fbpx
Home / Vasto Mundo / Canadá / Como estudar e trabalhar no Canadá legalmente?
As montanhas de Alberta, no Canadá, formam alguns dos cenários naturais do país

Como estudar e trabalhar no Canadá legalmente?

A melhor forma de estudar e trabalhar no Canadá é fazer um college, curso universitário, pós graduação ou MBA.

Ao fazer um curso superior no Canadá, você poderá trabalhar até 20 horas por semana durante os estudos, desde que por um período acima de 6 meses, e poderá trabalhar em igual período após terminar a graduação.

Ou seja, se você fizer um college de 1 ano no Canadá, poderá trabalhar a partir do primeiro dia de aula do college até 1 ano depois de formado.

Por isso, para muitas pessoas que desejam imigrar para o Canadá, uma boa forma de estender o visto e obter o work permit (visto de trabalho) por mais tempo, é fazer uma faculdade de 3 anos ou uma pós graduação de 2 anos para poder ficar mais tempo lá e estudar e trabalhar no Canadá.

Uma dica é fazer a viagem para estudar inglês em um curso ESL por 6 meses e melhorar a fluência para obter uma boa nota no exame do IELTS. Em resumo, o IELTS é uma prova que você realiza a fim de saber qual o seu real nível de inglês. Alunos estrangeiros necessitam de uma nota mínima no IELTS para ingressar no Ensino Superior Canadense.

Cursos gratuitos para estudar idiomas on-line

O que é IELTS? Como funciona, provas e dicas

IELTS é a abreviação do inglês para International English Language Testing System, ou seja, é o sistema de teste internacional do idioma inglês.

O IELTS é o teste de proficiência em Inglês, um dos mais populares do mundo, e essencial para quem deseja fazer college ou curso superior em faculdades ou universidades do Canadá. (O exame também é válido para estudo no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

teste do IELTS avalia todas as suas habilidades de leitura (reading), escrita (writing), audição (listening) e fala (speaking) em inglês.

Para quem, além de fazer o curso ESL, quiser dar continuidade nos estudos e fazer um curso técnico (college), pós-graduação ou MBA deve necessariamente prestar o exame do IELTS e obter uma boa nota.

O resultado da prova do IELTS é um dos documentos exigidos pelas escolas, faculdades e universidades canadenses para alunos internacionais.

Os alunos de outros países, como os brasileiros, por exemplo, precisam tirar uma boa nota no IELTS para ingressar no Ensino Superior canadense.

Além disso, tirar o IELTS também é legal porque com ele você avalia o seu domínio da língua inglesa e consegue determinar melhor o seu nível de inglês.

Para ter uma ideia da importância do teste, o IELTS é aceito por milhares de organizações no mundo inteiro, incluindo escolas, universidades, empresas, autoridades de imigração e classes profissionais.

Como é o teste do IELTS?

O teste IELTS é composto por exames de audição, leitura, escrita e fala do idioma inglês. O exame avalia toda a comunicação do examinado.

Todo o exame leva um dia inteiro, podendo ser dividido em partes. Pela manhã, o aluno tem os exames de listeningreading e writing. Esta parte é feita pela manhã e demora o total de 3 horas.

No período da tarde é feito o speaking test (fala), que leva cerca de 15 minutos.

blog Oi Toronto tem um post que explica mais detalhadamente como é feito o exame, como fazer a inscrição, etc. Lembrando que segundo o próprio blog é recomendável que você agende o seu teste com alguns meses de antecedência.

Como se preparar?

blog Um Ano na Terra da Rainha tem algumas dicas bem legais sobre cada etapa do exame. Abaixo um resumo:

SpeakingMantenha a calma e tente passar segurança no que você está falando. Tente conectar suas frases e ideias usando conjunções e preposições. Não repita muito a mesma palavra, busque sinônimos. (…) Se você não entender a pergunta que a examinadora te fizer peça para que ela repita, melhor perguntar do que responder coisa errada.

Listening: Para se preparar para esta etapa a melhor dica é (…) assistir séries/filmes em inglês e SEM LEGENDA. A legenda, mesmo que em inglês, acaba tirando nossa atenção do áudio. (…) Outra dica essencial é a CONCENTRAÇÃO. Não adianta, a gravação vai tocar somente uma vez, qualquer momento de distração vai te fazer perder respostas.

Reading: A dica é ler as perguntas antes e depois ler cuidadosamente o texto buscando já as respostas. Circule nomes próprios, datas e outras palavras que julgar importantes. São apenas 60 minutos para fazer a prova, ou seja, 20 minutos para cada texto.

Writing: (…) A dica é fazer muitas redações.

Um dica de site grátis para estudar e se preparar para o IELTS é o Exam English IELTS, com dicas e testes. Para fazer simulados basta clicar sempre na coluna da direito, em Practice Test.

site IELTS Canadá vende livros para estudos. E o site da British Council, detentora da metodologia do IELTS, também fornece no site cursos de preparação, que podem ser realizadas em mais de cem países. Saiba mais aqui.

British Council

O IELTS é uma propriedade conjunta do British Council, IDP: IELTS Australia e Cambridge English Language Assessment e é aplicado em mais 140 países.

 

Em seguida, a ideia é que eu ou ela faça college, pós ou MBA. Aí tá a grande sacada: – se você vai para o Canadá com o seu cônjuge e um dos dois faz o Ensino Superior, quem estuda tem direito a trabalhar 20 horas por semana e quem não está estudando 40 horas de trabalho por semana.

Logo, acredito que esta seja a melhor forma de estudar e trabalhar no Canadá legalmente!

O que estudar no Canadá

College, Pós graduação ou MBA?

Há muito o que saber sobre o sistema de ensino no Canadá. A educação é diferente em cada província, em especial no Québec (Montréal), muito semelhante à educação no Brasil. No Quebéc primeiro você faz o primário, secundário e entra em uma faculdade bacharel ou profissionalizante (CEGEP).

Já em outras províncias, como Ontário (Toronto), British Columbia (Vancouver e Victória), Manitoba (Winnipeg), Alberta, etc. muitos alunos após saírem do Secundary School, entre os 17 e 19 anos, iniciam um college, instituições que oferecem cursos profissionalizantes e técnicos.

Interessados em fazer o Elementary School ou Secundary School, indico as dicas do blog Oi Toronto sobre o assunto. É uma dica para as mães que já pensam na educação dos seus filhos.

Com exceção das cidades da província do Quebéc (Montréal, Trois Rivieres, Québec Ville, Drummond Ville), onde o idioma é o francês, todas as demais províncias têm escolas e universidades em inglês.

– Clique aqui e confira informações do Governo do Canadá sobre os Departamentos de Educação por Província.

Estes cursos no college costumam duram de 1 a 2 anos dependendo da área. Lembre-se que são cursos com público bastante juvenil. Não acredito que seja uma boa escolha para nós, um casal com média de 35 anos.

Já fazer uma faculdade, como bacharel em arquitetura, engenharia, TI, Web ou outra demandaria entre 3 e 4 anos, o que acho, a princípio, muito tempo, mesmo sabendo que um processo de imigração dura lá seus 5 anos.

É algo para pensar, mas acredito fazer pós graduação no Canadá seja uma saída bem interessante. Estes cursos, além de terem público maduro, costumam ser mais baratos do que colleges e faculdades. O tempo de duração de cursos de pós graduação no Canadá variam entre 1 a 2 anos.

Imigrantes, mas qualificados, interessados trabalhar e estudar para viver bem no Canadá. Buscaremos nossa qualidade de vida, investindo em educação e trabalhando em um bom emprego para viver em bairro seguro e perto do trabalho, até quem sabe, ir de bicicleta durante a primavera e o verão.

Estudantes internacionais, incluindo brasileiros, devem ser aprovados com nota IELTS exigida pela instituição requerida.

– O Wikipédia também tem bastante informação legal para quem quer entender como funciona o sistema de educação no Canadá.

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*