Início / Feriados em 2021 / Carnaval 2022: ainda sem data / Carnaval no Brasil: origem e melhores festas no país
Não esqueça sua fantasia | foto: divulgação

Carnaval no Brasil: origem e melhores festas no país

O Carnaval é o feriado ideal para conhecer lugares novos no Brasil. De origem portuguesa, os festejos entram no calendário cristão, sendo comemorado antes da Quaresma. O carnaval 20222 ainda não tem data, mas a data oficial cai na primeira semana de março. Dia 1 de março para ser mais exato, mas a festa ainda não tem data por conta da vacinação.

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. De norte a sul do país, as cidades ficam repletas de alegria, cores e transbordam diversão ao som de diferentes ritmos. Há muitas viagens no Brasil que valem a pena para aproveitar o feriado mais aguardado do ano.

No entanto, as opções de festejo são tantas que fica difícil escolher uma só. Afinal, qual o melhor destino brasileiro para curtir o Carnaval? Isso vai depender muito das suas preferências, lembrando que o mais importante mesmo é se divertir.

Para começar bem o ano, opções de lugares para passar o Carnaval no Brasil não faltam. O Brasil é o país do Carnaval e cidades como Olinda, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Ouro Preto preparam programações especiais com mega-festas de Carnaval.

E claro que há opções mais baratas e tranquilas no interior de São Paulo e no sul de Minas, entre outros lugares legais para viajar na semana do feriado.

Neste artigo, vamos dar dicas dos lugares mais conhecidos e agitados do Brasil para passar o Carnaval, mas existem opções para todos os gostos e bolsos, das mais bucólicas e charmosas, para casais, a cidades do interior com festas de Carnaval perfeitas para solteiros.

Olinda – Pernambuco

Mesmo fora de época do Carnaval, os Bonecos Gigantes de Olinda estão presentes | Cristiane Nunes

Não existe a menor possibilidade de não se apaixonar pelo Carnaval de Olinda. A festa é uma das mais animadas e bonitas do Brasil, já que arrasta multidões para desfilar pelas charmosas ruas estreitas da cidade. Embalados ao som do frevo e do maracatu, ritmos genuinamente pernambucanos, foliões se divertem junto aos famosos bonecos de Olinda, que chegam a atingir três metros de altura.

Bandeirinhas coloridas, sombrinhas e enfeites acrescentam uma dose extra de alegria à cidade, que fica vibrante e cheia de alegria. Sem dúvida, Olinda é um dos 7 destinos brasileiros para ir no Carnaval ao mesmo uma vez na vida.

Olinda além do óbvio: as melhores atrações da cidade

Uma multidão ocupa as ruas históricas de Olinda

Uma multidão ocupa as ruas históricas de Olinda

O Carnaval de Olinda é um dos melhores do Brasil, com centenas de bloquinhos tocando maracatu, frevo e outras músicas típicas com muita energia. Milhões de pessoas passam (e fantasiadas!!!) pelas ruas de Olinda.

Nós do blog de viagens Muita Viagem AMAMOS o Carnaval de Olinda e vamos estar por lá –de novo.

A folia dura o dia inteiro nas ruas do Centro Histórico de Olinda, com repúblicas carnavalescas para ficar em grandes grupos e pousadas no meio do circuito de blocos.

Os fortes ainda podem ir à noite nos shows de Carnaval grátis em Recife, pertinho de Olinda, a menos de 20 minutos (sem trânsito) de um lugar a outro de carro.

Uma das coisas mais legais do Carnaval de Olinda, além das fantasias (não deixe de usar uma), são os famosos bonecões de Olinda, que desfilam nas ruas históricas durante os dias de folia.

Rio de Janeiro – RJ

carnaval-rio-janeiro

Não há como falar em Rio de Janeiro e não pensar em Carnaval – afinal, a festa é um dos eventos mais famosos do mundo.

Milhares de turistas chegam à cidade todos os anos para conferir de perto dos suntuosos desfiles das escolas de samba na Avenida Marquês de Sapucaí. Carros alegóricos, plumas, alegorias, adereços, sambas-enredo e muita criatividade dão vida um grande e tecnológico espetáculo, resultado de meses de muito trabalho e dedicação.

No entanto, muito se engana quem pensa que no Rio o Carnaval só pode ser admirado das arquibancadas – quem quiser participar fantasiado também pode chegar a um dos diversos bloquinhos espalhados pela cidade. Do rock ao funk, uma coisa é certa: diversão não faltará a quem escolher a cidade maravilhosa como destino para ir no Carnaval.

Rio de Janeiro para não iniciantes

O melhor do Carnaval do Rio são os blocos de rua, que cada vez mais viram o símbolo da folia na Cidade Maravilhosa, enquanto o Desfile das Escolas da Sapucaí fica como show para a televisão.

Durante todo o verão os blocos de Carnaval do Rio de Janeiro se preparam para cruzar as ruas de Ipanema, Copacabana e do centro da cidade.

Para ver shows no Rio, vale a pena ver a programação de apresentações na Lapa, embaixo dos Arcos da Lapa. Samba em um cartão-postal da Cidade Maravilhosa.

São Paulo – SP

Desfile do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta | Fora do Eixo

E não é que a frenética São Paulo também é um ótimo destino brasileiro para ir no Carnaval? Na época da festividade as ruas da conhecida cidade da garoa ficam tomadas por centenas de bloquinhos que passam por várias culturas e ritmos musicais.

Há espaço para todos na festa, com blocos que tocam de Sidney Magal a Spice Girls. É essa deliciosa mistura que torna o Carnaval de São Paulo um dos mais inclusivos e democráticos do Brasil.

Além do agito nas ruas, quem quiser pode conferir também os grandiosos desfiles no Sambódromo do Anhembi, como também festas de salão e matinês que acontecem em alguns clubes pela capital.

Restaurantes em SP: lugares para comer bem na capital paulista

Salvador – BA

Como falar sobre os 7 destinos brasileiros para ir no Carnaval e deixar Salvador de lado?

Impossível, já que a cidade, além de um conjunto arquitetônico invejável e muita beleza, também faz com que ninguém fique parado durante a festa. Atraindo diversos turistas durante esta época do ano, a capital da Bahia concentra milhares de pessoas que se espalham pelos 25 quilômetros de ruas especialmente dedicadas à folia.

É importante saber que o carnaval de Salvador é organizado em três circuitos: Osmar (Avenida), Batatinha (região do centro histórico) e Dodô (Barra-Ondina).

Com uma diversidade de manifestações culturais e estilos, não falta diversão ao público, especialmente ao som do axé, ritmo que domina as ruas de Salvador no Carnaval.

Os trios elétricos e os camarotes são a grande atração do Carnaval de Salvador, na Bahia, lugar onde tocam-se os sucessos do axé e da música-pop de Carnaval do Brasil. Portanto, quem gosta de lugares com mais autenticidade, melhor ir atrás dos blocos de marchinhas do Rio ou do Carnaval de Olinda.

Ouro Preto – Minas Gerais

105 km de Belo Horizonte

Vale a pena fazer um roteiro a pé em Ouro Preto e ver lugares como a rua dos Bancos

O carnaval de Ouro Preto é programa ideal para jovens solteiros. Considerado o melhor carnaval de MG, a cidade histórica é reduto de estudantes e possui tradição nos blocos de rua.

O maior Carnaval de Minas Gerais acontece nas ladeiras históricas de Ouro Preto, cidade que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e também lar de milhares de estudantes universitários.

A mistura pode ser vista nas ladeiras de Ouro Preto, onde a tradição dos blocos de mistura com a cerveja das repúblicas para ficar no Carnaval e fazem dessa uma das melhores festas de Carnaval do Brasil para quem gosta de agito.

Música, folia e muitas belezas: descubra 7 destinos brasileiros para viajar no Carnaval e se divertir como nunca

O Grande Hotel de Ouro Preto e o Hotel Solar de Maria são boas opções de hospedagem na cidade. Além disso, existem as famosas repúblicas de Ouro Preto que recebem hóspedes no período de Carnaval –e a festa não para.

O que fazer em Ouro Preto

Além das belezas e diversos monumentos históricos, Ouro Preto possui também outro motivo que atrai milhares de pessoas a suas ladeiras: o Carnaval. A festa se tornou uma das mais animadas e divertidas do país, especialmente por misturar tradições centenárias a uma forte e animada presença universitária. Para se ter uma ideia, Ouro Preto conta com mais de 300 repúblicas estudantis.

Além dos blocos universitários, que chegam a concentrar mais de 8 mil foliões por dia, o Carnaval ouro-pretano também oferece shows e festas temáticas que acontecem até altas horas da madrugada. Há também manifestações mais tradicionais da cidade, como o bloco Zé Pereira do Clube dos Lacaios, fundado em 1867.

Lugares baratos e fáceis de ir no Carnaval

Quem mora em São Paulo e quer uma viagem barata no feriadão de Carnaval, tem excelentes opções no litoral paulista, cidades do interior de SP onde acontecem grandes festas, como Caconde, e o sul de Minas, com lugares mais tranquilos em meio à natureza, como Monte Verde, e com grandes festas de Carnaval no Sul de Minas, como Brasópolis, São Lourenço, Ouro Fino e outros destino tradicionais com blocos de rua, clubes cheios e desfiles.

O ano começou com altas temperaturas em todo Brasil, e como o feriado de carnaval 2020 cai no final de fevereiro, com bastante calor no final das férias de verão para muitos. O feriado de Terça-feira de Carnaval é 25 de fevereiro de 2020.

Será quase outono, e provavelmente ficará ainda mais agradável curtir o carnaval em cidades do interior de SP, MG e RJ que tenham programação de carnaval de rua, bloquinhos organizados ou simplesmente cenários deslumbrantes para desbravar trilhas com cachoeiras e fugir um pouco da folia.

Encontre as melhores pousadas e hotéis para o Carnaval

No artigo — Carnaval: SP, Rio ou BH, validamos o carnaval de rua nestas três capitais do Sudeste. Para quem não pretende viajar no feriado de carnaval e mora em alguma delas, a dica é conferir a programação dos bloquinhos mais próximos do seu bairro e aproveitar a festa.

Para quem não abre mão de viajar, também já escrevemos longa lista com destinos tradicionais para pular o carnaval no interior de SP, MG e destinos no RJ, e especialmente pousadas perto de SP.

A seguir, destacamos lugares baratos para viajar no carnaval. São cidades divertidas e próximas de SP, Rio ou BH para quem ainda não decidiu para onde viajar no carnaval.

Carnaval no interior de SP

Também tem Carnaval no interior de São Paulo e o o sul de Minas Gerais —e para todos os gostos.

Dos foliões que gostam de grandes festas em um ritmo universitário, como o conhecido Carnaval de Caconde, até quem gosta de festas tradicionais, com bloquinhos de rua e marchinhas, como acontece em São Luiz do Paraitinga e Socorro.

São Luiz do Paraitinga

120 km de São Paulo

Em São Paulo, um dos melhores carnavais de rua acontece em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba.

São Luiz do Paraitinga é um dos principais centros de folclore paulista e celebra um dos carnavais mais tradicionais e coloridos do interior de São Paulo.

Com blocos de Carnaval de rua que comemoram a folia sempre ao som de marchinhas, dezenas de milhares de foliões desfilam suas fantasias pelas ruas históricas da cidade no interior de São Paulo.

Entre os destaques do carnaval em São Luiz do Paraitinga estão, além das tradicionais marchinhas, bonecões coloridos e blocos como o Bloco do Barbosa e o Casarão.

Socorro

130 km de São Paulo

Socorro, a Cidade Aventura no interior de São Paulo, na fronteira com o sul de Minas Gerais, também comemora com marchinhas o carnaval.

Socorro é uma boa opção também para quem procura turismo de aventura no Carnaval, com cachoeiras e parques com tirolesa, stand up surf no rio e outras atividades radicais com muita água.

Em Socorro e na região do Circuito das Águas, uma boa opção de estadia é ficar nos ótimos hotéis-fazenda, alguns entre os melhores hotéis-fazenda de São Paulo.

Campinas

100 km de São Paulo

Na região de Campinas, um dos melhores carnavais de rua acontecem em Joaquim Egídio, distrito de Campinas com cara de cidadezinha do sul de Minas Gerais.

No centrinho de Joaquim Egídio, em Campinas, o carnaval de rua vem melhorando a cada ano, com blocos, bonecões e outras atrações.

O Carnaval de rua da capital paulista também ganhou fôlego nos últimos anos, com blocos de rua por toda a cidade. Para quem vai ficar na capital, vale a pena conferir a programação dos blocos de São Paulo neste ano.

Atibaia

50 km de São Paulo

Uma das cidades turísticas do interior mais próximas da capital e ao mesmo tempo com um dos melhores climas, cercada de montanhas e diversas opções de hospedagens, Atibaia coloca-se como ótimo destino para curtir o feriadão de carnaval 2020.

O hotel Faro e o resort Bourbon Atibaia são duas excelentes opções de hospedagem na cidade.

O que fazer em Atibaia

Itu

100 km de São Paulo

Orelhão gigante no meio da praça Padre Miguel, região central de Itu-SP

Itu é outra boa opção de viagem curta a menos de 100 km da capital para viajar no carnaval, especialmente para quem viaja com crianças. O tradicional Carnaval Retrô de Itu reúne na praça central da cidade bandas de marchinhas e blocos carnavalescos. Nos arredores, os pais podem organizar passeios com as crianças para a Cidade das Abelhas e a Cidade das Crianças.

O Hotel Colonial Plaza e o Itu Plaza Hotel são duas excelentes opções para hospedagem na cidade.

O que fazer em Itu-SP

Cunha

220 km de São Paulo 

Cunha é um destino romântico para viajar no interior de SP

Campos de Lavanda em Cunha, SP

Famosa por seus campos de lavanda, Cunha é boa sugestão para viagens românticas no carnaval. Fevereiro é um ótimo mês para conhecer a cidade, ainda é verão e as lavandas estão bem floridas.

Para fugir um pouco do carnaval, além de passeio romântico nos campos de lavanda, o casal que busca paz pode visitar alguns dos ateliês de cerâmicas. Casais mais animados podem fazer bate-volta até Paraty-RJ para conferir a movimentação na cidade histórica. A distância até Paraty é curta e o trajeto feito em uma das estradas mais bonitas do Brasil.

O restaurante e pousada São Miguel e a pousada Colar de Ouro são boas opções de hospedagem na cidade.

O que fazer em Cunha-SP

Carnaval no interior de MG

São Lourenço

300 km de São Paulo

No sul de Minas Gerais, um dos lugares mais legais para passar o Carnaval é São Lourenço, cidade turística que é estância de águas no Circuito das Águas do Sul de Minas.

Essa bonita cidade no sul de MG recebe turistas da região e também de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo com um animado Carnaval de rua.

Na mesma região, Baependi, Cambuquira, Carmo de Minas, Campanha, Lambari são menores, com carnaval de rua e também boas opções de turismo de aventura e ecoturismo.

Outros lugares no sul de Minas com carnavais animados são Passa Quatro, Poços de Calda e Araxá.

Monte Verde

160 km de São Paulo

Monte Verde, que realiza festival de inverno em julho, é um dos melhores destinos do sul de MG

Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas | Muita Viagem

A pacata vila de Monte Verde, em Camanducaia — MG, fica mais animada durante o feriado de carnaval. A festa na cidade já é tradicional, com blocos carnavalescos e show de artistas da região.

Os chalés Fazenda Vale da Mata e a pousada Avenida são boas opções de hospedagem na cidade.

O que fazer em Monte Verde-MG

Brumadinho

60 km de Belo Horizonte

piscina inhotim

É possível entrar nas piscinas de algumas obras no Inhotim

Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a pequena cidade de Brumadinho é bastante procurada por quem visita o Instituto Inhotim. O parque costuma abrir durante o feriado de carnaval, com atividades especiais.

O hostel 70 e a pousada Kafundó são boas opções de hospedagem na cidade para o Carnaval 2020.

São João Del Rei – MG

A bucólica São João Del Rei se transforma quando chega o Carnaval. Suas ruas históricas e tranquilas viram palco de uma festa animada, onde diversos foliões se divertem e desfilam até altas horas.

Além dos blocos de nomes engraçados e estilos musicais variados, que vão desde marchinhas tradicionais a ritmos modernos, a cidade também oferece desfiles de escolas de samba, onde as agremiações mostram sua beleza. Entretanto, se você não é muito fã do agito carnavalesco, tudo bem: há muita natureza e passeios sossegados para fazer, como o da charmosa Maria Fumaça que leva os visitantes até Tiradentes.

Carnaval em cidades turísticas do RJ

Visconde de Mauá, Resende

200 km do Rio de Janeiro e 300 km de São Paulo

Encravada no pé do Parque Nacional de Itatiaia, Visconde de Mauá é uma vila mágica plena em suas cachoeiras, trilhas e riachos.

Já dentro do parque nacional, beirando a divisa entre os estados de MG e RJ, encontramos Maringá e Maromba a apenas 12 km dali. Esta última, em especial, é bem divertida não apenas durante os dias de carnaval. Aliás, uma dica para quem gosta de animação é: — chegou em Visconde de Mauá, segue direito até chegar Maromba.

A Pousada Silvestre e os Chalés do Pardal são boas opções de hospedagem na cidade.

Paraty

270 km de São Paulo e 250 km do Rio de Janeiro

Envoltos por uma atmosfera histórica, foliões se divertem no Carnaval de Paraty

A belíssima vila colonial é um dos melhores destinos do Sudeste. Com praias, casarões coloniais e festas, Paraty é um apanhado do melhor que as cidades históricas da Rota Turística da Estrada Real oferecem ao viajante.

Durante a festa de carnaval em Paraty a cidade fica decorada, há desfiles com bonecos gigantes e muitas fantasias criativas. Um dos destaques é o Bloco da Lama, na Praia do Jabaquara. As pessoas literalmente se cobrem com a lama do mangue.

A Aloha Guest House, a Casa Tulipa e a Casa Mar Paraty são boas opções de hospedagem na cidade.

Diversos sites de viagem falam sobre Paraty, afinal de contas, a cidade possui um charme único presente em qualquer período do ano. No entanto, é durante o Carnaval que pessoas de todas as idades ocupam suas ruas e festejam como antigamente, ao som de marchinhas. Diversos blocos de espalham pelas ruas de paralelepípedo da cidade, alguns deles bastante tradicionais.

Envoltos por uma atmosfera histórica, foliões se divertem ao som de bandas musicais, muitas vezes acompanhadas por bonecos gigantes de papel machê. No entanto, o grande destaque da festa fica por conta do Bloco da Lama, no qual os participantes cobrem todo o corpo de lama e saem para desfilar.

Sobre Gustavo Villas Boas

-- "Vamo? Vamo! (ou não)" Jornalista e editor do Muita Viagem

2 comentários

  1. Vale destacar que 3 lugares muito bons para passar o carnaval no interior de SP em 2016 é Nazaré Paulista, Brotas, São Luis do Paraitinga, Cerquilho e Caconde.

  2. Grande Hotel Trilogia

    Como comentado na reportagem, o Sul de Minas Gerais oferece ótimas opções de carnaval 2016, e além dos destinos com carnavais mais agitados, esta região também oferece opções para aqueles que justamente buscam fugir de um carnaval mais agitado e procuram opções de descanso com atividades culturais, artísticas e até terapêuticas. Um exemplo disso é a cidade de Cambuquira, no Circuito das Águas de Minas Gerais, que oferece, entre outras opções, pacotes de arte, cultura e terapia para este Carnaval 2016 no Grande Hotel Trilogia, em meio à exuberante natureza da região.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*