O que fazer em Extrema, no sul de Minas Gerais, é questão de gosto. Isso porque além de pontos turísticos e cachoeiras, a cidade é próxima de São Paulo (SP).
Por isso, destino certo para passar o fim de semana tranquilo pertinho da capital. Entretanto, a simpática cidade do sul de Minas e a região também oferece coisas para fazer para aventureiros e quem procura atividades de ecoturismo.
Às margens da represa do Jaguary e cercada por montanhas, cachoeiras e águas, a região na Serra da Mantiqueira oferece trilhas em meio à mata, lugares para escaladas e mirantes e esportes de água, como caiaque e rafting. A cidade turística está distante cerca de 480 km de distância de Belo Horizonte e 110 km de São Paulo.
Certamente, uma atração de Extrema, entre o interior de Minas Gerais e o interior de São Paulo, é a cultura caipira, presente nos restaurantes, ruas e bosques da cidade. Assim, o destaque se traduz em comidas feitas no fogão à lenha, doces e queijos mineiros e festas populares tradicionais em torno da praça do Santuário Santa Rita, com diversos bares e restaurantes.
Escolha um hotel para o fim de semana
O que fazer em Extrema 0 MG
Antes de saber o que fazer em Extrema, é preciso saber como chegar. O acesso é feito pela BR-381 / Fernão Dias, km 939. Chegar em Extrema é fácil, extremamente fácil, difícil às vezes é aguentar temperaturas mais baixas em alguns dias do inverno, mas é raro. A distância a partir de São Paulo é de 110 km, e apenas 60 km de Monte Verde (MG).

Ao fundo, a Serra do Lopo, com vários mirantes e trilhas
O clima da região é muito agradável, com noites amenas mesmo durante o verão -e com um gostoso frio durante o inverno, graças as montanhas e ao verde que cercam o lugar. Não raro, as temperaturas em Extrema (MG) chegam a menos de 10 graus durante a noite. É uma ótima opção de viagem barata para casais que procuram um lugar verde e friozinho perto da capital paulista.
Aliás, Extrema fica a quase mil metros de altitude e, nos arredores, o ponto mais alto, a Pedra do Cume, fica a 1780 metros. Nesse sentido, não resta dúvida de que é um destino perfeito para uma viagem romântica no fim de semana, até mesmo porque são muitas opções de casas de campo para alugar, hotéis e pousadas na região de Extrema (MG).
Leia também: O que fazer em Monte Verde (MG)
Bate volta Joanópolis – SP
Para aproveitar Extrema e as atrações da região no domingo, vale a pena ficar na própria cidadezinha ou na vizinha Joanópolis, no interior de São Paulo onde fica a cachoeira dos pretos, uma das maiores do Brasil.

Vista da represa do Jaguary que banha Extrema, no sul de MInas Gerais
Hotel em Extrema
A cidade de Extrema ainda precisa melhorar no quesito pousadas e hotéis, mas é possível encontrar boas acomodações na região. Contudo, a dica para quem procura algo mais sofisticado, mas em meio a lugares verdes e com um lago, é ficar no Spa Saúde Melhor, com banheira hidro nos quartos desse belo hotel em Extrema (MG).
Já o Sítio Cachoeira é opção econômica para grupos de amigos ou família grande ao invés de hotel. A fazenda oferece casa com 3 quartos e muito espaço e natureza para curtir com as crianças. As diárias nessa espécie de hotel fazenda em Extrema estavam cerca de R$ 700,00 quando pesquisamos (2021), sendo que essa casa de temporada em Extrema acomoda até 6 pessoas.
Cachoeiras em Extrema – MG

Trilha cercada de verde para um mirante na Serra do Lopo
A grande atração de Extrema é o Serra do Lopo, um monte com várias trilhas, pedras e mirantes para uma bela visão da Serra da Mantiqueira, do vale do Jaguary e da represa de mesmo nome. Sendo assim, a Serra do Lopo possui duas rampas para salto de asa-delta, mas quando eu fui, pegamos uma trilha alternativa (leia: errada) e acabamos não encontrando as rampas.
Tudo bem, porque a vista é sensacional, mesmo com o tempo nublado.
Serra do Lopo – Extrema, MG
Vale a pena conhecer as trilhas, os mirantes e os picos da Serra do Lopo, em Extrema-MG. Para quem procura aventuras na água, a região oferece agências que fazem rafting no rio Jaguary e lugares com acesso à represa do Jaguary, onde é comum ver caiaques, lanchas e jet-skis.
Além disso, há alguns parques privados com cachoeiras, como a Cachoeira do Salto Grande localizada na estrada municipal Pedro Rosa da Silva, com horário de funcionamento das 8h às 17h de segunda a domingo.
Sem dúvida, a região na Serra da Mantiqueira é um grande berço de águas, com mananciais protegidos entre a mata nativa. Há muitas opções de ecoturismo. Por fim, Extrema é palco de festas populares e eventos, especialmente no entorno da praça da igreja matriz durante os meses de junho e julho, no inverno, mas também durante o ano inteiro, especialmente durante o Natal e Réveillon.
Em síntese, não deixe de conferir o calendário da programação cultural da cidade. Chegando na cidade há um centro de informações ao turista. Além disso, para saber mais sobre as atrações turísticas em Extrema, vale espiar também o site de turismo da cidadezinha no sul de Minas Gerais.