Londres é duas vezes capital, do Reino Unido* e da Inglaterra, não necessariamente nesta mesma ordem. Sim, Londres é de ferrar!
Uma das cidades mais caras do mundo, uma das cidades mais visitadas da Europa e certamente uma das maiores referência de metrópole do planeta.
A cidade figura também entre as mais populosas do Velho Mundo. 33 boroughs (bairros) compõem a cidade londrina, onde vivem aproximadamente 8 milhões de pessoas.
Vai pra lá pela primeira vez?
Leia a seguir nossa série Dicas de Londres, um guia prático de turismo em Londres, e descubra dicas para aproveitar o melhor da cidade me uma viagem econômica, você vai até querer morar em Londres.
Os londrinos e você também, morando lá ou apenas turistando, poderá chamá-la de Greater London. Quando for referir-se apenas à cidade, diga apenas the city ou square mile.
Londres sempre foi uma cidade cosmopolita, multi-cultural, vibrante e histórica. É uma das cidades que mais recebe turistas, viajantes e voos. A cidade faz páreo com Nova York, Madrid e Paris entre as mais visitadas do mundo.
*O Reino Unido é formado pela Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte e Ilhas do Canal.
Quer mais dicas? Outras dicas sobre Londres!
Anote no moleskine de viagem
Clima em Londres
A temperatura do clima londrino varia de temperado e precipitações leves e constantes durante o ano todo. Quero quiser que chove. Sim, como chove em Londres…
A temperatura média no inverno gira em torno de 5º C, com raros momentos de neve. Já o verão em Londres é animado, com a temperatura chegando a 32º C e claro, muita umidade.
Para quem não quer morar em Londres, apenas fazer uma viagem mochilão na Europa, a melhor época para viajar para a Inglaterra é de Maio, junho, Julho, Agosto e Setembro, meses em que o clima inglês fica agradável e os jardins, parques e praças de cores intensas e vivas.
A alta temporada em Londres vai de Julho a Agosto. A melhor época para quem quer baladas, shows, passeios ao ar livre, atrações turísticas, etc.
Já entre Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro, os dias são mais curtos e chuvosos e a vida na cidade não é tão legal assim…
Lugar para tirar uma foto em Londres
nas margens do principal rio que banha Londres, o Rio Tâmisa | Foto: Wikipédia
– 8 Parques para caminhar em Londres: dicas para viagem e turismo na Inglaterra
Atrações em Londres: lugares mais visitados
– St. Paul’s Cathedral , com a Tower of London e a Tower Bridge bem ao lado da fronteira oficial que separa “the city” da Greater London;
– O Parlamento, o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster
Além de muitos museus, como o British Museum, British Library, Tate Britain, National Gallery, London Zoo, o Museu de Cera Madame Tussaud´s e a Tate Modern.
Também valem a visita do turista que estiver em Londres, uma volta na gigante London Eye, as margens do rio Tâmisa, a casa do Primeiro Ministro na Downing Street e a Horse Guards Parade.
Para tirar uma onda vá até o Meridiano de Greenwich, no sul de Londres e conheça o Camden Town, mercado ao ar livre.
Camden Lock Market, um dos mais famosos mercadões de rua de Londres | foto: rogersg
– Mercados em Londres – leia dicas de feiras e lojas de rua
Fazer compras em Londres
Uma boa dica de loja para comprar roupas em Londres é a mega loja de departamento Harrods que fica em Knighstsbridge, um bairro de finos e endinheirados. Os preços são caros, mas vá lá ao entardecer, quando estiver anoitecendo. A iluminação da loja é algo fantástico. A loja fica em 87 – 135 Brompton Road.
Logo mais à frente, você caminha e encontra na Kings Road, o brechó mais chique de Londres, o Steinbeirg & Tolkien. Este brechó em Londres é bem legal.
Outros lojas boas para comprar roupas em Londres estão na Oxford Street, 458 e W1, a Marks & Spencer e a Selfridges, respectivamente. Ambas estão na vanguarda da moda londrina, sempre com muitas roupas e acessórios tendências e novidades.
A mobilidade urbana londrina
Andando em Londres: como utilizar o transporte público?
Londres conta com um dos maiores serviços de transporte público do mundo, mas mesmo o excelente sistema de transporte com ônibus, metro, e trens, torna-se pouco proporcionalmente a tantas pessoas que os utilizam.
O metrô londrino, popularmente chamado de “tube” é a base do transporte londrino e seus trens chegam a efetuar mais de 1 bilhão de jornadas por ano.
O mapa do metro de Londres é dos maiores da Europa, com 408 quilômetros e 275 estações. A cidade que é dividida em zonas, conta com linhas servem a área central e a maioria dos subúrbios ao Norte do Rio Tâmisa.
– Site do metro (tube) em Londres (site oficial em inglês)
Compre tíquetes – travelcards de um dia ou uma semana para as zonas 1 e 2, que concentram as principais atrações da cidade.
Os tradicionais ônibus de dois andares percorrem quase toda a cidade e oferecem uma ótima vista da cidade, apesar de o excesso de velocidade ser uma desvantagem.
Viagem econômica: conheça o “London Pass”
Para quem quer conhecer o máximo em pouco tempo, ou ainda economizar nos passeios, os passes londrinos são uma boa pedida!
O London Pass permite um, dois, três ou seis dias grátis nas entradas de mais de 50 atrações na cidade. Para mais informações acesse: www.londonpass.com.
O Great British Heritage Pass é outra opção exclusiva para estrangeiros que podem escolher entre 600 atrações inglesas. Para mais informações acesse: www.gbheritagepass.com.
O London Walking Pass pode ser adquirido em qualquer estação de ônibus da cidade. Permite cinco caminhadas guiadas diferentes. Para mais informações acesse: www.bigbustours.com.
Aeroportos de Londres
O Aeroporto Internacional de Heathrow é um dos principais aeroportos de Londres, porém a cidade conta com outros 4 grandes aeroportos – Gatwick, London City, Stansted e Luton).
O Aeroporto de London City é bem pequeno e atende apenas voos e viagens de negócios.
Já o Aeroporto de Stansted e o Aeroporto de Luton atendem a maioria dos voos promocionais de curtas distâncias na Inglaterra.
Vai para Paris?
Leia a série Paris Além do Óbvio