Início / Feriados em 2021 / Aproveite os feriados de Novembro com viagens perto de SP e o calor do Nordeste
Maceió é uma das mais baratas capitais do Nordeste para ir em novembro

Aproveite os feriados de Novembro com viagens perto de SP e o calor do Nordeste

Novembro é um dos melhores meses para viajar. Tem dois feriados nacionais, o Dia de Finados, em 2 de novembro (terça-feira – feriado prolongado), e a Proclamação da República, em 15 de novembro (segunda-feira).

É época de “quase verão”, que já se anuncia nas altas temperaturas em muitas cidades do Brasil, mas ainda sem os lugares lotados e os preços altos da temporada de final de ano e férias de janeiro.

Para quem consegue férias em novembro –ou uns dias a mais para viajar–, nossa sugestão é explorar destinos no Nordeste.

Já quem tem menos tempo, há muitas opções no interior de SP.

Melhores resorts de SP

Lugares para viajar em novembro no Brasil

Novembro é uma boa época para alugar um carro e viajar pelo litoral norte da Bahia, com praias como praia do Forte e Arembepe, ou a Costa dos Corais, entre Recife e Maceió, no litoral alagoano.

Para quem quer fazer viagens curtas, explorando o interior de SP ou as cidades históricas de Minas Gerais, por exemplo, há boas perspectivas em novembro de 2021.

Campos do Jordão e outras cidades nas montanhas da Serra da Mantiqueira, como São Bento do Sapucaí, Gonçalves e Monte Verde, são boas viagens para casais em novembro.

Para famílias, nossas sugestões são Brotas, Olímpia, Socorro e Serra Negra, lugares com bons hotéis-fazenda com atividades para todas as idades, além de resorts e dos parques aquáticos de Olímpia.

Viagens curtas no feriadão

São Paulo – capital

Entre plantas e arte, um show na Casa Fuerte, na Vila Romana – São Paulo

A capital oferece inúmeras possibilidades tanto para quem visita a cidade durante o feriado como para os paulistanos, que curtem aproveitar a cidade nestes dias.

Já listamos no blog várias dicas de lugares bacanas e descolados para conhecer em São Paulo:

Restaurantes em SP: lugares descolados para comer e se divertir

O que fazer em São Paulo (além do óbvio)

Praias do litoral norte de SP

Camburizinho

A Praia de Camburi é um dos melhores picos do litoral norte de SP

Meados de novembro, o sol já está batendo forte em boa parte do Brasil, e as altas temperaturas do final da primavera e chegada do verão, são um convite para conhecer as belezas do litoral brasileiro.

Réveillon no litoral paulista

Infelizmente, com o grave problema ambiental da poluição das praias do Nordeste com óleo, é cauteloso e recomendável evitar o banho de mar em algumas praias daquela região.

Com centenas de belíssimas praias, o litoral norte de São Paulo oferece boa infraestrutura de resorts, hotéis, pousadas e casas de temporada para as férias de dezembro e janeiro.

As melhores praias de SP para ir neste feriado com sol e calor

Litoral de São Sebastião – 200 km de São Paulo

Esse trecho do litoral norte tem algumas das melhores praias de SP para viajar neste comecinho de novembro.

Clique em Litoral de São Sebastião para encontrar pousadas e outras opções de lugares para ficar em Maresias, Toque Toque Grande, Juqueí, Camburi, Boracéia e Barra do Sahy, entre outros ótimos destinos de praia para ir no feriado.

Na nossa opinião, as cidades do litoral norte paulista são as praias ideais para uma viagem de casal para a praia no feriado de 15 de novembro!

Como dissemos, ao clicar sobre o nome de cada uma dessas cidades e lugares para viajar no feriado, você vai encontrar dezenas de opções de pousadas, hotéis, chalés e resorts com vagas para o final de semana prolongado.

Guarujá – 100 km de SP

A cidade mais badalada do litoral paulista, fácil de chegar de carro da capital.

Ilhabela – 200 km de SP

Ilhabela é o trecho mais bonito do litoral de São Paulo. É bom reservar com antecedência uma pousada ou hotel em Ilhabela em feriados como o feriado de finados.

Ubatuba – 230 km de SP

Ubatuba oferece aos visitantes belas praias com aquele cenário de Mata Atlântica quase chegando no mar que marca o litoral norte de São Paulo. Também fica cheia em feriados, então vale a pena reservar com antecedência pousadas em Ubatuba.

— Melhores praias de Ubatuba

Cidades do interior de SP

Cidades turísticas do interior paulista para ir com o namorado, com a família, com crianças…

Campos do Jordão 90 km de São Paulo

A cidade no topo da Serra da Mantiqueira é conhecida como destino para viajar em dias frios, mas também é ótima para visitar em novembro, durante a primavera.

Cervejaria Baden Baden, em Campos do Jordão | Muita Viagem

As montanhas de Campos do Jordão são cercadas por uma natureza exuberante e a cidade tem bonitas pousadas românticas e hotéis charmosos para os visitantes, que podem aproveitar esses hotéis de luxo com preços mais baratos do que na alta temporada de inverno de Campos.

A Serra da Mantiqueira reserva dezenas de destinos gostosos para quem deseja aproveitar o verão com as temperaturas mais amenas das montanhas.

Campos do Jordão se destaca, mas você também pode optar em conhecer outras cidades da região, como São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e São Francisco Xavier.

Santo Antônio do Pinhal 173 km de São Paulo

É um destino de montanha mais bucólico e barato que Campos do Jordão, que fica na mesma região dessa bonita cidade turística do interior paulista.

Atibaia 49 km de São Paulo

Atibaia é a dica perfeita para quem quer fazer uma viagem rápida e fácil de carro a partir de São Paulo.

A pedida para casais é ficar em um hotel de luxo ou resort nessa estância climática do interior.

São Luiz do Paraitinga 171 km de São Paulo

A cidade no Vale do Ribeira, no caminho para o litoral paulista, é a capital da cultura tradicional paulista, com muito folclore e tradições espalhados do bonito centro histórico.

Serra Negra152 km de São Paulo

Coisas para fazer com crianças em novembro? Serra Negra tem, como, por exemplo, a Disneylândia dos Robôes, museu cheio de invenções coloridas e mecanismos divertidos.

Turismo rural? Serra Negra oferece várias fazendas e atividades típicas do interior.

Turismo religioso para refletir no feriado de Finados? Serra Negra é guardada pela estátua do Cristo Redentor, que fica no alto de um morro por onde se chega de teleférico.

Vale a pena colocar Serra Negra no roteiro de viagens para feriado prolongado de novembro de 2019

Além disso, a cidade é vizinha de Águas de Lindóia, que comemora o aniversário em 16 de novembro e deve receber festas e comemorações no primeiro final de semana de novembro.

Cunha230 km de São Paulo

Cravada no encontro das serras do Mar, da Bocaina e da Mantiqueira, a cidade de Cunha proporciona momentos de puro relaxamento. É refúgio perfeito para descansar no feriado com o clima bucólico das montanhas.

O que fazer em Cunha – SP

Olímpia 430 km de São Paulo

A cidade a 430 km de São Paulo e a 130 km de Ribeirão Preto já vive clima de verão em novembro.

Historicamente, a temperatura chega e ultrapassa os 30 graus e chove menos do que nos meses de verão.

Para aproveitar o calor, parques aquáticos e resorts cheios de coisas para fazer e piscinas para toda a família.

Brotas 240 km de São Paulo

A 240 km de São Paulo, Brotas é um dos principais destinos de ecoturismo no interior de São Paulo e em todo o Brasil.

Típica cidadezinha do interior de SP, Brotas é destino perfeito para uma viagem divertida para recarregar as energias para o ano novo.

A cidade turística dispõe de diversos parques ecológicos com piscinas, circuitos de trilhas com cachoeiras, atividades de tirolesa, rapel e descidas pelas corredeiras em caiaque e bóia cross que divertem turistas de todas as idades.

Além disso, o legal são as trilhas em meio a Mata Atlântica e cachoeiras como a Cassorova e a Cachoeira dos Quatis, no Eco Parque Cassorova. Estas estão entre as coisas para se fazer nessa cidade turística do interior de SP.

Serra da Mantiqueira

Pedra do Baú, cartão postal de São Bento do Sapucaí

A cerca de 250 km de São Paulo, as montanhas entre os estados de SP, MG e RJ guardam lindas vilas, trilhas e picos como a Pedra do Baú.

Campos do Jordão é a principal cidade turística da região, com hotéis de luxo e pousadas super-românticas para casais, além de restaurantes sofisticados, parques bem cuidados e lojas.

Monte Verde, em Minas Gerais, também oferece um bom número de restaurantes e lojas, além de pousadas românticas e chalés em meio ao verde e a belíssimas araucárias que compõem a paisagem com as casinhas de arquitetura alpina.

Para quem procura lugares mais tranquilos e bucólicos, muito procurados para viagens de casal, Gonçalves, em Minas, e São Bento do Sapucaí são ótimas opções.

Socorro 132 km de São Paulo

Socorro, como Serra Negra e Águas de Lindóia, fica no Circuito das Águas. A cidade turística tem muitos rios e corredeiras para quem quer aproveitar o calor da transição primavera-verão fazendo esportes nas águas como rafting e até stand up paddle.

Socorro é o destino de viagem perfeito para quem gosta de ecoturismo.

A bonita Gruta do Anjo de Socorro-SP

A 230 km de São Paulo, Socorro é um dos principais destinos no Circuito das Águas de SP e fica próxima a Serra Negra, Águas de Lindóia, Lindóia e, no sul de Minas, Bueno Brandão e Monte Sião.

Os hotéis-fazenda com pacote day use Parque dos Sonhos e Campo dos Sonhos, mirantes gratuitos e parques de aventuras como o Monjolinho estão entre as atrações da cidade, que tem um bonito centrinho com igreja e casarões da época áurea do café no interior paulista.

Destinos no Nordeste

Maceió e Alagoas

Praia do Francês, em Maceió, Alagoas

Chove pouco e faz calor em Maceió, uma das capitais nordestinas mais baratas para ir em novembro.

Além de belas praias urbanas, como Pajuçara, Maceió é cercada de pérolas como a praia do Gunga e a praia do Francês.

Da capital alagoana também é fácil chegar de carro a destinos imperdíveis no Nordeste, como as praias de águas quentes e calmas da Costa dos Corais, como Maragogi, Japaratinga e São Miguel dos Milagres.

Há passeios de um dia, saindo de Maceió, para Maragogi, a mais conhecida praia do litoral de Alagoas, mas vale a pena ficar pelo menos uma noite na região, que tem boas pousadas baratas em novembro.

Litoral norte da Bahia

A praia do Forte, no litoral norte da Bahia, é uma coleção de lindas paisagens

A praia do Forte, com seu estilo descolado no calçadão pontilhado por lojinhas, restaurantes e uma ou outra balada ou a rústica praia de Arembepe, guardada por uma vila hippie, estão entre os lugares para conhecer no litoral norte da Bahia. Em novembro, já acabou a temporada de chuvas na região.

Os dois lugares imperdíveis no Nordeste, assim como Imbassaí e Guarajuba, estão entre os cerca de 90 km de estrada pela Linha Verde – Estrada do Coco que separam o Aeroporto de Salvador da Costa do Sauípe, onde ficam alguns dos melhores resorts do Nordeste.

Esse trecho do litoral baiano guarda outra atração: a praia de Massarandupió, um dos principais destinos de nudismo e naturismo do Brasil.

O último feriado prolongado do ano — 15 de novembro, é uma boa oportunidade para viajar antes do réveillon.

Neste ano, o feriado da Proclamação da República cai numa segunda-, deixando o final de semana livre para uma bela viagem em novembro.

E, em muitos municípios, dia 20 de novembro (sábado) — Dia da Consciência Negra, também é feriado. Apesar de cair no final de semana, as datas são boas ocasiões para viajar barato antes do Natal e Ano Novo.

Réveillon: melhores destinos no Brasil

Rio de Janeiro

Praia Brava, em Búzios – RJ

Apesar de tudo, o Rio de Janeiro continua lindo. É sempre incrível admirar a geografia privilegiada da cidade maravilhosa e as novidades da noite carioca.

Com planejamento e cuidado, é possível aproveitar o melhor do Rio de Janeiro em viagem no feriado de novembro antes da loucura do réveillon.

O que fazer no Rio de Janeiro: lugares descolados

Petrópolis, turismo na região serrana do RJ

— Búzios e as praias paradisíacas do litoral fluminense

Belo Horizonte

Além das atrações turísticas tradicionais, bares e lugares legais  para conhecer em Belo Horizonte, a partir de BH é fácil fazer diversos roteiros para lugares como Macacos, Ouro Preto, Brumadinho e a Serra do Cipó.

Cidades turísticas para conhecer em Minas Gerais

Caldas Novas

O Hot Park tem tirolesa, piscinas de águas termais, passeios de caiaque e até mergulho

Caldas Novas é ótima dica para viagem em família.

A região turística inclui a pequena cidade de Rio Quente, onde está localizado o Rio Quente Resort e o Hot Park, seu parque de águas termais.

Como escolher um lugar legal para viajar com a família?

Novembro é um ótimo mês para viajar para quem quer aproveitar o clima de (quase) verão fora da alta temporada de dezembro, com lugares animados, mas sem aglomeração, e preços mais baratos de quando vier dezembro, com as férias escolares e final do ano.

Novembro de 2021 tem um feriadão prolongado em um ano marcado pela pandemia do Covid-19: dia 02 de Novembro, Finados, que cai em uma terça-feira. Se você achar que já é hora de viajar, pode ser um bom feriadão.

O mês de novembro ainda conta com o Dia da Consciência Negra, que não é um feriado nacional oficial do calendário, mas é ponto facultativo e muita gente tem folga neste dia apesar de cair no sábado.

Viagem com a família no final de semana

Cidades em Minas Gerais

Ibitipoca MG

A vila de Conceição da Ibitipoca, em Minas Gerais

Aproveite o clima do sul de Minas no feriado de Finados

Monte Verde-MG165 km de São Paulo –  O destino nas montanhas mineiras da Serra da Mantiqueira tem chalés românticos, pousadas boas para casais e hotéis de luxo perfeitos para namorados.

Para o dia, Monte Verde tem bonitas trilhas, restaurantes, casas de doces e chocolates, entre outras atrações.

Muita gente compara Monte Verde com Campos do Jordão. A cidade no sul de MG, que é vizinha da estância paulista, é mais barata e tem um estilo mais rústico e acolhedor que a sofisticada Campos.

Gonçalves-MG 190 km de São Paulo – Clima de montanha e interior mineiro com melhores preços do que Monte Verde.

Entre as atividades gostosas para fazer nessa época do ano nesta pequena cidade do sul de Minas estão passeios a cavalo e muitas trilhas ao ar livre, além de cachoeiras de água geladinha para compensar o sol forte de novembro. Lugar gostoso para quem procura ecoturismo.

Extrema 100 km de São Paulo – Cidade do sul de MG na fronteira com SP, tem cachoeiras, rafting e trilhas na Serra do Lopo, além de pousadas aconchegantes por bons preços.

São Lourenço 290 km de São Paulo – Cidade no Circuito das Águas do sul de Minas, oferece um bonito parque das águas e é muito frequentada por famílias com pessoas da terceira idade.

A dica em São Lourenço é fazer um passeio de balão de ar quente: a cidade mineira é um dos principais centros de balonismo do Brasil.

Post atualizado em 26 de setembro de 2021.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.