fbpx
Home / Antes da Viagem / Como conseguir um emprego no Canadá?
CN Tower, em Toronto - Canadá

Como conseguir um emprego no Canadá?

Antes de falar sobre como procurar emprego no Canadá, principal ansiedade de brasileiros que pensam em morar no país, é importante lembrar da sua carreira e trajetória profissional. Acreditamos que cada pessoa tenha um perfil na hora de procurar um trabalho, até por conta disso, são realizadas as seleções de emprego.

Conseguir um emprego no Canadá depende de fatores externos como a demanda de profissionais em determinada área;  a economia mundial e do Canadá; bem como qualidades pessoais como o seu nível de proficiência em inglês; outros idiomas; e experiência profissional.

Trabalhar no Canadá

– Como estudar e trabalhar no Canadá?

Em relação a trabalho no Canadá, posso falar sobre a minha experiência pessoal. Já morei no Canadá no passado e trabalhei durante alguns meses como dishwasher. No novo projeto penso em um emprego melhor.

Meu primeiro emprego no Canadá durou só uma noite e não recebi por isso. Na verdade, o trabalho era tão pesado que desisti.

A vaga era de ajudante de cozinha, dentre as funções estavam lavar frigideiras em altas temperaturas, retirar os galões de óleo da cozinha e levá-los para a reciclagem, entre outras tarefas pesadas.

No primeiro dia, um rapaz estava me ajudando, e a única coisa que entendi que ele disse foi algo assim “hoje eu te ajudo, mas amanhã você vai fazer tudo sozinho porque eu estou indo embora”. Logo pensei – se o trabalho é pesado em dois, imagina eu sozinho fazendo tudo isso?

Pensei e desisti do trabalho. Coloquei na balança o real motivo da minha viagem (aprender inglês) e abri mão do trabalho. Seria muito desgastante e eu não estava precisando desesperadamente do dinheiro.

A primeira vez que fui morar no Canadá, o plano era apenas estudar. O objetivo era aprender inglês e francês e depois voltar ao Brasil para trabalhar como comissário de voo.

Em busca de um emprego descente…

As Cataratas do Niágara. | Foto: Artur Staszewski

Continuei pesquisando por vagas e oportunidades de emprego no Canadá. O site que usei muito foi o www.craiglist.com. É possível fazer o filtro por cidade e pesquisar vagas em diversas áreas.

Como o meu inglês não era bom, a estratégia era manter a conversa via e-mail. Estava sempre atrás de vagas de assistente de cozinha, lavador de pratos, etc.

Então, logo que encontrava vagas um perfil interessante e enviava um e-mail:

I am writing in response to your advertisement seeking Kitchen HelpAs you will see from my enclosed résumé, my skills and experience are a good match for the position you are now trying to fill. I look forward to having an opportunity to meet to further discuss how can I contribute to your team.

cheque com salário

A maioria das pessoas respondem. Esse tipo de trabalho sempre tem demanda de profissionais no Canadá. Primeiro porque a rotatividade é grande e a maioria dos canadenses não aceitam esse tipo de emprego.

Após a experiência ruim no bistrô, achei ainda assim que seria melhor trabalhar no exterior em Victória, Canadá, e levantar uma grana lá do que em Montréal, onde a neve e o inverno dificultaria a vida, e eu ainda sem casa para morar.

Leia:  Como morei 6 meses sem pagar hospedagem no Canadá

Uma das respostas veio de uma empresa que organizava eventos gastronômicos, festas e encomendas para o Natal e Ano Novo. Recebi a seguinte resposta:

Thank you for expressing interest in the Dishwashing position we have listed. I am interested in meeting with you when you come to victoria, please feel free to phone me at your convinience and i will be more than happy to set something up, thanks again and hope to talk to you soon

Lá fui eu até a Fey & Hobbs. Fiz minha entrevista e logo comecei a trabalhar. Neste tipo de vaga, o que eles querem saber é se você está realmente a fim de ganhar dinheiro em um trabalho mais pesado. Querem ver motivação, vontade e entusiasmo. Mostre isso e o emprego é seu!

A experiência na Fey & Hobbs foi muito boa. Apesar de cansativo, o trabalho não era muito pesado. Eu tinha que lavar mais bandejas, recipientes de plástico e alumínio, mas nada muito encardido. Lavava os vasilhames onde eram preparadas as massas de bolos e tortas.

No final do ano, após algumas semanas de trabalho, meu chefe disse que iria me pagar CAD$ 11 / hora ao invés de CAD$ 10 como havia sido combinado no começo. Fiquei feliz e este dinheiro me ajudou a ficar mais tranquilo para a viagem à Montréal.

Outras dicas de sites para buscar emprego no Canadá são: — Kijiji.caCanadaJobs.comJobs.caNevoo.ca,Jobilico.ca (Québec), Emploi Quebec (governo), WowJobs.caAdzuna.caJobIsJob.caJooble.orgGoogle Group e Eluta.ca

Como conseguir um bom emprego no Canadá?

Site com vagas de emprego no Canadá

Após estudar inglês e começar a fazer um curso superior, a ideia é buscar vagas de emprego no Banco de Empregos do Canadá. O site oferece as melhores ofertas de emprego no Canadá.

Acesse o site em www.jobbank.gc.ca. Acredito ser uma boa forma de buscar as vagas e oportunidades, bem como ter ideia do perfil dos cargos e profissões.

O site também dá dados e informações sobre o mercado de trabalho em diversas áreas, média salarial e dicas para as entrevistas. Você sabe quanto ganha e o salário de uma determinada profissão em diferentes cidades do Canadá. É muito útil para pesquisas.

Outras dicas para encontrar um bom emprego no Canadá são os sites Job Monster e o Indeed

Além disso, é importante que você tenha o seu perfil no LinkedIn atualizado em inglês. Uma amiga canadense disse que muitas empresas recrutam profissionais por meio da rede social.

Por fim, leia sempre a parte de “Classificados” nos jornais da cidade. Sempre há vagas anunciadas.

Não esqueça de caprichar no currículo, com as suas informações de contato, disponibilidade (part-time ou full-time), qualificações, experiência na área, formação, línguas e trabalho voluntário (é muito valorizado no Canadá).

Toronto é a maior cidade do Canadá

Em tempos de crise imigratória na Europa, quem pensa no Canadá, na América do Norte, vê ofertas de trabalho e vagas de emprego nas diferentes províncias.

Aliás, o destino é um dos preferidos por brasileiros que saem do país em busca de lugar melhor para criar os filhos. E, conseguir um emprego torna viver no Canadá um sonho possível.

O bom é que o Canadá é um país com oportunidades para quem tem qualificação e fala ao menos inglês e/ou francês.

O país tem uma economia sólida, com uma das maiores rendas per capita do mundo. Atualmente, em 2015, a taxa de desemprego no Canadá está na faixa de 7%. A taxa sofreu um aumento nos últimos meses em detrimento da crise do petróleo. Leia mais sobre o assunto aqui.

O país é forte no setor primário – indústrias, sendo madeireiras e petroquímica os segmentos que se destacam com mais força. O Canadá é um dos países mais ricos em recursos naturais, minerais e água potável do mundo.

A agricultura do país também apresenta relevante desempenho na economia do país, sobretudo no que se refere à produção de cereais.

Adicionar WhatsApp do Canadá

Sites com vagas de emprego no Canadá

Já falamos aqui no blog sobre o mercado de trabalho e demos algumas dicas para trabalhar no Canadá e encontrar vagas de emprego. 

Para reforçar, a lista de sites com vagas de emprego no Canadá, confira abaixo os 9 melhores sites para encontrar emprego em Vancouver, Toronto e Montreal:

1 – Workpolis

2 – Working.com

3 – Craiglist

4 – Monster

5 – Toronto Jobs

6 – Skill Net Canada

7 – Jobs Shark

8 – Indeed Canada

9 – Job Bank Canada

Onde estão os empregos no Canadá?

O Caio do Canadá para Brasileiros publicou há algum tempo atrás uma pesquisa bem interessante do WorkoPolis.

O título do post “Onde estão os empregos no Canadá?” fala sobre o mercado de trabalho no país por região e as profissionais em demanda por cidade.

Ranking de ofertas de emprego – por cidade – (2013):

  1. Toronto: 48,725
  2. Calgary: 15,887
  3. Edmonton: 12,601
  4. Vancouver: 9,886
  5. Montreal: 5,939
  6. Kitchener-Waterloo: 5,348
  7. Ottawa-Gatineau: 5,107
  8. Winnipeg: 3,615
  9. Saskatoon: 2,001
  10. Halifax: 1,669

– Leia as projeções de emprego no Canadá em link do site do mesmo instituto de pesquisa WorkoPolis, com dados atualizados para os próximos anos.

Profissões em demanda no Canadá

Antes de mudar para um país, é sempre importante pesquisar sobre a demanda de profissões na região e o mercado de trabalho na área em que você atua.

Uma pesquisa recente (2014) divulgou algumas das profissões em demanda no Canadá. 

Segundo o site WorkoPolis, muitas vagas são para início imediato e exigem apenas habilidades manuais ou simples tarefas de escritório.

A pesquisa levantou postos de trabalho com mais demanda nas empresas canadenses, bem como a escassez destes profissionais no mercado.

– Motorista de Caminhão, Enfermeiro, Indústria e Serviços, Administração Financeira, além dos comuns como Atendente de Balcão de Alimentação, Ajudante de Cozinha e Lavadores de Prato.

 Higienista Dental, Barbeiros, Cabeleireiros e Esteticistas, Entregadores e quem trabalha com Atendimento ao Cliente. Uma área do meu interesse, já que sou formado em comunicação, é a demanda por profissionais de Publicidade, Marketing e Relações Públicas.

Profissões regulamentas no Canadá:

Architects, Audiologist and Speech Pathologists, Chiropractors, Community Urban Planner, Dental Assistants, Dental Hygienists, Dental Specialist, Dental Technicians and Technologists, Dentists, Dieticians / Nutritionists, Embalmers / Funeral Directors, Engineering Technicians and Technologists, Engineers, Foresters, Geoscientists, Hearing Aid Practitioners, Home Economists, Hunting Guides, Lan Surveyors, Landscape Architects, Lawyers, Licensed Practical Nurses, Medical Laboratory Technologists, Medical Radiation Technologists, Massage Therapists, Midwives, Naturopathic Physicians, Occupational Therapists, Opticians, Optometrists, Paramedics, Pharmacists, Physicians, Physiotherapist, Podiatrists / Chiropodists, Psychologists, Real Estate Agents, Registered Nurses (Including Psychiatric Nurses), Respiratory Therapists, Social Workers, Teachers, Translators e Veterinarians.

Ocupações não Regulamentadas:

Computer Programmers and Interactive Medical Developers, Post-Secondary Teaching and Research Assistants, Sales, Marketing and Advertising Managers, Secretaries / Administrative Officers / Executive Assistants, Professional Occupations in Business Services Management, Financial and Investment Analysts, Technical Sales Specialists, Economic Development Officers and Marketing Researchers and Consultants, Financial Managers, University Professors, Information Systems Analysts and Consultants, Biologists and Related Scientists (Chemists), Purchasing Agents and Officers, College and Other Vocational Instructors, Economists and Economic Policy Research, Personnel Recruitment Officers, Sales Representatives (Wholesale Trade, Non-Technical), Paralegals and Related Occupations, Cooks, Mathematicians e Statisticians and Actuaries.

Empregos no Québec

No começo do ano, o UOL divulgou a publicação do Governo do Quebéc sobre as profissões em demanda na província.

A matéria fala da demanda de profissionais das áreas de tecnologia da informação, engenharia, contabilidade e auditoria financeira, administração e marketing para trabalhar no Quebéc, Canadá.

Aliás, de tempos em tempos, o governo de Québec faz ciclo de palestras gratuitas (jamais pague por isso) no Brasil para explicar como funciona o processo de imigração para quem deseja trabalhar no Quebéc.

– Clique aqui para ver novas datas de palestras sobre imigração para o Quebéc.

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*