Início / Dicas / Cachoeiras em Minas Gerais: 31 lugares de tirar o fôlego
Cachoeira do Espelho MG
Cachoeira do Espelho, no roteiro das águas, em Ibitipoca-MG

Cachoeiras em Minas Gerais: 31 lugares de tirar o fôlego

Cidades de Minas Gerais com cachoeiras

Descubra as mais belas cachoeiras em Minas Gerais!

As cachoeiras em Minas Gerais são um espetáculo à parte. Berço de nascentes, riachos, rios e corredeiras, o estado mineiro concentra algumas das maiores e mais belas quedas d’água do Brasil.

Elencamos a seguir 31 cachoeiras em Minas Gerais.

Há destinos românticos para casais, lugares roots com cachoeiras para acampar, trilhas perto de BH para viagens curtas, regiões turísticas como Capitólio e Ibitipoca, entre outros parques e circuitos.

Confira a nossa seleção de cidades turísticas com cachoeiras em MG, escolha um roteiro e boa viagem!

Resorts em Minas Gerais

Cidades turísticas em Minas Gerais com cachoeiras

Ibitipoca – MG

Janela do Céu - MG

Vista para a “Janela do Céu”, no Parque da Serra do Ibitipoca, MG

Para quem é fã de cachoeiras, a charmosa vila de Conceição do Ibitipoca é um desses cantinhos que valem a pena conhecer em MG.

A vila de Ibitipoca tem ruas de pedra, casinhas coloridas e pousadas baratas. O lugarejo mineiro é um dos pontos de partida para o Parque Estadual do Ibitipoca, que guarda belas trilhas e cachoeiras.

A grande atração do Parque Nacional é a trilha para a janela do céu, cachoeira encravada no alto de uma grande rocha de onde se tem um visual incrível das montanhas que envolvem o estado de Minas Gerais.

Um dos pontos mais conhecidos da região de Ibitipoca é a Janela do Céu, com uma vista impressionante da região. Mas tem muito mais o que fazer em Ibitipoca. Na trilha da janela do céu é possível conferir de perto ao menos 3 cachoeiras – a Cachoeira do Espelho, Cachoeira do Arco-íris e a Cachoeira dos Macacos.

Foto aérea da cachoeira Janela do Céu | Acervo Ecoguia

A dica para quem gosta de aventura é acampar dentro do Parque Estadual, que possui área de camping com restaurante e lanchonete.

Melhores destinos de Minas Gerais

Cachoeiras em Aiuruoca – MG

Quem gosta de descobrir destinos novos, já é hora de conhecer Aiuruoca-MG. Um verdadeiro polo de ecoturismo se desenvolveu nesse simpático vilarejo que faz parte do Circuito Terras Altas da Mantiqueira.

Localizada entre a Serra do Papagaio e a Serra da Mantiqueira, a pequena cidade mineira presenteia o turista com belas cachoeiras, como a Cachoeira do Batuque, a Cachoeira Três Marias e a Cachoeira do Tombo.

Vale reservar um dia para fazer a trilha do Pico do Papagaio, excelente passeio romântico neste pedaço do paraíso encravado na Serra da Mantiqueira.

Cachoeiras em Brumadinho – MG

Localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brumadinho é uma pequena cidade mineira que atrai muitos turistas e visitantes para conhecer o Inhotim, o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo.

Quem faz a viagem certamente deverá reservar de 1 a 3 dias para conhecer o parque e museu Inhotim, contudo, especialmente nos dias quentes do verão, vale a pena explorar as cachoeiras da região.

São mais de dez cachoeiras. Todas valem a  visita, especialmente a Cachoeira do Poço Encantado e a Cachoeira da Pedra Furada. Ambas exigem esforço nas trilhas, mas compensam pela beleza selvagem.

Aplicativo para montar roteiro de viagem

Cachoeiras em Capitólio, na Serra do Cipó – MG

As cachoeiras da região de Capitólio e da Serra da Canastra estão entre as atrações do interior de Minas

Outro destino turístico de Minas Gerais que vale a pena visitar é a região de Capitólio, onde se encontra o Lago de Furnas.

Na Serra da Canastra, com belas cachoeiras, lago para passeios de lancha e outros esportes de água, a região de Capitólio-MG um destino no interior de MG cada vez mais procurado.

Não por acaso, a região na Serra da Canastra recebeu o apelido de Mar de Minas. Capitólio-MG é um dos melhores lugares para conseguir uma pousada, mas existem outras boas opções mais baratas de lugares para ficar na Serra da Canastra.

Entre as coisas para fazer em Capitólio-MG está o passeio pelos cânions

– Pousadas em Capitólio-MG e na Serra da Canastra

Um dos lugares que vale a pena conhecer na Serra da Canastra, em MG, é a Cachoeira Casca D´Anta. Com 186 metros, essa linda cachoeira de Minas Gerais é a mais alta queda d’água do rio São Francisco, que cruza o estado mineiro.

Além das cachoeiras e do lago, a Serra da Canastra tem trilhas para bike e para longas caminhadas, sendo um importante destino de ecoturismo em Minas Gerais.

Capitólio é um dos melhores destinos em MG para quem gosta de trilhas e quedas d’água.

Cachoeiras, cânions e o maior lago artificial do Brasil, o lago de Furnas, estão entre os cenários que atraem os turistas para essa região cada vez mais procurada em Minas Gerais.

A Cachoeira dos Cânions tem queda de 50 metros de altura, formando um grande lago de águas verde esmeralda.

Cachoeira Véu da Noiva – MG

Já a Cachoeira Véu de Noiva forma um belo visual com seus mais de 70 metros de altura. Na trilha que leva à cachoeira ainda é possível apreciar três piscinas naturais, em uma delas é permitido banhar-se.

Por fim, a Cachoeira Grande é a mais procurada por quem busca um refrescante banho de cachoeira. Apesar da queda de apenas 10 metros de altura, a água que cai forma uma lagoa com cerca de 60 metros de largura. É um lugar bacana para passar o dia todo.

— Cachoeira Serra Morena: uma cachoeira fácil de chegar na Serra do Cipó

Cachoeiras em Ouro Preto e Mariana – MG

Além dos roteiros históricos e igrejas centenárias, Ouro Preto é parque de belas cachoeiras, como a Cachoeira das Andorinhas, com uma queda-d’água de cerca de 10 metros de altura, situada dentro de uma gruta.

Outra queda impressionante é a Cachoeira dos Namorados, a poucos quilômetros do centro histórico de Mariana-MG.

Por fim, entre subidas e descidas das montanhas da Serra de Ouro Branco encontramos a Cachoeira do Brumado, com queda de cerca de 14 metros de altura. É uma das cachoeiras com área para acampar em MG.

O que fazer em Ouro Preto – MG

Cachoeiras em Diamantina – MG

Parque Estadual do Biribiri em Diamantina MG | CC

Localizada no Parque Estadual do Biribiri, a Cachoeira dos Cristais é pequena, mas com águas calmas, é possível nadar nas piscinas que se formam. Fica a apenas 15 km do centro de Diamantina, sendo boa dica para sair do tradicional roteiro histórico e extravasar com um pouco de adrenalina.

Já no Parque Estadual do Rio Preto, ainda na região de Diamantina, vale conhecer a Cachoeira do Crioulo. A cachoeira forma um cenário com prainha, perfeita para relaxar e entrar em contato com a natureza. Para chegar até a cachoeira é necessário esforço e longa caminhada. São mais de 6 km de trilha.

Melhores cachoeiras em Minas Gerais

Cachoeiras na Serra da Canastra – MG

A região das Nascentes de Minas e da Serra da Canastra guarda muitas cachoeiras

Com trilhas, cachoeiras e belíssimas atrações naturais, o Parque Nacional da Serra da Canastra, a cerca de uma hora de Capitólio, é um dos principais cartões-postais do Brasil.

O parque guarda a nascente de um dos principais rios do país, o rio São Francisco. Portanto, para quem gosta de cachoeiras, o local conta com uma das mais bonitas cachoeiras de Minas Gerais, a Cachoeira Casca D’Anta, com 180 metros de altura, está entre as 5 maiores cachoeiras do Brasil.

Sul de MG: destinos com cachoeiras

Cachoeira Casca D’Anta, no Parque Estadual da Serra da Canastra – MG | CC

Por fim, vale conhecer a Cachoeira do Fundão, eleita a mais bonita da Serra da Canastra. Contudo, devido às dificuldades de acesso é pouco frequentada, e por isso mesmo habit de inúmeros animais silvestres. A cortina d’água que se forma com a queda de 80 metros revela um arco-íris quando o sol reflete.

Cachoeiras em Uberlândia – MG

A região de Uberlândia se destaca pelas dezenas de cachoeiras. Duas delas valem a pena conhecer – A Cachoeira de Sucupira e a Cachoeiras das Irmãs.

A Cachoeira de Sucupira fica a 17 km do centro. Pelo fácil acesso é bastante frequentada aos finais de semana por moradores de Uberlândia e cidades próximas.

Já a Cachoeira das Irmãs ou Cachoeira das Freiras fica a 35 km de Uberlândia – MG. A cachoeira fica dentro do sítio onde funciona o Convento de Freiras de Araguari. A queda d’água é bem alta, com mais de 40 metros de altura. O acesso também é fácil acesso, e por isso bastante procurada por turistas e mineiros da região.

O que fazer em Uberlândia

Cachoeiras em Minas Gerais

Cachoeiras em São Tomé das Letras – MG

A cachoeira do Flávio é a melhor opção para quem tem pouco tempo na cidade

As cachoeiras são uma das grandes atrações da famosa cidade mística de MG. A facilidade de acesso e a beleza das nascentes tornam o passeio espetacular.

Dentre as principais cachoeiras de São Tomé (MG), vale a pena conferir a Cachoeira do Flávio – 6 km do centro da cidade; a Cachoeira Vale das Borboletas – 3 km da cidade; a Cachoeira Shangri-lá – 20 km do centro; a Cachoeira Véu da Noiva – 9 km da cidade; a Cachoeira da Lua – 6 km do centro; e finalmente, a Cachoeira Eubiose – 3 km da cidade.

O que fazer em São Tomé das Letras – MG

Cachoeiras na Serra do Espinhaço – MG

A mais alta cachoeira de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil | Fabiano Zig

Ao norte de Minas Gerais, algumas atrações turísticas merecem destaque no circuito de cachoeiras da Serra do Espinhaço: a Cachoeira do Tabuleiro, a Cachoeira Rabo de Cavalo e a Cachoeira do Cerrado.

A Cachoeira do Tabuleiro é a maior cachoeira de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. São quase 300 metros de queda. Apaixonados dizem que o formato lembra um coração. Olha que fofo! Já fica dica de destino para o dia dos namorados.

Já a Cachoeira Rabo de Cavalo, com queda de 170 metros e poço de 50 metros de largura, é boa dica para altos mergulhos e refrescantes banhos de cachoeira.

Finalmente, a Cachoeira do Cerrado. Encrustada em enorme paredão na cadeia montanhosa da serra do Espinhaço, dentro do município de Conceição do Mato Dentro, está a mais alta cachoeira de MG e a terceira maior do Brasil.

– Hotéis-fazenda no Circuito das Águas de Minas Gerais

Minas Gerais possui dezenas de outras cachoeiras. Uma dica para incluir no roteiro algumas delas é acessar o aplicativo “Cachoeiras da Estrada Real“. Com ele é possível saber informações detalhadas da queda d’água e como chegar nas melhores cachoeiras de MG.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

4 comentários

  1. Nós todos <3 MG!

    Vale a pena e ficar em algum chalé em MG. Gostamos muito da cidade de Gonçalves-MG – já conhece?

  2. apaixonada por minas gerais, louca pelas cachoeiras, ainda quero ir, ficar em alguma pousada bem simples mais bem legais. milhões de beijos para quem ler.

  3. Estou procurando uma queda d’água que fica nos limites de Pará de Minas. Minha mãe nasceu em um arraial e se lembra de uma cachoeira “do reimão”. Ela hoje tem 88 anos e tem muitas saudades do lugar. Vocês conhecem a cachoeira do reimão? ou alguma outra queda d’água em Pará de Minas e região?

  4. Meu nome é Thais estou á procura para viajar com meu marido para SUL DE MINAS nos dia 10/02/2020 á 19/02/2020, gostaria de saber se nesta data vocês estaram funcionando. obrigada

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*