A tradicional Festa Nossa Senhora de Achiropita acontece todos os anos no mês de Agosto e agita as ruas do Bixiga, no centro de São Paulo.
O Dia de N. Sra. de Achiropita é celebrado em 15 de Agosto, mas todos os fins de semana do mês tem festa na paróquia, localizada na Rua 13 de Maio, 478.
A “Festa da Querupita”, como muitos costumam escrever o nome da santa, é um ótimo pretexto para reunir os amigos e sair de casa neste inverno.
— Pousadas perto de São Paulo para férias de julho
Festa italiana de rua em SP
Apesar de São Paulo ter também outras festas italianas, como a festa de São Vito (em Junho no Brás) e a festa de São Gennaro (em Setembro e Outubro na Mooca), a Achiropita (em Agosto no Bixiga) é a maior delas. É muita gente!
Uma festa italiana como esta, assim, no meio das ruas de SP, é algo muito legal e nos faz voltar no tempo, lembrando das aulas de histórias da época da imigração italiana em São Paulo. Sem contar que muitos de nós, brasileiros, temos ascendentes italianos.
A importância dos imigrantes italianos foi fundamental para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. A herança deixada é vista na cultura, tradições, costumes e culinária dos paulistanos.
Não à tôa, a festa é celebrada nas ruas do bairro mais italiano de São Paulo (SP). Dezenas de barracas vendem pratos italianos, especialmente macarrão, polenta e fogaça, nos arredores das Ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto, perto da Igreja de Achiropita.
O mais bacana de tudo é que além de divertir os milhares de turistas, a festa ainda é o principal recurso que mantém as obras e projetos sociais da paróquia.
– Festas populares do Estado de São Paulo
Mapa com roteiro de ruas no Bixiga
– Lugares para viajar no Réveillon
Dicas para ir na festa de Achiropita
Se você realmente quer sentir como é a festa, deve comprar o ingresso e entrar na paróquia. Lá dentro é possível assistir shows com música e dança em trajes típicos, jantar tranquilamente e ter segurança.
A grande maioria das pessoas ficam do lado de fora, nas ruas ao redor da igreja, mas é muita muvuca, você mal consegue andar e há filas imensas em todas as barraquinhas de comida.
Se você pretende ficar só do lado de fora para comer comida típica, a dica é chegar bem cedo, por volta das 17h, e ir embora antes das 19h.
Evite chegar muito tarde e tome cuidado com seus pertences. Como dissemos, a dica é comprar o ingresso (R$ 80 no sábado e R$ 40 no domingo) antes para entrar na paróquia, especialmente se você tiver filhos ou for com crianças.
O movimento é maior aos sábados, entre 18:00 e meia noite. Domingo o movimento cai um pouco, mas também atrai muitos visitantes. O horário no domingo é das 17:30 até 22:30.
Dica de passeio no interior: Festival de Inverno de Serra Negra
Para saber mais acesse o site: www.achiropita.org.br | Foto: ArquiSP