fbpx
Home / Souvenir / Fundo da Mala / Se viajar para Minas Gerais é bão, com festa então…
Pôr do sol em Ouro Preto-MG

Se viajar para Minas Gerais é bão, com festa então…

É bunidimais ver as cidades do interior de Minas Gerais, a um tiquim de Belo Horizonte e até longe prá dedéu ou pra incardí divera, enfeitadas para as tradicionais festas em MG, além de muito festival bão, mar bão mermo

Festas juninas, festival de inverno, turismo religioso, cultura e gastronomia são alguns dos eventos de cidades mineiras que deixam a viagem ainda mais gostosa e interessante em um dos Estados mais festeiros do Brasil.

Listamos abaixo os melhores destinos com festas no interior de MG para viagens em diferentes épocas do ano. A ideia foi elencar lugares turísticos de MG, além de Beagá, com festas típicas e populares. Ói sô! Espia só procêvê:

Festival de Quadrilhas do Vale do Jequitinhonha

 

O Festival de Quadrilhas de Jequitinhonha desde 2005 promove as tradições populares do Vale do Jequitinhonha. A festa acontece na Praça Adelino Barbosa, a “Praça de Eventos”.

Durante três dias, quadrilhas de várias cidades do Vale do Jequitinhonha disputam o prêmio de melhor quadrilha da região. Criatividade, marcação, tempo, coreografia e figurino são os quesitos analisados pela comissão julgadora do festival.

Barracas com comidas típicas, danças e bandas de forró fazem parte do festival, que faz a alegria dos turistas e habitantes há mais de 10 anos. A grande festa junina de Jequitinhonha costuma acontecer no início de junho. Para mais informações acesse www.jequitinhonha.mg.gov.br.

Arraial de Belô

Em 2019, a Belotur continua com a já tradicional festa junina de Belo Horizonte, criando uma verdadeira “Festa de São João” em BH entre junho e julho. Faz parte do festival junino o Anarriê de Santê, uma Quermesse no Viaduto Santa Tereza.

O evento principal costuma ter concurso de quadrilhas – com apresentações em regiões da cidade, shows de artistas locais e renomados. Para mais informações acesse www.belohorizonte.mg.gov.br.

Festa de Santo Antônio de Roças Grande, em Sabará

Há quase 300 anos acontece a festa junina de Santo Antônio, em Sabará, a 20 km de BH. A vila de Roça Grande é considerada o “centro de peregrinação dos devotos de Santo de Antônio”. Milhares de pessoas do Brasil vão à cidade religiosa de MG para cumprir promessas e agradecer as graças alcançadas.

A programação inclui a trezena de Santo Antônio, distribuição do pão de Santo Antônio, procissão com a imagem do padroeiro, barraquinhas de comidas típicas. As romarias são realizadas sempre no dia 13 de junho, com missas durante todo o dia na matriz de Roça Grande. Para mais informações acesse www.santuariosantoantonio.org.br.

Arraiá do PIC, em Belo Horizonte

festas pampulha bh

A Pampulha é um dos lugares mais bonitos de Belo Horizonte

A festa junina já é tradição no Pampulha Iate Clube. A festa é longa e costuma ter grandes nomes da música sertaneja, além de animação por conta de DJ’s comandando as picapes após os shows. Para mais informações acesse www.pic-clube.com.br/arraia2018.

Forró do Regaço, em Pavão

Há mais de uma década é assim. A popular festa junina do interior de MG acontece em Pavão, a 550 km de BH. São tradições religiosas, o saber popular, as crendices e superstições, os causos contados por cumpadres e cumadres, passados de geração para geração.

Resgatando um costume rural, o evento traz da roça a fogueira, o pau-de-sebo, o casamento caipira, as quadrilhas, o levantamento de mastro, o foguetório, delícias da culinária mineira e forró, dançado na praça central.

Festa de São João, em Paula Cândido

A festa de São João da cidade era uma festa popular em MG, porém em meados de 1960 acabou, porém desde 2013 a festa foi resgatada e vêm fazendo sucesso na região. Há danças tradicionais, brincadeiras e comidas tradicionais, levantamento do mastro e passagem nas brasas da fogueira. Eita!

O clima da festa é bem familiar, com a presença de violeiros locais e banda de forró. A festa junina de Paula Cândido, a 230 km de BH, acontece em junho. Para mais informações acesse www.facebook.com/secculturaeturismopc.

Festa Junina de Teófilo Otoni

A Festa Junina de Teófilo Otoni, a 450 km de Belo Horizonte, preserva, valoriza e fomenta as tradições culturais do município, oferecendo momentos de cultura, entretenimento e lazer para turistas e moradores.

A Festa Junina será realizada de entre junho e de julho, na Praça Tiradentes, oferecendo comidas típicas, shows musicais, e o já tradicional Concurso de Quadrilhas, com grupos representantes dos bairros e distritos da região. Para mais informações acesse www.teofilootoni.mg.gov.br.

Tiradentes Vinho & Jazz Festival

festas tiradentes mg

Tiradentes-MG é uma das cidades históricas mais visitadas do Brasil

O festival cultural de Tiradentes, a 190 km de Belo Horizonte, promete agitar a cidade histórica. É uma ótima dica pata tomar um bom vinho escutando música de qualidade em uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais.

O evento acontece no Largo das Forras, entre os dias 07 e 9 de junho de 2019. Para informações acesse www.doinlive.com/tiradentesvinhoejazz.

Dicas de pousadas em Tiradentes, MG

Festa do Divino, em Diamantina

A Celebração do Divino Espírito Santo é uma mistura de fé e tradição, na véspera do início das novenas, os sinos convidam e anunciam a alvorada com a distribuição do famoso bolo de arroz além da procissão da bandeira para o levantamento de mastro, banda e música e a procissão dos milagres.

No domingo de manhã a festa tem seu ponto alto com o Cortejo do Império acompanhado por grupos folclóricos como os Caboclinhos. O imperador e sua família são levados com grande entusiasmo de sua residência para a celebração festiva na igreja de Nossa Senhora do Amparo.

Em 2019, a a maior festa do divino de MG acontece no começo de junho na Paróquia Santo Antônio, em Diamantina, a 300 km de BH.

Festa Italiana, em Belo Horizonte

O evento comemora o Dia da República da Itália, 2 de junho, data mais importante do calendário italiano. A proposta da festa é unir italianos, ítalos-descendentes e brasileiros numa grande confraternização e apresentar um pouco das tradições, hábitos e belezas da Itália como música, dança e gastronomia.

A festa italiana de rua em BH acontece na Av. Getúlio Vargas, entre Av. Cristóvão Colombo e a Rua Professor Morais Savassi, das 10h às 22h. A entrada é a doação de 1k de alimento não perecível, exceto sal, fubá e farinha. Para mais informações acesse www.acibramg.com.br.

Zé do Mato, Lagoa Dourada

No roteiro da Trilha dos Inconfidentes, o Festival Zé do Mato vem se consolidando como um importante evento cultural da cidade e como maior festival de música popular e sertaneja da região das Vertentes.

O festival acontece entre maio e junho na Rua Ernesto Queiroz, no centro histórico de Lagoa Dourada, cidade próxima 150 km de Belo Horizonte.

Nesta festa regional se apresentam apenas artistas do município e cidades próximas, sendo assim um importante meio de divulgação e proteção da cultura local. Para mais informações acesse www.lagoadourada.mg.gov.br.

Festa de Nhá Chica, em Alagoa

A famosa Festa de Nhá Chica completa 57 anos em 2019. A devoção chegou em Alagoa, a 425 km de BH, pela fé de fiel, que construiu inicialmente um pequeno oratório, onde convocava a população para vir rezar o terço em honra da alma de Nhá Chica. O encontro cresceu e virou uma grande festa religiosa em MG, a maior da região.

Durante 10 dias são celebradas as missas e, depois da novena, os convidados se descontraem com shows musicais, forró e degustação nas barraquinhas de iguarias da culinária local. O festival acontece no início de junho. Para mais informações acesse www.alagoa.mg.gov.br.

ExpoCachaça, Belo Horizonte

Um dos eventos mais jóias de BH é a Feira da Cachaça, a maior e mais importante do setor. A Expocachaça é uma mistura de feira e festival. Além de promover a cachaça, produto tipicamente mineiro, o festival traz ainda a gastronomia de Minas Gerais no pacote.

Em 2019, o evento acontece entre os dias 06 e 09 de junho, na Av. Amazonas, 6200 – Gameleira. Para mais informações acesse www.expocachaca.com.br.

Feriado de Corpus Christi em MG

tapete corpus christi 2017

Os tapetes de Corpus Christi, enfeitados com serragem colorida | Flickr

O feriado de Corpus Christi, celebrado no dia 20 de junho de 2019, movimenta as cidades turísticas de MG com a tradicional confecção de tapetes com serragens coloridas com desenhos religiosos. Nas ruas de Ouro Preto, Sabará, Mariana e Passa Quatro acontecem missas e procissões do Santíssimo Sacramento.

Todas as festas ocorrem no dia 20 de junho, com exceção da cidade de Passa Quatro, que também tem procissão pelas ruas das cidades turísticas de MG.

Leia também: O que fazer em Capitólio, MG

Festa do Peão de Extrema

Para quem gosta, a Festa do Peão Boiadeiro de Extrema, a 480 km de BH e apenas 100 km de São Paulo, é um tradicional evento desta cidade do Sul de Minas Gerais, que conta com shows de artistas da música sertaneja.

Além disso, campeonatos de montaria em touros, desfile de cavaleiros e show pirotécnico fazem parte da programação do evento. A festa acontece no Parque Municipal de Eventos em junho.

O que fazer em Extrema, MG

Festival da Linguiça de Formiga

O sabor da linguiça de Formiga, a 200 km de BH, é reconhecido e está em cardápios e restaurantes por todo o país. A festa promove o produto e espetáculo com artistas, músicos, instrumentistas e dançarinos regionais.

O festival acontece entre em junho no Terminal Rodoviário, e tem a renda revertida às associações filantrópicas da cidade.

Festa do Milho, em Santana dos Montes

O evento movimenta a região e conta com desfile de carros de bois enfeitados, concurso da princesa do milho, concurso da produtividade do milho, apresentação de pratos à base de milho, shows e barraquinhas todos os dias.

O evento costuma ocorrer em junho na cidade a apenas 150 km de Belo Horizonte.

Festa do Café, em Nova Belém

A festa é uma tradição na cidade do interior de MG, a 450 km da capital, e conta com visitantes e turistas de cidades próximas. Entre as atrações, o Concurso Rainha do Café, shows, barracas de artesanatos e comidas típicas. A festa resgata a cultura local e valoriza o produto pioneiro da região.

O evento costuma acontecer entre junho e julho no bairro Morada Feliz. Para mais informações acesse www.trilhasdoriodoce.com.br.

Festa da Panela de Pedra, em Mariana

Comida boa, música animada e diversão. A festa atrai moradores e turistas que buscam conhecer mais sobre a confecção das panelas de pedra e experimentar o sabor único dos alimentos nelas produzidos. São três dias de atrações, comidas típicas, diversão para as crianças e torneio de futebol.

Todos os anos um restaurante a céu aberto serve comidas típicas – como feijão tropeiro, frango a molho pardo e com quiabo. Também há apresentações de grupos folclóricos como o Congado e a centenária Sociedade Musical VIII de Dezembro. A festa costuma acontecer em julho, no distrito de Cachoeira do Brumado, a 130 km de BH.

Cidades românticas e turísticas em MG

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Praça tiradentes ouro preto mg

Além das atrações históricas, Ouro Preto é palco de programações especiais em feriados e festas populares

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana ocupa ruas, praças, prédios históricos e áreas externas das duas cidades mineiras, colocando-a entre as maiores festas de MG. Em 2019, o festival acontece entre os dias 13 e 28 de julho. Para informações acesse www.festivaldeinverno.ufop.br.

Uma dica para quem planeja conhecer estas cidades, é fazer a viagem no começo do festival, pois dia 16 de julho é celebrado o aniversário de Mariana (Dia de Minas). Em ritmo de festa, Minas Gerais e a sua primeira capital celebram a data com programação variada.

O que fazer em Ouro Preto, MG

Festival de Inverno de Itabira

Uma lugar diferente para conhecer em MG é a cidade de Itabira, cidade próxima 100 km de Belo Horizonte.

No Festival de Inverno há oficinas e cursos de dança, música, artes cênicas, literatura e artes plásticas, além de diversos espetáculos culturais, concertos e exposições. A festa costuma acontecer em julho.

Festa do Vinho, em Andradas

A Festa do Vinho de Andradas (MG), a 485 km da capital mineira, conta com shows, barracas de alimentação, além de exposição e comercialização de vinhos e suco de uva de vinícolas locais.

A festa acontece desde 1954 como herança da imigração italiana, vinda especialmente da região norte da Itália, onde famílias se dedicavam ao cultivo das vinhas e à fabricação do vinho. A festa italiana acontece em julho no Clube Rio Branco.

Festa do Queijo e do Doce de Leite, em Ipanema

Desde 2011 Ipanema-MG, a 370 km de BH, vem superando os próprios limites na produção do maior queijo minas do país.

Em 2016, foram utilizados mais de 18 mil litros de leite para produzir um queijo gigante, com 76 cm de altura, 1,75 m de diâmetro e 1.910 kg, distribuído gratuitamente na Praça Coronel Calhau. A população desfrutou não apenas do famoso queijo, mas também de um doce de leite de 568 kg e um bule gigante com mil litros de queijadinha.

Além da produção, acontecem durante o evento, cursos de culinária e apresentações de bandas regionais. O evento acontece no final de julho.

Agosto com Gosto

O festival de gastronomia da lapinha da serra é um dos maiores eventos na região do Parque Nacional da Serra do Cipó. Acontece em todos os finais de semana de agosto.

Savassi Festival, em Belo Horizonte

O mega festival de música da Savassi dedica-se ao jazz e a música instrumental desde 2003. Além de shows em espaços públicos, o festival realiza lançamentos de CDs, concursos, workshops, residência artística, lançamentos de obras inéditas, fomento a colaborações, recolhimento de alimentos não perecíveis e parcerias com comerciantes locais.

Em 2019, a festa acontece entre os dias 5 e 11 de agosto em vários pontos da cidade. Para mais informações acesse www.savassifestival.com.br.

Festival de Teatro de Juiz de Fora

O Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, a 275 km de BH, é realizado em vários pontos da cidade em uma semana de interação com as diversas manifestações artísticas. O festival busca dar estímulo à produção teatral na cidade de Juiz de Fora, a formação de público teatral, a promoção de intercâmbio cultural entre artistas locais, etc.

O evento conta com mostra de espetáculos, teatro local, oficinas e mesas de debates. O festival acontece em setembro. Para mais informações acesse  www.pjf.mg.gov.br/funalfa.

Festa de Nossa Senhora da Penha, em Itamarandiba

O Distrito de Penha de França, pertencente a Itamarandiba, fica a 470 km de BH. Parte de uma natureza exuberante possui a expressiva “Lapa Santa”, onde há sinais rupestres, representando figuras indígenas e animais. A região também é conhecida pelos mistérios que cercam sua história.

A aparição de Nossa Senhora Aparecida em troncos de árvores fez com que seus moradores edificassem, em sua devoção, a Igreja de Nossa Senhora da Penha. Desde então, iniciaram-se romarias pela fé em Nossa Senhora da Penha. Durante as celebrações há missas, procissões, hasteamento do Mastro, fogos de artifício e marujada. A Festa da Penha em MG acontece em setembro.

Leia também: Lugares para viajar em Setembro no Brasil

Com informações da Secretaria de Turismo de Minas Gerais

As programações de festas nas cidades podem sofrer alterações sem aviso prévio.

About Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

4 comentários

  1. Decepcionada com as informações aqui.
    Acompanho o site e sou apaixonada pelo estado de Minas Gerais.
    Estou em Minas, faz somente 2 anos.
    vi essa matéria sobre as festas e confesso que não pensei duas vezes sobre ir à Santana dos Montes, na festa do milho que aconteceria dia 24 e 25 de junho.
    Percorri 238 km, moro em pará de minas.
    Chegando na cidade de Santana dos Montes, nem o próprio policial estava sabendo da tal festa.
    Pedi informações a dois senhores que ali estavam (calçada, perto da igreja principal q alias estava tendo um casamento ), e um me disse que talvez a festa era num vilarejo de boa esperança, perto dali.
    Fui até lá e NADA.
    Depois de tentar obter informações, desisti e pra não perder viajem, fui até congonhas.
    Seria bom que antes de postar algo, pudesse ter total certeza sobre tal festa, evento, etc.
    Pq foi decepcionante pra mim e meu esposo que me cobrou por confiar nessas informações.
    (Tenho fotos que fiz no sabado lá, caso queira confirmar a veracidade do que estou falando)

  2. oi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. oi leitores eu faço coisa reciclavel então acompanhe meu canal no youtube silva ensina e tudo mais

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*