Quem já esteve na Europa sabe como o humor e animação do povo europeu melhora quando o verão começa a se aproximar.
O clima é de festa, não apenas por conta dos dias mais longos e quentes, também por ser nesta estação que acontecem os maiores festivais do continente. Já estive algumas vezes na Europa, mas o único grande festival que fui foi o Pink Pop, na Holanda, onde presenciei a volta do The Smashing Pumpkins (2007). Quero ir em mais festivais, você também? Então, confira estas dicas!
Pensando já no verão europeu, e claro, ajudar quem estiver planejando uma viagem para a Europa e está louco para ver artistas que dificilmente pisarão em solo tupiniquim por conta deste câmbio altíssimo, selecionei alguns dos melhores festivais na Europa.
Planeje agora: Lugares para passar o réveillon 2023
Trilha sonora para viagens na Europa
Ouvir música na viagem é uma forma de fazer turismo com trilha sonora. Caminhar entre paisagens, pontos turísticos e atrações ouvindo a música favorita é legal, mas também ir além e ouvir a música regional, pois ajuda o viajante assimilar melhor a cultura local e as bandas e cantores locais.
Sempre que viajo faço uma listinha de músicas que estejam relacionadas aos destinos por onde caminho ou voo. P
odem ser músicas com o nome destino, como ouvir New York City Cops (Strokes) ou Hotel Califórnia (Eagles), Fake Tales of San Francisco (Arctic Monkeys), em uma viagem para os Estados Unidos. Ou ouvir as bandas que irão tocar em um festival na Holanda, como o Lowlands (países baixos) com shows do Kaiser Chiefs, Sonic Youth, The Killers, Kings of Leon. Isso é legal!
Pinkpop, perto de Maastricht, na Holanda
Quando fiz mochilão viajando por França, Alemanha, Áustria, República Tcheca e Holanda, fui ao Pink Pop Festival ver shows do Smashing Pumpkins, Arctic Monkeys e The Fratellis. Gosto de marcar minhas viagens com um show. Teve Linkin Park também, mas descansei as pernas, mesmo porque nem curto esse som, para ver a volta de Billy Corgan ao Smashing Pumpkins.
Pink Pop, Festival de música na Holanda
É comum nos festivais da Europa, você trocar copos descartáveis onde são vendidas as cervejas por um “vale bebida”. No Pink Pop, era possível juntar 100 copos descartáveis e trocar por uma cerveja. Isso ajuda a manter a pista limpa.
Leia também: Chá Ayahuasca: ritual xamânico na Amazônia
Doheny Days, em Dana Point, na Califórnia
Quando fiz minha road trip (route 1), nos Estados Unidos fui ao Doheny Days, em Dana Point, na Califórnia. E, em Nova York assisti ao show do The Dandy Warhols. Já morando no Canadá, fui ver George Clinton & Parliament Funkadelicic, em Toronto. Este sem dúvida, um dos melhores shows da minha vida. George Clinton, Garry Shider e Eddie Hazel mandaram ver na funk music!
Nem só de rock gosta o viajante. Já fui ao Igloofest, em Montréal. Aliás, o nome é bem propício. Fui na balada com um casacão de frio pesado. E não tinha onde colocar. A galera deixava os casacos todos amultuados. Vi Josh Wink e Misstress Barbara. Além da Nuit Blanche, em Montréal, vi show do Ricardo Villalobos. Para entender, este último evento é como a Virada Cultural em São Paulo (SP). Só que com muita neve e frio de até –30ºC.
Festivais na Europa
Estou ansioso para ouvir o novo álbum da PJ Harvey, uma das minhas bandas preferidas, e descobri festivais incríveis onde ela irá se apresentar em sua nova turnê. Claro, que diversos outros artistas tocarão nos festivais, mas só de saber que a PJ Harvey tocará já é garantia de música boa.
PRIMAVERA SOUND – ESPANHA E PORTUGAL
Um dos festivais mais tradicionais da Europa tem edições em Barcelona, Espanha, entre 1 e 5 de Junho, e uma versão reduzida na cidade do Porto, Portugal, entre 6 e 11 de Junho. Dentre as bandas em destaque estão Radiohead, LCD Soundsystem, PJ Harvey, Sigur Rós, Tame Impala, The Last Shadow Puppets Air, entre outros.
WE LOVE GREEN FESTIVAL – FRANÇA
Um dos festivais que vem ganhando destaque na Europa por conta de seu caráter sustentável, o We Love Green acontece em Paris, França, nos dias 4 e 5 de Junho. Algumas das bandas que se apresentarão por lá são LCD Soundsystem, PJ Harvey, Air, Hudson Mohawke e Superpoze.
SIDEWAYS FESTIVAL – FINLÂNDIA
É um novo festival na Europa, que promete esquentar ainda mais o verão, até mesmo nas gélidas terras da Escandinávia. O Sideways acontece em Helsinki, Finlândia, entre os dias 17 e 18 de Junho. O grande destaque do festival, adivinha quem é? – PJ Harvey.
ZITADELLE SPANDAU – ALEMANHA
Uma das cidades mais empolgantes da Europa também tem o seu festival de peso. O Citadel Music Festival acontece entre os meses de Maio e Julho em Berlim, Alemanha. Dentre as atrações estão PJ Harvey, Beirut, Element of Crime, Lionel Richie, Pixies, Roxette, entre outros.
INMUSIC – CROÁCIA
Outra festival que promete agitar a Europa em 2016 é o InMusic, que acontece entre os dias 20 e 22 de Junho, em Zagreb, Croácia. As principais bandas a se apresentarem serão Florence + The Machine, PJ Harvey, The Kooks, Wilco e alguns outros.
PINK POP FESTIVAL – HOLANDA
O Pink Pop, na Holanda, é um dos festivais mais divertidos da Europa.
É um dos festivais mais bacanas que acontece na Europa. O festival mescla bandas consagradas de pop/rock com novidades da cena alternativa. O Pink Pop acontece em Landgraaf, Holanda, entre os dias 10 e 12 de Junho. Os nomes em destaque são Red Hot Chili Peppers, Rammstein, Paul McCartney, Lionel Richie entre outros.
OPEN’ER FESTIVAL – POLÔNIA
Quem está planejando uma viagem para o Leste Europeu, poderá curtir o Open´er, em Gdynia, ao norte da Polônia, entre os dias 29 de Junho a 02 de Julho. Os destaques são figurinhas repetidas, entre eles Bastille, Florence + The Machine, Foals, PJ Harvey, LCD Soundsystem, The 1975, M83, Red Hot Chili Peppers, Sigur Rós, e outros.
ROSKILDE FESTIVAL – DINAMARCA
O festival de Roskilde está entre os maiores festivais de música pop na Europa. O evento acontece em Roskilde, Dinamarca, entre os dias 25 de Junho e 03 de Julho. São muitas bandas durante os 8 dias de festivais. As atrações em destaque são LCD Soundsystem, New Order, PJ Harvey, Red Hot Chili Peppers, Action Bronson, entre outros.
ROCK WERCHTER – BÉLGICA
Não chega a ser uma mega festival, por isso uma boa pedida para quem prefere algo menos grandioso. Os shows acontecem no pequeno vilarejo de Werchter, perto de Leuven, Bélgica, entre os dias 30 de Junho e 03 de Julho. Paul McCartney, Ellie Gouding, New Order, PJ Harvey, Robert Plant and the Senational Space Shifters, The Offspring, entre outros estão no line-up.
BEAUREGARD FESTIVAL – FRANÇA
Outro festival bem legal na Europa é o Beauregard, que acontece em Hérouville-Saint-Clair, França. Neste ano as datas vão de 30 de Junho a 05 de Julho. O grande destaque do festival é o Chemical Brothers.
POHODA FESTIVAL – ESLOVÁQUIA
Com quase 20 anos de existência é um dos grandes festivais de verão na Europa. O festival apresenta música alternativa, rock, pop e eletrônico, além de performances teatrais e debates sobre música, dança e literatura. O local do festival é o aeroporto de Trenčín, Eslováquia, entre os dias 07 e 09 de Julho. O grande destaque nos palcos será PJ Harvey, The Prodigy e Gogol Bordello.
ØYA – NORUEGA
O festival já revelou bandas como Sonic Youth e Arctic Monkeys está completando 17 anos e há alguns anos já é o principal festival dos países escandinavos. O Øyafestivalen acontece na cidade de Oslo, Noruega, entre os dias 09 e 13 de Agosto. As bandas em destaque são Massive Attack, PJ Harvey e Eagles of Death Metal.
WAY OUT WEST – SUÉCIA
É um festival mais voltado à música pop, experimental e eletrônica. O Way Out West acontece em Gothenburg, segunda maior cidade da Suécia, entre os dias 11 e 13 de Agosto. Nada de muito diferente no line-up – PJ Harvey, Massive Attack, M83, Jamie XX, Sia entre outros.
Aplicativos para buscar bandas e artistas
Sua banda favorita não vai tocar em nenhum destes festivais? Gosto de usar dois aplicativos para procurar shows de bandas que gosto.
Sempre faço isso durante o planejamento de uma viagem – uso o Pollstar, onde é possível fazer a busca pelo nome da cidade, artista ou festival que gostaria de ir; e também o Bandintown, aplicativo no Facebook que te avisa das bandas em turnê em determinado destino. Para ver se sua banda favorita irá tocar em algum lugar específico é só clicar no nome da cidade e trocar de localidade.
Outra dica, é buscar informações na Secretária de Cultura do município ou centro de informações turísticas sobre os eventos na cidade em que estará de férias. Procure também ouvir rádios locais e conversar com as pessoas nos estabelecimentos. Aliás, a música é um bom pretexto para começar uma conversa e conhecer melhor as pessoas que moram no destino.
Destinos internacionais
Por fim, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!