Monumentos, estátuas e esculturas famosas ou nem tanto assim, para a maior e melhor preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico nacional.
Neste texto elencamos algumas obras de arte, monumentos, estátuas e esculturas famosas de artistas brasileiros em destinos no Brasil. Já no final do texto algumas dicas de onde ver algumas das mais famosas esculturas mundo à fora, em especial na Europa. Afinal, para quem não sabe no dia 17 de agosto é celebrado o patrimônio histórico artístico e cultural.
Para começar, o destaque são as esculturas em cidades brasileiras, muitas por si só já são um ponto turístico, outras um pouco esquecidas, devem ser celebradas também. Nesse sentido, o país possui inúmeros patrimônios históricos culturais brasileiros. Assim, abaixo algumas produções materiais, como obras de artes, conjuntos arquitetônicos e estátuas famosas que compõem nossos bens cultural e patrimônio.
É importante conhecer nossa história, quem são as pessoas e o que representam para uma população. Assim são as esculturas nas esquinas das grandes metrópoles ou nas praças de cidades do interior. Ou seja, é importante saber, por exemplo, que muitas esculturas representam memórias de opressão.
Leia também: Roteiros históricos de escritores famosos
Esculturas famosas (ou que deveriam ser)
Hoje em dia, em São Paulo há uma iniciativa bem legal – a BlackBird, que realiza caminhada em São Paulo com foco no turismo histórico a partir da história afro-brasileira. É assim que tornamos esculturas famosas, em especial aquelas que realmente nos representam como população.
Na cidade do Rio de Janeiro, bem como em outras cidades brasileiras, um projeto interessante é o aplicativo Passados Presentes, que dispõe de mapa interativo com pontos de memória preta na zona portuária, como a Pedra do Sal, um quilombo urbano raíz do samba e do choro no século XX na capital do RJ.
Iracema Guardiã
Para começar a lista de esculturas famosas do patrimônio histórico brasileiro, Iracema Guardiã. Como sabemos, Iracema é a personagem de um dos livros do escritor José de Alencar, nascido na cidade de Fortaleza (CE). Assim, localizada na principal praia de Fortaleza, a estátua Iracema Guardiã é obra do artista plástico Zenon Barreto.

Uma das esculturas mais famosas em praias brasileiras é a estátua “Iracema Guardiã”. | Wikimedia
Três Pescadores
Em seguida, uma das esculturas famosas do Brasil fica em uma das praias mais movimentadas de Armação de Búzios (RJ). O monumento é uma homenagem e alusão ao trabalho dos pescadores, que deram origem à vilinha de Búzios. Quem assina a obra de arte, já eleita a mais bela estátua do mundo, é a artista plástica Christina Motta.

Um das esculturas famosas — “Três Pescadores”, no Porto da Barra, em Búzios – RJ | Muita Viagem
Zumbi dos Palmares
Agora, para celebrar nossos líderes pretos — Zumbi dos Palmares, o líder quilombola brasileiro, o último dos reis do Quilombo dos Palmares, temos um belo monumento em Salvador (BA). A famosa estátua está diante da Igreja Matriz, na Praça da Sé, bem no coração histórico da cidade. A escultura é obra da artista plástica Márcia Magno.

Escultura de Zumbi dos Palmares, em Salvador. | Foto: Roberto Sabino
Antônio Conselheiro
Para continuar celebrando nossos lideres revolucionários, na pequena cidade de Canudos (BA) há uma bela estátua de Antônio Conselheiro, líder que aglutinou um exército de sertanejos para combater as tropas militares na Guerra de Canudos, em 1896. A estátua fica localizada diante do museu histórico de Canudos, sertão da Bahia – a 290 km de distância de Sergipe, em Aracajú.

Uma das esculturas famosas que atrai muitos turistas em Canudos é a estátua de Antônio Conselheiro. | Foto: Wikimedia
Leia também: Cânion do Xingó e a Rota do Cangaço
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
Já na região sudeste do Brasil, em Congonhas do Campo, 80 km de distância ao sul de Belo Horizonte (MG), temos todas as esculturas famosas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, igreja construída na segunda metade do século XVIII.

O Santuário Bom Jesus de Matosinhos é repleto de esculturas famosas do Aleijadinho. | Foto: Edison Zanatto
Como sabemos, a igreja é decorada ao estilo rococó italiano. Considerada uma obra prima do período barroco brasileiro, os acessos são adornados com as estátuas dos profetas, além de sete capelas ilustrando a Via Crúcis com as esculturas famosas dos Doze Profetas, esculpidos em pedra sabão, por Aleijadinho.
Leia também: Festas típicas em cidades de Minas Gerais
Dique do Tororó
De volta à Salvador, o Dique do Tororó é mais do que uma única estátua. O monumento é constituído por oito esculturas de orixás (divindades) de religiões de matrizes africanas — Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã.

Esculturas famosas em Salvador, Bahia. | Foto: Wikimedia.
As esculturas famosas ficam suspensas sob o lago, único manancial natural da capital da Bahia. A obra é do artista plástico Tatti Moreno.
Leia também: Festas populares no nordeste brasileiro
Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro
Já em Campina Grande, a 130 km de distância de João Pessoa (PB), os homenageados são os músicos nordestinos Luiz Gonzaga — o rei do baião, e Jackson do Pandeiro. As estátuas famosas estão localizadas em frente ao Açude Velho, ponto central da cidade. A obra é do artista plástico Joás Pereira Passos.

Estátuas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga no açude velho. Campina Grande, Brasil. | Foto: Wikimedia.
Os Candangos
Por fim, uma das estátuas famosas no Brasil foi construída em 1959 para homenagear os construtores da capital federal, chamados de “candangos”. O monumento, obra do artista plástico Bruno Giorgio, fica localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília-DF.

Uma das belas esculturas em nossa capital federal. | Foto: Agência Senado
Finalmente, vale saber que no Brasil há uma diversidade de patrimônios tomabados pela Unesco. A ideia do tombamento tem o objetivo de preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e de valor afetivo. Assim, como exemplo, tempos o centro histórico de Ouro Preto, o Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí), o centro histórico de São Luís (Maranhão), Brasília-DF, entre outras paisagens brasileiras.
Esculturas famosas no mundo
Para complementar o texto, elencamos algumas das principais esculturas expostas na Europa, em especial na Itália e na França.
Assim, a célebre escultura “David”, de Michelangelo Buonarroti, ano de 1501 – 1504, é uma dos obras de arte mais famosas do mundo, fica na Galleria dell’Accademia, em Florença, na Itália. Já a “Pietà”, também de Michelangelo, 1499, está localizada dentro da Basílica de São Pedro, sendo uma das esculturas mais famosas do artista italiano. Aliás, você pode emendar a visita à basílica com o Museu do Vaticano, em Roma.
Por fim, em Paris – França, é possível admirar a “Vênus de Milo”, de Alezandros de Antioquia, ano de 130 a. C, bem como “O Pensador”, de Auguste Rodin, ano 1904. A primeira das esculturas famosas é possível ver no Museu do Louvre. Aliás, uma curiosidade é que a estátua foi encontrada na ilha grega de Milos, em 1820. Estudos apontam que a escultura represente Afrodite, a Deusa do Amor e da Beleza. Já a famosa escultura de Rodin fica exposta no museu que leve o seu nome.
Leia também: Bruges, na Bélgica e a Madonna de Michelangelo
Por fim, para não errar nas próximas férias, confira todo nosso conteúdo, com dicas de passeios por estátuas famosas, roteiros históricos e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.