Início / Destinos / Taubaté e Monteiro Lobato – Turismo rural no interior paulista
Vista de Taubaté, no Vale do Paraíba - SP | Chanval Brasil

Taubaté e Monteiro Lobato – Turismo rural no interior paulista

A uma distância de 130 km de São Paulo, Taubaté é uma cidade gostosa para um passeio de final de semana com a família e crianças pequenas no interior de SP. É lá que fica o Museu Mazzaropi.

Com uma localização privilegiada na região do Vale do Paraíba, a cidade de Taubaté fica próxima de praias paulistas como Ubatuba, no litoral norte, e de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. Além disso, é a terra natal do escritor Monteiro Lobato, motivo pelo qual recebeu o título de “Capital Nacional da Literatura Infantil”.

Viagem com crianças

Taubaté – SP

Como chegar em Taubaté-SP

É bem fácil chegar na cidade de Taubaté, a menos de 150 km da capital paulista. Quem faz a viagem de carro tem duas opções para chegar a Taubaté: as rodovias Dutra – BR 116 e Governador Carvalho Pinto – SP 70. É fácil fazer a viagem de ônibus também. Saindo do Terminal Tietê, a viação Pássaro Marrom faz o trajeto em menos de 3 horas.

O que fazer em Taubaté

Museu Mazzaropi

A cidade turística costuma ter boa previsão de tempo. O museu dedicado ao ator e cineasta Amácio Mazzaropi reúne em seu acervo mais de seis mil documentos sobre o artista. Diversas peças cenográficas, assim como equipamentos de época utilizados por ele, estão à disposição dos visitantes. Além de contarem a história do comediante, também ensinam sobre a trajetória do cinema brasileiro.

No Museu Mazzaropi é possível visitar, por exemplo, a “Casa do Jeca”, que já existia quando o ator comprou a fazenda em Taubaté para construção de seus estúdios. O local foi aproveitado por ele como cenário em seus últimos cinco filmes.

Turismo cultural em Taubaté

Outro ponto turístico bastante visitado na cidade é a Rua Imaculada Conceição. Situada numa colina ao sul da cidade do interior do Estado, no Alto São Pedro, é conhecida pelas festas folclóricas e artesanato popular típico de Taubaté, além da Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

No local os turistas podem acompanhar o processo de produção das peças decorativas, representando os tipos folclóricos da região, peças natalinas, como estrelas de Natal, e principalmente imagens da Sagrada Família e que retratam o cotidiano da cidade do interior de SP.

O que fazer em Bragança Paulista?

Turismo religioso

Entre outras atrações turísticas estão a estátua de 13 metros de altura do Cristo Redentor, que  é um símbolo da religiosidade de Taubaté, a Capela de Nossa Senhora da Paz que fica aos pés da estátua e a antiga estação ferroviária. A estação fica em frente ao parque Dr. Barbosa de Oliveira, e tem sua arquitetura original preservada.

Aproveite as férias escolares faça uma viagem em família para conhecer Taubaté, uma das melhores cidades para viajar com crianças no interior de SP neste verão!

O que fazer em Monteiro Lobato?

Desta forma, dentre o que fazer em Taubaté, vale programar visita ao museu na cidade vizinha de Monteiro Lobato – SP, que conta com uma extensa área verde e espaços para apresentações teatrais com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, a obra mais famosa de Monteiro Lobato.

O contato com a natureza e a cultura popular brasileira é o ponto alto desta pacata cidade do Vale do Paraíba. Foi lá que o escritor Monteiro Lobato iniciou sua carreira literária. Além disso, a cidade turística perto de MG possui diversas atrações naturais.

Cercada pela Serra da Mantiqueira, com ar de tranquilidade e muitas cachoeiras, a pequena cidade de Monteiro Lobato surgiu no auge da cafeicultura desta parte do Estado de São Paulo, e por isso guarda vestígios da arquitetura colonial em grandes casarões nas ruas do centro histórico.

A paisagem da cidade é marcada pelos jardins e canteiros que abrigam árvores centenárias, a exemplo da Sibipiruna, uma espécie em extinção, mas presente em todas as ruas da vila.

Sítio do Pica Pau Amarelo

José Bento Monteiro Lobato iniciou sua carreira literária na fazenda do Buquira, que depois passou a se chamar Fazenda do Visconde e então se tornou o Sítio do Pica-Pau Amarelo, que atrai grande número de turistas e é o maior patrimônio da cidade.

O Sítio do Pica-Pau Amarelo foi local de inspiração de personagens como Jeca Tatu, Emília e Visconde de Sabugosa.

Cachoeiras em Monteiro Lobato

A natureza do Vale do Paraíba abriga belíssimas cachoeiras que recortam vales e montanhas, como a Cachoeira da Mata do Farias e a Cachoeira do Zé Maria.

Mirante das Antenas

Para tirar fotos da região, siga até a o Mirante das Antenas, a quase mil metros de altitude e distante 3,5 Km do centro.

É um ponto privilegiado de observação. De lá avista-se não apenas as cidades de Monteiro Lobato e Taubaté, como todo o Vale do Paraíba e suas aglomerações urbanas.

Post atualizado em 25 de agosto de 2021.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.