Início / Dicas / Cidades do interior de SP: Montanhas, natureza e cachoeiras
A bela região do Petar foi protegida por comunidades tradicionais

Cidades do interior de SP: Montanhas, natureza e cachoeiras

O destino para sua viagem pós-pandemia já foi decidido? Cidades no interior de SP podem ser uma boa escolha!

Apesar do momento atual ser de quarentena e isolamento social, você já pode ir se programando e sonhando com o local da sua próxima aventura.

As bonitas cidades no interior de São Paulo são fáceis de chegar pela ótima malha rodoviária do estado, pelas rodoviárias paulistas e viações de ônibus (que agora vendem passagens pela internet) ou pelos aeroportos espalhados pela capital, litoral e interior de SP.

O melhor destino de uma viagem é o próximo destino, aquela viagem que sai do papel. E, acredite, o estado de São Paulo, suas paisagens e culturas, tem o destino ideal para sua próxima viagem.

Quem ama viajar pode planejar a próxima viagem para que seja fácil, rápido e barato tirar ela do papel, viajando pelas cidades turísticas de São Paulo, sem se preocupar com o preço do dólar, documentos como passaporte e vistos e taxas de câmbio.

São Paulo é um estado com várias opções de cidades no interior de SP para conhecer, um verdadeiro mosaico colorido de culturas, paisagens, restaurantes.

É só pensar nas praias do litoral norte, nas montanhas da Mantiqueira, no interior caipira e o clima de fazenda…

São hotéis-fazenda, restaurantes típicos e culinária sofisticada, lugares românticos e com aventura para todos os gostos e bolsos.

Por isso, listamos cinco municípios de interesse turístico no Estado de São Paulo para te inspirar. Elencamos algumas cidades turísticas no interior de SP e regiões que valem estar no seu radar de viagens.

Cidades no interior de SP

Stand up no rio no interior de SP - foto: Divulgação

Stand up no rio no interior de SP – foto: Divulgação

Circuito das Águas – Entre as cidades turísticas dessa região a cerca de 140 km da capital estão a bonita cidade de Serra Negra e suas montanhas, Socorro, com rio para rafting e tirolesas, e Holambra, a Cidade das Flores do interior de SP, com grande presença de imigração holandesa.

Turismo rural, compras, ecoturismo: tudo isso você encontra nas cidades turísticas do Circuito das Águas.

O Circuito das Águas, na fronteira com o sul de Minas Gerais, é um ótimo lugar para compras de roupas, principalmente malharias. Ali se concentram lojas de fábrica e malharias com ótimos preços para o consumidor final.

Para quem viaja com crianças no Circuito das Águas, nossa dica é passear na Disneylândia dos Robôs, em Serra Negra, um museu de invenções muito maluco.

Socorroé um lugar ideal para os aventureiros e os amantes do ecoturismo–dá até para fazer stand up surf em rios! Já Serra Negra é super romântica!

Campos do Jordão e cidades da Serra da Mantiqueira – Campos, a 190 km de São Paulo, é a cidade mais alta e mais fria do Brasil, super conhecida como destino de inverno, e muito sofisticada e de luxo.

Ao redor de Campos do Jordão, cidades e vilas menores atraem com preços mais baratos de pousadas e restaurantes, além de paisagens bucólicas do interior.

Quem quer conhecer a região e fugir da badalação de Campos do Jordão, vale a pena pesquisar lugares para ficar em Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier e outros lugares menores, tranquilos, mas com todo o charme da roça paulista e o romantismo das montanhas com araucárias, esquilos e outras atrações naturais.

A região é muito bonita para visitar no verão e em dias mais quentes, pois tem várias trilhas a céu aberto, passeios de cavalo e quadriciclos e outras atividades gostosas para fazer ao ar livre.

Vale a pena ficar em uma ótima pousada ou um chalé bonito de montanha fora da temporada, com preços mais atraentes mesmo para lugares de luxo.

– Hotéis de luxo e resorts em São Paulo

A Cachoeira do Meu Deus é apontada como a mais bonita cachoeira de SP

A Cachoeira do Meu Deus é apontada como a mais bonita cachoeira de SP

Petar, Eldorado e Iporanga – O Parque Estadual do Alto Ribeira está encravado na região com a maior reserva de Mata Atlântica do mundo a apenas 240 km de São Paulo.

A região possui cachoeiras deslumbrantes e dezenas de cavernas, como a Caverna do Diabo, uma caverna turística de fácil acesso e fácil de conhecer a 300 km de São Paulo.

Em Eldorado, fica a mais bonita cachoeira de São Paulo, a Cachoeira do Meu Deus, no final da trilha do Vale das Ostras, que concentra dezenas de cachoeiras menores e lindas, cercadas pela Mata Atlântica e suas bromélias…

– O que fazer no Petar

Litoral Norte de São Paulo – As mais bonitas praias do estado de São Paulo, na nossa opinião, ficam no litoral norte de SP, no encontro da Mata Atlântica com o azul do mar, um cenário que serve bem para ilustrar a ideia de paraíso tropical.

Ilhabela e Ubatuba possuem praias badaladas, mas também lugares mais isolados, trilhas preservadas e até praias desertas, ou quase.

Quem gosta de praias mais desertas e trilhas, vale a pena fazer o roteiro da Trilha das 7 Praias Desertas em Ubatuba.

Quem procura um resort no litoral paulista bem bucólico e 5 estrelas, o Itamambuca Eco Resort, em Ubatuba, é uma boa opção de hospedagem.

Já Camburi, também no litoral norte paulista, é uma ótima opção de cidade de praia com hotéis muito românticos para casais.

Aparecida do Norte – A 190 km da capital, Aparecida é um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil, local de peregrinação católica no interior do estado de São Paulo.

O destaque de Aparecida é a Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, uma das maiores igrejas católicas do mundo.

Brotas – A 250 km de São Paulo fica um dos principais destinos do Brasil de turismo de aventura, Brotas, com as corredeiras do rio Jacaré-pepira para rafting, os picos para fazer rapel ou o bóia-cross para quem quer uma atividade mais tranquila.

Além disso, hotéis-fazenda, boas pousadas e lugares com cachoeiras e infraestrutura acolhem os turistas que visitam Brotas no interior paulista.

Divinolândia – SP

Situada na Serra da Mantiqueira, Divinolândia é o quarto município mais alto do Estado de São Paulo.

Graças à sua alta posição e seu relevo, possui temperaturas amenas no verão e baixas no inverno, o que garante inúmeras opções para aqueles que desejam curtir os atrativos de uma das pequenas cidades no interior de SP.

O município faz parte do Caminho da Fé, trajeto de peregrinação até o Santuário de Aparecida, e é conhecida como a Terra do Divino Espírito Santo.

Além disso, a região conta com quatro rotas para ciclistas que fazem parte do Circuito Clicloturístico Serras e Capelas, onde o turista pode escolher o itinerário de acordo com o grau de dificuldade.

Divinolândia ainda conta com diversas cachoeiras e mirantes.

O destaque fica por conta do Mirante do Pontal, localizado a 1.277 metros acima do nível do mar, onde é possível enxergar as belezas naturais do Rio do Pardo.

Monteiro Lobato – SP

Monteiro Lobato é o local onde a realidade e o mundo da imaginação se encontram.

Com uma rica tradição e fortes manifestações culturais, o município que inspirou a obra “Sítio do Pica Pau Amarelo” é destino para quem deseja mergulhar no encantamento de personagens como Emilia, Jeca Tatu e Visconde de Sabugosa.

Situada a cerca de 130 quilômetros da capital paulista, a região é composta de muita mata nativa.

O cenário é perfeito para amantes de ecoturismo já que conta com trilhas, locais para prática de arvorismo, corridas de montanha e práticas esportivas que não agridem o meio-ambiente.

O centro turismo possui o charme e a tranquilidade do interior. Por ali, é possível encontrar conjuntos arquitetônicos que carregam a história e o patrimônio artístico destas cidades no interior de SP, como a Igreja Santa Padroeira Nossa Senhora do Bonsucesso.

Chalés em SP no interior

Nazaré Paulista – SP

Situada entre Campinas e Bragança Paulista, Nazaré Paulista é destino ideal para curtir com a família. Encravada na Serra da Mantiqueira, o município conta com belezas naturais e atrativos para todas as idades.

Graças ao seu cenário recheado de mata nativa e sua altitude, a cidade oferta trilhas para caminhada e mountain bike. O destaque, no entanto, fica por conta do passeio de barco pela represa do Atibainha.

Pedreira – SP

Cidade para conhecer perto de Campinas, Pedreira é bom lugar para compras no interior paulista

Pedreira, perto de São Paulo e Campinas, é bom destino para comprar coisas para casa

Conhecida como a Capital Nacional da Porcelana, Pedreira é o paraíso das compras. A região abriga mais de 500 lojas que vendem de tudo um pouco: desde utensílios para casa, decoração e, claro, porcelana.

Integrante do Circuito das Águas Paulistas, Pedreira foi construída nas margens do rio Jaguari e ao redor de montanhas e serras. Além dos cenários naturais, o município abriga um notável centro histórico com casarões e igrejas centenárias, como a Capela do Bom Jesus e o Prédio da Prefeitura.

Cidades românticas para viagens perto de São Paulo

Três Fronteiras – SP

Construída às margens da centenária Estrada Boiadeira, em 1947, Três Fronteiras era a última cidade localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo e fazia confluência com os Estados de Mato Grosso Sul e Minas Gerais.

Hoje, o município atrai visitantes graças aos seus atrativos repletos de belezas naturais e tradições que são retratadas na Festa de Santos Reis e na Cavalgada da Boiadeira.

Além disso, Três Fronteiras conta com o Parque Ecoturístico da Areia Branca, local onde se encontra o primeiro Circuito de Aventura da região dos Grandes Lagos, com tirolesa, arvorismo, paredão de escalada e stand-up paddle.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem

2 comentários

  1. Lau de Guarulhos

    Eu achei nesse blog o que eu nem pensava em descobrir. Realmente tudo
    é de qualidade extensa e bem constituído.

  2. Bradley Bradmon

    Olá! Eu seria capaz de jurar que já estive neste blog antes, mas depois de ler o teu post eu percebi que é ótimo para mim. Felicidades abraço.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*