Início / Brasil / As melhores praias do Brasil por onde passamos
Arraial do Cabo - Rio 2016
A cidade costeira de Arraial do Cabo é repleta de praias paradisíacas. | Foto: Leonardo Shinagawa

As melhores praias do Brasil por onde passamos

Em um litoral de quase 10 mil quilômetros preenchidos por mata atlântica, dunas, recifes, falésias, não é tarefa fácil apontar as melhores praias.

Aqui e ali surgem listas com as top melhores praias do Brasil e nós também fizemos a nossa –que, confessamos, mudaria todos os dias.

Listas podem ser injustas, mas são legais e ajudam a ter uma ideia de quais praias brasileiras colocar no roteiro de viagens.

Por isso, vamos com mais uma lista com as top 15 praias do Brasil segundo os usuários do Trip Advisor.

As fotos das praias mais bonitas deixam com muita vontade de ver o mar, não é?

Quando publicamos a lista com as 10 melhores praias do mundo segundo um livro da National Geographic, algumas pessoas reclamaram que faltavam praias brasileiras. E nós concordamos com as críticas!

Por isso, o Muita Viagem resolveu fazer uma lista com as 15 praias mais bonitas do Brasil em que nós, eu e o Danilo estivemos. Foi difícil chegar lá! Todas as vezes que discutíamos sobre isso, a lista de melhores praias do Brasil mudava. Mas aí está. E claro, que sempre faltará uma.

Veja e depois dê a sua opinião: Para você, qual praia paradisíaca faltou nesta lista do Muita Viagem?

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ)

praia-ipanema-brasil

No doce balanço, a caminho do mar, Ipanema está entre as mais belas do mundo. | Foto: Cyro A. Silva

Ipanema, no Rio de Janeiro, está na lista top 15 praias do Brasil. É um cenário especial, com a paisagens de montanhas no fundo e o pôr do sol espetacular, aplaudido pelos turistas e moradores do Rio de Janeiro.

A praia mais bonita do Rio de Janeiro. O pôr do sol emoldurado pelo Morro Dois Irmãos é um espetáculo no verão carioca. Dentre as vantagens do local estão a infraestrutura de um dos melhores bairros da Cidade Maravilhosa, a hospitalidade dos cariocas e, claro, a beleza natural do Rio.

Já em outra ponta, o Arpoador marca a divisão entre Copacabana e Ipanema. A pedra do Arpoador é um ponto privilegiado para assistir ao pôr do sol com o morro Dois Irmãos de cenário.

Réveillon no Rio de Janeiro

Praia de Pajuçara, Maceió (AL)

Praia de Pajuçara, em Maceió

Mergulhar, no azul piscina, no mar de Pajuçara, um lindo lugar! | Foto: Muita Viagem

A praia mais bonita em uma capital nordestina. Coqueiros, mar de águas esmeralda-transparente e piscinas naturais formam a paisagem paradisíaca de Pajuçara. Um passeio de jangada para mergulho no mar certamente deixará o seu dia ainda melhor!

Dicas da melhor praia de Maceió

Praia do Amor, Alter do Chão (PA)

A praia do Amor, um dos principais pontos turísticos da Amazônia

A praia do Amor, um dos principais pontos turísticos da Amazônia | Foto: Idobi

Uma longa ilha de areias branquinhas que se forma às margens do rio Tapajós, cercada pela natureza exuberante da Amazônia. A praia de rio é um cenário único. A melhor época para visitar a praia do Caribe Brasileiro é durante o mês de setembro.

Caribe brasileiro – Alter do Chão

Ilha de Boipeba, Cairu (BA)

ilha-boipeba-bahia

Sorria, você está na Bahia, em uma ilha paradisíaca, e bem longe do pelourinho… | Foto: Iuri Kothe

A natureza e as praias da Ilha de Boipeba misturam vários ecossistemas espremidos entre o oceano e o Rio do Inferno. As paisagens são compostas pelas florestas da Mata Atlântica, dunas, extensos manguezais, recifes… Simplesmente espetacular!

Praia do Forno, Arraial do Cabo (RJ)

arraial-do-cabo-rio-de-janeiro

A cidade costeira de Arraial do Cabo é repleta de praias paradisíacas. | Foto: Leonardo Shinagawa

Depois de enfrentar uma trilha íngreme, um paraíso se descortina: uma pequena faixa de areias brancas encaixotada por morros coberto de árvores, água esverdeada e transparente. Vale a pena encarar a subida e ver tudo de cima, mas dá para ir de barco.

Enseada dos Golfinhos, Tibau do Sul (RN)

tibau-do-sul-pipa-melhores-praias

O vilarejo de Pipa é muito mais do que um destino, é um estado de espírito. | Foto: Otávio Nogueira

A Baía dos Golfinhos tem as marcantes falésias do litoral potiguar e uma atração a mais: os grupos de golfinhos que buscam as águas profundas para se alimentar e não raro nadam perto dos visitantes.

A vila de Pipa tem uma coleção de lindas praias cercadas por falésias e dunas. A Enseada dos Golfinhos ganhou destaque na nossa lista de melhores praias do Brasil porque realmente dá sempre para ver golfinhos e perceber que o paraíso existe!

Dicas de viagens na Praia de Pipa

Praia de Garopaba, Garopaba (SC)

garopaba-melhores-praias

A Praia de Garopaba traduz de forma ímpar toda a beleza do litoral catarinense. | Foto: Lima Pix

Garopaba é um complexo formado por oito praias, das quais se destacam a Praia da Ferrugem, Garopaba e Gamboa. Cercada pela natureza da Mata Atlântica, o lugar é um dos favoritos onde jovens curtem as festas de fim de ano e também para a prática do surf.

Praia de Jabaquara, Ilhabela (SP)

praia-jabaquara-ilhabela-sp

Leve repelente e máquina fotográfica, pois a “Capital da Vela” é repleta belas praias e… borrachudos.

O destino quase não entrou em nossa lista de melhores praias brasileiras por conta dos borrachudos, mas Ilhabela consegue reunir em um único destino inúmeras opções de praias paradisíacas. A Praia de Jabaquara é nossa favorita. Aliás, recomendamos explorar a ilha toda, de Norte a Sul, fazer passeios de barco, kitesurf e velejar.

Baía do Sancho (Fernando de Noronha – PE)

Praia de Fernando de Noronha

Baía do Sancho, a praia de Fernando de Noronha mais fotografada da ilha

As praias de Fernando de Noronha, quase desertas e intocadas pelo homem, sempre frequentam as listas de melhores praias brasileiras.

Com frequência os usuários do TripAdvisor elegem a Baía do Sancho como a melhor praia do Brasil. A água verde-esmeralda, areia branquinha, as falésias e os golfinhos constroem o cenário paradisíaco.

Quanto custa viajar para Fernando de Noronha

Lopes Mendes, Ilha Grande (Angra dos Reis –RJ)

Foto - Gerben's

Foto – Gerben’s

Ilha Grande é um paraíso em que carros não entram, cheio de trilhas para explorar e praias de águas cristalinas, de tons entre o azul-bebê e o verde. Lopes Mendes, que atrai surfistas, representa bem as praias da Ilha e foi apontada como uma das melhores praias do Brasil.

Baía dos Porcos (Fernando de Noronha – PE)

Praias de Noronha

Praia da Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha | Muita Viagem

Mais uma vez Noronha volta a lista de melhores praias de 2013 com a Baía dos Porcos, um canto isolado e de difícil acesso na ilha que guarda uma pequena faixa de areia que também tem vista para o Morro Dois Irmãos.

As praias mais bonitas de Fernando de Noronha

Ilha de Santo Aleixo e praia dos Carneiros (Porto de Galinhas – PE)

O litoral de Pernambuco tem x das melhores praias do Brasil em 2013. Entre elas, está a praia dos Carneiros, na Ilha de Santo Aleixo, em Porto de Galinhas. Um paraíso com piscinas naturais formadas pelos recifes e águas calmas.

A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco, é um destino que vale tanto para viagem com crianças como uma viagem a dois. Além de linda, a praia é tranquila, perfeita para relaxar e aproveitar as férias de verão.

O que ver em Maracaípe, no Pernambuco

Lagoa Azul, Ilha Grande (Angra dos Reis – RJ)

Ilha Grande está no ranking de top 15 praias brasileiras também com a Lagoa Azul, uma área protegida por ilhas ótima para prática de mergulho com snorkel: as águas são claras e calmas.

Praia de Muro Alto (Porto de Galinhas – PE)

Foto - Cadu Tavares

Foto – Cadu Tavares

A praia de Muro Alto, protegida por um enorme recife, forma uma imensa piscina natural e é mais uma praia pernambucana no ranking das 15 melhores praias brasileiras de 2013. É muito fácil de chegar na praia de Muro Alto de Recife, capital de Pernambuco.

Réveillon na Praia: lugares para viajar no Final do Ano

Praia do Gunga (Barra de São Miguel– AL)

Uma ponta que separa uma lagoa de água doce e o mar verde de Alagoas, a praia do Gunga é mesmo um cenário exuberante cercado por uma fazenda de coqueiros. Mas a quantidade de barracas que tomam as areias e os preços caros torna essa praia menos atraente.

O que fazer na Praia do Gunga?

Ainda assim, merece estar em uma lista de praias mais bonitas do Brasil sem dúvidas. Vale muito a pena fazer o passeio de buggy até as falésias.

A praia do Gunga é uma ponta de areia que divide o mar e a foz da Lagoa do Retiro invadida por coqueirais e, infelizmente, barracas e restaurantes. Mas mesmo assim, a beleza torna o lugar inesquecível.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Um comentário

  1. Tá show a lista. Algumas dessas também estão na minha lista, outras ainda falta conhecer, como Alter do Chão.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.