Início / Dicas / O que fazer no bairro da Liberdade, em São Paulo
bairro da liberdade
bairro da liberdade sp

O que fazer no bairro da Liberdade, em São Paulo

O bairro da Liberdade (SP), com suas ruas que remetem à cultura japonesa — lanternas e colunas vermelhas, a bela praça da Liberdade, feira aos finais de semana e outros eventos, é um convite para um passeio cultural em São Paulo.

Há muitas coisas para fazer por lá, desde experimentar doces típicos da cultura oriental, incenso nag champa, lamen, entre outras coisinhas que facilmente encontramos por lá.

Elencamos abaixo as atrações no bairro da Liberdade para uma viagem pela influência oriental e imigração japonesa na cidade em 2024.

Leia também: Restaurantes em São Paulo (SP)

O que fazer no bairro da Liberdade – SP

Para começar, o bairro da Liberdade (SP) tem início na déca de 1910, quando os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil. Com o tempo, os imigrantes começaram a formar uma numerosa colônia japonesa, ali na rua Conde de Sardezas, em São Paulo. Desde então, com a chegada de mais japoneses, surgiram comércios, lojas e mercadinhos nas ruas da Liberdade.

bairro da liberdade sp

As lanternas japonesas e as colunas vermelhas são ícones do bairro da Liberdade – SP, um dos mais turísticos da cidade.

Palacete Conde de Sarzedas

Para começar o passeio, vale a pena fazer o tour básico pelo bairro da Liberdade – SP. Assim, comece a caminhada pelo Palacete Conde de Sarzedas (Castelinho do Amor), construído por Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira durante a década de 1890. Reza a lenda que a construção foi feita em homenagem à francesa Marie Louise Belanger, sua jovem esposa de apenas 18 anos (ele tinha 60).

Atualmente o prédio encontra-se tombado, sendo sede do Museu do Tribunal de Justiça, com a exposição de móveis e documentos antigos.

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Em seguida, passe pela praça e metrô Liberdade e siga até a Rua São Joaquim, 381, onde está localizado o Bunkyo – Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

museu da imigração japonesa bairro da liberdade

Museu da Imigração Japonesa, no bairro da Liberdade – SP.

O prédio é um ícone no bairro japonês em São Paulo (SP). Há exposição permanente e diversos materiais para consulta. Aliás, foi lá que realizei meu trabalho de conclusão de curso, onde abordei o cinema japonês de Akira Kurossawa. No musue encontrei diversos story boards e livros sobre o cineasta.

O museu Bunkyo funciona de terça-feira a domingo, das 13h às 17h, com entrada gratuita às quartas-feiras. Fora este dia, o ingresso custa R$ 16,00, sendo que crianças e estudantes pagam meia entrada.

Leia também: Bolsa de Valores de SP – Bovespa

Feira da Liberdade

Por fim, a última dica para fazer turismo no bairro da Liberdade é frequentar o local aos finais de semana em São Paulo, das 9h às 18h. Assim, as principais ruas do bairro, como a Rua Galvão Bueno, Rua Tomás Gonzaga, Rua dos Estudantes e a Rua Glória, viram palco de um grande evento que reúne pessoas de todas as partes do mundo.

Ou seja, as ruas do bairro da Liberdade são decoradas com as típicas lanternas “suzurantô” para celebrar a Feira de Arte, Artesanato e Cultura, ou simplesmente “Feira da Liberdade”, que acontece há três décadas na Praça da Liberdade.

Aliás, a Feira da Liberdade possui opções de comidas e bebidas para todos os gostos e bolsos. Há vários tipos de serviços, especialmente gastrônomicos. E o melhor, não são servidos apenas pratos típicos da culinária japonesa. Mas, o que faz sucesso mesmo são os quitutes orientais — yakissoba, tempurá, guioza, e claro, o azuki (doce de feijão). É preciso provar!

Festival das Estrelas – Tanabata Matsuri

Ainda vale destacar o Festival Tanabata Matsuri. As comemorações ocorrem durante o mês de julho nas ruas do bairro da Liberdade. As charmosas ruas já inspiradas na arquitetura do Japão ganham o colorido de papéis irogamis e poesia oriental pendurados em bambus que são queimados em ritual. Além disso, música e dança nas comemorações do ano novo chinês.

Restaurantes no bairro da Liberdade

Antes de finalizar, vale ainda citar a vasta diversidade de restaurantes no bairro japonês em São Paulo (SP).

Uma das dicas é o Rong He (Rua da Glória, 622), especialista em lamen. Aliás, outra dica interessante são os noodles do Aska Lamen (Rua Galvão Bueno, 466). Agora, já quem não abre mão de sushi e sashimi, deve ir ao Hinodê (Rua Thomaz Gonzaga, 62) ou ao Sushi do Lika (Rua dos Estudantes, 152).

Em síntese, o bairro da Liberdade, especialmente aos finais de semana, é um passeio para a família todo. É fácil chegar lá de transporte público a partir da Linha 1 Azul, desça na Estação Liberdade.

Hotel no bairro da Liberdade

Em resumo, para quem busca um bom hotel no bairro japonês, a primeira dica é o Residencial Bella Vista Suítes (Rua São Joaquim, 211 – Bela Vista), a 800 metros da Praça da Liberdade. Já uma segunda dica de hotel mais sofisticado no bairro é o Mercure São Paulo (Rua Maestro Cardim, 407 – Paraíso), a 1,4 km dos principais atrativos da região.

Leia também: Ladeira Porto Geral – São Paulo (SP)

Viagens culturais

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.