fbpx
Home / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / O que fazer em Gonçalves, MG – romantismo e aventura no topo da Mantiqueira
As cachoeiras são destaque em Gonçalves, MG

O que fazer em Gonçalves, MG – romantismo e aventura no topo da Mantiqueira

No topo da Serra da Mantiqueira, a mais de 1.300 metros de altitude, a cidade de Gonçalves, extremo sul de Minas Gerais, reserva ao turista diversos atrativos naturais e possibilita interação com a natureza preservada por entre trilhas com vegetações nativas e exóticas, rios e nascentes.

Distante 200 km de São Paulo, e pouco mais de 50 km de Campos do Jordão, Gonçalves é considerada a pérola da Serra da Mantiqueira e uma das cidades mais altas do Brasil. A cidade faz parte da rota turística serras verdes do sul de Minas Gerais.

De clima acolhedor, repleta de verde, com cachoeiras, mirantes e bosques, Gonçalves encanta o turista, que facilmente a elege como refúgio romântico no sul de MG para viagens de casal ou simplesmente um canto de aconchego no alto das montanhas mineiras.

Cidades turísticas na Serra da Mantiqueira

O que fazer em Gonçalves – MG

Praça Central, em Gonçalves – MG

Apesar de ares de cidade pequena do interior, há muitas coisas para se fazer em Gonçalves, especialmente para quem curte esportes de aventura em meio a natureza, tirolesa e trilhas de bike, a pé ou cavalgadas.

Planeje a viagem para ficar ao menos um final de semana na cidade. Há diversas atrações naturais e culturais, além de bons motivos para relaxar!

Sinal de celular é bem fraco. O melhor é o da Vivo, porém desconectar-se um pouco é um dos prazeres que Gonçalves proporciona ao turista.

Para relaxar, chalés com lareira e hidromassagem, caminhadas pelo centro e visita às lojas e ateliês, e restaurantes com a típica culinária mineira.

A grande maioria dos lugares aceitam cartões de crédito, entretanto é bom ter dinheiro na carteira para pagar atividades ao ar livre e comprar snacks no rolê.

Chalés românticos na Serra da Mantiqueira

Cachoeiras em Gonçalves

As cachoeiras são destaque em Gonçalves, MG

Aventura é o que não falta diante das diversas opções de passeios pela natureza (quase intocável) de Gonçalves, MG.

Por ser uma das cidades mais altas do Brasil, as trilhas em Gonçalves proporcionam visuais incríveis e paisagens deslumbrantes que descortinam a beleza da Mata Atlântica a mais de 2 mil metros de altitude.

Além disso, rios, corredeiras e cachoeiras adicionam frescor às caminhadas. Dica útil para os roteiros é usar tênis confortáveis, abusar do protetor solar e ingerir bastante água.

Elencamos abaixo, cachoeiras, trilhas e mirantes para conhecer em Gonçalves. São ótimos lugares para apreciar as mais belas quedas da região!

Cachoeira das 7 Quedas

Trilhas com acesso às cachoeiras dentro do Rancho Aventura

De fácil acesso e com boa infraestrutura, com quiosque com venda de bebidas e trilhas auto guiadas para três cachoeiras em Gonçalves, o Rancho Aventura mantém a natureza preservada e incentiva o turisnmo com diversas atividades na região.

Para acessar o local que dá acesso, além da cachoeira das 7 quedas, às cachoeiras do Retiro e do Cruzeiro.

O valor da entrada é de R$ 5,00 por pessoa e o rancho fica aberto das 9h às 17h aos finais de semana, férias e feriados.

Cachoeira do Retiro

Mirante na Cachoeira do Retiro, em Gonçalves, MG

É uma das maiores cachoeiras de Gonçalves. Está localizada dentro de circuito Rancho Aventura, que dá acesso também às cachoeiras Sete Quedas e do Cruzeiro, a trilha é fácil e a piscina natural que se forma, seria melhor não fosse a água extremamente fria.

Tomar banho de sol nas pedras e sentir os respingos da queda d’água te faz esquecer da vida.

Cachoeira do Cruzeiro

Cachoeira do Cruzeiro, em Gonçalves – MG

Em trilha curta, ao lado da Cachoeira do Retiro, a Cachoeira do Cruzeiro é outro lugar bom para se molhar e tomar banho de sol.

É uma das maiores cachoeiras de Gonçalves. Está localizada dentro de circuito Rancho Aventura, que dá acesso também às cachoeiras Sete Quedas e do Cruzeiro, a trilha é fácil e a piscina natural que se forma, seria melhor não fosse a água extremamente fria.

As cachoeiras são destaque em Gonçalves, MG

Para chegar no rancho, siga pela estrada para São Sebastião por cerca de 1,5 km.

Cachoeira do Simão

Cachoeira do Simão, em Gonçalves, MG

Dentro de um bosque, é uma excelente opção para o banho de cachoeira em Gonçalves.

O acesso se dá seguindo as placas a partir da Praça São Benedito, a poucos metros do cemitério. O trajeto tem aproximadamente 4 km de estrada em sentido ao bairro de São Sebastião.

Cachoeira dos Henriques

Cachoeira do Henriques, dentro da pousada Cabana do Mundo, em Gonçalves – MG | CC

A cachoeira está localizada nos arredores do hotel Cabanas no Mundo, sendo necessário autorização para o acesso. São várias quedas com grande volume de água. Bem legal para tomar aquele banho de cachoeira e tirar toda a zica das costas!!

O acesso se dá pela estrada que vai até o bairro dos Martins. São aproximadamente 9 km do centro turístico de Gonçalves, MG.

31 cachoeiras em Minas Gerais para curtir as férias

Trilhas pelas montanhas

Araucárias e montanhas – cenário típico de Gonçalves – MG

Pedra do Forno

O cartão postal de Gonçalves é definitivamente a prova de que Gonçalves é destino para aventureiros. Um dos pontos mais altos da cidade, a Pedra do Forno dá visão panorâmica da cidade.

Para chegar lá, siga em direção ao bairro de Terra Fria. O roteiro de aproximadamente 12 km é feito em estrada de terra estreita. Depois, 2 km de trilha de nível médio até o topo da rocha.

Pedra do Cruzeiro

A trilha de dificuldade média proporciona incrível visual a 1.152 metros de altitude. Do mirante da capela, é fácil avistar atrações turísticas de Gonçalves.

Para chegar lá, siga pela estrada que liga Gonçalves ao bairro Atrás da pedra. Próximo à ponte, entre à esquerda na estradinha do bananal.

Pedra Chanfrada

Araucárias em Gonçalves – MG

Seguindo pela mesma estrada que dá na Pedra do Forno, para avistar esta bela paisagem de falésias encrustada nas montanhas são 10 km de percurso. Para chegar ao cume, mais 40 minutos de caminhada por entre pastos e vegetações de mata nativa e araucárias.

Pedra do Barnabé

As formações rochosas assemelham-se a duas pirâmides rodeadas por uma floresta de araucárias. É um dos atrativos naturais mais bonitos de Gonçalves!

O acesso se dá em 7 km em estrada que liga Gonçalves ao bairro de São Sebastião. Siga por mais 500 metros até a bifurcação para o bairro Campestre e siga alguns quilômetros até avistar a montanha do lado esquerdo.

Onde ficar em Gonçalves: pousadas e chalés

Lugares descolados em Gonçalves

Bar Libertas

Comida feita com produtos orgânicos no fogão a lenha

O lugar é bem bacana. As refeições são preparadas com produtos da horta orgânica, e os almoços são feitos no fogão a lenha.

Com grande mesa de snooker, mesas e balcão, é um lugar legal para almoçar e curtir a tranquilidade da cidade.

Bar e restaurante Libertas, em Gonçalves – MG

À noite há shows e apresentações culturais.

Não deixe de experimentar o “azeite”, a cachaça tradicional de Gonçalves.

Alambique 3 Barras

No pequeno alambique funciona uma lojinha que vende a cachaça produzida na região. É um passeio interessante para conhecer melhor como é preparado o aguardente.

Para chegar lá, são 4 km pela estrada que liga Gonçalves à São Bento do Sapucaí. A entrada é gratuita e o alambique fica aberto todos os dias da semana.

O que fazer em Monte Alegre do Sul – SP

Bendita Villa

Boutique de chá e café, em Gonçalves – MG

A casa de chá e cosméticos é um charme!

O local é super aconchegante e perfeito para descansar após os passeios e degustar delícias de bolos, doces, queijos, cafés e outras bebidas quentes ou frias. Não deixe de provar o muffin de queijo.

Anexo, lojinha para venda de cosméticos de fabricação própria.

O endereço é rua Joaquim Ferreira de Sousa, 209.

Balanço Atrás do Alto

Balanço Atrás do Alto, em Gonçalves – MG

Na estrada que liga o centrinho até o Bar Libertas, há um grande balanço pendurado com cabos de aço em uma árvore. É um convite para a brincadeira!

Espaço Kalevala

Uma fazenda cravada num vale, com belas cachoeiras e floresta nativa de araucárias no entorno, o local transformou-se num espaço para relaxar o corpo, descansar a mente e reconectar-se com a natureza e consigo mesmo.

Os donos são da Finlândia e trazem diversas experiências às atividades propostas. A propriedade conta com labirinto, sauna e ducha com água direto da mina. É muito legal para ir com a família e crianças.

Site para mais informações – www.kalevalabrasil.com.br.

Cervejaria 3 orelhas

Cervejaria Três Orelhas, Gonçalves – MG

A cervejaria funciona em um lindo parque, com diversos lugares para acomodar-se, buscar uma porção de linguiça no food truck e degustar as cervejas artesanais de Gonçalves.

O nome da cervejaria é o mesmo do bairro — São Sebastião das Três Orelhas. As visitas guiadas podem ser reservadas aos finais de semana.

Além da fábrica, o galpão abriga o bar com 12 torneiras com algumas cervejas mais frescas da Serra da Mantiqueira. São cervejas não pasteurizadas, não filtradas e sem conservantes.

Cidades da Serra da Mantiqueira para conhecer

Feira de Orgânicos

A cidade de Gonçalves é reconhecida pela produção de alimentos orgânicos.

Em um grande galpão aberto, das 9h às 13h, somente aos sábados, na rua Fausto Rezende de Souza, é possível encontrar verduras, legumes e frutas orgânicas, além dos clássicos queijos mineiros de produtores da cidade. É um belo passeio para se fazer em Gonçalves aos sábados de manhã.

A entrada é grátis. Anote na agenda!

Site para mais informações – www.organicosdamantiqueira.com.br.

Festival gastronômico (novembro)

A culinária típica mineira pode ser desfrutada, em especial, durante o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, que acontece em novembro. A festa reúne diversos restaurantes da cidade.

Site para mais informações – www.gastronomiagoncalves.com.br.

Artesanatos

Artesanatos no ateliê Vida Simples, em Gonçalves – MG

Para quem admira e gosta de comprar artesanatos e objetos de decoração de oficinas regionais, vale espiar algumas galerias da cidade — Vida Simples, Valhala, Pau Véio, Dona Terra, Chic na Roça, entre outras lojinhas de artesãos locais.

Confira a lista completa de ateliês para comprar artesanatos em Gonçalves – MG.

Cidades do interior de SP para fazer compras

Floresta Barnabé

Por fim, um passeio bem legal para fazer em Gonçalves é a Floresta Barnabé.

A dona do projeto é nativa de Gonçalves e leva os turistas para fazer trilhas na mata, e na volta faz um delicioso café da tarde.

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*