começa na estação de esqui no topo da montanha Rujište, em frente há o motel Sniježna kuća. Para mais informações acesse o site do turismo para os melhores roteiros na Bósnia. É bem perto. Fácil para uma viagem bate-volta (24 km de Mostar ; 110 km de Sarajevo).

Dica local: Tenha sempre um GPS e equipamentos de proteção. Cuidado para não aventurar-se em locais sem indicações.

Por fim, se ainda tiver tempo no roteiro naBósnia, ao longo do parque nacional, visite pequenas cidades como Jablanica, linda planície; vila de Konjic, lago Boračko; Neum (cidade pela qual muita gente chega vindo de Split, Croácia); e ruínas Mogorjelo, perto de Čapljina.

O que fazer em Sarajevo

Para começar, Sarajevo, a capital da BiH, já bombardeada e dividida, hoje é lugar pacífico e com excelente hospitalidade. Sem dúvida, a atmosfera vibrante penetra na alma do viajante. Eu senti um ar diferente na cidade. Gente amiga, ruas tranquilas em todo meu roteiro pela Bósnia.

Apesar do clima calmo e ameno, Sarajevo tem também um lado agitado, com centros comerciais, galerias e shopping centers. São cerca de 400 mil residentes que circulam junto a turistas nos cafés e restaurantes do centro histórico.

“Sarajevo changed my mind” – The Cranberries

guerra na bosnia

Vista do Yellow Fortress – “Sarajevo changed my mind” – “The Cranberries”

Logo que cheguei no centro de Sarajevo, como não encontrava o apartamento onde iria ficar, perguntei para um casal na rua. A mulher viu minha reserva pelo Booking no meu celular, pegou o telefone e ligou para o número. O dono do apartamento foi ao meu encontro.

O casal ficou surpreso ao saber que eu era do Brasil, tão longe. “O que eu estava fazendo em Sarajevo???” E se você chegou a pensar “mas o que ele foi fazer na Bósnia??”, fui conhecer um povo tolerante e amigável, caminhar em ruas seguras e mágicas, beber cerveja, ouvir jazz.

A Jerusalém da Europa

o que ver na bósnia

diversidade religiosa em Sarajevo

Sarajevo possui características únicas, é perceptível. A cidade tem enorme diversidade de cidadanias e povos. Sarajevo é um dos poucos lugares no mundo onde se vê igrejas ortodoxas, católicas, mesquitas e sinagogas uma ao lado da outra.

Cosmopolita, Sarajevo tem fortes características de Leste, com origens dos impérios bizantino e otomano, bem como influências do Ocidente, com romanos e austro-húngaros. Sarajevo ganha um charme especial com esta mistura entre dois mundos.

–: Relato de viagem à Terra Santa

O que ver em Sarajevo – Bósnia

Sarajevo é dividida em quatro zonas – a cidade velha (Baščaršija), a nova cidade, o centro e a Nova Sarajevo.

Sebilj em Baščaršija

o que ver em sarajevo

Sebilij em Bascarsija, Sarajevo

roteiro na bósniaSarajevo sempre foi conhecido por sua água doce potável, e em séculos anteriores numerosas sebiljs – fontes ornamentadas em forma de quiosque, poderia ser encontradas por toda a cidade. Atualmente, cerca de apenas um décimo das fontes permanecem, uma das poucas sebiljs fica bem no coração de Sarajevo, em Baščaršija.

Baščaršija é a cidade velha, o centro antigo de Sarajevo. As construções da região são antigas, marcadas pela velha fonte de água ao centro. Assim, em uma caminhada ao redor, já aviste a Kazandziluk street e a Praça Brusa Bezistan.

Praça Brusa

saravejo europa

Praça Brusa Bezistan, tem comércio, lojinhas de artesãos e gente

City Hall

city hall sarajevo

O Exército da Sérvia queimou inúmeros livros em 92

O prédio foi construído em 1896 e abriga a Biblioteca Nacional, apesar de ter perdido muitos livros durante a guerra civil de 1992, em Sarajevo. Aliás, o apartamento onde fiquei é do lado do City Hall. (Uma dica se você resolver ficar por lá).

Rio Miljacka

centro de sarajevo

Vista do meu quarto. É possível ver as pontes do rio Miljacka

Latin Bridge

Construída no século XVI, a ponte entrou para a história devido ser o local por onde passou Franz Ferdinand pouco antes de ser assassinado. Na esquina onde foi morto, na calçada, há a marca do pé do arquiduque e o prédio do museu do assassinato de Franz Ferdinand.

pontos turísticos de sarajevo

A famigerada ponte é grande ponto de visitação por viajantes | Foto: Oosterwijk

Nesse sentido, outros pontos de interesse que você poderá ver na cidade de Sarajevo, no roteiro na Bósnia, são a Sinagoga Ashkenazi, a Cathedral of Jesus Sacred Heart, Congregational Church of the Mother, Emperor´s Mosque, Franciscan Church of St. Anthony of Padua, Gazi Husrev Bey´s Mosque, Old Orthodox Church e Old Temple.

Túnel – O túnel da esperança

Tunel Sarajevo

O Túnel – Sarajevo, B-i-H

O túnel, em Sarajevo, foi um dos lugares mais incríveis por onde passei no meu roteiro na Bósnia. O ponto fica longe do centro, fica mais próximo ao aeroporto internacional onde há também um museu e um pequeno trecho de túnel que foi usado pelos bósnios para fugirem da cidade sitiada por soldados da Sérvia.

Antes de ir imaginei que iria enfiar o pé na lama, mas é tudo muito bem feito e o trecho que o turista atravessa é bem curto, tipo 25 metros. Você desce, percorre o túnel meio abaixado e já sai de um outro lado, onde vê minas terrestres, artefatos de guerra e pode assistir um vídeo bem interessante sobre o período da guerra e construção do túnel.

pontos turísticos na bósnia

sarajevo bósnia

Sarajevo foi sitiada pela forças armadas da Sérvia em abril de 1992. Desde então, até 1995, os habitantes de Sarajevo viveram um período de terror inimaginável em plena Europa já quase século XXI. Contudo, em julho de 1992, as Nações Unidas fizeram um acordo com os militares da Sérvia, e liberaram o aeroporto para uso paramédico.

Como a pista do aeroporto de Sarajevo ficava entre a cidade e o território livre, a ideia foi construir o túnel como forma de buscar ajuda com segurança. Cerca de 150 soldados construíram o túnel em quatro meses e quatro dias.

Como chegar ao túnel

A melhor forma é ir de táxi. Quem me ajudou foi o Fadil Music, dono do apartamento onde fiquei em Sarajevo. Ele chamou um táxi amarelo, pois segundo ele os táxis dessa cor são mais baratos, e ainda seguiu o táxi até o local. Depois o taxista me levou até o aeroporto, de onde peguei meu voo para Berlim. Ou seja, minha ida até o túnel acabou saindo o preço da corrida até o aeroporto praticamente.

yellow táxi sarajevo

Táxi no aguardo da minha visita ao túnel. Ao fundo, o aeroporto de Sarajevo – Bósnia.

Dessa forma, a melhor forma é combinar com alguém um táxi amarelo antes da sua ida ao aeroporto se o seu voo for à tarde ou um bate-volta caso saia da cidade de trem. Se possível vá com alguém de confiança.

Sarajevo, uma cidade jovem e vibrante

Há muitas coisas para fazer em Sarajevo, especialmente durante o verão europeu. Nesse sentido, a cidade conta com festival de jazz, inúmeros bares e pubs para curtir a noite.

Para começar, o Sarajevo Jazz Fest. O festival de Jazz de Sarajevo acontece na primeira semana de Novembro. Não fui na época certa, mas gostaria, assim como os de Montreal (Junho/Julho) e New Orleans (Novembro). Estão na minha bucket list. Para mais informações acesse o site oficial.

Aliás, o Club Monument é dica boa para amantes do jazz. Assim, para quem vai à cidade fora da época do festival de Jazz, poderá curtir boa música também na taverna Monument. O clube fica localizado na Strosmajerova, 3, em Sarajevo. Paguei 5 KM para entrar no bar.

Por fim, os pubs em Sarajevo. Na cidade o que não falta é lugar onde beber. Sarajevo possui pelo menos 2 pubs bem legais que recomendo – o Cheers e o City Lounge. Como é permitido fumar em ambientes fechados, alguns lugares ficam tomados de fumaça às vezes.

Hotel em Sarajevo – Bósnia

Ficamos e recomendamos, sem dúvida alguma, ficar no apartamento Emily Rooms, especialmente se for baixa temporada. Conseguimos um quarto com vista para a cidade, banheira e pia. O banheiro era compartilhado, mas nada demais. O quarto era incrível!

hotel sarajevo

Suba no terraço do prédio para ter esta vista de Sarajevo

Os melhores hotéis em Sarajevo pelo Booking.com

— Pesquisar hotéis aqui

Por fim, um amigo também fez viagem para Sarajevo, ficou no hostel Massimo e curtiu. Aliás, o hostel pertence à rede Hostelling International (HI), e fica no centro de Sarajevo, perto da chama eterna – na Dženetića Čikma, 8.

Restaurantes em Sarajevo

Se você gosta de carne, você vai adorar a Bósnia. A comida bósnia tem sempre carne. É raro encontrar restaurante vegetariano. Um pequeno-almoço típico é diferente do tradicional, mas é preciso experimentar. Mais uma vez, cevapi. Dessa vez um kajmak (cream cheese) no restaurante Ferhatovic Cevabdzinica PETICA.cevapi restaurante sarajevo

Certamente é o melhor restaurante de Sarajevo para comer cevapi e muito barato. No restaurante não é permitido bebida alcoólica, então o jeito é pedir uma coca-cola por três euros. (mais caro que o cevapi)

Dica local: Do lado de fora fumar é permitido e as mesas são compartilhadas. Alguém pode sentar do seu lado, acender um cigarro e bater a cinza no cinzeiro. Para evitar, sente lá dentro.

Em conclusão, a culinária da Bósnia e a comida em Sarajevo é muito boa, você pode experimentar um tradicional burek, zeljanica e sirnica.

Burek é uma torta de carne envolto em massa caseira. O zeljanica é uma torta de espinafre e queijo. Sirnica é feito com queijo fresco e batatas em cubos. O garçom pode perguntar se você quer pavlaka. Pavlaka é um creme de leite fresco, tipo um  iogurte. Experimente, é bom!

Teletina é bovino, geralmente servido em costeletas. Jagnjetina, um cordeiro grelhado. Musaka, uma torta de carne. Filovane paprike, pimentões recheados com carne picada e especiarias. Por fim, os queijos bósnios também são famosos, entre eles o Travnicki e o Vlašicki.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.