Início / Feriados em 2021 / 10 Lugares para viajar em Outubro (ou evitar)
Vila General Belgrano tem a maior Oktoberfest da Argentina | Foto: Muita Viagem

10 Lugares para viajar em Outubro (ou evitar)

Vai viajar em Outubro?

Dia das Crianças, no feriado de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro é sempre uma boa época para viagens. Elencamos abaixo algumas opções de lugares indicados para ir nesta época do ano no Brasil e no mundo.

Para quem deseja economizar e viajar pelo Brasil, pode tirar férias em Outubro. Há duas importantes festas do turismo religioso que acontecem no mês.

Uma delas é, inclusive, motivo de feriado nacional – Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de Outubro). Mesmo fim de semana que acontece outra importante festa religiosa, o Círio de Nazaré, em Belém do Pará.

Viaje para os melhores resorts

Clique no nome dos hotéis para ver fotos e fazer a reserva

Nossa Senhora Aparecida

cidade de aparecida do norte

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

O turismo na cidade de Aparecida concentra-se todo entorno do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Matriz Basílica e a Sala de Promessas.

Como chegar? É uma viagem possível de ser feita de carro ou de ônibus. A estrada que liga as duas cidades é a Rodovia Presidente Dutra.

Se você for de carro, vai gastar cerca de R$ 80 ida+volta. Se preferir ir de ônibus, vá até a Rodoviária do Tietê e compre passagem por mais ou menos R$ 60. A viagem leva entre 2 e 3 horas.

Onde ficar? Alguns hotéis bem avaliados no Booking: Rainha do Brasil, o Porto dos Milagres, o Hotel Fazenda Sete Lagos e o Santo Graal.

Uma festa na Amazônia

Círio de Nazaré | Foto: Celso Abreu

Círio de Nazaré. | Foto: Celso Abreu

A cidade de Belém ganha uma atmosfera especial no segundo domingo do mês de Outubro. Em 2018, a festa Círio de Nazaré será no dia 14 de Outubro.

Um pouco de história

A tradição conta que um caboclo encontrou, em 1700, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas margens do igarapé Murutucu. O homem levou a santa para casa e colocou-a em um pequeno altar.

Na manhã seguinte, o altar estava vazio e o caboclo voltou a encontrar a imagem no igarapé. Após a cena se repetir por inúmeras vezes, o homem decidiu erguer uma capela no local santo. 

O evento atraiu a curiosidade de muitos peregrinos e no local foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré marca uma série de procissões que acontecem no mês de aniversário da padroeira da cidade. Na sexta-feira, a imagem percorre as ruas de Belém. No sábado, é levada de volta à Catedral. É uma festa bonita.

O grande evento conta com o apoio de 13 carros todos enfeitados e coloridos, que fazem a transladação.

A festa conta com o Arraial de Nazaré, uma área de lazer com parquinho e brinquedos para as crianças, lanchonetes e quiosques.

Um outro destaque da festa são os artesanatos de miriti, feitos com o caule da palmeira do miriti. Os artesãos fabricam brinquedos inspirados na fauna e elementos da floresta.

Leia as dicas que já demos com roteiro em pontos turísticos, passeios de barco e os mercados de rua de Belém.

Booking: veja opções de hotéis em Belém

Uma viagem dos sonhos

Praia de Fernando de Noronha

Baía do Sancho, em Noronha, a praia mais bonita do mundo | Foto: Muita Viagem

Quem nunca sonhou com uma viagem para Fernando de Noronha, hein?

O arquipélago brasileiro tem algumas das praias mais bonitas do mundo e trilhas pra lá de especiais para ver golfinhos, tubarões e tartarugas.

Outubro e Novembro são os meses que menos chovem no arquipélago, deixando a visibilidade da água perfeita para o mergulho livre e snorkel.

Além disso, nesta época os preços ainda estão bem mais baratos do que mais para o final do ano, com a chegada do verão. Portanto, Outubro é um dos melhores meses para uma viagem à Noronha.

Já escrevemos muita coisa sobre este lindo destino brasileiro.

Para quem está cogitando ir para o arquipélago, vale a pena ler o post – quanto custa viajar para Fernando de Noronha?, onde falamos sobre o orçamento da viagem que fizemos em Fevereiro de 2014, bem como as Pesquise pousadas em Fernando de Noronha.

Destinos românticos para viajar a dois

Lugar romântico para viajar no Brasil

Gramado é um dos melhores destinos do Brasil para viagem a dois

A Serra Gaúcha é econômica para conhecer nesta época do ano. Já passou a alta temporada e os preços de hotéis e restaurantes baixam. O clima de montanha mantém o charme de Gramado e Canela em qualquer época do ano.

Como toda cidade turística que se preza, Gramado tem sempre uma atividade legal para o turista. Em Outubro acontece a Festa Nacional da Música de Gramado com shows de artistas nacionais da atualidade.

É fácil ir até a Serra Gaúcha. Primeiro é preciso encontrar uma passagem aérea barata para Porto Alegre. De lá, alugue um carro e faça esta linda rota romântica, apreciando a paisagem com o(a) namorado(a).

Onde ficar?Há muitas opções de hotéis românticos tanto em Gramado quanto em Canela. Algumas sugestões: Modevie Gramado, Hotel Alpestre, Glamour da Serra e o Wish Serrano Resort, em Gramado; bem como o Vila Suzana Parque, Hotel Continental, Residencial Jardim dos Pinheiros e o Hotel Fazenda Pampas.

Uma dica extra para casais que gostam de praia, é Ilhabela, no litoral norte de SP. Em outubro acontece Festival de Jazz com programação grátis na cidade.

O que fazer em Ilhabela-SP

Onde ficar em Ilhabela-SP

A Festa da Cerveja

Oktoberfest Blumenau

A animação ganha as ruas de Blumenau em Outubro

Um destino que não pode faltar em qualquer lista de lugares para viajar em Outubro é a cidade de Blumenau, no Sul do Brasil. A cidade mais alemã do país celebra o mês com a tradicional Oktoberfest 2018.

Outras dicas de destinos legais com Oktoberfest é a tradicional festa da cerveja de Munique, Alemanha e a Vila General Belgrano, perto de Córdoba, Argentina.

Birdwatching no Pantanal

Frases bonitas de flores

Ipê amarelo no Pantanal – “Quando tudo for pedra. Atire a primeira flor”.

A melhor época para conhecer o Pantanal é de Maio a Outubro, período de seca. Nesta época, você não terá problemas em fazer o trajeto de carro do Aeroporto de Campo Grande até o Pantanal e verá mutas aves.

Dica: Evite os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. O verão é a estação mais chuvosa e muitos terrenos inundam.

Destinos na Europa

A vilinha de Odeceixe e a linda praia do lugar

A vilinha de Odeceixe, em Portugal, e a linda praia do lugar.

Outubro já é Outono na Europa e, apesar da temperatura começar a cair na maioria do continente, os países do Mediterrâneo ainda apresentam dias quentes e ensolarados, fazendo de Outubro um ótimo mês para viajar para conhecer Portugal, Espanha, Grécia e Itália.

Evite viajar em Outubro para…

furacao

Furação se formando no Mar do Caribe. | Foto: Satélites

Desista das praias paradisíacas da Tailândia. Sim, você deve evitar viagens para a Ásia nesta época, pois ainda estamos no final das monções asiáticas. E se você não tem a mínima ideia do que estou falando, vale a pena ler o post do pessoal do blog 360 Meridianos sobre este evento da natureza.

Outro destino que deve esquecer é o Caribe. Outubro ainda é um mês de mar agitado e as ilhas do Caribe costumam ser atingidas por tempestades e até furações nesta época, que vai de Agosto até Outubro.

Sobre Danilo Hadek

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

12 comentários

  1. Oi Sérgio,

    Uma dica é escolher algum lugar próximo para evitar gastos com transporte. Dá uma olhada em algumas opções de hotéis e resorts próximos de São Paulo.

  2. Gostaria de fazer uma viagem para algum resort, mais quero uma viajem econômica… para onde poderia estar indo?
    Obrigado

  3. Otimas dicas! Indico a Praia do rosa, SC. Muito procurada por casais para uma lua de mel inesquecivel!

  4. Olá, tenho 15 dias de férias agora em outubro e estava pensando em viajar para Buenos Aires e Santiago com minha mãe. Você recomendaria algum outro passeio na America do Sul e/ou Brasil mesmo. Obrigada, adorei o site

  5. Obrigada. Anotada as dicas…

    Conheço poucos lugares… mas já conheço Buenos Aires e algumas praias da Bahia – próximo a Salvador.

    Mas anotei e vou pensar a respeito…

    Estou em muita dúvida. Queria mesmo ir aos EUA, mas não tenho visto e péssimo inglês para preencher só a solicitação…rs

  6. Olá Luiz!

    Na minha opinião o roteiro por Alagoas (Maceió e Maragogi) é mais barato e mais bonito. E de quebra ainda iria conhecer a Praia dos Carneiros e a Ilha do Coqueiro Solitário.

  7. Boa noite, quero viajar com minha esposa para o nordeste, mês em questão seria outubro.
    Estou em dúvida se vou para Recife e estico para Porto de Galinhas, ou, Macéio e estico para Maragogi, onde é mais proveitoso?
    Obrigado

  8. Boa Noite Dan,

    Estamos organizando uma viagem com 4 casais de amigos para outubro,
    quais lugares voce indicaria?

  9. No Brasil, Porto Seguro pode ser um bom destino. Fique uns 5 dias por lá e depois siga de carro alugado ou ônibus até as praias do Sul da Bahia, como Trancoso e Caraíva.

    Na América do Sul, poderia fazer um roteiro entre Buenos Aires e Montevidéu.

    Vale a pena ler o post com reflexões sobre viajar sozinho: dicas e cuidados.

    Aproveite a viagem!

  10. Olá,
    Rafa qual lugar você sugeriria para uma mulher ir sozinha em outubro por 15 dias?

    E se possível, me dê dicas legais deste lugar. Por favor.

    Como onde ficar, onde ir…

  11. Valeu Rafa!

    Assine nossa newsletter e receba dicas grátis por e-mail:
    http://bit.ly/1WxJ0jE

  12. muito legal suas dicas.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*