Início / Antes da Viagem: planeje melhor / Melhores destinos para viajar em dezembro no Brasil

Melhores destinos para viajar em dezembro no Brasil

Final de ano é sempre aquela euforia, especialmente a época entre os feriados de Natal e do Ano Novo. Após 6 meses de quarentena e esse tempo todo em casa, com a proximidade das férias de verão 2020/2021, parece que a vontade de viajar aumenta!

Em um ano “fora do comum”, as férias escolares de verão podem ser oportunidade de aproveitar os feriados nacionais de Natal (25 de dezembro de 2020, uma sexta-feira) e Ano Novo –o Réveillon 2021 cai também na véspera do final de semana.

E assim, muita gente poderá aproveitar as festas de final de ano para colocar o pé na estrada e viajar, seja em um lugar perto pelo Brasil ou para um cantinho mais afastado, mantendo o isolamento social enquanto não sai a vacina contra o coronavírus.

Réveillon 2021: onde passar o Ano Novo

Férias e viagem de fim de ano

Lugares para viajar em dezembro de 2020

Elencamos abaixo destinos no Brasil para quem procura opção barata para viagens de final de ano. São lugares onde passar as festas natalinas, lembrancinhas e mensagens de Feliz Natal e Próspero Ano Novo, que servem de inspiração para viagens entre dezembro e janeiro após a quarentena de 2020.

Gramado e Canela – Serras Gaúchas

Canela é uma romântica cidade nas Serras Gaúchas

Com uma das maiores festas natalinas do Brasil, a cidade de Gramado recebe muitos visitantes para assistir o Natal Luz. O evento conta com Papai Noel e decoração de Natal nas ruas e lojas da vila gaúcha.

O evento está confirmado para 2020 – O Natal Luz de Gramado acontecerá de 22 de Outubro de 2020 a 30 de Janeiro de 2021.

É possível fazer roteiro incluindo a vizinha Canela, a menos de 10 km de Gramado. Escolher uma pousada em Canela pode cair bem no bolso.

Na programação, shows com espetáculos de luz, som, alegria e muita música.

— Festas típicas, populares e regionais do Brasil

Férias de fim de ano

Maceió

Festa de ano novo em Maceió

Praia de Pajuçara, em Maceió

Nós do blog de viagens Muita Viagem consideramos o litoral de Alagoas o mais bonito do Brasil, com praias de águas quentinhas e calmas.

A Praia de Pajuçara é uma amostra de como o estado alagoano é dotado de beleza rara, com lugares paradisíacos, resorts all inclusive e pousadas baratas para quem quiser viajar gastando pouco.

A praia é a mais bonita de Maceió e está entre as melhores praias do Brasil.

Além das praias de Maceió, como a Praia do Gunga, uma das mais bonitas do Brasil, o legal é comprar passagens aéreas para Maceió, ficar em hotel, pousada ou resort ali e ir conhecendo cidades e praias próximas como Maragogi, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas (PE) em passeios e viagens curtas bate-volta.

Ou como fizemos — 3 destinos em 3 semanas, viajando por estas três cidades maravilhosas em aproximadamente um mês.

Final do ano no Nordeste

Praia da Pipa e Genipabu

A praia de Pipa-RN tem muita coisa para fazer e ótimas pousadas

Um destino bastante apropriado para passar a época de final de ano em uma praia paradisíaca.

A capital do Rio Grande do Norte é um dos destinos mais bonitos do Nordeste e uma cidade super agradável para viajar sozinho ou em família.

Quem vai para Natal deve reservar alguns dias para conhecer a paradisíaca Praia de Pipa, uma das mais bonitas do Brasil, Genipabu, Morro do Careca e o maior cajueiro do mundo! A infraestrutura hoteleira de Natal é muito boa, com diversas opções de pousadas românticas, hotéis e resorts.

— O que fazer em Natal?

Grupos de amigos e solteiros tem um motivo a mais para ir para Pipa e ficar: a noite, na época de final de ano, é uma das mais agitadas do Nordeste: prepare-se para ver o sol nascer da praia em Pipa.

Férias de fim de ano em Salvador

Praias perto de Salvador – BA

Arembepe, Praia do Forte e Imbassaí

Vale a pena conhecer o paraíso rústico de Arembepe, reduto hippie perto de Salvador

Vale a pena conhecer o paraíso rústico de Arembepe, reduto hippie perto de Salvador

Imagina o tamanho do seu sorriso se em dezembro, às vésperas do ano novo, você estiver viajando para Salvador, na Bahia? Sorria, você está na Bahia!

Salvador costuma ter promoções de passagens aéreas da LATAM, GOL, Azul e Avianca, muitas praias lindas, acarajé e dança de capoeira. Precisa de mais alguma coisa para ter uma ótima viagem de fim de ano?

— Viagens baratas entre o norte e o sul de Salvador, na Bahia

Salvador também é um destino legal para começar uma das melhores road trips do Nordeste, pelo litoral norte da Bahia, cruzando praias como Arembepe, praia do Forte e Imbassaí.

Praias isoladas em Pernambuco

Maracaípe e Praia dos Carneiros

Famosa pelas ondas, Maracaípe também tem cenários perfeitos para relaxar

Famosa pelas ondas, Maracaípe também tem cenários perfeitos para relaxar | Muita Viagem

Fugindo um pouco dos destinos mais procurados do Nordeste do Brasil, como Porto de Galinhas, pode escolher cidades vizinhas de Recife para fazer viagens curtas e manter certo distanciamento das aglomerações das piscinas naturais de Porto de Galinhas e Maragogi-AL.

Para curtir praias isoladas e desertas, a dica é fazer o roteiro até Maracaípe. Colada a Porto de Galinhas e a 60 km de Recife, Maracaípe é mais rústica e tranquila que a vizinha.

Outra opção de viagem romântica numa praia paradisíaca é a Praia dos Carneiros, uma das mais bonitas do Brasil.

— As melhores dicas de viagens para Porto de Galinhas

Fim de ano no Rio de Janeiro

Praias do Rio de Janeiro

A longa praia de Ipanema e a praia do Arpoador, separadas pela pedra

A longa praia de Ipanema e a praia do Arpoador, separadas pela pedra | Divulgação

Todo mundo tem um amigo gringo que ama a Cidade Maravilhosa, mas o Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados por brasileiros nas viagens de final de ano.

Muita gente sonha em passar a virada de ano novo à bordo de um navio cruzeiro para ver a queima de fogos na festa de réveillon na Praia de Copacabana. Entretanto, este ano será diferente. A Riotur afirmou que o Revéillon 2021 do Rio não terá shows nem fogos com a presença de público.

— Roteiros no Rio de Janeiro: dicas de viagens

O Rio de Janeiro, em dezembro, às vésperas do réveillon, é movimentado por turistas –brasileiros e de outros países– e cariocas, com as areias das praias mais badaladas bastante disputadas e com aglomerações em dezembro. Por isso, use sempre a máscara de proteção facial, lave as mãos e evite aglomerações.

Feliz Natal no interior de SP

Campos do Jordão – SP

dezembro interior de SP

Celebre o fim de ano na cervejaria de Campos do Jordão | Foto: Muita Viagem

A região de Campos do Jordão, com as cidades turísticas da Serra da Mantiqueira, como São Bento do Sapucaí, Santo Antonio do Pinhal, bem como as atrações naturais de uma das regiões mais bonitas do Brasil, é dica de viagem boa e barata em dezembro por ser cidades de baixa temporada nesta época.

O que fazer em Campos do Jordão?

Natal em São Paulo

São Paulo

A metrópole cinza tem sempre muita coisa legal acontecendo no final do ano. Este ano, porém, a cidade não contará com a famosa corrida de São Silvestre, que agita as ruas de São Paulo no último dia do ano, em 31 de Dezembro, feriado da véspera.

Em tempos de pandemia as pessoas terão mais espaço para passear na Avenida Paulista apreciando as decorações natalinas, além da gigantesca árvore de Natal do Parque do Ibirapuera. Claro, sempre seguindo os protocolos de higiene e segurança da OMS.

Dicas de hotéis para passar o Réveillon em São Paulo

Viagens baratas para o final do ano

São Tomé das Letras-MG

No alto das montanhas do sul de Minas de Gerais, entre São Paulo e Belo Horizonte, a cerca de 350 km da capital paulista e da capital mineira, São Tomé das Letras tem belas cachoeiras, como as quedas do Vale das Borboletas, grutas, e uma movimentada vida noturna, com música ao vivo, nas férias de dezembro.

Além de muitas pousadas, São Tomé tem campings bem estruturados e casas para temporada para alugar.

Socorro-SP

Stand up no rio em Socorro no interior de SP – foto: Divulgação

Um dos principais centros turísticos do Circuito das Águas de São Paulo, Socorro é um dos melhores lugares para viajar no interior de SP no final de ano para ficar cercado por natureza: a estância hídrica fica a apenas 140 km de São Paulo, na fronteira com o sul de Minas Gerais.

Cheio de coisas para fazer, Socorro é um lugar com passeios para toda a família. Tem corredeiras para boia cross, águas calmas para stand up surf, tirolesas gigantes.

Também oferece atrações culturais e um típico cenário de interior paulista, com casarões da época de ouro do café. Além disso, Socorro é um dos melhores lugares para comprar roupas perto de SP, com destaque para a malharia. Sem dúvidas, Socorro é um dos melhores destinos para viajar com a família no interior de SP em dezembro.

Outro destaque de Socorro e da região no interior são a boa quantidade hotéis para família, resorts e hotéis-fazenda para curtir as festas de final de ano em SP.

Entre os destaques dos lugares para se hospedar na Cidade Aventura e na região do Circuito das Águas de SP estão o hotel-fazenda Campo dos Sonhos, o hotel-fazenda Parque dos Sonhos, ambos em Socorro, e os resorts Villa di Mantova Resort Hotel  e Oscar Inn Eco Resorts, ambos em Águas de Lindóia.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

3 comentários

  1. Quero muito conhecer o Peru, Machu Pichu, Cusco, Lima entre outras cidades. Pretendo viajar por lá em DEZEMBRO próximo durante 14/15 dias no máximo, começando no início do Mês.

    Gostaria de saber se há algum problema em viajar nessa época por lá, haja vista que toda viagem tem seu custo e gostaria de aproveitar o máximo daquele país.

  2. oi Ana Maria, em dezembro é época de chuvas, às vezes pode atrapalhar a visita a Machu Picchu, principalmente.

  3. Poxa, também gostaria de ir nesse periodo

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.