Início / Melhores destinos / Siem Reap, no Camboja

Siem Reap, no Camboja

Destinos para conhecer no Camboja, como Siem Reap, e muito mais no mochilão pelo sudeste asiático.

Antes de mais nada, quando viajo, gosto de visitar mercados populares, lugares que praticam turismo sustentável, e de comer em restaurantes locais o máximo possível, experimentar os pratos típicos e a culinária local, autentica, sem frescura e preços abusivos.

Para começar, Siem Reap é uma cidade bastante urbanizada, que oferece aos visitantes cafés e restaurantes charmosos, mas onde a maioria dos estabelecimentos são voltados para turistas, com preços praticamente tabelados (em dólar americano!) e ambientes sofisticados.

Particularmente, acho desconfortável sentar em um restaurante bacana, e ver tanta gente fechar os olhos para os pedintes, que passam a cada minuto. A maioria são crianças com discursos ensaiados, vendendo postais, pulseiras e livros, ou simplesmente pedindo algum trocado.

Dicas para economizar no mochilão na Ásia

O que fazer em Siem Reap – Camboja

Massagem Khmer

Preferi comprar um sanduíche e sair para caminhar, e foi nessa caminhada que descobri um lugar oferecendo massagem Khmer feita por pessoas com deficiência visual. Sensacional! Cada um tem seu estilo próprio de viajar, e acho que o mais importante é respeitar as diferenças e acima de tudo respeitar o povo que lhe recebe e a cultura local.

Eu, por exemplo, não sou muito chegada a programas super turísticos, mesmo visitando pontos turísticos! Gosto de pegar ônibus local, de conversar com as pessoas, de andar meio sem destino, aventurando-se pela cidade. Suporto o turismo responsável e auto-sustentável. E gosto de colocar meu dinheiro em estabelecimentos que suportam projetos sociais e a cultura local (principalmente em países menos desenvolvidos).

A massagem Khmer, bem diferente da massagem tailandesa e bem mais dolorida ao meu ver, me fez ganhar o dia.

Dica local: Para fazer a massagem tailandesa, recomendo fortemente o Hands of the Blind, realizada por deficientes visuais na Sivatha Street, 324.

Koh Phi Phi, a praia mais bonita da Tailândia

Mercado Central

siem reap camboja

A comida é uma ótima forma de conhecer melhor a cultura local.

Em seguida, vale a pena visitar o mercado central, onde você vai encontrar de tudo um pouco – de roupas e comidas a quinquilharias e peixe seco. Mas vá com paciência e disposto a ouvir mil vezes a frase “Lady, lady, buy something?”.

História do país

A miséria pode ser vista muito de perto por todo o Camboja, e é resultado de anos de guerra, envolvendo muito sangue derramado com o regime Khmer Vermelho (Khmer Ruge) no poder.

Para quem pretende visitar o país – e vale muito a pena – recomendo antes ler e se informar sobre a história do país, seu povo, e todo o sofrimento passado, para que tudo o que for visto e vivido possa ser melhor entendido e absorvido.

O Camboja é um país muito diferente. Muito pobre, mas também muito rico em beleza.

Apesar da abordagem constante para que se compre algo, é um país de pessoas muito sofridas, que lutam por uma vida melhor, e na maioria das vezes, carregam um sorriso largo nos lábios. Na minha opinião, impossível não me apaixonar. Amei cada segundo. Voltaria mil vezes.

Kampong Cham – Cambodja

Peace Café

O Peace Café (antigo Singing Tree), é um café new age numa parte bem tranquila da cidade, onde você também encontra yoga, cursos de meditação, além de várias informações para quem deseja fazer voluntariado no Camboja.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.