Quer saber como tirar o passaporte da Estrada Real e levar para casa esta lembrança da viagem?
Em resumo, o passaporte da Estrada Real é um documento individual parecido com o passaporte brasileiro e com a idéia dos carimbos de entrada em países estrangeiros.
Ou seja, você leva com você durante suas viagens pelas cidades da Estrada Real e recebe um carimbo no passaporte como os da imigração, para comprovar que você visitou aquele ponto turístico, cidade ou local. Como muitas pessoas gostam de colecionar carimbos, torna-se um ótimo souvenir.
Leia também: Cidades com cachoeira em Minas Gerais
Estrada Real
A Estrada Real surgiu no século XVII com a instituição pela Coroa Portuguesa dos caminhos oficiais para transporte do ouro e dos diamantes mineiros até os portos no Rio de Janeiro.

Estrada Real – o antigo caminho do ouro.
São quase dois mil quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje a estrada compõe a maior rota turística do país com quatro caminhos:
Para começar, o Caminho Velho, sendo o mais antigo e mais extenso dos trajetos liga Ouro Preto a Paraty (RJ) e também é chamado de Caminho do Ouro, que inclui a estrada Cunha – Paraty, com o belo mirante da Pedra da Macela. São 710 km que passam por Tiradentes, São João Del Rei, Caxambu e Paraty.
Já o Caminho Novo surgiu para evitar os ataques piratas na rota marítima e tem 595 km de extensão, passando pelas cidades de Lavras Novas, Juiz de Fora, Paraíba do Sul e Petrópolis. Em seguida, o Caminho dos Diamantes, foi criado para ligar Ouro Preto à Diamantina, o caminho tem 395 km e inclui as cidades de Diamantina, Serro, Mariana e Ouro Preto.
Por fim, o Caminho Sabarabuçu, um distrito nas montanhas de Ouro Preto, hoje a cidade de Sabará. Esse percurso tem 160 km e inclui Cocais, Caeté, Sabará e Glaura.
Leia também: Le Canton – hotel fazenda em Teresópolis (RJ)
Como funciona o Passaporte da Estrada Real
O que é o Passaporte da Estrada Real
O Passaporte é um documento individual parecido com um passaporte brasileiro e com a mesma idéia. Você leva com você durante suas viagens pelos caminhos da Estrada Real e recebe um carimbo como os da imigração, para comprovar que você visitou aquele lugar. É uma ótima lembrança da viagem! O passaporte é distribuído gratuitamente em diferentes pontos da Estrada Real.
Assim, o passaporte tem espaço para colocar sua foto. Para saber mais sobre o programa acesse o site oficial do IER.
Ah, o passaporte é distribuído gratuitamente em diferentes pontos da Estrada Real.
Onde retirar o Passaporte da Estrada Real
É possível retirar em qualquer cidade que faz parte do roteiro da Estrada Real. Assim, o Passaporte da Estrada Real pode ser retirado nas seguintes cidades: Paraty, Petrópolis (RJ), Cocais, Diamantina, Glaura, Tiradentes, Ouro Preto (MG) e Cunha (SP)

Um dos pontos altos de visitar na estrada Cunha – Paraty é o pico da Pedra da Macela com visual para a Baía de Paraty.
Então, no site oficial do IER há instruções para o viajante preencher a Ficha do Viajante e, de posse da mesma, ir até um dos pontos de retirada e apresentar seu e-mail de confirmação com o número gerado pelo sistema levando também 1 kg de alimento não perecível (exceto sal, fubá e farinha) ou 1 agasalho.
Por fim, ao percorrer todo o Caminho e obter um carimbo por cidade histórica da Estrada Real, você está apto a obter um certificado digital. Basta enviar um e-mail para passaporteestradareal@fiemg.com.br. Quem percorrer os 4 Caminhos tem direito a um Certificado Digital Especial, o reconhecimento máximo da Estrada Real.
Cidades turísticas em MG
Temos diversos roteiros em cidades turísticas de Minas Gerais. Pertinho de São Paulo, as cidades no sul de Minas, como Gonçalves e São Thomé das Letras têm passeios a cavalo, trilhas, festival de inverno, lojinhas de roupas e sapatos. Além disso, restaurantes com fondue e festival gastronômico, casas de vinhos e queijos.