Início / Dicas / Para viajar para Dubai precisa de visto?
vista aérea de Dubai, Emirados Árabes Unidos

Para viajar para Dubai precisa de visto?

A primeira pergunta que costumamos ter na hora de planejar viagem internacional, especialmente para destinos menos procurados, distantes e culturas diferentes, é se precisa de visto para entrar no país.

A boa notícia para quem pensam em conhecer o emirado de Dubai, no Oriente Médio, é que desde junho de 2018 turistas brasileiros não precisam de visto ou autorização para entrar nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Ou seja, para turismo, trânsito ou visitas de negócios não precisa de visto para entrar no país. O custo do visto simples para os Emirados, com entrada única, na época custava US$ 96,59.

Brasileiro não precisa de visto para Dubai

Não! Cidadãos brasileiros têm visto gratuito na chegada a Dubai. Dessa forma, turistas brasileiros em trânsito ou visitas de negócios podem circular no país por até 90 dias. Sem visto é possível visitar cidades como Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes .

De qualquer forma, vale sempre ficar atento às regras e leis de países como os Emirados Árabes, do qual Dubai faz parte. Conheça um pouco mais os EAU abaixo!

Emirados Árabes

Os EAU são um pequeno país árabe formado por sete emirados, sendo Abu Dhabi e Dubai os dois maiores e mais importantes deles. O Islã é a religião oficial, mas o país se orgulha em respeitar a diversidade religiosa. Os nativos são em geral amistosos e abertos a estrangeiros, mas podem ser bastante ciosos em relação aos seus valores tradicionais.

Nas últimas décadas, imigrantes de quase todas as nacionalidades contribuíram para a transformação dos EAU em um país moderno e altamente urbanizado. Os imigrantes ainda formam a maior parcela da população, motivo pelo qual o inglês é mais falado do que o árabe, a língua oficial do país.

Durante a sua viagem, respeitar os diferentes costumes e opiniões é essencial para o bom convívio com os residentes.

Além de tornar seu passeio mais agradável, evitar comportamentos impróprios irá poupá-lo de consequências desagradáveis que podem incluir medidas legais, como multas e mesmo prisão e deportação. Os EAU são geralmente considerados o país mais liberal da região no tocante a regras de comportamento, mas continuam conservadores em comparação a países ocidentais como o Brasil.

Dessa forma, é recomendável que o estrangeiro sempre mantenha, em público, um comportamento respeitoso, discreto e sóbrio.

Qual cidade escolher para viver no Canadá

Bebidas alcoólicas

O consumo de álcool nos EAU é permitido somente para não-muçulmanos em lugares licenciados, como restaurantes, bares e espaços privados. É possível, igualmente, o consumo na parte interna de residências particulares. A idade mínima para beber é 21 anos.

Recentemente, os EAU dispensaram a necessidade de se obter uma licença para álcool, mas isso não significa que as demais restrições tenham sido revogadas.

A venda de bebidas também é controlada, não sendo possível encontrar livremente álcool nos supermercados e lojas de conveniência mais populares. O comércio de bebidas está restrito a uma pequena quantidade de estabelecimentos em cada uma das principais cidades. No caso de Sharjah, contudo, simplesmente não há pontos de venda de álcool.

É importante se ter em mente que, nos EAU, pessoas embriagadas que cometem qualquer tipo de perturbação da ordem pública, acidentes de trânsito e similares, podem receber punições bem mais severas do que as que seriam geralmente aplicadas, em casos similares, no Brasil e nos demais países ocidentais.

Open Day Emirates no Brasil: recrutamento de tripulantes

Dirigindo nos Emirados Árabes

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira não é aceita nos EAU. Turistas podem dirigir no país portando uma carteira internacional de habilitação acompanhada de uma CNH válida. Para obter uma carteira internacional de habilitação, procure o DETRAN do seu estado.

As regras de trânsito dos EAU são rigorosas e a fiscalização é frequente, tanto por policiais como por radares. Dirigir imprudentemente e usar telefone celular enquanto dirige são contrários à lei; o uso do cinto de segurança é obrigatório. Dirigir com qualquer quantidade de álcool no sangue é considerado crime, com penas severas.

No site visite Dubai você encontra informações sobre os aeroportos em Dubai e o sistema de metrô, bem como diversas orientações para quem pretende visitar o país pela primeira vez. A Emirates faz a rota entre o Aeroporto de Guarulhos e o Aeroporto de Dubai.

Qual é a língua falada em Dubai?

O árabe é a língua oficial de Dubai, mas o inglês é falado por praticamente todo mundo. Todas as placas de trânsito, por exemplo, também estão em inglês.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.