Início / Dicas / Ásia: Guia com dicas para viagem mochilão

Ásia: Guia com dicas para viagem mochilão

10 dicas antes de viajar de mochilão pela Ásia!

Depois de ter feito primeiro mochilão com duração de 8 meses pelo Sudoeste Asiático, dicas para viagem mochilão pela Ásia. Confira a seguir tudo que é preciso para planejar primeira viagem mochilão à Ásia:

Mochilão na Ásia

Temperatura, orçamento e dicas

No Sudoeste Asiático está sempre quente e húmido. Os países continentais (Myanmar, Laos, Cambodja, Tailândia e Vietnã) partilham o mesmo clima, com o “inverno”, ou seja, mais fresquinho, de dezembro a fevereiro (época alta!) e o “Verão”, mais quente, de março a maio.

As monções, com chuvas torrenciais de uma ou duas horas, seguidas dum sol imediato, duram de junho a outubro. Então não são os meses ideais, mas consegue-se viajar à mesma! (com mais dificuldade no Laos, Cambodja e Myanmar, onde as estradas podem ficar inundadas!)

Na Península Malaia, (sul da Tailândia, Malásia e Singapura) também há duas monsões: de Novembro a Fevereiro, na costa Este. De maio a outubro na costa Oeste. Portanto, na Indonésia a melhor época para visitar é de maio a setembro, A chuva começa em setembro na Ilha de Sumatra e dirige-se para Este, onde chega a Timor Leste em novembro até dezembro.

A melhor época para visitar Timor é de abril a junho. Por fim, janeiro e fevereiro são os meses secos nas Filipinas, e por isso a melhor época para visitar. Por fim, há uma certa probabilidade de Tufões atingirem as Filipinas e o Vietnã entre junho e outubro!

Países que não exigem visto para brasileiros

Voos diretos e passagens aéreas

O voo do Brasil para o Sudoeste Asiático não vai demorar menos de 24 horas! Não existe voo direto, e a melhor opção é normalmente fazer escala na Europa ou no Oriente Médio utilizando a Turkish Airlines, Qatar, Ethiad ou Emirates, consoante a que tiver melhores tarifas na altura.

O melhor ponto de entrada para uma primeira visita ao Sudoeste Asiático é Bangkok, mas Kuala Lumpur e Singapura também são bons pontos de partida, porque têm muitas passagens aéreas baratas e passagens promocionais com empresas aéreas e voos Low Cost que permitem chegar rapidamente a qualquer sítio da região.

Passagens aéreas! Leia nossas dicas para conseguir encontrar passagens aéreas em promoção relâmpago e passagens aéreas promocionais para Ásia com escalas na Europa ou Oriente Médio para obter os melhores voos para o Sudoeste Asiático. Tanto país, tão pouco tempo.

Dessa forma, como é um região distante e cara para lá se chegar, convém ir no mínimo 3 semanas, idealmente um mês! Para uma primeira visita, os sítios obrigatórios a ir são:

1. Tailândia

Praia bonita da Tailândia

Koh Phi Phi é a praia mais bonita da Tailândia.

2. Cambodja

sudeste asiatico

Camdoda – Ásia

O que fazer em Siem Reap, no Camboja

3. Vietnã

viagem ásia

Crianças no Vietnã

Aliás, se viajar com um ritmo mais rápido, aproveite para ir ao Myanmar, o sítio menos turístico da região, muito autêntico e diferente de tudo o que já viu!

Vistos para Viagem na Ásia – Vietnã, Bangkok, Cambodja, Tailândia

Para Brasileiros, o processo de obtenção de vistos de turismo é relativamente fácil, mas varia de país para país. Traga fotos de passaporte e dolares para pagar as taxas. Estas são os procedimentos por país:

Então precisa de visto antecipado para Myanmar e Vietnã. Para o visto para o Myanmar, maneira mais fácil é tirar na Embaixada em Bangkok, que demora de 1 a 2 dias úteis.

Para o visto para o Vietnã, pode tirar online se chegar ao país de avião. Desse modo, se chegar por terra o mais fácil é tirar no Brasil, na embaixada do Vietnã. Também o poderá tirar facilmente na embaixada do Vietnã em Bangkok ou no Cambodja.

Igualmente, pode-se tirar o visto na entrada: Laos, Cambodja

Não precisa de Visto: Tailândia

Vacinas

Para viajantes vindos da América do Sul a Vacina Amarela é obrigatória.

Sendo assim, alguns meses de antecedência deverá visitar o Centro de Atenção ao Viajante, para ter aconselhamento profissional sabendo que normalmente:

  • Vacinas da Hepatite A e Febre Tifóide são recomendadas.
  • Vacinas da Encefaltie Japonesa é só recomendada para quem vai passar longas temporadas nas zonas rurais (não é o caso do turista normal).

Assim, a probabilidade apanhar malária é muito reduzida, especialmente quando não se vai passar muito tempo nas zonas rurais/selva. Então, a melhor dica para evitar picadas de mosquito são repelente à base de DEET (40% A 50%).

Segurança

O Sudoeste Asiático é um lugar bastante seguro, especialmente se compararmos com as grandes cidades da América do Sul! Porém, os cuidados normais em todas as grandes cidades, sobretudo com carteiristas, são recomendáveis.

Sendo assim, o maior problema do Sudoeste Asiático são os esquemas que visam turistas, ou por cobrar preços mais elevados, ou com agências de viagens e hotéis que são cópias dos verdadeiros estabelecimentos de qualidade. No entanto, tenha especial atenção quando um taxista ou alguém na rua tenta o trazer para uma agência de viagens ou hotel! Aliás, tente escolher com antecedência os seus hotéis e com quem vai fazer as suas tours, utilizando a Internet e verificando as opiniões de outros viajantes!

 Livros para estudar inglês por conta

Ásia – orçamento

Custos e dinheiro

Bem vindo a uma das regiões para viagens baratas no mundo. A Ásia é um dos continentes mais baratos para viajar! Aliás, se tiver em modo mochilão, conseguirá fazer um orçamento de 20 a 30$ por dia por pessoa, ficando mesmo em quartos privados com ar condicionado.

Com 50$ por dia por pessoa, conseguirá ficar em hotéis bons, e comer em restaurantes de qualidade acima da média!

É fácil levantar dinheiro nas caixas automáticas, que estão por todo o lado. Mas traga dólares porque é uma moeda de uso corrente.

Como viajar pela Ásia

Se chegar a Bangkok, a maneira mais fácil e barata de viajar será de ônibus, ou mini bus.

Antes de mais nada, a indústria do turismo está tão desenvolvida que haverá oferta de transporte no seu hotel ou nas agências de viagem a oferecer viagens entre os destinos turísticos, em mini bus, com ar condicionado e confortáveis, a preços muito bons!

Para trajetos mais longos, utilize companhias aéreas como a AirAsia (a maior companhia low cost da Ásia), Lion Air, JetStar, Vietjet ou Tiger. Aliás, outra dica é o comboio, que poderá ser uma boa opção na Tailândia, ou mesmo no Vietnã para viagens noturnas mais baratas.

Onde ficar a dormir/como reservar

Há imensa oferta de hotéis, guest houses, para todas as bolsas no sudoeste asiático.

Por isso, não precisa preocupar-se em reservar com antecedência. Dirija-se às zonas mais turísticas, e visite alguns hotéis, regateie o preço antes de tomar uma decisão. Mais prático e conveniente, é na véspera ir a um website como booking.com e comparar preços, fotos e comentários de antigos clientes e reservar online.

O que levar na mochila

O MÍNIMO possível, afinal o Sudoeste asiático é o paraíso das compras, a preços muito legais, como todo o tipo de oferta, do bom, do mau, do barato, do caro, do original e das falsificações.

Tirando a zona da montanha do Vietnã, não vai ter frio. Desse modo, traga roupa leve, (calças e mangas compridas leves, se tiver problemas com mosquitos) e um casaco impermeável para quando chove! Traga um “sarong” se fôr preciso para entrar nos templos. Vale a pena ler nossas dicas para comprar mochila para viagem.

Ideia de roteiro de 25 dias no Sudoeste Asiático

mochilão ásia

Por fim, se tiver mais uns dias, não perca a oportunidade de ir ao Myanmar. Se não, corte a parte central do Vietnã, voando direto de Ho Chi Min até HaNoi (procure promoção relâmpago de passagens aéreas) e deixe as praias e o descanso para o Brasil.

Encontre uma promoção e vá ver que o Myanmar vale a pena!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.