20 de fevereiro de 2022 (atualizado) por Muita Viagem.
Existem inúmeras maneiras de economizar dinheiro na hora de viajar. É sempre possível fazer um planejamento do roteiro até controlando os gastos durante a viagem.
Há vários aplicativos no celular que ajudam a fazer o controle financeiro dos seus gastos. Portanto, baixe algum app de controle financeiro e comece já.
Elencamos abaixo algumas dicas e cuidados para você conseguir realizar uma viagem com baixo orçamento.
Como economizar na hora de viajar
Escolhendo o destino
O primeiro ponto a considerar quando se quer fazer uma viagem barata é a escolha do destino. Já afirmo que o simples fato de escolher um destino doméstico não fará você economizar nas férias.
Muita gente pode até pensar que a alta do dólar restringe uma viagem internacional e que há passagens aéreas baratas apenas para lugares no Brasil. Acontece que com um budget apertado também é possível realizar um roteiro barato pela Europa, uma viagem dos sonhos para a Ásia ou um mochilão pela América do Sul.
Atento à economia global, é possível tirar proveito de países na Europa, que apesar da valorização do euro frente ao real, ainda rendem viagens baratas, como por exemplo Portugal. Leia a reportagem da Folha.
O artigo desmistifica que uma viagem para a Europa é cara. Viagens para Espanha, Portugal, Grécia e leste europeu, por exemplo, podem ficar mais em conta do que uma viagem pelo Nordeste brasileiro, onde gastos com alimentação e hospedagem são elevados.
— Viagens baratas: lugares e cidades turísticas no Brasil
[divider]
Passagens aéreas em promoção
Outro fator decisivo na elevação do preço de uma passagem aérea, que geralmente consome cerca de 30% dos gastos de uma viagem, pode ser um item de economia em viagens para a Europa visto que a concorrência dos voos é maior e as empresas aéreas fazem com frequência promoções relâmpago para destinos no velho continente.
Dessa forma, a dica mais preciosa para uma viagem barata é saber a hora de comprar o seu bilhete aéreo. Fique de olho em sites de promoção de passagens aéreas como o Melhores Destinos. E não deixe de pesquisar aplicativos que comparam e buscam a melhor tarifa aérea como Momondo, Kayak e Skyscanner.
[divider]
Onde ficar barato?
Outro item importante que todo viajante-mão-de-vaca deve levar em consideração é a hospedagem.
É possível economizar com hotéis, pousadas e hospedagens de uma forma geral se você – optar em ficar alguns dias em Couchsurfing ou simplesmente alugar uma casa em sites como Bom Negócio, Air´n´B ou o Craiglist.
Nestes sites é possível encontrar casas de temporada ou alugar apartamentos e até compartilhar quartos com outros estudantes. Depende muito do objetivo da sua viagem.
Não deixe de usar sites que buscam preços de hotéis como o Trivago, o Hotéis.com e o Booking. Temos parceria com este último e se você optar em reservar sua hospedagem com o mesmo, faça usando o link abaixo:
– ver ofertas e faça reserva pelo Booking
[divider]
Como economizar com passagens aéreas
Para encontrar os melhores voos, leve em consideração:
– Opte por voos de madrugada ou fora dos horários mais comerciais;
– Opte pelos dias de menor movimento nos aeroportos, o que significa viajar de terça, quarta ou sábado;
– Viagens de avião ficam mais baratas para 7 dias ou mais no destino;
– Ficar mais tempo no destino pode garantir diárias mais baratas também;
– Dica óbvia é viajar na baixa temporada. Interessante porque é possível que em um mesmo mês tenha destinos de baixa e alta temporada.
Um exemplo, Julho é alta temporada em Orlando por conta férias escolares e verão nos EUA. Já alguns destinos do Nordeste podem ter preços promocionais visto que é período de chuvas por lá.
Em geral viaja mais barato quem escolhe os meses intermediários como Março e Abril ou Setembro e Outubro. São os meses onde tanto empresas aéreas quanto redes hoteleiras realizam mais promoções.
Pesquise sempre o clima e o tempo no local para evitar transtornos nas férias e viagens.
Por exemplo, Fernando de Noronha é um destino caro para ficar menos de 4 dias na baixa temporada (época de chuva). Já pensou ter 4 dias de chuva na viagem, sem ver um pôr-do-sol? Portanto, com este cenário, viajando na baixa temporada, é melhor garantir ao menos mais uns 2 ou 3 dias na cidade.
– As pousadas domiciliares em Fernando de Noronha, aliás, são opção para economizar com estadia no arquipélago.
– Milhas aéreas são importantes na hora de economizar na emissão do trecho aéreo. Ser flexível na viagem também é forma de obter melhores preços.
Desta forma, se tiver 30 dias de férias, trabalhe opções de trechos de ida+volta dentro do período. Por exemplo, fará roteiro de 10 dias na Europa? Suponhamos que as suas férias comecem dia 5 de Novembro a 4 de Dezembro. Busque preço de passagens com intervalos de dez dias dentro deste período.
– Pacotes de viagens podem ser uma forma de ter descontos em determinados hotéis visto que as agências conseguem uma tarifa diferenciada em pacote promocional de aéreo+hospedagem.
– Uma estratégia para viagens internacionais é a compra de moeda estrangeira (dólar, euro, etc) aos poucos, evitando gastos excessivos de última hora, ainda mais em época de câmbio descontrolado.
– Seguro de vida é aquele negócio: você deixa sua viagem um pouquinho mais cara para não levar o maior prejuízo do sua vida se algo der errado…
Aliás, como a Silvia do Matraqueando ressalta não espere o luxo, ostente o valor que dá ao seu suado dinheirinho e não tenha medo de ser farofeiro.
Economizar na alimentação e claro, na bebedeira são a chave do sucesso para conseguir fazer uma viagem barata em qualquer época ou lugar do mundo.
E, você? Qual outra dica para uma viagem maneira sem gastar muito?