Início / Dicas / Museu virtual: Exposição online do Museu do Café
Mais um museu virtual para ver na quarentena: o Museu do Café

Museu virtual: Exposição online do Museu do Café

As programações online do Museu do Café, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, continuam a todo vapor.

Nas férias de 2021, Museu do Café oferecerá caça ao tesouro, atividade para bebês e oficinas online O calendário também contará com cursos virtuais e presenciais

A programação de férias do Museu do Café terá início no dia 13 de janeiro. Com atividades inéditas, como uma caça ao tesouro no edifício da Bolsa de valores, a agenda proporcionará atrações gratuitas, que seguem os protocolos de segurança em relação ao COVID-19, para crianças de 0 a 12 anos. Ainda no calendário para o primeiro mês de 2021, estão a nova edição do curso online de café solúvel e palestra no Youtube sobre arquitetura – também sem custo de adesão.

Hotel fazenda para crianças perto de São Paulo

Férias no Museu

de 13 a 31 de janeiro de 2021

Museu do Café – Santos (SP)

Inaugurando a grade com uma novidade especial, o “Tesouro na Bolsa” levará os pequenos detetives (faixa-etária: 5 a 12) em uma busca pelo patrimônio histórico, ao lado do grupo Teatro a Bordo, que trará muitos momentos lúdicos ao passeio investigativo. As datas disponíveis para participação são: 13, 17, 20, 24, 27 e 31, nos horários 11h e 15h. Para a criançada mais nova, o MC promoverá uma oficina de pintura voltada a bebês de 0 a 3 anos: nos dias 23 e 30, as famílias inscritas irão se divertir preparando tintas naturais e explorando os sentidos por meio de aromas, texturas e imagens. A ação acontece às 10h nas duas ocasiões.

Para aderir, basta enviar um e-mail ao inscricao@museudocafe.org.br.

Curso online de drinks com café solúvel

8 de janeiro, às 15h

A parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS) continuará a render workshops gratuitos em 2021. No dia 8, a engenheira de alimentos Eliana Relvas ministrará uma nova edição da aula, que terá como grande foco o preparo de drinks refrescantes para o verão. Além de ensinar esse passo a passo, a consultora abordará, ainda, a história do produto no Brasil, informações sobre armazenamento, detalhes ligados às categorias de qualidade e, até dicas envolvendo a degustação.

O e-mail inscricao@museudocafe.org.br também é o contato para as inscrições dessa oficina. Os interessados devem inserir, no título da mensagem, o nome do curso.

Palestra virtual “Leitura das técnicas construtivas e contemplação do simbolismo do edifício da Bolsa de Café”

26 de janeiro, às 17h

Para os fãs de arquitetura, a programação idealizada para celebrar o aniversário de Santos, em 26 de janeiro, será imperdível! Às 17h, o especialista em preservação, Antonio Sarasá, promoverá uma palestra no Youtube do Museu, abordando os aspectos técnicos das obras de conservação e manutenção que estão sendo realizadas no edifício da antiga Bolsa de valores. Dentre os assuntos levantados, estarão os simbolismos da icônica construção, os materiais usados nesse trabalho, a seleção do foco e o objetivo esperado.

Assim como nas demais atrações, o cadastro deve ser feito por meio do inscricao@museudocafe.org.br, citando o nome da palestra.

Cursos e Dica do Barista

O pacote de aulas com os módulos básico, latte art e avançado contará com duas turmas no início do ano: do dia 11 a 15 e 18 a 22. Para participar, é preciso acessar o site da instituição. Já a atração gratuita “Dica do Barista”, que oferece orientações sobre a extração caseira, ocorrerá em 5 e 28 de janeiro, às 14h (inscrições: cpc@museudocafe.org.br).

– Museus online para ver na quarentena

A mostra física, que compõe as áreas expositivas do edifício da antiga Bolsa de valores desde abril do ano passado, tem como foco as duas pinturas auxiliares, “Porto de Santos em 1822” e “Porto de Santos em 1922”, e o grande tríptico “A Fundação da Villa de Santos”.

O que fazer em Santos, no litoral sul de SP

Museu do Café – Santos, SP

Museu do Café – Santos (SP)

As obras do artista são exploradas individualmente e enquanto conjunto, apresentando o contexto histórico e cultural em que o autor estava inserido e a importância dessas telas para a narrativa que era construída em São Paulo na década de 1920.

– Cursos de idiomas grátis

Durante a visita, o público poderá entender as circunstâncias envolvendo a encomenda das telas pela Companhia Construtora de Santos, que visavam, muito além de decorar o ambiente, traçar uma linearidade no desenvolvimento da cidade, rumo ao progresso, e apresentar as bases da genealogia paulista.

Ainda nessa parte, é possível ver referências utilizadas por Calixto durante seu processo artístico, incluindo fotos, mapas e documentos.

– Atividades para fazer na quarentena com crianças

Pensando em tornar o tour mais proveitoso e fornecer curiosidades e informações extras aos interessados, o Museu disponibiliza dois complementos: um catálogo da exposição – com textos dos pesquisadores, museólogos, equipes de preservação e outros setores do patrimônio – e o PDF do material educativo, que propõe uma atividade de reflexão em torno do assunto.

Ambos estarão acessíveis na mesma data da inauguração. Já quem deseja acompanhar um artigo completo, elaborado pela equipe técnica e publicado em revista especializada, também terá a chance, acessando o blog do MC.

Cafés em SP: cafeterias charmosas em São Paulo

Museu do Café – Santos

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.