Início / Dicas / Afinal, brasileiros precisam de visto para Rússia?
Palace Square, no centro de St. Petersburg, na Rússia. | Foto: Pixabay

Afinal, brasileiros precisam de visto para Rússia?

Para quem está cogitando viajar para Moscou ou Saint Petersburg na Rússia, e simplesmente tem vontade de conhecer o maior país do mundo em extensão territorial, a boa notícia é que brasileiros não precisam de visto para Rússia.

Até mesmo se o roteiro incluir países vizinhos como Estônia, Letônia e Lituânia não é preciso se preocupar. Estes países também não exigem vistos para brasileiros.

Desta forma, todos brasileiros que tenham passaporte válido poderão ingressar na Rússia sem visto, e permanecer no país a passeio por um período de até 90 dias, e entrar novamente após 90 dias da última saída do território russo.

O acordo entre Brasil e Rússia está em vigor desde junho/2010, e prevê a isenção mútua do visto de turismo. A regra vale para vistos de curta duração, com viagens de até 90 dias.

Com a isenção de visto Rússia para brasileiros a recíproca também vale. Ou seja, cidadãos russos tem os mesmos direitos no Brasil, e podem fazer viagens e permanecer no país por curtos períodos.

Outros vistos – estudo, trabalho, etc.

Para situações de estudo, trabalho, estágios, voluntariado e pesquisa, é preciso consultar o site do Consulado da Rússia no Brasil.

Para antecipar algumas informações, o requerente ao visto para a Rússia precisará providenciar alguns documentos e levá-los pessoalmente no Consulado:

  • passaporte com validade acima de 6 meses da data de saída da Rússia;
  • formulário para obtenção de visto completamente preenchido;
  • fotografia de tamanho 3 x 4 cm, colada no formulário (acima);

Observação: Para viagens com tempo de permanência superior a 90 dias, é exigido o exame clínicos de AIDS/HIV.

Lembrando que o prazo normal para a concessão do visto Rússia é 10 dias úteis. Em casos emergências, paga-se um preço alto. É assim que funciona.

Como em todo processo de solicitação de visto de entrada em países estrangeiros, corre-se o risco de ter o visto negado. Por isso, é importante preencher atentamente os formulários solicitados.

Para viagens a lazer e turismo, nenhum documento é solicitado.

Post atualizado em 14 de setembro de 2021.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

8 comentários

  1. Eu sou jornalista haitiano corespondante no brasil ,eu precisa um visto para participar na copa do mudo em russia

  2. Por favor, entre em contato com a Embaixada da Rússia no Brasil

  3. Para quem nunca viajou e vai tirar o passaporte agora pode entrar na Rússia sem o visto e sem nenhum problema também ?

  4. Sim!

  5. Sou cidadão brasileiro de pretendo viajar para Russia por um período de uma semana representando a empresa que trabalho para atender reuniões com objetivo de desenvolver negócios com empresas Russa no setor aerospacial. Para este caso eu preciso de visto

  6. Olá ! Gostaria ( se possível ) de saber quais os meios de transporte existe de Moscou para Kaliningrado, se é possível ir de ônibus ou trem, já que turismo dentro de um avião, na maioria das vezes é mais caro, e não se aproveita nada das paisagens entre outros,
    Grato pela atenção. Mauro.

  7. Sim, o sistema ferroviário na Rússia atende bem para estes trajetos.

  8. george victorovich mihailoff

    Gostaria de ir para Russia em 2022, nas cidades de Moscou/Saint Petersburg e paises vizinhos.
    Estou planejando e gostaria de ter um roteiro. Penso numa viagem de 20 a 24 dias. Gostaria tambem de dicas de hoteis em cada lugar ,permanencia,transporte e o que mais for necessario.
    Grato,

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.