Início / Dicas / Turismo de pesca em SP: Roteiro pelo Oeste Paulista
Balneário, em Rancharia - oeste do estado de SP | Robison de Oliveira Camargo

Turismo de pesca em SP: Roteiro pelo Oeste Paulista

As melhores cidades do interior paulista com pesqueiros em SP estão na rota turística do Oeste Paulista.

Rios, parques ecológicos com pousadas, restaurantes, festivais de peixe e lojas de pescaria são os atrativos do turismo de pesca no Estado de São Paulo.

As cidades de Panorama, Pauliceia, Rancharia, Rosana e Teodoro Sampaio são os principais destinos pesqueiros em SP. A região, que tem grande potencial aquático, é uma boa opção para turismo no oeste paulista e viagem de carro em família ou amigos.

Interior de SP: lugares para viajar perto da capital

Pesqueiros em SP

Presidente Prudente e cidades próximas

A cidade de Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo está a uma distância de 560 km da capital paulista. Famosa pela feira do rolo no final de semana, lá você encontra o que não encontra na loja da Havan, na Av. Joaquim Constantino – Vila Formosa.

Rancharia

A uma distância de 60 km de Presidente Prudente, a cidade de Rancharia é destaque na rota do turismo de pesca em SP por conta do belo balneário municipal, a 13 km do centro histórico, com restaurantes, lanchonetes e quiosques.

Vale a pena conhecer o Rancho Quarto de Milha – fundado por criadores dessa raça de cavalos, trazida dos Estados Unidos e que teve em Rancharia seu berço no Brasil. No distrito de Gardênia, às margens do Rio Capivari, acontece o Fest Peixe. O visitante também pode conferir os tanques-rede para a criação de tilápias, que servem de fonte de renda para a população local.

Há poucas opções de hotéis na região, mas com antecedência é possível encontrar acomodações para uma viagem em família nas férias de verão.

Férias em família no Brasil

Panorama

Cidade próxima de Presidente Prudente, a distância da capital paulista para a cidade de Panorama é de 700 km. Com pôr do sol de tirar o fôlego, o balneário turístico oferece quase 1 km de praias no Rio Paraná, em SP – há quiosques, bares, pousadas com piscina, restaurantes, além de área para camping e pesqueiro. Da marina, de dentro do balneário, saem barcos para passeios aos sábados e domingos.

E claro que a grande atração é a pesca. A cidade não conta com muitas hospedagens, por isso, é bom se planejar e reservar a pousada com antecedência. No mais, para segurança e conforto, o turista conta com caixas eletrônicos para sacar dinheiro, e o hospital santa casa.

Não deixe de provar os melhores pratos à base de peixe, em especial o torresmo de tilápia – prato típico da região.

Paulicéia

Ao lado de Panorama, a uma distância de apenas 6 km, o turista em busca de pesqueiros em SP, encontra em Paulicéia um dos melhores destinos de pesca no Estado de São Paulo. Além dos tucunarés, são encontrados dourados, piranhas e outras espécies de peixe.

Um roteiro para viagem de carro bem legal é seguir a travessia ao Mato Grosso do Sul, antes realizada de balsa, hoje é feita por ponte de 2 km de extensão. Apesar de pequena, a cidadezinha do interior paulista conta com boas opções de hospedagens e pousadas de charme. Um dos eventos da cidade é a Festa da Fogueira – Queima da Fogueira Gigante e show pirotécnico, durante o inverno, entre junho e julho.

Festas populares em São Paulo

Parque Morro do Diabo

Morro do Diabo – Teodoro Sampaio – SP | Valtair Gomes

Teodoro Sampaio

A 290 km de Ourinho, no oeste paulista, a cidade de Teodoro Sampaio tem seu território banhado pelos rios Paraná e Paranapanema. A pacata cidade fica às margens do Rio Paranapanema, onde está localizado o balneário municipal com várias opções de passeios de barco em SP.

Já para se chegar às margens do Paraná, são cerca de 60 km de distância. O destaque da cidade, contudo, é o Parque Morro do Diabo, que conta com trilhas cercadas por natureza, além de museu indígena. Vale a pena conhecer o artesanato em bambu e buchas vegetais, característicos da região. Na agenda de eventos da cidade, o festival da pesca e ecoturismo.

Há poucas, mas boas opções de acomodações na cidade, que conta com restaurantes com pratos à base de peixe e centrinho comercial com muitas lojas com artigos para pesca.

Rosana

A pequena cidade de Rosana, no oeste paulista, também é banhado pelos rios Paraná e Paranapanema. A distância para Presidente Prudente é de 200 km. O encontro dos rios é uma das atrações turísticas da região. É uma aventura e um dos passeios de barco pelas ilhas fluviais e o balneário às margens do Paranapanema.

No roteiro vale incluir ainda as barragens das hidrelétricas Sérgio Motta e de Rosana. O turismo local é voltado para a pesca, e quem busca pesqueiros em SP certamente irá se apaixonar pelo local, que conta com hotéis, pousadas, hospital e bancos.

Post atualizado em 18 de agosto de 2021.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.