Início / Dicas / Viagens baratas em SP a menos de 200 km da capital
A Gruta do Anjo, em Socorro, um dos lugares mais bonitos do interior de SP

Viagens baratas em SP a menos de 200 km da capital

Viagens baratas em SP no final de semana

Explorar o interior de São Paulo é uma boa opção para viajar no final de semana sem gastar muito. Esqueça as passagens aéreas e hotéis de luxo: perto de SP, muitas cidades oferecem pousadas baratas, mirantes gratuitos, passeios em praças e parques e muitas coisas para fazer e ver. Veja algumas dicas de viagens baratas para fazer em SP no final de semana. São todas viagens a menos de 200 km de São Paulo.

– Booking: Pousadas no interior de SP

Atibaia

50 km de SP

O destino é pertinho da capital paulista, mas é ideal para esquecer a cidade grande em uma fugidinha de final de semana —seja em uma viagem a dois, seja em uma viagem de família.

Atibaia, com muitas coisas para fazer, é uma estância climática cercada de verde, com um charmoso centro histórico bem interiorano e a bela Pedra Grande, que oferece trilhas e uma vista deslumbrante. O melhor para quem procura uma viagem barata: os dois passeios em Atibaia são grátis.

Atibaia tem muitas opções de lugares para ficar, desde pousadas baratas até hotéis de luxo, como o resort Bourbon e hotéis-fazenda.

– Booking: Pousadas em Atibaia

Bragança Paulista

80 km de SP

Para quem quer relaxar e comer bem, com clima do interior, Bragança Paulista é uma boa opção de viagem barata perto de SP para fazer no final de semana –ou até mesmo um bate e volta de carro da capital.

A Terra da Linguiça é um bom lugar para se deliciar com a iguaria (e aproveitar os preços de produtos de qualidade).

O Lago do Taboão é o cartão-postal de Bragança Paulista. No local, dá para passear, fazer esportes ou frequentar os restaurantes ao redor.

O Museu do Telefone, na Praça José Bonifácio, é um passeio que agrada as crianças que se surpreendem com o aparelho que existia antes dos celulares.

Para quem quer relaxar em Bragança ,os chalés da Estação Rural tem boa relação custo-benefício, mas há pousadas mais baratas na simpática cidade pertinho de SP.

– Booking: Pousadas em Bragança Paulista

Socorro

130 km de SP

A tirolesa rasga o céu na fronteira entre o interior de SP e o interior de MG

Socorro fica a 130 km da capital, a cidade é a opção certa para relaxar e sair da rotina.

Socorro atrai visitantes que procuram por esportes de aventura em meio a natureza, além das fontes minerais com propriedades medicinais. A cidade também é conhecida como a capital das malhas, com cerca de 400 malharias e uma diversidade de coleções e estilos.

A Cidade Aventura, na fronteira com o sul de Minas Gerais, tem mirante para ver o pôr do sol, um belo centrinho histórico com igreja, sorveteria e outras delícias do interior paulista e passeios pagos em hotéis-fazenda com day use de um dia e parques bem cuidados, entre outras opções de coisas para fazer em uma viagem de final de semana.

Um dos passeios mais procurados pelos casais é andar de pedalinho da Gruta dos Anjos (foto em destaque) –este é pago, mas vale a experiência.

Conta com chalés baratos, como os da Pousada Sitio Vila Davero e suas casinhas rústicas, mas charmosas e cercada por natureza e vista das montanhas.

Entre os passeios grátis em Socorro, vale conhecer o Horto Municipal e bater perna nos centros de compras de malhas (mas é irresistível –e barato– comprar roupas por ali). A comida do interior paulista, os queijos e os doces de fazenda também têm bons preços em Socorro, uma delícia de lugar para viajar sem gastar muito em um final de semana.

– Booking: Pousadas em Socorro

Águas de Lindóia

Águas de Lindóia situa-se a 163 km ao norte de São Paulo. É o destino para banhos terapêuticos, além de áreas verdes com atividades de aventura como rafting, tirolesa, trekking, asa-delta e parapente.

Os hotéis e pousadas da cidade possuem diversão para todas as idades, e a natureza ajuda a manter a paz interior, curtir o silêncio e relaxar o corpo.

Santo Antônio do Pinhal

170 km de SP

Voo livre do Pico do Agudo, em Santo Antônio do Pinhal (SP)

Para viagens baratas a dois em SP e para explorar o clima friozinho da Serra da Mantiqueira à noite sem a badalação e os altos preços de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal é uma pérola entre os lugares para conhecer no interior paulista em uma viagem de final de semana.

A romântica cidade cercada de montanhas tem atrações como a Estação Eugênio Lefévre, de onde parte um trem para Campos do Jordão e de onde se acessa o Mirante da Santa, que oferece uma bela vista do Vale do Paraíba.

Jardins bem cuidados, fazendas para visitar em um dia, cachoeiras com infraestrutura nos arredores e, claro, os ateliês de artistas podem entrar no roteiro de uma viagem econômica de final de semana.

Para se hospedar em Santo Antônio do Pinhal sem gastar muito, vale a pena conferir os Chalés Beira Rio, simples e aconchegantes. Os chalés na Serra da Mantiqueira ficam a 13 km da cidade e à mesma distância de São Bento do Sapucaí, outro destino romântico para viajar de final de semana perto de São Paulo.

Booking: Pousadas em Santo Antônio do Pinhal

Extrema

110 km de SP

Pôr do sol na represa do Jaguary, na região de Extrema-MG

No interior de Minas Gerais, na fronteira com São Paulo, fica a gostosa Extrema, que proporciona viagens baratas de final de semana para quem quer relaxar e entrar em contato com a natureza.

As trilhas para a Pedra do Cume e para o Pico do Lopo estão entre as atrações de Extrema para quem quer queimar algumas calorias e ver paisagens deslumbrantes do alto.

Há um bom número de pousadas baratas nessa cidadezinha do interior mineiro, como a Pousada Spa Saúde Melhor, que tem nota 7,4 no Booking e diversas opções de quarto.

– Booking: Pousadas em Extrema

Bueno Brandão

160 km de São Paulo

Bueno Brandão, a Cidade das Cachoeiras do sul de Minas – Divulgação

A Cidade das Cachoeiras no sul de Minas Gerais faz fronteira com Socorro, no interior paulista.

O epípeto diz tudo: Bueno Brandão oferece trilhas e cachoeiras em meio à muitas áreas verdes.

É um ótimo destino para viagens baratas perto de SP e tem muitas pousadas em conta, como a Pousada Espirito Santo, a Pousada Serra Verde e a Pousada Som das Águas.

– Booking: Pousadas em Bueno Brandão

Holambra

135 km de SP

O Moinho Povos Unidos é um dos pontos turísticos de Holambra – Foto: Miguel Schincariol

Quem quer conhecer as tradições holandesas deve conhecer Holambra, a 140 km da capital.

Um dos destinos mais românticos perto de São Paulo para uma viagem de final de semana, Holambra é a Cidade das Flores –uma das grandes produtoras do Brasil e bom lugar para comprar flores por bom preço.

Os imigrantes holandeses trouxeram toda a cultura para a região. A Holambra encanta com suas casas coloridas inspiradas na arquitetura do país europeu, além de ciclovias, moinhos e culinária. As flores ganham festival no início da primavera.

A cidade que tem influência holandesa em cada esquina –inclusive restaurantes  e fantásticas doceiras com a tradição dos países baixos– tem parques bem cuidados para passeios a dois e até mesmo uma ponte dos namorados, onde os casais deixam um cadeado para selar o amor. Um moinho de verdade colabora para o clima europeu da arquitetura dessa simpática cidade perto de SP.

O destino é procurado por casais em lua de mel que querem uma viagem econômica e romântica no interior de SP.

Booking: Lugares para ficar em Holambra

Guararema

80 km de SP

Ainda pouco conhecida, e muito perto de São Paulo para uma viagem rápida de final de semana, Guararema tem belos lugares para passear, como o Parque Municipal Recanto do Américo e o Parque Municipal Ilha Grande.

Booking: Lugares para ficar em Guararema

Viagens curtas em cidades do interior e litoral paulista é tendência de viagem para o próximo verão.

E o Estado de SP é repleto de lugares bonitos e próximos para ir apenas no final de semana ou até bate-volta, sempre pensando em sair um pouco da rotina, e aproveitar uma cidadezinha calma do interior ou uma praia isolada, mas não muito longe da cidade onde moramos.

A seguir, listamos 10 cidades onde é possível relaxar, aproveitando a natureza, esportes e diversão.

Em São Paulo, com a vida corrida e estressante, é normal os habitantes saírem da capital e curtir os atrativos das cidades vizinhas. Não faltam opções para viagens baratas em SP.

Praias de São Paulo: melhores destinos no litoral paulista

Ilhabela

Praia da Feiticeira - Ilhabela

O pôr-do-sol deixa a Praia da Feiticeira ainda mais charmosa.

Ilhabela fica a 215 km da capital paulista, e  seu acesso é feito por meio de balsas.

A maior ilha do litoral brasileiro possui uma extensão de 36 km de praias, e conta com paisagens deslumbrantes e quedas d’água e trilhas para todas as idades e dificuldades. À noite, a dica é conhecer o centro da vila, as lojinhas características e sofisticadas e restaurantes típicos da região.

Maresias

Melhores praias de SP

Maresias é uma das praias com mais agito nas noites do litoral de SP

Maresias, localizada no município de São Sebastião, fica a 180 km da capital. A praia reúne ondas ideais para surfistas e uma vida badalada durante a noite.

Os clubes que mais atraem jovens em busca de agito são a danceteria Sirena e o bar e balada Marocco.

Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba fica bem próximo a capital, cerca de 35 km.

Para quem quer um dia cheio de história, a cidade, com suas construções históricas, chamam a atenção. São cerca de 209 edificações que mantém características dos séculos 17, 18 e 19.

Embu das Artes

Atelier Embu das Artes | Fotos: Muita Viagem

Atelier Embu das Artes

A estância de Embu, situada a 30 km da capital paulista, é o destino ideal para quem gosta de artesanato.

Inúmeros artistas expõem suas obras e transformam Embu das Artes em um grande complexo de ateliês. Aos finais de semana as ruas do centro histórico são tomadas pelas exposições dos grandes artesãos.

O que fazer em Embu das Artes, SP

São Roque

São Roque é fica a 60 km da capital, e é um bom destino para quem gosta de vinho. Conhecida como a “terra do vinho”, São Roque possui inúmeras vinícolas, fruto da imigração italiana e portuguesa à região e de um clima propício.

Cananéia

Cananéia fica um pouco mais longe da capital, a 264 km. A cidade do litoral sul preserva uma bela arquitetura de casinhas coloridas coloniais.

As atrações na cidade vão de pousadas românticas, boa gastronomia e passeios de escunas. A cidade é o ponto de partida para passeio de barco até a ilha do Cardoso, com trilhas, cachoeiras, ilha Bom Abrigo e ilha Comprida.

Brotas

Brotas fica a 235 km de São Paulo, e é centro de esportes radicais e ecoturismo. Quem vai passear na cidade encontra atividades como rafting, bóia-cross, tirolesa e trekking, em meio a rios, trilhas e cachoeiras.

Agora que você já tem as dicas para um final de semana ou feriado aos arredores de São Paulo, é só escolher o destino e cair na estrada!

O interior de São Paulo é legal para viagens curtas e baratas com passeios em meio à natureza de SP. Tem destinos para viagens curtas para casal, família com crianças e aventureiros solteiros. Elencamos a seguir viagens baratas no interior de SP para pegar o carro e viajar com a família!

Já comentamos aqui no blog sobre Ilhabela e demais praias do Litoral Norte, Circuito das Serras e Águas e outros destinos para viagens curtas e baratas no interior de SP,.

Elencamos a seguir, lugares diferentes para conhecer no Estado de São Paulo e que também são viagens baratas em SP. Confira!

Viagens baratas em SP

Águas da Prata – interior de SP

De carro via BR-050 · 247 km 3 h 7 min Antigo bairro de São João da Boa Vista tornou-se cidade em 1935 e mantém clima típico cidadezinha do interior.

Localizada numa encosta da Serra da Mantiqueira, Águas da Prata sempre foi conhecida por suas fontes de águas cristalinas e com propriedades medicinais.

Em tempos de seca, ter uma cidade para visitar perto de São Paulo é um privilégio. Você compra água direto da engarrafadora, fundada em 1876.

Você pode fazer a Trilha das 7 Cachoeiras, um percurso longo (cinco a seis horas de duração), mas vale o esforço. O caminho inclui parada em até sete cachoeiras diferentes, em meio à Mata Atlântica, com oportunidade para banhos com água de cachoeira no interior de SP.

Para chegar até elas, é preciso caminhar um quilômetro por uma linha do trem e passar por uma espécie de túnel de pedra. O caminho é escondido e é melhor fazê-Io com guia.

Outro passeio legal por Águas da Prata é ir até o município vizinho de Andradas (MG), a apenas 11 km do centro, em estrada de terra, para chegar até a Pedra do Gavião. O pico fica a 1.663 m de altitude e tem uma linda vista para as cidades da região.

Além disso, ainda é possível arriscar-se nas rampas para voo livre (o local é considerado um dos melhores da região Sudeste para a prática desse esporte). Para quem gosta de aventura, o lugar ainda tem espaço para camping.

Para começar a viagem, faça uma visita à Fazenda Recanto Feliz. Fundada no século 19, foi grande produtora de café e mantém uma imponente sede erguida em 1929 e conhecida como “Casa Amarela”.

A Fazenda Recanto Feliz organiza atividades como o acompanhamento da secagem de café, o reconhecimento de uma trincheira utilizada na Revolução de 32, trechos de mata preservada e também algumas trilhas que duram entre 1 h a 4h.

Para quem está passando o final de semana na cidade, pode ainda conhecer, próximo ao Bosque Municipal, a Feira do Bosque, com 30 chalés de madeira que vendem doces caseiros e artesanatos aos sábados e domingos, na Av. Washington Luís, na saída para Poços de Caldas (MG).

— Veja fotos de hotéis e faça a reserva agora

Viagens curtas e baratas no interior de SP

São João da Boa Vista – interior de SP

De carro via BR-050 · 215 km 2 h 42 min

sao-joao-da-boa-vista-2014

O Turismo em São João da Boa Vista é bem legal! | Foto: Beatriz Varella

Fundada em Junho de 1821, São João da Boa Vista é uma das cidades mais importantes da região cafeeira do interior de SP.

No início do século 20 já ganhava destaque por ser ponto de parada estratégico na viagem de trem entre São Paulo e Minas Gerais. Comece o passeio pelo centro da cidade, que ainda mantém construções tombadas pelo Patrimônio Histórico.

O Teatro Municipal, localizado na Praça da Catedral, é outro atrativo turístico. Construído em 1914, já foi palco de grandes apresentações de óperas, algumas delas acompanhadas pela pianista Guiomar Novaes.

Outro prédio para visitar é a Antiga Câmara e Cadeia, à Rua São João, 204.  Inaugurado em 1887, o prédio foi projeto pelo engenheiro e famoso escritor Euclides da Cunha em um estilo sóbrio. Está totalmente restaurado e abriga hoje uma unidade do Senac.

Um passeio pela história pode ser feito na Estação Ferroviária, na Praça Rui Barbosa, 41, Rosário. De linhas clássicas, a construção foi inaugurada em 1886 para complementar a estrada de ferro ligando São Paulo a Minas Gerais nas viagens de trem.

O Arraial de São João – Festa Junina em São João da Boa Vista, acontece de 21 a 24 de Junho e reúne 15 mil pessoas por dia no Recinto de Exposições. Há apresentações de quadrilhas e pista de forró para dançar agarradinho.

Nas festas de fim de ano, o Natal em São João da Boa Vista é animado também. Há sempre investimento nas festividades, com decorações natalinas, shows e apresentações de teatro na Praça Joaquim José, no centro.

— Faça a reserva nos melhores hotéis on-line

Viagens baratas no interior de SP

Caconde – interior de SP

De carro via BR-050 · 288 km 3 h 42 min

Aonde? Às margens do Ribeirão Bom Sucesso teve início o povoado de Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo, que virou Caconde em 1883.

A cidade tem grande potencial turístico no interior de SP, especialmente com o ecoturismo, trilhas e aventuras. Esportes radicais é o que não falta na cidade, que começa a despertar para o turismo de aventura e o ecoturismo no interior de SP devido às cachoeiras e rios com corredeiras da região ideais para a práticas de esportes de aventura.

O trecho do rio Pardo onde é praticado rafting e canyoning tem uma vazão bacana durante o todo o ano. Você pode ir qualquer época ou mês que é possível praticar rafting e bóia-cross em corredeiras num dos melhores circuitos de ecoturismo do interior de SP.

Outro esporte de aventura, o canyoning, também pode ser feito. Após cruzar um cânion no leito do rio chega-se a cachoeiras com quedas que variam entre 15 m a 72 m.

Para continuar curtindo trilhas com cachoeiras em SP, vá até a Cachoeira Santa Quitéria. A queda de 47 m de altura é bem procurada para as práticas de rapelcascading. Acesso pela vicinal Caconde-Divinolândia, 18 km do centro.

O pôr-do-sol pode ser visto do Morro do Pontal, um dos pontos mais altos da região, com 1.277 m de altitude e uma vista panorâmica do Rio Pardo.

Para os corajosos, há opções de rapel, descendo um trecho de 20 m de altura da Pedra do Pontal. Finalmente, se ainda sobrar energia, você poderá fazer a trilha da Usina Velha, um passeio de 4 h de grau médio de dificuldade que inclui caminhada pelo leito do rio Pardo. Passa por trechos de Mata Atlântica preservada, praias de areia branca que são paradas para banho e cachoeiras.

Casa Branca

De carro via BR-050 · 226 km 2 h 51 min Com acesso pela SP-340, a pequena cidade de Casa Branca também viveu o período áureo do café, refletido em seu patrimônio histórico concentrado na região central.

Os destaques turísticos Em Casa Branca são o Casarão dos Vilela, um imponente sobrado construído no início do século 19, na Praça Barão de Mogi-Guaçu, e a vizinha Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, de estilo eclético, construída em 1843 e reconstruída 50 anos depois, após um incêndio.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

2 comentários

  1. Obrigado Beatriz! =)

  2. PARABÉNS PELO TRABALHO DE VOCÊS. TÓPICOS DE VIAGENS DIVERSIFICADOS, MUITO BEM ELABORADOS E COM RIQUEZA DE DETALHES. CONTINUEM CONTRIBUINDO PARA O TURISMO, EM TODA SUA FORMA.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*