Início / Destinos / Serra do Cipó, destino de ecoturismo perto de BH
A Cachoeira Serra Morena, na Serra do Cipó, recebe visitantes nos dias quentes

Serra do Cipó, destino de ecoturismo perto de BH

A apenas 100 km de Belo Horizonte, em direção ao norte de Minas Gerais, perto de Conceição do Mato Dentro, fica um dos mais legais destinos turísticos do interior de MG, a Serra do Cipó, com suas cachoeiras, grutas, cânions e trilhas.

A região da bacia do rio Cipó é o ponto de encontro de roteiros turísticos de Minas Gerais –além da Estrada Real e do Circuito do Diamante, há uma vasta área que faz parte do Parque Nacional da Serra do Cipó, cuja sede fica no município de Jaboticatubas.

Cachoeiras, montanhas e clima agradável: ao norte de Belo Horizonte, a cerca de 100 km da capital mineira, a Serra do Cipó é um dos melhores lugares para viajar para quem procura cachoeiras no interior de Minas Gerais.

A pequena Santana do Riacho é uma das melhores cidades para quem quer explorar as trilhas e cachoeiras pertinho de BH.

Cachoeira Serra Morena

Cachoeiras como a Serra Morena, em área particular e de fácil acesso fazem parte das paisagens em torno do simpático centrinho de Santana do Riacho, na Serra do Cipó.

A cachoeira Serra Morena fica em uma área privada que cobra 30 reais para entrar por pessoa. 

Não é barato, mas o visitante tem acesso a dois poços para tomar banho de cachoeira. O lugar conta com restaurante e estacionamento.

A vantagem é que dá até para ir e voltar para Belo Horizonte no mesmo dia, pois o acesso até a cachoeira é de dificuldade fácil para moderado. A trilha tem 1 km e é tranquila, só no final, quando a cachoeira no interior mineiro já é visível, um trecho íngreme oferece dificuldades para descer.

Cidades turísticas perto de BH

A Cachoeira Serra Morena, na Serra do Cipó, recebe visitantes nos dias quentes

A Cachoeira Serra Morena, na Serra do Cipó, recebe visitantes nos dias quentes

O problema para essa viagem bate e volta é passar por dentro de Lagoa Santa, no caminho entre BH e a Serra do Cipó. Aos finais de semana, não incomum longos trechos congestionados para atravessar a cidade pela rodovia.

Uma vez na área da cachoeira, o visual compensa e é fácil visitar a queda d’água. Basta pegar uma trilha fácil de cerca de 1 km, com um trecho íngreme no final, quando já se vislumbra a queda d’água e o poço de águas esmeralda quando o clima está seco.

Interior de MG – O que fazer no interior mineiro

Parque Nacional da Serra do Cipó

Entre Santana do Riacho e Jaboticatubas, a Cachoeira Grande é um dos destaques do Parque Nacional da Serra do Cipó

Para quem procura trilhas e cachoeiras mais selvagens, a cidadezinha também é base para o Parque Nacional da Serra do Cipó, que enfileira cachoeiras entre suas trilhas.

No entanto, para visitar as cachoeiras do parque da Serra do Cipó, vale a pena ficar hospedado em alguma pousada ou camping da região, já que o acesso é feito depois de quilômetros de trilhas.

O parque, criado em 1978, guarda ainda cânions, paredões de pedra e cavernas em sua área acidentada, com altitudes que variam de 700 a 1600 metros de altitude.

O parque abre todos os dias, com entrada permitida das 8h às 16h –e saída até as 18h–, mas não abre nos feriados de Natal (24 e 25 de dezembro) e de Réveillon (31 a 1 de janeiro). O final do ano e as férias de verão ficam na época chuvosa, e é importante conferir as condições da região antes de viajar.

O parque é um reconhecido santuário da flora brasileira e conta com muitas aves, além de trilhas e cachoeiras.

Trilhas, cânions e cachoeiras estão entre as atrações da Serra do Cipó – Divulgação

Para explorar seus atrativos, como a cachoeira da Farofa ou o cânion das bandeirinhas, há opção de trilhas a pé, de bicicleta ou até passeios a cavalo.

Além do Parque Nacional, as redondezas contam com atrações como a bela cachoeira Serra Morena (em área privada e que paga para entrar) e outras, além de boas pousadas e chalés.

Em torno do município de Santana do Riacho, ficam algumas das melhores pousadas para ficar na Serra do Cipó, um dos principais destinos turísticos perto de Belo Horizonte.

Onde ficar na Serra do Cipó

Para quem pretende ficar em algum lugar na Serra do Cipó, existem boas opções no Booking.

Santana do Riacho tem uma pequena (mas agradável) estrutura turística e boas opções de lugares para ficar na Serra do Cipó.

São desde pousadas charmosas na beira de rio até campings baratos para quem quer curtir o contato com a natureza. Os casais contam com bons chalés perto de BH para um final de semana.

Pousadas na Serra do Cipó-MG

Pousada Opicodocipo – Pousada na Lapinha da Serra, próximo ao centro do vilarejo em um dos pontos mais altos da Serra do Cipó, fica próxima a cachoeiras perto de BH como a Cachoeira do Boqueirão e a Cachoeira do Paraíso. É uma pousada que aceita animais de estimação, mas é importante avisar antes.

Pousada Laprala – Pousadinha localizada em Santana do Riacho, conta com piscina ao ar livre e também aceita pets, mediante aviso.

Pousada Villa Madorna – Com belos chalés cercados por natureza, é uma boa pousada perto de Belo Horizonte para viagens de casais: a pousada não acomoda menores de 18 anos. Os aconchegantes bangalôs dessa pousada são ideais para quem quer descansar e passar bons momentos no clima da serra.

Para os aventureiros, a Serra do Cipó tem belas trilhas e cachoeiras perto de BH / Divulgação

Chalé Portal do Vento – Com vista para o lago e uma bela paisagem da montanha, o chalé é gostoso para quem quer privacidade em meio ao clima da Serra do Cipó. O local conta com churrasqueira e uma pequena cozinha.

Fazenda Monjolos – Pousada que fica no distrito de Serra do Cipó, em Santana do Riacho, é um bom lugar para viagens de família. Tem piscina ao ar livre, com lado raso para crianças, e algumas atividades para fazer no local, como quadra de tênis, mesa de pingue pongue e de bilhar e até equitação. Tem quartos espaçosos para famílias.

Pousada Luar do Cipó – Outra pousada para adultos, é aconchegante e charmosa, com decoração rústica. Conta com uma piscina ao ar livre cercada por um bem cuidado jardim e é uma boa opção para viagens a dois perto de BH.

Pousada Chão da Serra – Pousada que fica em uma grande área com bons quartos com varanda e rede, é um bom lugar para casais e para famílias. Oferece atitivades como ioga e equipamentos para crianças brincarem, além de piscina ao ar livre.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*