26 de abril de 2022 (atualizado) por Muita Viagem.
Dedicamos o mochilão de férias na Europa a visitar países do leste europeu, experimentando a história viajando por pontos turísticos e marcos históricos que nos remetem ora a tempos medievais, ora aos difíceis anos da Segunda Grande Guerra.
O mochilão na Europa incluiu Praga e outras cidades na República Tcheca, Viena, na Áustria, e Berlim, na Alemanha. Também fizemos uma rota alternativa escapando para a Croácia e Bósnia, mais isso contamos depois, uma viagem que inclui a belíssima Eslovênia.
Abaixo, um roteiro para fazer uma viagem barata na Europa. Uma viagem de 10 dias não deve ultrapassar 4 países. É melhor aproveitar mais intensamente cada destino do que ter passagens relâmpago e apenas tirar fotos em pontos turísticos.
Mochilão na Europa
5 dias na República Tcheca
Castelo de Praga visto da Ponte Carlos no entardecer em Praga. | Foto: MV
Praga é certamente uma das cidades mais bonitas da Europa. Com dicas da minha irmã que mora lá há quase 10 anos, tenho boas dicas e relatos — como restaurante em estilo medieval, a Ópera no Teatro Nacional, além de bares com cerveja barata e degustação. Confira nos links abaixo algumas dicas!
Muito além de Praga, a República Tcheca é um país muito bonito. Vale a pena desbravar as regiões das montanhas, na cidade de Tanvald (aliás, cidade natal de meu avô paterno), bem como a romântica Cesky Krumlov, ao sul, bem pertinho de Praga, ou ainda Kutna Hora, com seus castelos medievais.
Leia as dicas que já escrevemos sobre Praga, na República Tcheca. Em nossa última viagem conhecemos lugares bem interessantes.
Quantos dias? Vale a pena ter no mínimo 3 noites em Praga e dormir uma noite em Cesky Krumlov ou outra cidade tcheca. No total, 5 dias na República Tcheca.
Hotel barato – É possível pagar barato pela diária em hotéis nos arredores de Praga.
Cesky Krumlov, cidade medieval linda e romântica
O castelo de Cesky Krumlov é o 2.º maior da CZ.
Alugue um carro em Praga e siga rumo ao sul, pertinho da capital tcheca, você irá encontrar a encantadora cidade de Cesky Krumlov – uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa.
A República Tcheca é um país barato para viagem na Europa, então pode valer a pena ficar mais tempo no país e conhecer o norte e cidades como Kutna Hora, Karlovy Vary ou Tanvald.
Hluboká nad Vltavou: um chateau pertinho de Praga
Hluboká nad Vltavou.
Quando alugar o carro para ir até Cesky Krumlov, faça uma parada em Hluboká nad Vltavou, o chateau é uma graça.
2 dias em Viena, da princesa Sisi e de Mozart
A movimentada Karntnerstrasse, centrinho de Viena no fim de tarde.
De Praga fizemos uma viagem de ônibus para passar o fim de semana em Viena, na Áustria. A cidade é bonita, com muitos museus e arquitetura de tirar o fôlego de quem admira grandes e bonitas construções.
Clique abaixo e veja fotos e leia dicas de como chegar em Viena, onde comer e o que fazer na capital da Áustria.
A Áustria também pode reservar outros destinos interessantes, como Salzburg ou Füssen, onde está localizado o castelo da Cinderela – Neuschwanstein.
3 dias em Berlin, uma cidade demais!
A visita à cúpula do Reichtag é gratuita, mas é preciso planejamento.
O destino na Alemanha nos leva a pensar sobre as barbáries humanas no holocausto e lembrar a história recente da civilização. Em um dia você pode visitar o campo de concentração em Sachsenhausen, a cerca de 40 minutos de Berlim.
Outro dia caminhar pelo centro da cidade e conhecer o Brandenburg Gate, Checkpoint Charlie, Memorial dos Judeus Mortos, Tiergarten, Coluna da Vitória, Cathedral de Berlim e, se quiser ir até o muro de Berlim grafitado na East Side Gallery, ou deixar para o último dia algumas destas atrações.
Alemanha dividida: o muro de Berlim e a história da guerra.
East Side Gallery: arte e grafitti no muro de Berlim.
Saiba onde comer comida típica alemã, comprar cerveja barata e dica de hostel bacana e bem localizado — O que fazer em Berlim?
20 comentários
Oi… estou pensando em ir para o Leste Europeu agora em novembro… entretanto algumas coisas me preocupam… primeira: a língua, só falo inglês, em Viena creio ser tranquilo… mas em Praga… consigo me virar bem? E em Berlim?… Estava cogitando ir pra Budapeste também, mas a comunicação está me deixando bem preocupada… outra coisa, a moeda, o Euro já foi adotado por Budapeste, Viena e Praga?… Consigo tranquilo passar os dias lá apenas com Euro, ou é necessário trocar pela moeda local?… SOS
Olá Denielly!
Com inglês você se vira bem em Viena (apesar de muitos locais falarem melhor o alemão) e Berlim (na Alemanha a grande maioria das pessoas têm o inglês como segundo idioma). Praga é uma das cidades mais turísticas da Europa e mesmo que “meia boca” todos falam um pouco de inglês e com certeza irão te entender. Budapeste eu ainda não conheço, mas acredito que também não tenha dificuldades. Na Europa, de um modo geral, as pessoas são bem educadas e prontas a ajudar o turista.
Já em relação à moeda, em Viena você usa Euro; em Praga é melhor trocar o dinheiro por Coroas Tchecas. A dica é levar Euro e quando chegar lá troca Euro por Coroa Tcheca em loja de câmbio no centro (certifique-se de que realmente eles não cobrem taxas).
Boa Viagem!