14 de setembro de 2021 (atualizado) por Muita Viagem.
Esqueça o dólar alto, vistos e passaporte: no Brasil também tem enoturismo.
Muitas regiões brasileiras são produtoras de vinho, com vinícolas que possuem estrutura para receber turistas e visitantes que querem conhecer o processo de feitura da preciosa bebida.
O Vale dos Vinhedos, nas Serras Gaúchas, a cidade de São Roque, a Terra do Vinho no interior paulista, e até uma região de vincícolas (e de outras frutas) no semi-árido nordestino, no Vale do São Francisco entre Pernambuco e Bahia, estão entre os lugares no Brasil preparados para o enoturismo.
São regiões com produção de vinhos e vinícolas com hotéis e pousadas desde o sul, a área de produção e enoturismo mais famosa do Brasil, até o Nordeste, ao redor do Velho Chico, o Rio São Francisco, que irriga vinhedos no Vale do São Francisco, em pleno semi-árido nordestino.
Neste artigo, vamos falar mais de três dos melhores destinos de enoturismo do Brasil: Serras Gaúchas, São Roque, no interior de SP, e Vale do São Francisco, em pleno semi-árido nordestino.
[divider]
Vale dos Vinhedos nas Serras Gaúchas
Charme e ótimos vinhos nas paisagens das Serras Gaúchas
O charme das paisagens de Bento Gonçalves – Foto: Divulgação
O Vale dos Vinhedos, nas Serras Gaúchas, é a principal região brasileira quando se trata de turismo em vinícolas e produção de vinho no Brasil.
As principais cidades do Vale dos Vinhedos para quem quer conhecer vinícolas brasileiras são Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
A especialidade são os vinhos espumantes, com qualidade reconhecida internacionalmente, assim como a estrutura turística, uma das melhores do mundo quando se trata de enoturismo.
A região tem vários roteiros charmosos e românticos para quem quer fazer enoturismo, com uma grande variedade de opções de coisas para fazer. São restaurantes, trilhas e paisagens nas Serras Gaúchas onde as quatro estações do ano oferecem diferentes cenários para os visitantes.
Alguns dos melhores hotéis-vinícolas do Brasil ficam nesta região. São lugares charmosos e acolhedores, com restaurantes românticos, clima rural, história e tradição na preparação das bebidas e outros produtos de uva.
Entre outras coisas legais para fazer em um hotel-vinícola e pousadas charmosas do Vale dos Vinhedos, estão passear entre os parreirais nos bonitos dias de verão, curtir o friozinho à noite, até em opções com lareira no chalé nas baixas temperaturas no inverno da região, uma das mais frias do Brasil e conhecer o estilo de vida com raízes na Itália dos moradores da região.
Uma experiência única do Vale dos Vinhedos é participar da colheita da uva, a vindima. A época da colheita da uva nessa região vinícola no Sul do país é entre janeiro e março.
Além dos hotéis-vinicolas, a região conta com pousadas charmosas, ótimas para casais em viagens a dois, e lugares mais bucólicos e baratos.
Outra atração do Vale dos Vinhedos são as cantinas cheias de tradição italianas, com ótima comida. Há um roteiro de cantinas históricas super-preparado para receber os mais exigentes viajantes, com deliciosos salames, queijos, doces entre outros atrativos para todos os sentidos.
O charme a tradição do Armazém das Cantinas Históricas – Divulgação
O Armazém das Cantinas Históricas é um ótimo ponto de partida para o roteiro de atrações turísticas em Bento Gonçalves.
Entre as paisagens, destaca-se o Vale das Antas, em Bento Gonçalves, além dos parreirais e das casas feitas de pedra que remetem à arquitetura camponesa da Itália.
Uma boa opção para quem vai viajar por mais tempo para um roteiro de carro na região do Vale dos Vinhedos é alugar uma casa por temporada em Bento Gonçaves, com ótimas casas por preços razoáveis para grupos maiores.
[divider]
São Roque-SP, a Terra do Vinho no interior paulista
Atrações para toda a família em uma viagem perto de São Paulo
A apenas 65 km de distância da maior cidade do Brasil, São Roque guarda clima rural e várias atividades em contato com a natureza para fazer em uma viagem curta e charmosa de final de semana.
O apelido da bonita cidade pertinho de São Paulo mostra que São Roque é um bom lugar para fazer enoturismo no Brasil: Terra do Vinho.
A produção de vinho é herança dos imigrantes italianos e portugueses que se instalaram nesse pedaço do interior de São Paulo.
Os vinhedos foram acomodados nas encostas de morros e formam belas paisagens para conhecer pertinho da capital paulista, que oferece ainda ecoturismo, turismo histórico e diversão para crianças.
Chácara Santo Antônio, em São Roque – Foto: Miguel Schincariol
São várias opções de adegas e vinícolas para visitar em São Roque, reunidas principalmente ao redor da Estrada do Vinho.
Entre as vinícolas de São Roque que vale a pena visitar, está a Vinícola Goes, que oferece visitas guiadas às plantações de uvas, degustação de vinho e produtos como doces caseiros, vinhos e sucos, entre outros artigos ligados às culturas que formaram a rica região.
Para quem quiser bebidas (e emoções) mais fortes que o vinho, São Roque tem outro lugar que vale a pena conhecer, a Destilaria Stoliskoff.
Aos sábados, a destilaria de vodka na Estrada do VInho de São Roque possui visitas guiadas para os visitantes. A destilaria conta com uma loja com muitas variedades da bebida.
Já as pessoas em viagem de família, com crianças, podem visitar o Ski Mountain Park, um parque de diversões perto de São Paulo que fica no alto de uma montanha.
O parque perto de São Paulo tem como principal atração uma pista de esqui em um material que simula neve, além de atividades radicais para quem quer fazer esportes e se divertir.
A cidade no interior de São Paulo conta com tesouros históricas do período colonial, como a Chácara Santo Antônio, iniciada pelo bandeirante Fernão Paes de Barros em 1681.
Em outubro, acontece a Expo São Roque, juma festa no interior que gira em torno de dois produtos deliciosos: a uva e a alcachofra. A Expo São Roque é uma boa oportunidade de provar vinhos e outros produtos da uva além de pratos com alcachofra, um deleite para os amantes da boa gastronomia.
[divider]
Vale do São Francisco, vinícolas no sertão Nordestino
Um cenário único para conhecer plantações e fazer enoturismo no Brasil
Embarcação Vapor do Vinho em Casa Nova, na Bahia – Divulgação
Em pleno sertão nordestino existe uma importante região vinícola brasileira, no Vale do São Francisco, entre Pernambuco e o Norte da Bahia.
A principal região vinícola tropical do mundo organiza-se em torno das cidades de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Juazeiro, Casa Nova e Petrolina.
Os cenários e a produção de vinho, em geral doces e frutados, do local estão cada vez mais ganhando destaque no mundo por ser uma das regiões mais quentes do mundo a produzir vinho, graças às águas do Velho Chico.
Há boas opções de hotéis-vinícolas no Vale do São Francisco.
Petrolina, no Pernambuco, possui um dos principais aeroportos do Nordeste, o aeroporto de Petrolina, que recebe voos de diversas cidades do Brasil.