Início / Dicas / Festas folclóricas e populares do Nordeste: festas típicas da região
Maracatu Piaba , em Olinda - Pernambuco

Festas folclóricas e populares do Nordeste: festas típicas da região

Primeiramente, as festas folclóricas e populares do nordeste são uma mistura de religiões, música, comemorações e manifestações artísticas da cultura nacional. O nordeste já é uma região já famosa por alguns dos destinos e praias mais bonitas do Brasil, entretanto também conta com as maiores e melhores festas populares brasileiras.

Carnaval

Quando pensamos nordeste, logo nos lembramos do Carnaval. Dessa forma, uma das festas de Carnaval do nordeste mais divertidas em nossa opinião é o Carnaval de Olinda. O evento acontece no centro histórico da cidade, a 10 km da capital Recife.

Em outras palavras, o legal do carnaval de Olinda são os blocos gratuitos, com a tradição da percussão e dos bonecões de Olinda em desfiles de cores pelas ladeiras e igrejas da cidade histórica. Atualmente, o Carnaval de Olinda é uma festa popular mais tradicional do que o de Salvador. O Carnaval costuma acontecer em fevereiro (46 dias antes do domingo de Páscoa) e é um dos principais feriados do nordeste.

Réveillon

No auge da temporada turística das férias de verão, tanto as grandes capitais nordestinas quanto praias como Jericoacoara, Canoa Quebrada, Porto Seguro e outros destinos fazem grandes comemorações de Ano Novo, cada uma com seu estilo de festa da virada.

A festa de Réveillon em Fortaleza reúne milhões de turistas, enquanto Jeri, também no Ceará, convida seus visitantes a ver a queima de fogos de ano novo da Duna do Pôr do Sol.

Festas populares na Bahia

Aliás, ao longo de todo o ano, a Bahia exibe sua cultura e suas tradições em festas folcóricas e populares. No calendário de festas folcóricas e populares da Bahia, uma das mais significativas é a Lavagem da Escadaria do Bonfim, em Salvador.

A comemoração típica é celebrada com festa em Salvador. Portanto, a manifestação popular celebra o Senhor do Bonfim, que nas religiões de matriz africana é representado por Oxalá. Desse modo, na segunda quinta-feira do ano, em janeiro, a festa em Salvador reúne mães e filhas-de-santo que lavam as escadarias da Igreja do Bonfim.

A Festa do Senhor do Bonfim em Salvador acontece logo depois, no segundo domingo do calendário de Ano Novo.

Carnatal, o maior Carnaval fora de época

Com vários hotéis, Ponta Negra é o melhor lugar para ficar em Natal-RN

O Carnatal é uma das maiores micaretas do Brasil, com a bela Natal-RN de cenário.

Sendo assim, a festa de Carnaval fora de época em Natal, capital do Rio Grande do Norte, já virou tradição, com milhares de turistas que aproveitam o começo das férias de dezembro, já entrando no clima de verão em uma das mais divertidas e animadas festas folclóricas nordestinas.

Desde 1991, o Carnatal reúne cada vez mais pessoas e já entrou no calendário de maiores festas do nordeste. Após algumas mudanças no local da festa, desde 2011 ocorreu no entorno do estádio Machadão, com o início do percurso na Av. Prudente de Moraes.

Festas juninas no nordeste

Antes de mais nada, o forró e a música popular, as históricas sertanejas, a comida típica das festas juninas do nordeste fazem com que a região tenha as maiores festas de São João do Mundo.

Ao longo de todo mês de junho são lembradas as mais típicas comemorações do nordeste. Para celebrar o Dia de São João, em 24 de junho, Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, fazem as duas melhores festas juninas de São João do Brasil.

A princípio, outra festa junina do nordeste imperdível é o Bumba-meu-boi de Maranhão. Sem dúvida, uma comemoração típica da região nordeste repleta de folclore. Dessa forma, a festa do Bumba-meu-boi em São Luís reúne no centro histórico da cidade grupos artísticos, música, cores das festas folclóricas durante o mês de junho e julho.

Também em junho, em torno do São João, Aracaju, capital do Sergipe, recebe sua maior festa do seu calendário cultural, o Forró Caju.

Festival de Inverno de Garanhuns

As festas folclóricas e populares do nordeste são tão variadas que a região mais quente do Brasil tem até um enorme Festival de Inverno.

Em julho, durante 10 dias, Garanhuns, no Agreste nordestino, recebe uma programação de shows, exposições de arte, circo e teatro, numa das melhores festas do Brasil para viajar no inverno e viver o folclore nordestino de perto. O FIG Garanhuns tem shows de grandes artistas e muita cultura popular, em um dos mais coloridos e divertidos festivais de cultura do Brasil.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.