Início / Brasil / As melhores praias para conhecer em agosto no Nordeste
As lagoas nos Lençóis Maranhenses ficam cheias após o período das chuvas

As melhores praias para conhecer em agosto no Nordeste

Praias na baixa temporada

Com sol praticamente todos os dias do ano, a vida no nordeste, até mesmo durante o inverno, mantém o ritmo de verão, com belos dias de sol. A região é repleta de bons lugares para viajar nas férias em agosto no Brasil.

Para aproveitar as belezas naturais do nordeste brasileiro, nada melhor do que planejar viajar em agosto. Aliás, há destinos que ficam particularmente ainda mais belos e imperdíveis, com a vegetação revigorada, após as chuvas dos meses anteriores.

Com o período mais chuvoso concentrado entre os meses de abril e junho, os destinos no nordeste, elencados abaixo, são excelentes pedidas para quem vai tirar férias em agosto.

Lugares baratos para viajar em agosto no Brasil

Lugares para viajar em agosto

Jericoacoara, CE

Redes coloridas na Lagoa do Paraíso, em Jijoca de Jericoacoara

Após a temporada de chuva, as lagoas de Jeri estão cheias, assim como a vila. Saem as famílias com crianças, chegam os gringos e esportistas náuticos, que lotam as pousadas na época de ventos fortes em Jericoacoara.

A vila é o melhor lugar para visitar no nordeste nesta época do ano.

O que fazer em Jeri: os melhores passeios do litoral

Lençóis Maranhenses, MA

Assim como Jericoacoara, a cenário entre as dunas dos Lençóis Maranhenses ganha vida com as lagoas que se formam após as chuvas de abril e maio. 2021, em especial, tem sido um ano com bom volume de água.

Portanto, o mês de agosto que já era bom para viajar para a região, neste ano as chuvas colaboraram para deixar o visual ainda mais incrível.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses, na Rota das Emoções

Fernando de Noronha, PE

Praias Noronha

Praia da Baía do Sueste, em Fernando de Noronha | Muita Viagem

A época de seca proporciona águas transparentes e maior visibilidade das imagens do fundo do mar.

Há quem diga que uma das melhores formas de aproveitar Fernando de Noronha é passando a maior parte do tempo debaixo d’água. Sem dúvida uma das praias em agosto mais propícia para viagem no nordeste.

Fique de olho nas passagens promocionais da Azul e da Gol para Noronha, pois com sorte é possível aproveitar alguma promoção e economizar no trecho aéreo.

Além disso, para economizar, vale ainda pesquisar hospedagem nas pousadas domiciliares, que costumam ter preços mais em conta do que os hotéis e pousadas de luxo.

— Dicas para economizar em Fernando de Noronha

Fortaleza, CE

A capital do Ceará tem belas praias e ótimos restaurantes para uma viagem com ricas experiências. Praia das fontes, Morro Branco e Canoa Quebrada são algumas das opções de praias próximas de Fortaleza.

Para quem viaja com os filhos, uma dica é fazer a viagem bate-volta até Aquiraz para divertir-se no Beach Park, um dos maiores parques aquáticos do mundo.

Lugares para viajar com crianças pequenas nas férias

Férias no nordeste brasileiro

Litoral sul da Bahia

As costumeiras pancadas isoladas no mês de agosto em alguns destinos do litoral baiano não chegam a atrapalhar passeios e belos dias de sol na praia em agosto.

Para chegar na charmosa praia de Caraíva, o último trecho é feito de barquinho

O roteiro de Porto de Seguro até as paradisíacas praias do litoral sul – Praia do Espelho, Taípe, Trancoso e Caraíva, garantem certamente belas fotos e momentos inesquecíveis.

Após o grande movimento na alta temporada, especialmente após as férias de julho, agosto é um mês gostoso para aproveitar o que a Bahia tem de melhor.

O sol ainda brilha forte, sem as altas temperaturas do verão, e fica mais fácil encontrar passagens aéreas baratas e promoções em hospedagens.

O que fazer em Porto Seguro, Bahia

Para chegar na Prainha de Itacaré é preciso seguir por uma trilha

Ainda no litoral sul da Bahia, Itacaré é uma praia para se entrar em contato com a natureza e, ao mesmo tempo, curtir uma vida noturna animada.

A proximidade com um dos principais aeroportos da Bahia, Itacaré fica a apenas 70 km de Ilhéus, atraindo inúmeros turistas, entre gringos, hippies, surfistas e mochileiros.

Agosto o movimento diminui um pouco, sendo mais fácil o acesso de carro pela rua da vila, que chega a ser fechada do começo da noite ao final da madrugada na alta temporada por causa do movimento dos bares, dificultando o acesso a algumas pousadas.

O que fazer em Itacaré, no litoral sul da Bahia

Melhores praias do nordeste

Litoral Norte da Bahia: A Linha Verde

A praia do Forte, no litoral norte da Bahia, é uma coleção de lindas paisagens

Já no litoral norte da Bahia, a praia do Forte mistura paisagens únicas, com piscinas naturais, coqueiros e uma linda igrejinha à beira-mar, bem como uma bela lagoa em área de preservação, com a oportunidade de ver tartarugas marinhas no projeto Tamar.

Também é temporada de baleias jubartes – entre julho e outubro, que buscam as águas quentinhas da costa nordestina para o acasalamento.

É uma das melhores praias para ir em agosto. Um ótimo ponto de partida para um roteiro de carro no litoral norte da Bahia. 

A Linha Verde – Estrada do Coco, é bem sinalizada e conservada e também com belas paisagens nas suas margens.

Praias desertas afastadas

Entre as praias próximas da praia do Forte estão:

Arembepe, famosa pela vila hippie; Imbassaí, onde um rio se encontra com o mar formando um cenário único; Costa do Sauípe, famosa pelos resorts (alguns dos melhores resorts da Bahia ficam na região da praia do Forte) e Massarandupió, uma das mais bonitas praias de naturismo do Brasil.

O que fazer na Praia do Forte, no litoral norte da Bahia

Maragogi, AL

Maragogi vista do Mirante do Cruzeiro ou Alto da Boa Vista | Muita Viagem

Esse trecho do litoral de Alagoas​, a 130 km de Recife e Maceió,​ tem, sim, todos os elementos que compõem uma praia paradisíaca, incluindo os coqueiros, o sol quente o ano inteiro e barcos e jangadas cruzando o mar.

Para além das praias, a região conta com fazendas históricas, do tempo da economia açucareira -algumas podem ser visitadas- ​ e, a​ 20 km, dá para conhecer o peixe-boi em projeto de preservação e manejo da espécie ameaçada​, na Associação do Peixe-Boi de Tatuamunha.

Em agosto este trecho do nordeste não é o mais privilegiado no quesito chuva, porém as pancadas costumam ser isoladas, aumentando a chance de dias de sol.

As melhores praias de Maceió

O que fazer em Maragogi

Natal, RN

As rochas da praia de Ponta Negra guardam prainhas mais reservadas, mas o acesso não é fácil

Apesar de agosto ser mês de chuva moderada em Natal, a cidade é conhecida por ser uma das capitais com mais dias de sol no Brasil ao longo do ano. É possível arriscar a viagem sem grandes preocupações.

Distante 25 km de Natal, Genipabu fica em Extremoz, município vizinho à capital potiguar.

É um cenário privilegiado, guardado pelo Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, que fica em uma Área de Preservação Ambiental.

Mais um destaque na região é a Vila de Pipa, em Tibaú do Sul, a 85 km de Natal, com pousadas românticas e hotéis de luxo para quem optar em se hospedar no balneário mais famoso do Rio Grande do Norte.

O que fazer em Natal, RN

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

2 comentários

  1. Jeri é demais! Fizemos a viagem de carro com nossos 2 filhos. Fomos de João Pessoa a jericoacoara, parando nas praias pelo caminho (tem muito lugar bonito e menos conhecido) . Foi inesquecível e as crianças adoraram!

  2. Amei as dicas, praias bonitas.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.