Início / Dicas / Pedra da Macela (Cunha): como assistir o nascer do sol
litoral paraty rj
O litoral do RJ visto do alto da Pedra da Macela é deslumbrante.

Pedra da Macela (Cunha): como assistir o nascer do sol

A Pedra da Macela, na estrada entre Cunha e Paraty, deve estar na sua lista de pontos turísticos para conhecer no Brasil. Aliás, o legal de Cunha é que existe turismo para diversos tipos de pessoas, desde mochileiros até o público que prefere apenas passear pelas olarias para comprar cerâmicas na cidade.

Sendo assim, ao listar os atrativos naturais de Cunha, a Pedra da Macela torna-se o grande destaque para o ecoturismo. Claro, não podemos esquecer das belas cachoeiras, como a cachoeira do Pimenta. Entretanto, o mirante é de fato um lugar que os turistas que visitam a região deveriam conhecer melhor. Ou seja, literalmente a Pedra da Macela é o ponto alto das atrações turísticas em Cunha.

Primeiramente, vale lembrar que os principais pontos turísticos de Cunha estão localizados a uma certa distância do centro da cidade. Isso porque o destino está localizado em área bastante rural e as distâncias são percorridas, em geral, em estradas de terra, que podem ou não estar em boas condições dependendo da previsão do tempo.

Onde se localiza a Pedra da Macela

Pedra da Macela - Cunha

Com altitude de 1.840 metros, a vista do alto da Pedra da Macela é deslumbrante.

Para chegar lá é fácil. Há pouca sinalização, mas basta seguir as nossas dicas que não tem erro, e você certamente irá nos agradecer por isso!

Sendo assim, para chegar na Pedra da Macela, basta seguir a estrada Cunha – Paraty. A formação rochosa fica no km 66 desta estrada. Aliás, você estará dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina e do Parque Estadual da Serra do Mar. Afinal, a cidade de Cunha fica estrategicamente localizada entre as três serras – Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina e Serra do Mar. Ou seja, é uma região bastante protegida e que merece a visitação. É realmente muito bonito todas as paisagens no entorno da atração turística.

paraty

Um dos pontos altos de visitar Cunha é aproveitar esse visual.

Por falar em parques nacionais, vale lembrar que são unidades de conservação. A ideia é não explorar, não mexer nas características naturais, pois o potencial turístico e imagético daquele lugar, ou seja, a imagem, a beleza daquele lugar, no caso a Pedra da Macela, é única. Precisamos proteger para garantir às futuras gerações a chance de contemplar e admirar paisagens da nossa natureza.

Então, a ideia do turismo em torno da formação rochosa é proporcionar ao visitante a vista de um dos mirantes mais bonitos do interior de SP. Ou seja, o turismo sustentável para apreciar uma beleza natural do nosso estado. Entretanto, há suas precariedades.

Como subir a Pedra da Macela

como subir na pedra da macela

Trilha na Pedra da Macela, na estrada entre Paraty e Cunha.

Já estivemos duas vezes no local, e iremos contar como foi nossa última visita à Pedra da Macela, em Cunha.

Sendo assim, após sair da estrada principal – Paraty – Cunha, você segue por um trecho de aproximadamente 7 km em uma estrada rural. O percurso deve ser feito em baixa velocidade, contudo é agradável admirar toda a vegetação do entorno, com casinhas rústicas e alguns atrativos turísticos, como a cervejaria Wolkenburg.

Aliás, na volta uma dica é refrescar-se da trilha na Pedra da Macela com uma deliciosa cerveja artesanal desta cervejaria. Basta apenas combinar os horários, afinal, a cervejaria abre somente de quinta a domingo a partir das 11:00.

cerveja artesanal em cunha

Cerveja artesanal e petiscos alemães para recompor as energias.

Precisa reservar a visita com antecedência

A resposta é não. Assim, ao chegar na base da Pedra da Macela propriamente dita, é possível estacionar o carro (não há muitas vagas) e acessar o espaço atravessando uma guarita, onde ficam os seguranças. A partir daí, o trajeto da trilha é em grande parte asfaltado ou concretado.

Quantos km e horas de subida até a Pedra da Macela

alexandre nogueira

Leve um chapéu ou boné para a caminhada.

São 2,5 km de trilha até o mirante. A subida exige bastante esforço, entretanto, é importante lembrar que você estará dentro de um parque nacional em área de preservação ambiental. É um passeio totalmente gratuito. Ou seja, o turismo na Pedra da Macela é contemplativo, aquele lance de contemplar mesmo toda a riqueza da flora nativa de Mata Atlântica.

flora mata atlântica

Turismo contemplativo da flora é um dos destaques da trilha.

espécies nativas mata atlântica

Diversas espécies de plantas para deixar o passeio romântico e contemplativo.

Portanto, abrace a ideia da beleza natural e faça a trilha tranquilamente. Durante o trajeto observamos mais de 15 espécies de flores diferentes e levamos aproximadamente 50 minutos. Lembrando que fizemos o percurso conforme recomendamos acima, com paradas contemplativas e em um ritmo devagar justamente para aproveitar toda a contemplação da Mata Atlântica do entorno.

Infelizmente fora a contemplação da natureza, há pouca estrutura, apenas um banheiro químico e um local para beber água. Dessa forma, é importante levar uma garrafinha de água, algum lanche, protetor solar, boné e papel higiênico. Além disso, vista uma roupa e tênis confortável.

Altitude da Pedra da Macela

altitude da Pedra da Macela

A vista do alto é incrível e compensa a subida íngreme.

O mirante tem 1.840 metros de altitude, com duas vistas. À esquerda é possível ver toda a cidade de Cunha, especialmente o centrinho com suas casinhas cravado naquele mar de montanhas. Do outro lado do mirante temos as formações rochosas da Pedra da Macela, que é exatamente aquilo que estamos vendo. Aliás, o grande destaque desta vista é a cidade de Paraty, a baía de Angra dos Reis e a Ilha Grande (RJ).

O nascer do sol na Pedra da Macela

litoral paraty rj

O litoral do RJ visto do alto da Pedra da Macela é deslumbrante.

Uma das atividades mais procuradas por aventureiros é justamente apreciar o nascer do sol na Pedra da Macela. Para isso, é necessário iniciar a escalada durante a madrugada ou até mesmo acampar no topo durante a noite. O visual é incrível. E o melhor, a previsão do tempo não necessariamente precisa indicar um dia de sol.

Pedra da Macela

Pedra da Macela – SP

Entretanto, não pode ser um tempo nublado, de névoa. Pois com a alta altitude da Pedra da Macela, estamos pertinho das nuvens. Assim, no dia em que fomos era outono, o tempo fechava e abria. Aliás, é bem comum essas mudanças climáticas lá do alto.

De qualquer forma, as nuvens estavam sempre altas e não perdíamos a vista da paisagem. Agora, se mesmo com mal tempo você não conseguir enxergar a baía de Angra dos Reis, aconselhamos a subida mesmo assim. Afinal, como já relatamos acima, é turismo de contemplação e o contato com a natureza sem dúvida nos rejuvenesce.

Hotéis perto da Pedra da Macela

O acesso é difícil e não há hotéis perto da Pedra da Macela. Sendo assim, elencamos três sugestões de pousadas próximas do atrativo natural. Confira abaixo!

Antigo Caminho do Ouro

Distância até a Pedra da Macela – 2,2 km

hotel perto da pedra da macela

Hotel perto da Pedra da Macela para aproveitar o ecoturismo da região.

A pousada Antigo Caminho do Ouro é um dos hotéis que ficam mais próximos da atração. Dessa forma, se o objetivo da viagem for a trilha até os mirantes, essa pode ser uma ótimo sugestão de acomodação na região. Aliás, alguns quartos contam com vista da montanha ou da piscina dessa bela pousada em Cunha -SP.

Sítio Campo Sereno

Distância até a Pedra da Macela – 5,5 km

pousadas em Cunha SP

Casa de temporada para grupo de amigos e mochileiros.

Já a pousada sítio Campo Sereno está a uma distância curta do ponto turístico, sendo ótima sugetsão para grupo de amigos  mochileiros e aventureiroa. Assim, a casa de temporada dispõe de quartos, banheiros, área para refeições, cozinha totalmente equipada e varanda térrea com vista do lago.

Pousada Terra Viva

Distância até a Pedra da Macela – 6,6 km

pousadas e hotéis em cunha

Pousada charmosa para casal perto da Pedra da Macela.

Por fim, a pousada Terra Viva é excelente opção para quem pretende passar mais dias na região. A pousada possui piscina, sauna, restaurante, campo de futebol e acomodações de estilo rústico com varanda e frigobar. Além disso, a área é cercada de muita vegetação nativa no entorno.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.